Autor Tópico: Velocidade do cartão  (Lida 4646 vezes)

DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2013, 22:29:40
Poxa, Claudio, eu não quero nem cogitar que seja problema na câmera, aiai. =S

Aí, gente, aconteceu uma coisa curiosa aqui, mas quero perguntar antes: quando vcs formatam o cartão pelo pc, qual o tamanho da unidade de locação que vcs optam?

O cartão deve ser formatado na câmera, sempre  :ok:

Se for só para um teste no PC, qualquer tamanho servirá. Mesmo no menor possível, que teoricamente teria impacto negativo na velocidade, um cartão Classe 10 original ainda dará resultado muito superior ao que a câmera necessita.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 22:32:34 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2013, 23:28:58
DMZamora, acontece que eu formatei pelo PC depois de formatar pela câmera algumas (muitas) vezes e nunca ter dado resultado.

Acontece que ontem formatei o cartão, mas mudei a unidade de locação para unidade padrão (não me lembro em qual estava).

Aí eu consegui pela primeira vez fazer videos tranquilamente durante 12 min. (até um pouco mais). Mas foi só eu mecher no ISO (800, 1600) que a câmera voltou a gravar 30s, 1 minuto.

Aí fui eu mudar o tamanho da unidade de alocação para o valor máximo, e o resultado foi o mesmo. Só que dessa vez nem com ISO 100 a camera fez 12 min. de video uma vez só, e as outras não passaram de 7 min. Aí qdo jogava um ISO 1600 era a mesma coisa, voltava a parar o video em segundos.

Já tentei de tudo, formatei pela câmera, formatei pelo PC, mudei para Ex-fat, depois voltei pra Fat 32, aí modifiquei o tamanho unidade de alocação e pensei que tinha resolvido finalmente meu problema, mas aí foi só mudar o ISO que o problema voltou.
Acho que aumentando o ISO estou exigindo mais velocidade do cartão e ele não aguenta (ou não?).

Bom, só sei que já tentei de tudo, tanto que chega amanhã ou sexta o cartão novo que comprei (vamos ver se resolve!)



DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2013, 23:37:26
Aí eu consegui pela primeira vez fazer videos tranquilamente durante 12 min. (até um pouco mais). Mas foi só eu mecher no ISO (800, 1600) que a câmera voltou a gravar 30s, 1 minuto.

Aí fui eu mudar o tamanho da unidade de alocação para o valor máximo, e o resultado foi o mesmo. Só que dessa vez nem com ISO 100 a camera fez 12 min. de video uma vez só, e as outras não passaram de 7 min. Aí qdo jogava um ISO 1600 era a mesma coisa, voltava a parar o video em segundos.

Já tentei de tudo, formatei pela câmera, formatei pelo PC, mudei para Ex-fat, depois voltei pra Fat 32, aí modifiquei o tamanho unidade de alocação e pensei que tinha resolvido finalmente meu problema, mas aí foi só mudar o ISO que o problema voltou.
Acho que aumentando o ISO estou exigindo mais velocidade do cartão e ele não aguenta (ou não?).

Bom, só sei que já tentei de tudo, tanto que chega amanhã ou sexta o cartão novo que comprei (vamos ver se resolve!)

De fato, aumentar o ISO gera imagens com mais ruído, menos passíveis de compressão, e portanto um fluxo de dados maior, que se o cartão já estiver no limite, pode desencadear o problema.

A melhor coisa a fazer é mesmo um teste com outro cartão, pois assim será possível isolar o problema :ok:
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 23:38:06 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2013, 17:04:12
Cartão novo e problema resolvido. Enchi o cartão com videos de 12 min. independentemente do ISO, após isso formatei o cartão pela câmera e voltei a gravar: tá gravando video que é uma beleza, sem travar, nem nada.

Uma mega diferença desse outro cartão vagabundo que eu tinha. Nossa, como passei raiva com ele.
Agora é um Sandisk Extreme 16GB 45mb/s Class 10.

Só que fui reparar que ele não é um Micro SD, mas sim um SDHC. Quando abri a caixinha vi que era uma peça só (não o cartãozinho + adaptador).
Estranhei e fui pesquisar a respeito. Na verdade o SDHC é um SD High Capacity, e parece que foi otimizado para câmeras digitais que gravam videos (tanto que no pacotinho tem o desenho de uma DSLR e uma Handycam e ainda está escrito "SDHC UHI-I  Card for Photos and Video").

Mas eu nem sabia disso. E se soubesse já tinha comprado ele desde o começo, paguei 55 reais + 20 reais de frete.
Bom, mas agora estou muito feliz.  :snack: