Autor Tópico: Preparativos para um ensaio fotográfico pessoal  (Lida 4093 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Online: 12 de Outubro de 2013, 11:46:23
Esse tópico está mais direcionado aos fotógrafos mais experientes que trabalham com fotos cujas modelos são suas clientes:

1) Como são os preparativos para o trabalho?
2) O que é discutido antes do ensaio?
3) O que a modelo deve planejar e o que o fotógrafo deve planejar?
4) Vocês apresentam as opções de ensaio à modelo, ou, ela é quem deve apresentar o que deseja e lhe dar uma diretriz?

São dúvidas que vem me acompanhando há algum tempo, pois estou com 3 trabalhos encomendados e definitivamente não sei por onde começar a abordar. Eu tenho idéias bacanas a todo instante, mas não sei como encaixá-las, pois há um vácuo entre minhas idéias e o guarda-roupas da garota! Eu particularmente acredito que a indumentária é essencial em qualquer ensaio, pois nem sempre uma roupa combina com uma locação e vice-versa, ou estou enganado?

Essas questões simples de pré-ensaio é que estão me assombrando, pois eu não tenho nenhuma base nesse aspecto já que pela primeira vez estou totalmente sozinho entre a câmera e o resultado final.

Meus únicos ensaios foram em workshops, onde a modelo já estava lá, o local já estava pré-definido e pronto, eu só tinha que entrar com a câmera e tentar tirar a melhor foto possível, sem precisar de agradar a ninguém além de mim!

 :aua:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2013, 12:58:30
Ainda não tenho tanta experiência assim com modelos... mas posso "palpitar" de acordo com o que tenho encontrado... ando pesquisando e estudando muito, muito mesmo sobre o assunto.
Dentre estas pesquisas e estudos o que percebi foi o seguinte:
- Você realmente precisa encontrar o SEU modo de trabalho... isso depende muito da sua personalidade... se vc tem uma boa argumentação, se é tímido(a)... se consegue evoluir durante o ensaio de acordo com a participação da modelo ou se é mais pragmático.
Eu tenho visto muita coisa e já vi os 2 tipos de fotógrafos... aqueles que dizem ser importante o encontro, bate-papo com os clientes uma pesquisa prévia, etc. Por outro lado também vi (em menor número) fotógrafos que simplesmente dizem que nem querem ver o cliente antes e na hora o negócio é "quem manda sou eu"... se contratou é porque conhece o trabalho, estilo, etc... então estes em particular tem uma grande habilidade em direção e muita segurança no que fazem... tem certeza que as poses atenderão às expectativas.
Quanto à figurino e maquiagem EU acho que são indispensáveis... tanto para elevar o nível visual do ensaio quanto para reduzir a pós produção... pois uma maquiagem bem feita ajuda e muito a eliminar "defeitos" que podem dar muito trabalho na pós produção.
E claro, tudo depende também do teu público e da tua linguagem de trabalho.
Estas observações que fiz estão baseadas para ensaios de beleza para clientes comuns... com modelos experientes e editorias, por exemplo, as circunstâncias são outras.
Abs.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2013, 13:12:34
 :snack:

Aprendendo


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2013, 13:17:31
 :snack:

marcando pra ler mais tarde


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2013, 14:11:58
1) Como são os preparativos para o trabalho?
Em que aspecto? Vc pode fazer de maneira "seja o que deus quiser e o que sair esta valendo, o importante eh se divertir". Ou vc pode ser totalmente metodico:
-Primeiro vc escolhe um tema/conceito. Se nao tem ideia ainda passe seu tempo lendo revistas, ouvindo musica, assistindo TV e fique atento quando achar algo que lhe inspire. Anote todas as ideias ou palavras que te direcionam a uma ideia para nao esquecer.
-Tendo ja uma ideia de tema ou conceito, comece a fazer rascunhos de poses, angulos, acessorios que vc vai precisar na foto, cenas, movmentos, etc. Nao precisa ser nada detalhado, apenas algo que te de uma visualizacao mental e direcao para onde ir. Seleciona as que parecem mais plausiveis e guarda as outras como inspiracao. Anote tudo o que vc precisa saber sobre o conceito e o que vai precisar. (Tudo isso tem um nome tecnico que eu ja nao lembro e nunca uso).
-Procure o material que vc vai usar na foto e para fazer as fotos e procure a modelo que melhor se encaixa no conceito. Olhe o portfolio, nao confinda a qualidade da foto com a qualidade do trabalho da modelo. Pede sempre uma foto sem maquiagem nem nada para saber o que vc pode produzir com ela. Se ainda tiver duvidas, masque uma visita para ver se ela realmente eh a pessoa ideal, mas principalmente para ver se ela nao engordou, fez tatuagem ,etc, depois de ter feito o portfolio.

-Feito tudo. Converse sobre todos os detalhes, o conceito, o que vc espera, duracao, local, pagamento, model release, onde as fotos serao utilizadas, tudo.Nao deixe margem para surpresas, desapontamentos e brigas.

-Se precisar de maquiadora procure uma com bom portfolio tambem. Se for coisa basica as modelos podem fazer a propria maquiagem.

-Se precisar de estilista ou wardrobe a mesma coisa, de estilista de cabelo a mesma coisa, etc. Se nao confira se a modelo tem o que vc precisa no guardaroupa dela. Outra opcao eh pegar roupa emprestada ou alugada em lojas de roupas usadas. Vc acha muita coisa boa dependendo da regiao.

-Teste tudo com muito cuidado horas antes da modelo chegar. Tenha comida e bebida a disposicao (tenha certeza que a modelo esta bem confortavel. Muitas nao comem antes das fotos e por isso podem passar mal, nada que uma banana, maca, paozinho nao resolva).

Eu devo ter esquecido de muita coisa mas por enquanto eh isso.


2) O que é discutido antes do ensaio?
Tudo.

3) O que a modelo deve planejar e o que o fotógrafo deve planejar?
A modelo deve praticar as poses e look em casa caso nao tenha muita experiencia. Quem planeja eh quem tem a ideia de fazer as fotos. Se ela te procurar e tem a ideia ela planeja. Se vc tem a ideia e vc procura ela vc planeja. Se vc estiver trabalhando para alguem e o trabalho for conceptual, vc planeja. Se for comercial o seu chefe planeja (a nao ser que vc seja independente).

4) Vocês apresentam as opções de ensaio à modelo, ou, ela é quem deve apresentar o que deseja e lhe dar uma diretriz?
De novo, quem tem a ideia de fazer algo eh que apresente a ideia.

Vc pode tambem procurar modelos para criarem algo junto quando as fotos eh so para vcs mesmos, ambos planejam e ambos levantam ideias. Mas em geral, quem estiver pagando e procurando eh quem manda.


Se vc estiver fazendo fotos para clientes. Seja metodico. Tenha tudo organizado, preparado, documentado, etc.

E o mais importante: tenha plena certeza que a sua equipe (modelo, assistente, maquiadoras, estilistas, etc) sabem o que vc esta fazendo, o resultado que vc espera, saibam o que vc espera deles. Esse eh um dos maiores problemas de fotografos que nao se comunica bem com sua equipe e eh sempre um problema. E quando da merda nao adiante culpar a sua equipe. Vc eh o culpado. Nao tem essa de que a modelo nao estava confortavel, de que a maquiadora nao fez estamente o que vc pediu, etc... Vc escolheu a equipe e vc direcinou todos.



Amanha eu vejo do que eu esqueci e adiciono se for o caso. Tenho que ir dormir. Tchau.


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2013, 16:19:09
 :snack:
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


heptas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
  • A vida através da Lente
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2013, 20:03:56
 :snack:
5D Mark III + Canon 6D + Canon T3i + Canon 50 mm 1.4 + Canon 85 mm 1.8 + Canon 24-70 2.8 II + Canon 70-200 f4 IS L + YongNuo 468ex II + Canon 600 ex


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2013, 22:56:30
Ontem eu escrevi tudo que esteva na minha cabeca pq eu queria logo ir dormir. Vamos comecar de novo.  :D

De que tipo de fotos vc esta falando? Conceitual, comercial, portfolio ou retratos?


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2013, 07:31:11
Seriam retratos pessoais, tipo um book fotográfico mesmo, mas nada para uso comercial por parte da garota, cujas fotos poderão vir a integrar meu portfólio.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2013, 08:44:09
Mas o portfolio que vc quer montar eh para vender vender/apresentar seu trabalho a industria comercial? Ou eh para apresentar/vender seu trabalho para garotas que querem fazer books de 14 anos como presente de aniversario, ou garotas de 18 anos que querem ter seu momento de modelo? Em outras palavras, qual eh o seu publico alvo que vc pretende vender seus servicos futuramente?

Pq no primeiro caso vc precisa de uma modelo que saiba posar e atenda os requerimentos da industria. Vc tem tambem que ter fotos com enquadramentos especificos para mostrar a sua habilidade em composicao e enquadramento. Fotos em estudio para mostrar a sua habilidade com iluminacao, etc. Mostrar que vc sabe trabalhar com conceitos. As fotos sao sobre conceito, produtos, etc, etc. Se as fotos sao para o portfolio da modelo a mesma coisa. Tire o melhor do potencial dela. Nesse caso as fotos sao sobre a qualidade da modelo como profissional e a sua qualidade como profissional, e nao sobre a modeloem si. A personalidade dela nao interessa, as preferencias dela nao interessa, se ela eh bonitinha nao interessa. O que interessa eh se ela tem bons angulos, poses, se eh photogenica (diferente de ser bonita), se ela posa natural, etc.

No segundo caso, tem aquelas poses e gestos tradicionais para a garota se sentir modelo, principalmente por nao ser modelo de verdade. E as fotos sao mais descontraidas pq o cliente eh a pessoa que vc esta fotografando nesse caso. Podem ser feitas em estudio ou qualquer outro ambiente como o proprio lar da garota ou em um parque. As fotos nao sao sobre produtos, acessorios, etc, mas sim sobre a propria pessoa que vc esta fotografando (personalidade, gestos, singularidades, beleza, etc). Um estudo sobre a propria pessoa. Vc nao apresenta nenhum conceito para elas, elas sao seu proprio conceito. Converse bastante com elas para manter elas descontraidas como tambem para obter o maximo de informacao sobre a personalidade, gosto, etc. Assim vc tira as ideias a partir do que ela te apresenta como pessoa.

Se o seu caso eh o primeiro e vc nao quer investir dinheiro contratando uma modelo profissional, o melhor que vc pode fazer eh pegar uma amadora muito dedicada ou pegar dancarinas classicas. Bailarinas, por exemplo, sao muito fexiveis, tem completa compreencao de suas poses, visualizacao da propria composicao corporal e angulo, e harmonia. Mesmo pegando uma bailarina que nunca posou para fotografia, o seu trabalho fica muito mais facil do que pegando uma amadora qualquer.

Atrises tambem sao otimas pessoas de se fotografarem. Normalmente tem otima compreensao de diracao, gestos e expressoes.

Esqueci de dizer tambe. Pelo menos tres looks para cada modelo que vc fotografar. E seleciona o melhor de cada look. Nao coloque mais de 1 ou duas fotos da mesma modelo no seu portfolio. Se fizer que seja pelo menos com conceitos/looks/outfits diferentes. Escolher mais de 3 fotos por sessao eh exageiro. Se tiver 3 fotos tops da mesma sessao ja eh lucro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2013, 10:29:16
Planejamento, briefing e direção de modelo.

Com essas 3 "fases bem assentadas e amplamente exercitadas o resultado final tem tudo para ser bom.

Planejamento passa por decidir se terá equipe de apoio (que tamanho, quais funções e quais integrantes) ou será vc e a modelo. Passa pelo conceito do ensaio (que guarda intima relação com o fotógrafo, a modelo e/ou contratante) e local do ensaio (idem ao parêntese anterior). Passa pelo look de roupas, maquiagem e cabelo (que pode ser completamente diferente a depender da modelo selecionada em função do corpo/pele/cabelo).

Briefing deve ser uma conversa aberta com a modelo. Discuta todos os aspectos do planejamento (se a modelo é a contratante). Se for um trabalho sob encomenda (editorial, etc...) o veículo é quem passa os aspectos gerais e vc deve revelar isso á modelo no briefing.
Eu acho o briefing extremamente importante. Nem que seja meia hora antes da sessão. Ajuda a soltar a modelo e vc mesmo. Converse sobre as roupas a serem usadas, sobre a maquiagem planejada/idealizada, sobre os penteados que podem ser elaborados, sobre a linha geral do ensaio (clima)... Sedutor, trash, alegre, melancólico, outonal, etc...

A direção de modelo é a sua comunicação com ela durante o ensaio... De maneira geral, a maioria dos fotógrafos faz o briefing e já ali percebe como é a modelo. Daí começa a sessão em marcha lenta e vai esperando ela se soltar. Percebendo ela solta, ele acelera e tentar fazer as melhores fotos com aquele look, pede diferentes posses e caras e bocas... Daí muda o look, começa tudo de novo.
Quando a modelo já é bem experiente, aí muitas vezes nem precisa começar de freio de mão puxado. Já vai com tudo e de cara se consegue excelents fotos.
A direção deve ser exercitada constantemente. Se vc é tímido um conselho que eu sempre dou é entrar numa aula de teatro. Isso desinibe e dá melhor controle sobre a "cena" com a modelo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2013, 12:43:24
Desejo me lançar no mercado como fotógrafo de casamentos, com foco nos noivos (não ficar tirando fotos de convidados e etc), assim como "garotas de 18 anos querendo se sentir modelo", bebês, etc. Pois são trabalhos que julgam exigir menos do equipamento e locação e mais do fotógrafo. Minha ideia de portfolio é ir justamente montando algo desse ramo, para atrair mais clientes desse ramo.

Quero mesmo é me focar na industria do casamento, pois para mim, é bastante promissora. O resto considerarei "bicos". Enquanto isso, tenho 03 books encomendados por 3 garotas na casa dos 21 a 24 anos dei dade, e quero extrair o melhor de mim, pois aí terei o que mostrar para as próximas canditadas.

Por enquanto não vou tentar fazer casamento, que é justamente o que quero, pois primeiro preciso de ver resultados da minha capacidade.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2013, 13:28:57
E essas tres garotas te escolheram baseado em que?

Pq se vc ja tem fotos e um estilo de trabalho a apresentar e elas te procuraram com base nisso, elas sabem o que esperar de vc (elas te escolheram pq querem o teu resultado). Caso contrario, elas criam espectativas que vc provavelmente nao sabe e tera que descobrir conversando com elas.

Em geral, para essas garotas que fazem fotos sem muita pretencao, o trabalho de verdade eh fazer um registro delas e do dia a dia delas, mas com um toque artistico, criativo, enaltecendo a pessoa.

E tem garotas que no fundo querem fazer fotos achando que com qualquer foto e qualquer fotografo elas montam um portfolio como modelo, para tentar ser modelo de verdade. Ai vc ve muitos trabalhos de fotografos fazendo ensaio de garotas que nao sao modelo mas que ficam tentando posar como modelo conceitual high fashion. (O que na minha opiniao pessoal resulta em algo ridiculo).

Entao, caso essas tras pessoas te escolheram sem conhecer o que vc faz, converse bem com elas. Seja claro e sincero, pergunte se elas querem fazer um portfolio de verdade ou um ensaio casual (ou seja la o termo que vcs usam. Na minha area chamam de retratos mesmo). Nao faca nada sem saber qual eh a espectativa do cliente.

Entao, na sessao de retratos vc simplesmente registra a pessoa na sua melhor forma. Geralmente no proprio lar dela, ou em um parque ou ambiente que ela goste, ou ate mesmo no ambiente de trabalho como escritorio, escola (peca autorizacao da escola), etc. Vc tem que ser um pouco bom de conversa. A conversa sempre solta mais as pessoas, distraem elas das preocupacoes e tencoes, fazem elas pensarem e se distrairem e eh ai que vc consegue um registro mais natural, solto e a vontade, no lugar de um registro tenso, forcado, etc. O objetivo eh fazer ela se sentir especial sendo ela mesma. Pergunte qual o vetido que elamais gosta, ela gosta de livros, pede para ela te mostrar eles, ela gosta de correr no parque, pergunta onde eh, etc.

Ja com portfolios, se for isso que uma das suas clientes pedirem, e se vc aceitar em fazer, estude quais sao os enquadramentos nescessarios que ela precisara no portfolio dela, as poses basicas e cortes, para ela assim ter um portfolio de verdade, no lugar de ir embora pensando que tem um portfolio sem ter.

Para casamento, pratique bastante fotos com casais mesmo. Pega amigos e parentes e pedem para serem suas cobais. E faca essas fotos como estudo e pratica. Quando vc se sentir confiante e bom o suficiente, contrate modelos (sim, modelos, a nao ser que vc tenha amigos que realmente posem bem como casais e possam te ajudar) e alugue roupas de casamento. Faca um portfolio foda em areas variadas (igrejas, parques, cidades, praias, campo, em cima de cavalo, etc). ;)


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2013, 13:52:15
Antigamente eu ia bem desleixado mesmo, a cliente entrava em contato comigo a gente marcava a data e ela já ia com as roupas que ela escolhia e tudo mais...

Hoje em dia mudei totalmente a forma do meu trabalho, vou por as etapas aqui pra ficar mais fácil:
1 - Cliente entra em contato e pede orçamento
1.1 - As vezes ela pede pra ver meu portfólio impresso, logo, vou na casa dela e já apresento;
2 - Contrato assinado marcamos uma data para uma reunião de pré-produção, que consiste em: Uma stylist vai comigo pra casa da cliente e ela "revira" o guarda-roupa da cliente formando looks que a cliente não utilizaria normalmente, mas sempre de acordo com o estilo da cliente. Nesse mesmo dia já pensamos na locação das fotos, estilos das fotos, se vai haver algum acessórios.... Essa reunião normalmente é bem perto da data das fotos.
3 - Dia das fotos, vamos à casa da maquiadora e lá fazemos a parte da beleza da cliente. No contrato está incluso 3 maquiagens e 3 cabelos. Ou seja, cada roupa tenho um cabelo e uma maquiagem diferente.
4 - Vamos à locação das fotos. A minha equipe inteira vai: Eu, a assistente de fotografia(segurar flashs, rebatedor), a stylist (analisando os detalhes das roupas, colocando grampos...) e a maquiadora que vai tirando a oleosidade da pele, mudando os pentiados, essas coisas...
5 - Chego em casa começo a editar as fotos e jogo as versões de prévias no drop e compartilho com a cliente;
6 - Fotos escolhidas, daí começo o "tratamento pessoal" das fotos, que seria pele, dentes, essas coisas...
7 - Revelo as fotos, gravo o CD e entrego geralmente em até 3 dias úteis as fotos.
8 - De brinde sempre dou um making of em vídeo no youtube, que acompanha toooodo esse processo. Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=QdYpAaHInNk

Basicamente é isso :D
kkkk

Com toda essa produção as fotos boas só vão depender da sua interação com a modelo e seu talento! :D
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2013, 15:42:01
Michael,

Esse video de making off eu entendo ser uma parte muito importante do seu produto "book" ou "ensaio" para as meninas, pois elas devem adorar ver e compartilhar essse link, mostrar para as amigas e tal, deve mexer muito com a auto-estima delas  ;). Alem desse importancia para elas eu imagino que seja um "otima propaganda" para vc, que ajuda a vender mais ensaios....estou correto? Vc tem isso com certo? Os videos geram novos negocios?

Abraço!
M Rezende