Autor Tópico: Convidados e seus apetrechos  (Lida 18772 vezes)

DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #150 Online: 29 de Outubro de 2013, 23:15:03
Eu vou procurar ficar calado quando tiver uma opiniao diferente da maioria para nao parecer arrogante ou pensarem que eu estou me achando o dono da verdade.

Não é por aí :)

O que seria de um fórum de discussões, se todos tivessem as mesmas opiniões?

O problema, EMHO, não é discordar, e sim a forma como se discorda. Dizer simplesmente "tal coisa é assim" é muito diferente de dizer "eu acho que tal coisa é assim". Pode parecer bobeira, mas a falta de um "eu acho" ou "em minha opinião" causa uma impressão bastante forte quando se tem acesso exclusivamente à palavra escrita. Ainda que inconscientemente, a pessoa que lê tende a interpretar o texto com uma entonação imperativa, arrogante.

Falo por experiência própria, às vezes por pura pressa acabo sendo um pouco "curto e grosso" em uma mensagem e pronto, está semeada a polêmica.

Apenas meus 2 cents :)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #151 Online: 29 de Outubro de 2013, 23:20:47
Mas vc pode ver que tudo que eu falo sobre meu ponto de vista, eu explico meu raciocinio de maneira clara e detalhada, para as pessoas entenderem o motivo de eu dizer o que digo e pensar como penso. E para ficar claro que eh apenas o meu ponto de vista.

Como tambem para apontar caso achem algo errado no meu raciocinio (o que para mim tambem eh aprendizado quando alguem aponta alguma falha na minha maneira de pensar).

Eu nunca cheguei aqui e disse que discordo e ponto final. Como tambem eu nunca falei para ninguem que a pessoa esta errada. Tudo o que eu digo eu deixo claro que eh o meu ongulo de visao e opiniao, e apresento meu raciocinio para que todos entendam como eu vejo e penso.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #152 Online: 29 de Outubro de 2013, 23:42:53
Marcio, acho que você só tem que relaxar um pouco. Curte o fórum numa boa, não tem que achar que as pessoas estão contra você, ninguém está. Relaxa aí, deixa esse assunto morrer e vamos voltar ao assunto do tópico.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #153 Online: 29 de Outubro de 2013, 23:52:21
Não é por aí :)

O que seria de um fórum de discussões, se todos tivessem as mesmas opiniões?

O problema, EMHO, não é discordar, e sim a forma como se discorda. Dizer simplesmente "tal coisa é assim" é muito diferente de dizer "eu acho que tal coisa é assim". Pode parecer bobeira, mas a falta de um "eu acho" ou "em minha opinião" causa uma impressão bastante forte quando se tem acesso exclusivamente à palavra escrita. Ainda que inconscientemente, a pessoa que lê tende a interpretar o texto com uma entonação imperativa, arrogante.

Falo por experiência própria, às vezes por pura pressa acabo sendo um pouco "curto e grosso" em uma mensagem e pronto, está semeada a polêmica.

Apenas meus 2 cents :)
Acho que não é bem assim, Daniel.  :D
É lógico que quando afirmamos algo não é nada além de opinião pessoal. Quando mencionamos opiniões ou frases de outras pessoas é que devemos citá-los. Por isso, termos como "eu acho" ou "em minha opinião" acaba sendo redundante em língua portuguesa. Em outros idiomas, como o francês, o uso desse tipo de escrita é muito mais comum do que em português.
O problema não está na falta do uso desses termos mas em saber a noção exata de quanto insistir numa discussão que se tornou infrutífera e saber a hora exata de se retirar.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2013, 23:54:32 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #154 Online: 29 de Outubro de 2013, 23:53:04
Pois é gente, é um fórum, um lugar pra trocar, aprender, falar besteira, desopilar a cabeça. Não levem as coisas tão a sério.


Robert Cafa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #155 Online: 30 de Outubro de 2013, 00:04:47
Pq estao repetindo tudo o que ja foi dito? Vcs fazem uma salada de assuntos. A gente fala de macas e vcs respondem falando de peras. Entao a gente explica que estava falando de macas e nao de peras e continuam respondendo falando de peras.

A impressao que da eh que as respostas sao dadas baseadas em interpretacoes pessoais e nao ao que realmente eh dito.

Entenda: nem tudo é sobre você, nem tudo é com você, nem todo mundo lê o que você escreve. Você diz que "só dá sua opinião", mas este tipo de declaração não acrescenta nada.

Em outro tópico o cara pergunta como faz edge lighting e você começa perguntando "Vc ja tentou antes de perguntar?". Isso soa como quem quer dar uma lição, como se fosse "não venha aqui perguntar antes de tentar". Soa arrogante.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #156 Online: 30 de Outubro de 2013, 00:07:33
Robert Cafa, cara tu criou uma conta só pra reclamar do c r o i x!?

euheuheuhe olha isso..  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:






CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #157 Online: 30 de Outubro de 2013, 00:09:56
Robert Cafa, cara tu criou uma conta só pra reclamar do c r o i x!?

euheuheuhe olha isso..  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


2x

 :hysterical:

Parece coisa de ex-cunhado...


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #158 Online: 30 de Outubro de 2013, 00:12:28
Acho que não é bem assim, Daniel.  :D
É lógico que quando afirmamos algo não é nada além de opinião pessoal. Quando mencionamos opiniões ou frases de outras pessoas é que devemos citá-los. Por isso, termos como "eu acho" ou "em minha opinião" acaba sendo redundante em língua portuguesa. Em outros idiomas, como o francês, o uso desse tipo de escrita é muito mais comum do que em português.


Sim, é lógico e de fato é redundante. Mas que faz falta é inegável, já vi um sem número de discussões (no sentido negativo da palavra) iniciarem por aqui por conta de coisas simples como esta.

Citar
O problema não está na falta do uso desses termos mas em saber a noção exata de quanto insistir numa discussão que se tornou infrutífera e saber a hora exata de se retirar.

Agora concordo 100%, este é mais um dos fatores, alguns tem uma necessidade quase obsessiva de afirmar, reafirmar e ainda reforçar seus pontos de vista. Mas onde um não quer, dois não discutem ;)


 P.S.: Apesar do assunto pertinente, lá se vai mais um tópico...  :assobi:
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 00:14:29 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #159 Online: 30 de Outubro de 2013, 00:12:56
Acho que não é bem assim, Daniel.  :D
É lógico que quando afirmamos algo não é nada além de opinião pessoal. Quando mencionamos opiniões ou frases de outras pessoas é que devemos citá-los. Por isso, termos como "eu acho" ou "em minha opinião" acaba sendo redundante em língua portuguesa. Em outros idiomas, como o francês, o uso desse tipo de escrita é muito mais comum do que em português.
O problema não está na falta do uso desses termos mas em saber a noção exata de quanto insistir numa discussão que se tornou infrutífera e saber a hora exata de se retirar.

Penso na mesma forma.
Em qualquer texto pessoal o eu acho já está sub entendido. ;)


Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #160 Online: 30 de Outubro de 2013, 00:16:07
Penso na mesma forma.
Em qualquer texto pessoal o eu acho já está sub entendido. ;)

Eu prefiro, sempre, não apenas supor que fui entendido. É menos problemático ser redundante que pouco claro  :D
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 00:23:35 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #161 Online: 30 de Outubro de 2013, 13:34:19


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #162 Online: 30 de Outubro de 2013, 18:36:46
 :aua: :aua: :aua:


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #163 Online: 30 de Outubro de 2013, 22:39:33
Ó que belezura:



https://www.facebook.com/fotografiasantiagors

Realmente, a única coisa pior que tia chat, avó esclerosada e tio bêbado, é pai e mãe de pajem e daminha. Quando não estaão atrapalhando as fotos da entrada deles, estão enchendo o saco na recepção para tirar fotos dos seus "pimpolhos".

 :ponder: :ponder: :ponder:
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #164 Online: 20 de Novembro de 2013, 13:08:40
Pessoal, como eu tinha comentada lá atrás, tinha um casamento na mesma achacara esse mês, mas no dia do pré wedding mostrei a foto aos noivos e comentei a situação, resultado, a mãe da noiva botou ordem no "barraco", colocou todo mundo no seu lugar e ainda me disse:"Roberto, se alguém atrapalhar a foto você me avisa", pensem num sossego de casamento.