Autor Tópico: Retratos em Estudio  (Lida 4426 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #30 Online: 11 de Outubro de 2013, 23:58:54
Gostei do tópico. A terceira foto estava sensacional, mas melhor do que as fotos, passou a ser o conteúdo daqui!

Assinando e  :snack:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #31 Online: 12 de Outubro de 2013, 02:29:09
Realmente foi muito bom e gratificante que fotos minhas tenham rendido tais discussões de alto nivel!

Segue mais um portrait feito hoje


Esta imagem foi após um teste de make-up para um ensaio que farei da menina, optei por uma luz superior e bem difusa com o fundo preto para evitar texturas, tentei o maximo do conceito de beauty com a pele bem limpa a uma luz bem homogenea!

www.andrejacobfotografia.com
« Última modificação: 12 de Outubro de 2013, 02:35:46 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 12 de Outubro de 2013, 02:44:29
Sobre esta ultima imagem a distancia focal usada foi por falta de opçao, era um lookbook entao eu precisava mostrar todo o corpo e toda a roupa, como meu espaço no estudio nao é tao grande foi a unica opçao, quando a distorção, particularmente nao notei tanta, ja que uso cropada.

Quanto ao angulo, nao foi de baixo pra cima nao, foi focado no centro do corpo, por questao mercadológica em que lookbooks exigem o nao achatamento da modelo para assim poder mostrar a roupa de forma geral sem problemas!
Vc nao notou tanta? Eu notei na hora e me chamou muita atencao. Por isso que perguntei.

Desculpe mas o angulo esta claramente de cima para baixo. Vc provavelmente deve ter photografado no nivel do torax dela mas por causa da distorcao da lente o efeito esta como de cima para beixo, dando a impressao que vc fotografou em um nivel acima dos olhos dela.

Em outras palavras, vc aplicou a "regra" na tecnica mas nao no resultado. Vc adaptou uma ferramenta (distancia focal 35mm) para tirar foto de corpo inteiro, mas nao adaptou a tecnica para o resultado da ferramenta, obtendo um resultado que talvez esteja de acordo com o padrao mercadologico de sua area mas nao da tradicao estetica.

A decisao de copiar o mercado ou nao (levando em consideracao que nao eh preciso seguir as tradicoes do mercado que muitas vezes nao quer dizer qualidade estetica ou artistica, mas sim com muita frequencia eh influenciada pelo budget - falta de espaco/tempo/dinheiro/etc) para continuar no mercado. Cabe a vc ou seu chefe decidir o que fazer e eu nao tenho nada a ver com isso. So estou mostrando meu olhar sobre a imagem.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #33 Online: 12 de Outubro de 2013, 09:24:09
@André, curti muito seu cuidado com iluminação. Qual equipamento você usa em seu estúdio?

E qual tipo de iluminação nesta ultima foto?
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 12 de Outubro de 2013, 10:38:47
So para ficar claro...  :D

Talvez possa parecer perseguicao de so apontar o que me "incomoda" (nao sei a palavra apropriada), mas na verdade eu comento aquilo que me chama atencao, ou o que eu considero diferencial, seja para o lado "negativo" (nao sei a palavra apropriada, pq eu nao considero que meus comentarios tenham sido negativos ja que a minha intencao nao eh apontar dedo ou rebaixar, mas sim mostrar o que na minha opiniao tem potencial de ser ajustado de uma outra maneira. Afinal de contas tudo tem seus diferentes "dependes", objetivos, olhares, influencias e tradicoes. Nao existe de fato regra). Por isso no meu ponto de vista e intencao eh mostrar o quanto potencial a imagem carrega.

Eu ainda nao fiz comentarios sobre o que eu gostei pq eu ainda nao vi algo que me chame a atencao ou que para o meu olhar soa diferente. O que nao quer dizer que nao tinha nada que mereca elogios ou que nao esteja bom. Obviamente a iluminacao, o tratamento, qualidade da imagem, o look da modelo, a direcao, a composicao como um todo, etc, etc, estao boas e de qualidade.

Isso vale para qualquer comentario de imagens que eu ja fiz e provavelmente farei  nesse forum. :)
E eu mesmo tenho ciencia de que minhas fotos talvez nao agrade a maioria aqui. Principalmente quem eh mais orientado pela tradicao comercial. Eu prefiro mais a liberdade e possibilidades de trabalhos conceituais/criativos.

Eu so nao gostaria de ser mal interpretado.  ;)


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 12 de Outubro de 2013, 10:49:59
Croix, fique tranquilo.
Fazia tempo que o fórum não tinha uma discussão assim num fórum. Discussão boa e não briga.
Isso acrescenta muito a todos.
Agora... Tem mais fotos pra comentar e quando eu postar, fique a vontade pra "sentar a lenha".

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #36 Online: 12 de Outubro de 2013, 10:54:08
André,

Achei ótimo esse último retrato, spo tiraria um pouco as sombras debaixo das pálpebras (pra ressaltar os olhos) e debaixo do lábio inferior...Talvés usando uma luz frontal bem difusa e suave,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #37 Online: 12 de Outubro de 2013, 10:54:57
Não vejo nada nas fotos que possam receber algum tipo de crítica. Para mim estão perfeitas: enquadramentos, cores, tratamentos etc... Se eu fosse o autor destas fotos sairiam exatamente como elas estão aí. Parabéns !!!  :clap: :clap: :clap:
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #38 Online: 12 de Outubro de 2013, 11:49:12
André,

Achei ótimo esse último retrato, spo tiraria um pouco as sombras debaixo das pálpebras (pra ressaltar os olhos) e debaixo do lábio inferior...Talvés usando uma luz frontal bem difusa e suave,

[]s,

RSalles

Para mim foi justamente as sombras que deram um toque pessoal à foto! Cansei de foto de estúdio "lavada".
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #39 Online: 12 de Outubro de 2013, 13:50:30
Para mim foi justamente as sombras que deram um toque pessoal à foto! Cansei de foto de estúdio "lavada".

Não dá pra preencher com argumentos do tipo "toque pessoal" buracos no trabalho com alguma deficiência técnica. O que se pode fazer é reconhecer essas deficiências quando elas existem e apontá-las.
Não adianta jogar a sujeira pra debaixo do tapete e esperar que nosso trabalho cresça em termos técnicos, em qualidade de resultados.
Foto lavada é resultado de iluminação errada, na maior parte das vezes em excesso na quantidade de luz pra determinada abertura da lente, tipo errado de modificador, etc. Só reduzir a quantidade de luz que entra na CAM não é remédio pra todas as situaçoes porque isso traz como consequencia outros problemas com os quais o fotógrafo competente tem que fazer face, por exemplo, áreas de sombras muito fortes e engolindo detalhes na imagem.
[]s,

RSalles

« Última modificação: 12 de Outubro de 2013, 13:51:30 por RSalles »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #40 Online: 12 de Outubro de 2013, 13:56:55
Não dá pra preencher com argumentos do tipo "toque pessoal" buracos no trabalho com alguma deficiência técnica. O que se pode fazer é reconhecer essas deficiências quando elas existem e apontá-las.
Não adianta jogar a sujeira pra debaixo do tapete e esperar que nosso trabalho cresça em termos técnicos, em qualidade de resultados.
Foto lavada é resultado de iluminação errada, na maior parte das vezes em excesso na quantidade de luz pra determinada abertura da lente, tipo errado de modificador, etc. Só reduzir a quantidade de luz que entra na CAM não é remédio pra todas as situaçoes porque isso traz como consequencia outros problemas com os quais o fotógrafo competente tem que fazer face, por exemplo, áreas de sombras muito fortes e engolindo detalhes na imagem.
[]s,

RSalles

Você não acha que está confundindo gosto pessoal com capacidade técnica não? As primeiras fotos do tópico já demonstraram que ele sabe utilizar uma boa iluminação. Já a quarta foto, presumo que foi intencional manter as sombras, pois equipamento e capacidade para excluí-las já vi que ele tem, e, por coincidencia, eu gostei do resultado. Repara a cara da modelo: séria, grave, pesada...você acha mesmo que ela tinha que ter a cara mais iluminada e realçar os olhos lindos dela? Para mim o André realçou justamente o que interessa: A gravidade e o pesar da expressão, com ótima ajuda das sombras!
« Última modificação: 12 de Outubro de 2013, 13:59:54 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #41 Online: 12 de Outubro de 2013, 14:07:41
Muito boas mesmo, gostei bastante. Mas a primeira, definitivamente, independente de monitor, está bem sub... mas vai do ar que você quis passar no click.


Monitor IPS calibrado aqui... Parabéns mais uma vez!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #42 Online: 12 de Outubro de 2013, 14:42:30
Você não acha que está confundindo gosto pessoal com capacidade técnica não? As primeiras fotos do tópico já demonstraram que ele sabe utilizar uma boa iluminação. Já a quarta foto, presumo que foi intencional manter as sombras, pois equipamento e capacidade para excluí-las já vi que ele tem, e, por coincidencia, eu gostei do resultado. Repara a cara da modelo: séria, grave, pesada...você acha mesmo que ela tinha que ter a cara mais iluminada e realçar os olhos lindos dela? Para mim o André realçou justamente o que interessa: A gravidade e o pesar da expressão, com ótima ajuda das sombras!

Você não acha que está confundindo gosto pessoal com capacidade técnica não? As primeiras fotos do tópico já demonstraram que ele sabe utilizar uma boa iluminação. Já a quarta foto, presumo que foi intencional manter as sombras, pois equipamento e capacidade para excluí-las já vi que ele tem, e, por coincidencia, eu gostei do resultado. Repara a cara da modelo: séria, grave, pesada...você acha mesmo que ela tinha que ter a cara mais iluminada e realçar os olhos lindos dela?


Para mim o André realçou justamente o que interessa: A gravidade e o pesar da expressão, com ótima ajuda das sombras!

vc disse:

Repara a cara da modelo: séria, grave, pesada...você acha mesmo que ela tinha que ter a cara mais iluminada e realçar os olhos lindos dela?

R. Acho que eu estou me referindo a uma foto e vc a outra, ou então é gozação... Acho exatamente isso: que deveria ter dado um pouco mais de ênfase nos olhos, afinal é um retrato frontal.


vc disse:

Para mim o André realçou justamente o que interessa: A gravidade e o pesar da expressão...

R. É não estamos mesmo falando da mesma foto...

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #43 Online: 12 de Outubro de 2013, 14:58:57
vc disse:

Repara a cara da modelo: séria, grave, pesada...você acha mesmo que ela tinha que ter a cara mais iluminada e realçar os olhos lindos dela?

R. Acho que eu estou me referindo a uma foto e vc a outra, ou então é gozação... Acho exatamente isso: que deveria ter dado um pouco mais de ênfase nos olhos, afinal é um retrato frontal.


vc disse:

Para mim o André realçou justamente o que interessa: A gravidade e o pesar da expressão...

R. É não estamos mesmo falando da mesma foto...

RSalles

Eu estou falando dessa última foto que ele botou nessa página! Com o fundo totalmente preto! kkkk
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #44 Online: 12 de Outubro de 2013, 15:46:33
Vc nao notou tanta? Eu notei na hora e me chamou muita atencao. Por isso que perguntei.

Desculpe mas o angulo esta claramente de cima para baixo. Vc provavelmente deve ter photografado no nivel do torax dela mas por causa da distorcao da lente o efeito esta como de cima para beixo, dando a impressao que vc fotografou em um nivel acima dos olhos dela.

Em outras palavras, vc aplicou a "regra" na tecnica mas nao no resultado. Vc adaptou uma ferramenta (distancia focal 35mm) para tirar foto de corpo inteiro, mas nao adaptou a tecnica para o resultado da ferramenta, obtendo um resultado que talvez esteja de acordo com o padrao mercadologico de sua area mas nao da tradicao estetica.

A decisao de copiar o mercado ou nao (levando em consideracao que nao eh preciso seguir as tradicoes do mercado que muitas vezes nao quer dizer qualidade estetica ou artistica, mas sim com muita frequencia eh influenciada pelo budget - falta de espaco/tempo/dinheiro/etc) para continuar no mercado. Cabe a vc ou seu chefe decidir o que fazer e eu nao tenho nada a ver com isso. So estou mostrando meu olhar sobre a imagem.

Notando o trabalho do lookbook em geral reparei nestes e em outros defeitos, o 35mm infelizmente é inevitavel de ser usado, gostaria eu de poder usar uma 85mm para fazer os shots de corpo inteiro mas meu estudio e meu espaço nao me permitem algo assim... quanto as criticas, quando sao construtivas e bem estruturadas como as suas e as do RSalles e de outros membros aqui do forum que as fazer eu realmente fico agradecido, sempre aprendendo mais! Pra tras nem pra pegar embalo :D


Quanto aos amigos que gostaram das luzes utilizadas, fico agradecidissimo e mto feliz por gostarem do trabalho, nesta ultima imagem optei por uma luz superior justamente para manter as sombras mais fortes, queria algo mais dramatico combinando com a expressao mais dura da modelo e com o fundo totalmente negro :)
@jacobfotografiacriativa