Autor Tópico: Informação sobre Conversor de telephoto  (Lida 1226 vezes)

Enio de Castro Machado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 04 de Outubro de 2013, 10:57:00
Caros,

Sou fotógrafo iniciante e também iniciante no fórum.
Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com uma dúvida.
Tenho uma Canon EOS T3i uso uma 55-250 mm para fazer fotos de pássaros.

Gostaria de saber se é possível usar um conversor de telephoto para ampliar a capacidade da minha
zoom sem perder muito a qualidade. Ou se existe outra alternativa que não seja comprar uma caríssima
400 mm.

Obrigado a todos,


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2013, 11:29:19
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2013, 12:08:03
Sou fotógrafo iniciante e também iniciante no fórum.
Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com uma dúvida.
Tenho uma Canon EOS T3i uso uma 55-250 mm para fazer fotos de pássaros.

Gostaria de saber se é possível usar um conversor de telephoto para ampliar a capacidade da minha
zoom sem perder muito a qualidade. Ou se existe outra alternativa que não seja comprar uma caríssima
400 mm.

Tua câmera só consegue foco se a lente tiver abertura pelo menos f5.6. A 55-250 usa abertura f5.6 quando em 250mm. Quando colocas um teleconversor automaticamente perde-se luz, um ponto (só passa a metade do que passava sem o conversor) para um conversor 1.4x e dois pontos (só passa 25% da luz que passa sem o conversor) para um conversor 2x. Com isso dito, qualquer teleconversor que usares fará que tua câmera não mais seja capaz de focar automaticamente. Ainda podes fazê-lo manualmente... com 250mm já dá para fazer alguma coisa, especialmente se conseguires atrais pássaros com alimentadores. A propósito, a lente 400mm F5.6L USM é menos cara que as demais 400mm menos claras. Não é exatamente barata, entretanto...

Adicionalmente, os Tele-Conversores da Canon não servem para a lente 55-250, devido à falta de espaçoara um elemento do conversor que entra um pouco na lente. Existem tele conversores de outros fabricantes, entretanto (Kenko por exemplo) que funcionariam na lente.

Finalmente, a qualidade da imagem sempre cai um pouco com teleconversores, especialmente um 2x, entretanto, como esta tua lente já não é das mais nítidas, pode ser que não notes diferença de clareza da imagem.

Infelizmente para foto adequada de pássaros em vôo uma lente pelo menos 300, idealmente de 400 para cima, é vantajosa. Ademais uma câmera que tira muitas imagens por segundo também ajuda.

Se entendes inglês falado assiste este vídeo.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 12:19:02 por jauvane »
JVc.


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2013, 22:35:18
Sua câmera é cropada. Uma 300mm f/4 L, que você pode comprar usada e em boas condições por cerca de R$ 3,2 mil, vai se transformar numa 480mm com o fator de corte de 1.6x. Tenho uma fullframe e uso a 300mm f/4 com um teleconverter 1.4x, o que me dá 420mm. Não é o ideal para fotografar aves, que em alguns casos ainda ficam distantes, mas a qualidade da lente é fantástica. Se no momento você não tiver grana para investir na 300mm, uma opção mais barata é a 70-300mm IS, que você pode comprar, usada, por cerca de R$ 1,2 mil. Ano passado, quando eu tinha uma 60D e uma 70-300mm, fiz uma à Amazônia e consegui boas fotos. Acredito que essas alternativas são bem melhores que o conversor.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Enio de Castro Machado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2013, 11:54:55
Obrigado aos amigos que responderam meus questionamentos.
Ainda sou novo nesse lance de forum, por isso estou apanhando um pouco.

Mas fico muito agradecido pelas respostas, que foram muito úteis.