Como jornalista vc vai atras de eventos que possam interessar a imprensa, ou os veiculos de informacao ao qual vc se interessa. Pode ser um evento publico como um discurso de alguem importante, acidentes, festas populares, etc. Pode ser um fenomeno natural como um desastre, etc. Pode ser eventos como Bienais. Ou vc pode ir atras de pessoas em que um determinado publico tenha interesse e tentar fotografar (com permissao ou sem). O importante eh tentar registrar o que outros nao conseguiram registrar, ou buscar uma abordagem que outros nao tem, ou simplesmente ser mais rapido do que os demais, sendo o primeiro ou uns dos primeiros a chegar em um acidente, por exemplo, e mandando as fotos para a imprensa primeiro.
Tendo as fotos em mao, vc adiciona uma descricao breve sobre o evento, o local, quem quam esta na foto, quanto aconteceu, etc.
Fazendo isso vc manda para os veiculos, ou o veiculo de informacao que vc acredita que possa interessar juto com seus dados tambem. Nome, endereco e deixe claro que vc esta oferecendo a foto para a venda.
A publicacao que se interessar vai te contactar de volta mandando vc ir burcar o cheque ou avisando que o cheque esta indo por correio, ou pedindo o numero de sua conta para depositar o valor, etc.
E vc sempre confere se os veiculos que nao te contactaram usaram a sua foto. Se publicaram sem te avisar vc vai la cobrar eles.
-
Para fotografar bandas, vc faz um portfolio kick ass. Chama seus amigos musicos para colaborarem e te ajudarem. Nao mostre as fotos que vc fizer por ai. Tenha certeza que vc tem uma colecao de fuder antes que alguem veja. Selecione asmelhores fotos, organise seu portfolio, nao coloque mais do que 10 ou 15 fotos. E va atras de bandas, agencias de fotografia, produtoras, etc.
Nao tente copiar ninguem, busque inspiracoes com os melhores e tenha seu proprio produto. Nao se deixe enganar por elogios de amigos, familiares e comunidades (eles estao mais preocupados e te fazer feliz com o que for do que te fazer ser o melhor do que vc pode ser). Procure ajuda, visao e opinioes de pessoas que realmente tem experiencia, estudo e conteudo a transmitir e que realmente transmitam. E nunca, mas nunca se esaueca, que vc sempre tem algo a melhorar e a aprender, e que por isso antes de mais nada eh a constante pratica que lhe fara aprender mais.
-
Existe o mito de "O profissional eh o bom fotografo" ou "seja bom que vc sera reconhecido". Mas na verdade para entrar no mercado da fotografia vc precisa de exatamente das mesmas coisas de qualquer outro mercado. Essas coisas sao conhecimento em marketing, administracao, mercado. No fundo eh um negocio como qualquer outro.
E esse eh um dos principais motivos de artistas tenderem a nao terem aptidao em ganhar dinheiro, pq eles estao mais focados em arte do que em negocio, administracao, marketing, etc. Seja bom em marketing e vc consegue vender qualquer coisa. Vc nao precisa ser bom fotografo para ser um "fotografo profissional", vc precisa apenas ser um bom vendedor do seu produto. Por isso, em todo tipo de negocio, existe o profissional que faz o servico meia boca mas eh bem sucedido.
Obviamente, tudo tem seu publico. Vc tem um publico que eh exigente quanto a qualidade ditada pelo mercado (que nao tem nada a ver com a qualidade artistica em si). Tem clientes que ralmente buscam amgo significativo e artistico. Tem aqueles que acreditam que tudo que eh mais caro eh de melhor qualidade. Outros que serao convensidos que seu trabalho eh bom pq seu estudio e equipamento impressionam, etc. Diferentes publicos e consumidores eh o que nao faltam.
Mas o melhor dos melhores eh aquele que sabe vender seu produto, sendo bom de marketing, como tambem bom em marketing pessoal fazendo bons contatos, bom em administrar seu negocio e bom como fotografo tambem. Essa eh a melhor garantida de estabilidade.
Conseguir entrar no mercado sendo apenas bom fotografo ate da, mas eh muito mais dificil de conseguir e de se manter, como tambem eh muito mais dependente da sorte. A sorte de conseguir encontrar alguem disposto a te ajudar naquilo que vc nao sabe. Nao sabe marketing mas alguem te ajuda com indicacoes, etc.
-
Outra dica eh lembrar que vc eh mais importante que suas fotos e eh a sua qualidade que faz as suas fotos serem importantes e nao a qualidade das suas fotos que te fazem importante (pelo menos para o mundo comercial dos negocios).
Por exemplo, quando eu tenho acesso a alguem que eh proximo a um dono de galeria de arte ou de fotografia, ao ser indicado eu consigo na hora exhibir minhas fotos nas galerias deles. Eles vao sempre dizer que eh pq minha fotos sao boas d+ e etc e tal. Mas na verdade foi somente pq alguem proximo deles me indicou. E claro que nao eh intencional mas psicologico. Por outro lado, quando eu vou sozinho apresentar minhas fotos sem indicacao eu nao consigo nada. Pq para esses eu nao sou ninguem, nao importando as minhas fotos. Claro que sempre existem ecessoes e diferentes pessoas que chamamos de sorte.
Por esse e por outros motivos, nao gaste dinheiro com workshops. Tudo que vc pode aprender neles vc consegue aprender em comunidades (apropriadas) na internet, livros, encontros, pratica.
Melhor que workshop e qualquer outra coisa eh ser assistente de um bom profissional estabelecido no mercado. Sen do assistente de um bom profissional vc conhece o mercado, faz bons contatos, conhece melhor as tecnicas e a arte, eno lugar de gastar dinheiro vc ganha.
Vc pode ver que os profissionais mais bem sucedidos entraram no mercado ou por indicacao de alguem com certa influencia, ou sendo assistente de alguem influente e bom (assim vc nao precisa de ninguem para te indicar), ou tendo um trabalho verdadeiramente unico e singular (e nao somente bom pq bom qualquer um pode ser).
O cara bom faz fotos boas, o profissional oferece solucoes, ele vende (a imagem, a mensagem d') aqulo que fotografa.
Se vc realmente se focar em marketing e business vc tem tudo para dar certo. Mas se alem de tudo vc tambem se focar muito em arte em si, ai existe um problema. Pq ambos falam diferentes linguas e uma vai atrapalhar o desenvolvimento da outra. E ai vai caber a vc decidir que rumo tomar.
Duff, por exemplo, foi o melhor fotografo de sua epoca. O cara era o foda da fotografia comercial, da manipulacao antes de existir o photoshop, fotografou os trabalhos mais caros das maiores companias e as maiores celebridades de sua epoca. Ele revolucionou a fotografia de moda e as publicacoes. Mesmo sendo o mais bemsucedido fotografo de sua epoca cehou um dia, no auge da carreira dele, ele decidiu largar tudo, queimar tudo o que ja fez. Pq tudo aquilo estava atrapalhando o que eu mais estava interessado que era arte de verdade.
Sebastiao Salgado passou a ter reconhecimento internacional depois que conseguiu, sem querer, tirar fotos do presidente americano (na epoca) em um angulo totalmente mais favoravel, com melhor composicao e principalmente unico pq ele era ounico naquela posicao. Isso pq ele tinha saido da area onde todos os fotografos estavam (esperando o presidente) e ao voltar ele estava atrasado entao ele teve que fazer a foto dali onde estava mesmo. Isso deu a chance de ele aparecer para o mundo.
Claro que ele eh um bom fotografo, mas a oportunidade de se destacar nao teve nada a ver com a qualidade das fotos dele. A qualidade das fotos serve somente para se manter nos olofortes depois de conseguir chamar a atencao.
Em resumo. Vc precisa ser bom para conseguir manter a sua posicao favoravel entre os mais reconhecidos, mas para ganhar destaque ser somente bom nao eh suficiente.
Boa sorte.