Autor Tópico: ajuda com pentax K-r  (Lida 2485 vezes)

Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Online: 13 de Outubro de 2013, 18:29:05
gente eu estou com um problema recorrente com minha pentax K-r
eu comprei essa câmera a um tempo, estou satisfeito com ela e tlz mas ... não consigo fazer boas fotos em ambientes com pouca luz ! :(
de dia faz fotos ótimas e tudo mas... ( fato recorrente ) quando eu levo ela em um aniversário e vou bater fotos na hora do parabéns , a câmera sempre quer fazer uma foto de 2-3 segundos e acaba ficando tremida / embaçada a imagem , parece que o flash que vem nessa máquina não ajuda em nada ( teria que comprar um flash mais potente ? ) . Já baixei a bola e desisti de modo manual , tentei AV, autopic, modo noturno e nada das fotos sairem boas durante a noite. quando a foto não sai tremida pelo fato da exposição ficar muito longa ela sai com um reflexo branco bizarro ( seria or causa do flash ? ) Já li e reli o manual ( uma biblia com umas 300 páginas em inglês ) e nada de resolver . as pessoas vão na festa com essas máquinas mais simples e fazem fotos ótimas e eu com minha DSLR no pescoço depois só tenho desculpas p/ apresentar quando me perguntam cadê as fotos . estou passando vergonha ! socorro !  :aua:


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2013, 21:29:31
Bem, acho que o que falta é você aprender os conceitos básicos de exposição... De uma pesquisada sobre velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO que você resolvera seu problema facilmente :D


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2013, 22:11:12
cara ...  8-) modéstia a parte eu sou burro mas nem tanto...  :D eu sei alguma coisa já sobre isso tudo : tempo de exposição, velocidade do obturador, abertura... ( não sou fotografo profissional e nem mesmo um amador experiente , mas eu manjo um pouco ) o problema é que pode mexer nisso tudo que não sai bom ... por isso mesmo falei que desisti de fotografar em modo manual a noite com ela. de dia faço ótimas fotos e faço em modo manual. eu mesmo seleciono todas essas variaveis e sai tudo bem . é a noite que acontece esse  problema.e pode deixar a lente toda aberta, pode colocar iso em 800 ou 1600 que a foto sai ruim ( embaçada , tremida ) e muitas vezes quando disparo o flash ai é que piora tudo pq sai tudo esbranquiçado na foto  :(
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, 22:16:41 por Herik »


davidpaiva

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2013, 22:40:40
cara ...  8-) modéstia a parte eu sou burro mas nem tanto...  :D eu sei alguma coisa já sobre isso tudo : tempo de exposição, velocidade do obturador, abertura... ( não sou fotografo profissional e nem mesmo um amador experiente , mas eu manjo um pouco ) o problema é que pode mexer nisso tudo que não sai bom ... por isso mesmo falei que desisti de fotografar em modo manual a noite com ela. de dia faço ótimas fotos e faço em modo manual. eu mesmo seleciono todas essas variaveis e sai tudo bem . é a noite que acontece esse  problema.e pode deixar a lente toda aberta, pode colocar iso em 800 ou 1600 que a foto sai ruim ( embaçada , tremida ) e muitas vezes quando disparo o flash ai é que piora tudo pq sai tudo esbranquiçado na foto  :(

Eu ri do "sou burro mais nem tanto" kkk

Não sou um expert em pentax mais posso tentar ajudar, quanto ao uso do flash pop up tem que ver a distância que você está mantendo do assunto, esses flash são bem meeeeiaaaaa boca, na minha NX1000 o flash tem sido a grande decepção... procure subir o ISO, lembre-se também que fechar o diafragma tornará a tarefa mais complicada se a unica fonte de luz for o flash pop up... ah, e sim, velocidades lentas com a camera em mãos é sinal de foto tremida abaixo de 1-20 eu acabo com as fotos.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2013, 22:47:35
- Coloque a câmera em Prioridade de Abertura.
- Suba o ISO até obter uma Velocidade de 1\125s
- Bata a foto.
- Poste a foto com o EFIX para a gente ter uma idéia.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2013, 14:38:13
obrigado pelas dicas, mas me falem uma coisa : até que ponto é aceitavel subir o ISO p/ obter uma velocidade mais rápida ? pode tacar ISO 1600, ISO 3200 ? isso não vai deixar a foto com muito " white noise "


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2013, 18:17:49
obrigado pelas dicas, mas me falem uma coisa : até que ponto é aceitavel subir o ISO p/ obter uma velocidade mais rápida ? pode tacar ISO 1600, ISO 3200 ? isso não vai deixar a foto com muito " white noise "
Acho que ela aguentará 1600 sem prejudicar a foto.
800 é certeza. :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/