Autor Tópico: Menosprezar o seu equipamento  (Lida 6488 vezes)

Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #60 Online: 10 de Outubro de 2013, 15:41:22
Patagonico, exemplos de deixar qualquer um calado   :clap:
Lindo trabalho. Realmente inspirador  :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #61 Online: 10 de Outubro de 2013, 17:03:48
Bom pessoal, eu fotografo com uma Lumix FZ40 e mesmo usando somente o modo manual, sinto falta de algumas coisas, que na minha opinião não são "comodidades" somente, são coisas que câmeras mais completas possuem e poderiam me oferecer maiores possibilidades. Por exemplo ( é só exemplo ) se necessitar utilizar um tempo de exposição maior que 60 seg ( 6 mins ), como não tenho o modo B, fico impossibilitado. Fazendo então 10 fotos de 60 segs para posteriormente junta-las, como o cartão SD que possuo, terei interrupções entre as fotos pelo tempo de processamento das mesmas.
Se quiser um bokeh bonito minha lente de UZ não irá me atender. Se quiser um disparo contínuo de 5 ou 6 fts tbm ficarei na mão. Se quiser as luzes em forma de estrelas ( sem uso de filtro ) não irei conseguir pois o diafragma da minha lente só fecha até f8 ( não chega em f22 ). Se quizer fazer foto macro de verdade tbm já era, pois não isso não é possível com a lente dessa cam, ISO então, nem vou falar.

Resumindo, dizer que qualquer equipamento faz qualquer coisa, ou que o equipamento não "limita" é meio exagerado, um equipamento mais completo AUMENTA muito as possibilidades.

Senão pra que essa busca e crítica desenfreada em exigir o maior alcance dinâmico da cam, o melhor bokeh, a maior angular ou crop....Significa que existem necessidades distintas e que pra isso precisamos de equipamentos específicos para os devidos fins.
Caso contrário vamos vender o que temos e pegar qualquer compacta que ofereça um controle de abertura, velocidade e ISO, e boa............... :D


www.flickr.com/photos/raphaelsombrio


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #62 Online: 10 de Outubro de 2013, 17:28:09
terei interrupções entre as fotos pelo tempo de processamento das mesmas.
Isso geralmente é por causa da redução de ruído.
Dependendo da câmera, é só desabilitar que fica bem rápido.

Se quiser um bokeh bonito minha lente de UZ não irá me atender.
Em 600mm equivalentes deve dar um bokehzinho.

Se quiser um disparo contínuo de 5 ou 6 fts tbm ficarei na mão.
Ora pois, até eu com minha DSLR ficaria.

Se quiser as luzes em forma de estrelas ( sem uso de filtro ) não irei conseguir pois o diafragma da minha lente só fecha até f8 ( não chega em f22 ). Se quizer fazer foto macro de verdade tbm já era, pois não isso não é possível com a lente dessa cam
É só usar filtros então.

ISO então, nem vou falar.
É só conseguir mais luz  :D

Resumindo, dizer que qualquer equipamento faz qualquer coisa, ou que o equipamento não "limita" é meio exagerado, um equipamento mais completo AUMENTA muito as possibilidades.
Limites são contornáveis. Comprar equipamento novo é só um dos meios mais fáceis e menos criativos de contorná-los.  :D
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, 17:30:43 por Hoogle »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #63 Online: 10 de Outubro de 2013, 17:34:25
Exato, eu sei de tudo isso que vc falou, por isso se eu fosse querer participar de uma aula, evento ou workshop, onde o resultado do trabalho dependesse de não ter esses limites, então eu ficaria na mão.
Por isso sim, existem RESULTADOS que não se alcançam com "qualquer camera que tenha controles manuais".

Claro que JAMAIS justificaria o que o dito professor fez.


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #64 Online: 10 de Outubro de 2013, 17:42:47
Por isso sim, existem RESULTADOS que não se alcançam com "qualquer camera que tenha controles manuais".
Sim, concordo contigo. Cada caso é um caso.
Mesmo que o limite seja contornável, um equipamento que facilite o processo ainda é preferível.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #65 Online: 10 de Outubro de 2013, 18:01:01
Acho que tem a ver desencavar este tópico:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=80143.0


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #66 Online: 10 de Outubro de 2013, 18:06:28
Acho que tem a ver desencavar este tópico:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=80143.0
Bacana. À noite vou postar algumas que fiz com a minha amada A570IS e algumas outras câmeras.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #67 Online: 10 de Outubro de 2013, 22:21:19
Bom pessoal, eu fotografo com uma Lumix FZ40 e mesmo usando somente o modo manual, sinto falta de algumas coisas, que na minha opinião não são "comodidades" somente, são coisas que câmeras mais completas possuem e poderiam me oferecer maiores possibilidades. Por exemplo ( é só exemplo ) se necessitar utilizar um tempo de exposição maior que 60 seg ( 6 mins ), como não tenho o modo B, fico impossibilitado. Fazendo então 10 fotos de 60 segs para posteriormente junta-las, como o cartão SD que possuo, terei interrupções entre as fotos pelo tempo de processamento das mesmas.
Se quiser um bokeh bonito minha lente de UZ não irá me atender. Se quiser um disparo contínuo de 5 ou 6 fts tbm ficarei na mão. Se quiser as luzes em forma de estrelas ( sem uso de filtro ) não irei conseguir pois o diafragma da minha lente só fecha até f8 ( não chega em f22 ). Se quizer fazer foto macro de verdade tbm já era, pois não isso não é possível com a lente dessa cam, ISO então, nem vou falar.

Resumindo, dizer que qualquer equipamento faz qualquer coisa, ou que o equipamento não "limita" é meio exagerado, um equipamento mais completo AUMENTA muito as possibilidades.

Senão pra que essa busca e crítica desenfreada em exigir o maior alcance dinâmico da cam, o melhor bokeh, a maior angular ou crop....Significa que existem necessidades distintas e que pra isso precisamos de equipamentos específicos para os devidos fins.
Caso contrário vamos vender o que temos e pegar qualquer compacta que ofereça um controle de abertura, velocidade e ISO, e boa............... :D


www.flickr.com/photos/raphaelsombrio
Limitacao existe em tudo, nao importa se a camera eh supra sumo da tecnologia lancada na semana passada. Ela tera suas limitacoes. Mas para um curso de fotografia nao eh preciso nada disso que vc citou. Uma camera com no minimo 60seg shutter speed eh mais do que o suficiente para um curso, etc.


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 11 de Outubro de 2013, 10:00:59
Limitacao existe em tudo, nao importa se a camera eh supra sumo da tecnologia lancada na semana passada. Ela tera suas limitacoes. Mas para um curso de fotografia nao eh preciso nada disso que vc citou. Uma camera com no minimo 60seg shutter speed eh mais do que o suficiente para um curso, etc.
Exatamente!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #69 Online: 11 de Outubro de 2013, 10:49:22
Ok, ok, ok ,ok ,ok, ok................... :ok: