Autor Tópico: Dificuldade em focar rosto  (Lida 1817 vezes)

Elias594

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Online: 10 de Outubro de 2013, 22:23:38
Olá galerinha!!!

Faço ensaios fotográficos, aniversários, books gestantes entre outros.

Equipamento: d700, lente 20-70mm 2.8, flash sb800 e um radio flash.

Minha maior dificuldade está sendo a focagem nos rostos das pessoas.

Aceito opiniões, de alguém que ja passou por isso, e hoje não tem mais esse problema.

Acho que essa dificuldade são de muitos também, e esse assunto vai interessar a muitas pessoas  :ok:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2013, 23:35:11
Poderia ser mais especifico? Qual a dificuldade?
D600 - E-M10


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2013, 23:40:04
Ficou muito vaga sua descrição amigo, pode ser uma infinidade de fatores.

Esta fazendo foco automático? Qual modo de focagem está usando? Está usando ponto central e reenquadrando? Em que aberturas está sentindo dificuldade? O assunto não está se movendo entre o foco e o clique? Você não está alterando o zoom entre o foco e o clique? Você não esta se movendo entre o foco e o clique? Sua lente não está com front/back focus?

Poste uma foto com o foco errado pra gente ver.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2013, 01:52:54
Estou tendo um problema semelhante. No meu caso o foco está ficando depois do objeto. Achei que fosse problema de back focus, mas não ocorre sempre. Percebi que o problema ocorria quando usava abertura máxima f/3.5 e me aproximava muito daquilo que ia fotografar, mesmo estando além da distância mínima de foco. Vou fazer mais alguns testes para ver se o erro é esse mesmo.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2013, 09:05:04
Estou tendo um problema semelhante. No meu caso o foco está ficando depois do objeto. Achei que fosse problema de back focus, mas não ocorre sempre. Percebi que o problema ocorria quando usava abertura máxima f/3.5 e me aproximava muito daquilo que ia fotografar, mesmo estando além da distância mínima de foco. Vou fazer mais alguns testes para ver se o erro é esse mesmo.

Falcão, quando se está a uma distancia muito próxima do objeto e em grandes aberturas, a respiração pode jogar o foco a traz ou a frente do ponto, assim como como o ato de focar e reenquadrar. Se você fez o teste de front/back focus e sua lente está cravada, relaxa, se apoia em algo, ou da um pouco mais de distancia do abjeto e "senta o dedo"  :ok:


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2013, 09:05:27
Estou tendo um problema semelhante. No meu caso o foco está ficando depois do objeto. Achei que fosse problema de back focus, mas não ocorre sempre. Percebi que o problema ocorria quando usava abertura máxima f/3.5 e me aproximava muito daquilo que ia fotografar, mesmo estando além da distância mínima de foco. Vou fazer mais alguns testes para ver se o erro é esse mesmo.
Ajuste fino de foco, necessário e não é tão simples de se fazer...
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2013, 00:54:46
Falcão, quando se está a uma distancia muito próxima do objeto e em grandes aberturas, a respiração pode jogar o foco a traz ou a frente do ponto, assim como como o ato de focar e reenquadrar. Se você fez o teste de front/back focus e sua lente está cravada, relaxa, se apoia em algo, ou da um pouco mais de distancia do abjeto e "senta o dedo"  :ok:

No auge da minha ignorância, a ideia era usar a maior abertura possível para conseguir imagens mais claras, mas no caso da lente do kit, essa abertura de f/3.5 só consigo em 18mm.  Só que eu queria fazer uns closes. Já viu a contradição, né ? Closes funcionam melhor em 50mm e 80mm.

Hoje já tiro fotos mais longe (35mm ou 50mm aproximadamente)  e uso melhor o flash para compensar a abertura menor.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8