Como as fotos foram colocadas aqui afim de serem submetidas à crítica pra fins de aprimoramento, tenho ainda isto pra acrescentar:
A iluminação da foto está quase perfeita: um pouco de luz no lado oposto da direção de onde vem a luz principal foi a única coisa que faltou. No entanto, a luz é bem homogênea, passa sensação de tridimensionalidade e apresenta uma gradação de cinza extensa, agradável - a tridimensionalidade e esta característica se interrelacionam.
Disseram acima que a foto estava subexposta, no que discordo, baseado nestas percepções: luz sobre o ombro direito - limite do detalhe nas altas luzes - ou zona IX, pros acostumados à análise sob o sistema de zonas, sombra profunda no lado oposto da luz principal, no limite do detalhamento nas áreas de sombra - zona II. Então, o aproveitamento da escala de tons foi excelente.
Sobre a pose a modelo no portrait: a mão, não se sabe de onde vem, o corte no punho é abrupto, desconcta esta parte do restante da cena, MAS:
- É notório que as mulheres se expressam com as mãos - existe um espaço à direita pra garantir que exista possibilidade de gesto - um detalhe que começa a reconectar a mão ao frame,
- a mão estar junto ao corpo, re- introduz esse elemento no frame,
- o olhar da modelo, inclinado em relação à mão, atrai ela pra dentro da cena
- o fato da mão estar adiante em relação ao corpo porém completamente em foco - adiciona tridimensionalidade à cena.
- a mão tocar o cabelo praticamente salvou-a da mais completa inutilidade dentro do quadro e isso foi bom, o resultado foi efetivo.
Tecnicamente, tentando puxar a disposição da modelo dentro dos limites do quadro e tentanto entender por comparação: existe um sem-número de imagens por aí de produtos pra cabelo que usam exatamente o mesmo tipo de enquadramento. Os cliente seguem felizes, pagando por serviços prestados, e os fotógrafos idem.
[]s,
RSalles