Autor Tópico: Nikon L810 x Sony Nex F3  (Lida 3594 vezes)

izyushi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 12 de Outubro de 2013, 20:24:39
Olá galera! eu preciso de uma câmera com função para blogueira/vlogueira! Então preciso de fotos e de videos com qualidade!
Li e procurei sobre e, conforme meu orçamento, cheguei nas câmeras Nikon L810 ou Sony Nex F3. Meu orçamento seria pelo em torno de 800R$
Vi umas blogueiras que usam a Sony Nex F3 pra videos e fotos e teem boa qualidade! e tambem recebi boas recomendações da Nikon L810 (minha amiga possui uma e me mostrou a qualidade das fotos e video e parecia okay). Como sou bem leiga nessas coisas, preciso da opinião de quem entende.. rs
qual seria a mais adequada para oque eu procuro? e porque??

encontrei esse site que as compara.. mas como não entendo oque é bom e oque é ruim, continuei na duvida.. rs
http://versus.com/br/nikon-coolpix-l810-vs-sony-alpha-nex-f3


obrigada. =]


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2013, 21:32:00
Bom, não dá pra comparar esses modelos.

A Nex é de um segmento muito superior às superzoom.

Quer qualidade, fotos rápidas, câmera que lhe atenda com pouca luz? Sua escolha é a F3.

Precisa de zoom em detrimento de todo o resto? Compre a L810.

Além da grande diferença de categoria, a L810 é toda automática, enquanto na Nex você pode aprender e dominar todos os seus parâmetros, ou seja, ela trabalha de forma automática, semi-automática, alguns modos programados e também no totalmente manual.

 :ok:


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2013, 21:34:16
Qualidade das fotos: sony NEX, sem sombra de dúvida. O sensor dela é do tamanho das câmeras DSLR (as grandalhonas). A nikon, apesar do tamanho do corpo, tem o sensor do tamanho de qualquer câmera compacta que você imaginar.


izyushi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2013, 22:16:24
Qualidade das fotos: sony NEX, sem sombra de dúvida. O sensor dela é do tamanho das câmeras DSLR (as grandalhonas). A nikon, apesar do tamanho do corpo, tem o sensor do tamanho de qualquer câmera compacta que você imaginar.

Vc disse pras qualidades de fotos! E pra videos gente? Qual seria mais adequada?? Lembrando que eu usaria iluminaçao pra gravar dentro de casa... hehe

Fs isa eu sei que sao categorias diferentes.. mas foi que me recomendaram e por eu nao entender, vim buscar ajuda no forum xD
Lembrando que tambem aceito sugestoes.. so teria que ser pelos mesmo valores (800-900 reais)


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2013, 22:49:43
Para vídeos, procure exemplos bem comuns no YT, em situações extremas. Por exemplo:

L810: http://www.youtube.com/watch?v=Xo8dY19id6g

NEX: http://www.youtube.com/watch?v=U4VzXdneXZs

Ambas tem lá seus problemas com foco. Afinal, não são filmadoras, são câmeras fotográficas que também filmam.
O que pesa mais, ao meu ver, é que a Nikon filma em HD, e a Sony em FullHD até 50i. Outro ponto pra Nex. E, como o sensor dela é bem maior que o da L810, terá mais facilidade ao gravar com pouca luz.

 :ok:


izyushi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2013, 23:14:25
Sei... ai gente, to confusa demais.. ja li sobre as cameras mas parece grego rsrsrs
Acabaram de me recomendar a canon t3 e a nikon d3100... to mto confusa e nao sei oq escolher xD

Sei que pra filmar o ideal sao cameras filmadoras, mas ninguem soube me recomendar alguma...


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2013, 01:06:10
Bom, como foi comentado são câmeras fotográficas e não filmadoras então pra vídeo são limitadas, além do fato da Sony NEX ser uma Mirrorless( acho que é isso a categoria dela) e a L810 ser uma compacta superzoom, muito pouco conheço as Sony NEX, essa Nikon L810 já cheguei a fotografar com ela é uma ótima câmera porém o sensor é pequeno e não é lá aquela coisa, eu que me considero um Nikonzeiro diria que uma qualidade final depende de muitos fatores, tanto que eu cheguei a comprar duas compactas de marcas distintas e depois eu acabei entendendo que o negócio é investir nas câmeras de grande porte e pelo sensor e versatilidade Sony NEX, se você não precisar de um zoom gigantesco deixa nela uma lente adequada para aquela ocasião e obterá uma qualidade melhor, porém não adianta ter uma Mirrorless que já é uma câmera avançada se não tens boa compreensão de fotográfia e ao menos deve saber escolher uma lente e os conceitos básicos de fotográfia, caso o contrário a L810 é da série Coolpix a série amadora da Nikon, ela não vai oferecer aquela qualidade que a NEX te ofereceria, mas ela é simples de operar.

Um sensor maior ele te proporciona um melhor detalhamento, uma melhor definição entre outras características pois imagina a seguinte situação (apenas um exemplo exagerado):
Um sensor de 4mm X 6mm pra bater determinada foto e outro sensor de 10mm*15mm, ambos bateram a mesma foto, porém devido a um sensor ser maior a foto cobriu uma área maior e assim pode oferecer um maior detalhamento e na foto do sensor maior poderia se identificar cada detalhe de um olho e seus contornos o que não se conseguiria com o outro sensor menor.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2013, 01:09:50
Bom, aí já entrou outra categoria em cena.

Para domar a DSLR, terás que aprender muito.
No quesito filmagem, essas aí também sofrem com o foco. E tem um outro probleminha: talvez precisará investir em pelo menos uma lente (mais clara que a do kit) para filmagens "indoor" e/ou noturnas. Isso quer dizer quase o valor de outra câmera.

Até onde vi, a Nex suporta melhor valores ISO maiores, comparando com a T3 e a D3100...

A outra "vantagem" que vejo nas Nex frente às DSLR é o porte (tamanho e peso). A Sony é mais prática.

Se considerasse uma T4i ou T5i, aí talvez os "pe$o$" na balança mudariam um pouco...   :assobi:


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2013, 01:13:42
...não adianta ter uma Mirrorless que já é uma câmera avançada se não tens boa compreensão de fotográfia e ao menos deve saber escolher uma lente e os conceitos básicos de fotográfia, caso o contrário a L810 é da série Coolpix a série amadora da Nikon, ela não vai oferecer aquela qualidade que a NEX te ofereceria, mas ela é simples de operar..

Muito bem observado. Mas, nesse caso, se fosse pender pra esse lado prático, eu colocaria na disputa a Fuji HS50EXR:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84918.0


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2013, 02:08:45
Muito bem observado. Mas, nesse caso, se fosse pender pra esse lado prático, eu colocaria na disputa a Fuji HS50EXR:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84918.0

Bom, aí já entrou outra categoria em cena.

Para domar a DSLR, terás que aprender muito.
No quesito filmagem, essas aí também sofrem com o foco. E tem um outro probleminha: talvez precisará investir em pelo menos uma lente (mais clara que a do kit) para filmagens "indoor" e/ou noturnas. Isso quer dizer quase o valor de outra câmera.

Até onde vi, a Nex suporta melhor valores ISO maiores, comparando com a T3 e a D3100...

A outra "vantagem" que vejo nas Nex frente às DSLR é o porte (tamanho e peso). A Sony é mais prática.

Se considerasse uma T4i ou T5i, aí talvez os "pe$o$" na balança mudariam um pouco...   :assobi:

Mirrorless também é bastante avançada, quanto a uma Nikon D3100 e uma Sony Nex F3, eu ficaria com a D3100 eu gosto mais dela entre as duas pela Nikon ser muito mais tradicional, acho ela muito mais câmera, gosto muito mais da Nikon, a NEX F3 é uma mirrorless (sem espelho) seria como se fosse uma reflex funcionando como uma compacta tanto que tem um sensor APS-C um pouco menor que o da D3100, pode ser que eu tenho me enganado em algo como eu escrevi muita coisa rápido.
Mas deixando as preferencias de lado entre os modelos citados é isso que eu escrevi, pra operar uma Mirrorless como é o caso da Sony NEX F3 precisará conhecer ao menos os conceitos básicos de fotografia e saber escolher uma lente, mas ela te proprorcionará resultados melhores devido ao sensor maior enquanto a L810 é mais prática mas é uma compacta e tem sensor pequeno e não oferecerá grandes resultados

Olhando este modelo bem rapidamente vou analisar ele melhor outra hora, me pareceu uma mirrorless com sensor de compacta esse de 1/2 polegada enquanto a NEX F3 tem um sensor APS-C, um sensor de mirrorless era pra ter no minimo uns 12mm a Olympus PEN E-PL1 tem 15mm
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2013, 08:04:25
Sem dúvida a NEX, pelo custo benefício. O sensor é do mesmo tamanho das DSLR (canon T3, nikon 3100). Não vai perder em qualidade em relação às 2 de cima. Quem faz filmagem (não é meu caso), usa foco manual, essa história de auto foco em filmagem não dá certo, a câmera perde o foco no meio da filmagem.

Se fosse EU, compraria a NEX com a lente do kit, assim que desse, comprava um adaptador m42-NEX e uma lente clara m42. (izyushi, m42 são lentes antigas, que você acha barato, por exemplo, uma lente de grande abertura (f/1.7), você acha a menos de R$200,00, só que tem foco manual, o que em filmagem não é problema.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2013, 11:15:08
Sem dúvida a NEX, pelo custo benefício. O sensor é do mesmo tamanho das DSLR (canon T3, nikon 3100). Não vai perder em qualidade em relação às 2 de cima.

Qualidade não perde, no caso do tópico que também envolve filmagem é a NEX pois o que foi pedido no tópico foi qualidade o que acreditamos ser uma melhor definição e quanto a Sony se eu não me engano ela é uma das fabricantes de filmadoras mais top do mundo e bastante usada no cinema junto com a Panasonic e a Canon(me corrijam se eu tiver enganado).
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, 11:16:52 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/