Autor Tópico: Convidados e seus apetrechos  (Lida 18944 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #30 Online: 14 de Outubro de 2013, 23:49:25
Muita paciência nessas horas...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 15 de Outubro de 2013, 03:48:58
Cara, não fotografo casamentos, mas já fiquei com vergonha por outras pessoas que fizeram a mesma coisa em um casamento que fui.

Esse era tecnológica na qual estamos vivendo dá nisso: todo mundo quer, ou acha que é fotógrafo. Ao invés de curtir a festa numa boa e deixar que profissionais contratados exclusivamente pra esse fim, façam seu trabalho, não, ficam bancando os "malas" e atrapalhando.

Acho realmente que fotografar com tablet é meio exagerado, mas como foi dito, tudo bem, já que tem câmera, que seja usada.
Agora ter que "deixar instruções" aos convidados para não atrapalharem a cerimônia bancando o Duran, faz favor.

O que se espera é que as pessoas sejam adultas e maduras, e tenham "simancol".......pelo amor de Deus!
:no:
A profissao de fotografo nao eh diferente das demais areas comerciais. A sociedade eh dinamica e esta sempre mudado (as vezes mais rapido e as vezes mais devagar) e os empreendedores tem que se adaptar as mudancas do mercado (seja a mudanca causada por questoes economicas, culturais, tecnologicas, etc). E como qualquer outro mercado, ou o empresario se adapta as mudancas ou ele eh passado para tras por aqueles que se adaptaram ante, mais rapido e/ou melhor.

Tambem, como qualquer outro mercado, o publico deve ser educado, orientado, etc. O profissional nao pode esperar e contar que a populacao em geral tenha os mesmos conhecimentos, esperiencias, preocupacoes e percepcoes que ele. Ele deve entender como as pessoas enxergam as coisas e se comportam para estar preparado, para orientar, para se adaptar.

Por isso, orientar convidados, instruir os noivos e aceitar as mudancas nao eh nada mais do que parte da obrigacao do profissional.

Para muitas pessoas fotografia eh uma forma de curtir o momento. Nao eh todos os dias que as pessoas sao convidadas para um casamento, entao esses eventos sao como uma oportunidade unica de fazer aquelas fotos que eles sempre quiseram fazer, de curtir o equipamento deles em uma situacao diferente, etc.

Para muitas pessoas, o fotografo oficial nao esta fazendo nada de mais. O publico pensa que o fotografo esta curtindo tanto quanto eles com a vantagem de estarem ganhando dinheiro. Muitas pessoas pensam que eh a camera que faz bons registros, por isso elas acham que nao faz mal se o fotografo esta sendo atrapalhado, com tantas pessoas tirando fotos os noivos nao vao ficar sem fotos, sem registros. E como muitos confiam na qualidade do equipamento que tem, eles pensam que por tem um equipamento que faz fotos boas os registros que eles fazem serao tao bons quanto os dos fotografos contratados.

Por falta de orientacao, as pessoas acham que o fotografo eh que esta atrapalhando as pessoas de curtirem o casamento e registrarem o momento. Muitas acham que o fotografo, quando reclama ou chama a atencao de alguem, ele esta se achando mais importante, ele esta competindo para fazer melhores fotos, ele se acha melhor so pq tem equipamento melhor, etc, etc. As pessoas, principalmente as mais julgonas e individualistas (que sao duas coisas relacionadas), julgam o fotografo como alguem que esta causando intriga por questoes pessoais e nao por questoes profissionais.

As pessoas em geral nao sabem nada disso que os fotografos sabem e elas nao tem obrigacao de saber, a nao ser que os profissionais, que tem as informacoes, oriente, eduque o publico. Em outras palavras, facam a parte deles.

Nada que uma boa comunicacao nao exclareca e uma boa estrategia nao torne o trabalho dos fotografos mais facil.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #32 Online: 15 de Outubro de 2013, 07:14:09

Excelente ponto de vista, mas como se comunicar com este público, na prática?

A profissao de fotografo nao eh diferente das demais areas comerciais. A sociedade eh dinamica e esta sempre mudado (as vezes mais rapido e as vezes mais devagar) e os empreendedores tem que se adaptar as mudancas do mercado (seja a mudanca causada por questoes economicas, culturais, tecnologicas, etc). E como qualquer outro mercado, ou o empresario se adapta as mudancas ou ele eh passado para tras por aqueles que se adaptaram ante, mais rapido e/ou melhor.

Tambem, como qualquer outro mercado, o publico deve ser educado, orientado, etc. O profissional nao pode esperar e contar que a populacao em geral tenha os mesmos conhecimentos, esperiencias, preocupacoes e percepcoes que ele. Ele deve entender como as pessoas enxergam as coisas e se comportam para estar preparado, para orientar, para se adaptar.

Por isso, orientar convidados, instruir os noivos e aceitar as mudancas nao eh nada mais do que parte da obrigacao do profissional.

Para muitas pessoas fotografia eh uma forma de curtir o momento. Nao eh todos os dias que as pessoas sao convidadas para um casamento, entao esses eventos sao como uma oportunidade unica de fazer aquelas fotos que eles sempre quiseram fazer, de curtir o equipamento deles em uma situacao diferente, etc.

Para muitas pessoas, o fotografo oficial nao esta fazendo nada de mais. O publico pensa que o fotografo esta curtindo tanto quanto eles com a vantagem de estarem ganhando dinheiro. Muitas pessoas pensam que eh a camera que faz bons registros, por isso elas acham que nao faz mal se o fotografo esta sendo atrapalhado, com tantas pessoas tirando fotos os noivos nao vao ficar sem fotos, sem registros. E como muitos confiam na qualidade do equipamento que tem, eles pensam que por tem um equipamento que faz fotos boas os registros que eles fazem serao tao bons quanto os dos fotografos contratados.

Por falta de orientacao, as pessoas acham que o fotografo eh que esta atrapalhando as pessoas de curtirem o casamento e registrarem o momento. Muitas acham que o fotografo, quando reclama ou chama a atencao de alguem, ele esta se achando mais importante, ele esta competindo para fazer melhores fotos, ele se acha melhor so pq tem equipamento melhor, etc, etc. As pessoas, principalmente as mais julgonas e individualistas (que sao duas coisas relacionadas), julgam o fotografo como alguem que esta causando intriga por questoes pessoais e nao por questoes profissionais.

As pessoas em geral nao sabem nada disso que os fotografos sabem e elas nao tem obrigacao de saber, a nao ser que os profissionais, que tem as informacoes, oriente, eduque o publico. Em outras palavras, facam a parte deles.

Nada que uma boa comunicacao nao exclareca e uma boa estrategia nao torne o trabalho dos fotografos mais facil.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 15 de Outubro de 2013, 07:40:35
Excelente ponto de vista, mas como se comunicar com este público, na prática?
Sei la...  :D

Em muitas igrejas nao sao permitido flash como tambem em muitos casamentos fora de igreja padres nao permitem que pessoas fiquem atras ou do lado dele (muito proximo) durante a cerimonia, troca de aliancas e beijos. E a propria igreja, ou o padres anuncia ou deixa um comunicado na entrada do evento. Ou orienta os noivos a mandarem tal mensagem junto com convites de casamento.

Fotografos podem fazer a mesma coisa. Orientar noivos a delimitar a area onde convidados podem ficar e somente os noivos e quemestiver trabalhando podem ultrapassar tal limite. Uma ou outra pessoa pode ate desrespeitar, mas como leram no convite ou na entrada do evento, ou ate mesmo no proprio evento em uma plaquinha lateral, as pessoas saberao que a intriga nao sera entre fotografo vs o convidado chato, mas sim o fotografo pedindo para respeitar as normas de conduta do evento.

Quando eu fui assistente pela primeira vez, o fotografo ja tinha combinado com os noivos que em algumas fotos, antes de comecar a fotografar, os noivos anunciavam que iriam cortar o bolo, etc, e pediam para que ninguem fotografasse pq eles estariam cortando o bolo para as fotos do profissional. Mas que em seguida, eles cortariam o bolo de novo para que os convidados fotografassem a vontade. Simples assim.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #34 Online: 15 de Outubro de 2013, 10:55:07
Para muitas pessoas fotografia eh uma forma de curtir o momento. Nao eh todos os dias que as pessoas sao convidadas para um casamento, entao esses eventos sao como uma oportunidade unica de fazer aquelas fotos que eles sempre quiseram fazer, de curtir o equipamento deles em uma situacao diferente, etc.

Até concordo com o que você falou amigo, mas veja bem. Como você mesmo disse, o casamento é uma oportunidade única, e muito além disso, é um momento único para os noivos também, por isso não é nem de longe, um evento para os convidados, ou quem quer que seja, usar de cobaia para se praticar sua pseudo fotografia e estragar os momentos importantes dos noivos, que vão carregar uma foto medíocre para o resto da vida em seu álbum.

Essa fotografia me serviu de exemplo, estou colocando essa situação no contrato e usarei essa fotografia para alertar os noivos sobre isso, e dar as devidas orientações aos mesmos, e se ainda sim, algum convidado mala estragar as fotos, paciência.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:08:09
Até concordo com o que você falou amigo, mas veja bem. Como você mesmo disse, o casamento é uma oportunidade única, e muito além disso, é um momento único para os noivos também, por isso não é nem de longe, um evento para os convidados, ou quem quer que seja, usar de cobaia para se praticar sua pseudo fotografia e estragar os momentos importantes dos noivos, que vão carregar uma foto medíocre para o resto da vida em seu álbum.

Essa fotografia me serviu de exemplo, estou colocando essa situação no contrato e usarei essa fotografia para alertar os noivos sobre isso, e dar as devidas orientações aos mesmos, e se ainda sim, algum convidado mala estragar as fotos, paciência.
Como eu disse, em geral os convidados nao fazem ideia que estao atrapalhando o evento ou o momento de alguem. E como eu tambem ja disse, a maioria desses convidados acreditam que as fotos do fotografo principal nao sao tao importantes assim, pq eles pensam que com tantas pessoas tirando fotos os noivos vao ter um registro bom e boas memorias sem as fotos do fotografo contratado. Principalmente os familiares, acreditam que estao fazendo um favor, pq mais tarde eles vao mandar as fotos para os noivos acreditando que os noivos vao ficar supreendidos com as fotos que a tia, o priomo, etc fizeram. E muitos acreditam que estao fazendo um favor, ou sendo melhor que o fotografo contratado pq eles acham que o fotografo esta fazendo as fotos cliches, padrao de sempre e eles fazendo as fotos diferentes.

Nao tem jeito. Nao adianta ficar reclamando e sonhando como seria o ideal ou como era antigamente. Ache solucao para o problema, que eh inclusive parte do trabalho do profissional, gatantir que tudo saia conforme o esperado.

Ha muito tempo atras eu fiz um servico fotografico que nao deu certo e fiquei reclamando dos problemas, como crianca sujando o vestido, parentes trazendo o amigo da familia ao estudio que era fotografo amador mas queria ficar dando ordes e pitacos como se estivesse la a trabalho ou como se fosse o fotografo, etc. E algo que sempre me disseram naquela epoca foi que "amadores produzem desculpas enquanto profissionais produzem resultados". E me diziam isso nao para insinuar que eu nao era bom, mas sim para me motivar a parar de me focar no que deu errado, aprendendo com a experiencia para garantir que eu nao tenha tas problemas novamente.

Profissionais conhece os problemas comuns, os clientes nao. As pessoas gastam dinheiro contratando proficionais por causa da garantia do resultado. Para nao ter que ouvir desculpas e falar "que pena".


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #36 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:30:42
Ache solucao para o problema, que eh inclusive parte do trabalho do profissional, gatantir que tudo saia conforme o esperado.

Sim senhor!! Mais alguma ordem???

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:38:42
eu fiz um casamento envangelico no último dia 5 e além do local muito ruim(digo imperfeito,paredes feias e cheio de manchas,luz muito ruim) tinha um padrinho dos noivos com um tablet atrapalhando,quando eu aproximava dos noivos ele colocava aquela p..... na frente..resultado as fotos ficaram um lixo,tive que remover a figura em varias fotos.
O pior pra mim que sou iniciante,só fiz o casamento porque era de um amigo,mas mesmo assim é constrangedor.
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 15 de Outubro de 2013, 11:52:54
Sim senhor!! Mais alguma ordem???

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Nao eh ordem, eh sugestao.
Da maneira descontextualizada do resto do testo parece ordem mesmo... Mas nao eh, eh apenas parte do texto.
E o que eu escrevi nao eh a respeito a vc particularmente mas sim a respeito do global.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 15 de Outubro de 2013, 12:14:13
Roberto, a solução é chamar o Adam pra ser o fotógrafo junto com você... Na hora que a véia levantar essa porcaria, vc fala pro Adam dar um tiro de .40 bem na meiuca da tela e pronto. Acaba a farra dela.
O bom é que os outros convidados vão correndo guardar seus celulares, cameras e afins.
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:



_______________________________________________________________ ___________


Adam, desculpa a brincadeira, é que vc é primeiro fotógrafo-policial que veio na memória!

Abraço!  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #40 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:55:14
Caraca, na hora que fui almoçar hoje estava terminando o programa da Fátima Bernardes na globo e tinha uma banda de axé tocando, e adivinhem... aquele cara (não sei o nome) que apresenta o programa junto com ela, filmando com um tablet e aparecendo ao vivo na bagaça ...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #41 Online: 15 de Outubro de 2013, 16:10:28
meu foco nao é eventos, mas fiz uma balada uma vez que era num pub, um show de uma banda gaucha bem conhecida(Bide ou Balde), estava la cobrindo, até que o vocal da banda decide descer do palco, ir pro chao e "entrevistar" um casal que tinha noivado num show antigo deles ou algo do tipo... estava com uma 50mm fixa e um flash, o cara passou perto demais de mim e eu tive que tomar distancia, bem no lugar que eu queria tinha uma garota plantada com sua saboneteira, foi engraçado, eu tive que simplesmente chegar la como se nao tivesse visto a presença dela, a garota me olhou feio e foi pra outro canto fotografar... mas as vezes temos que fazer isso, se eu nao tivesse o registro daquele momento nao seria interessante pro job
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #42 Online: 15 de Outubro de 2013, 22:19:25
Em show eh diferente. O evento eh para o publico curtir e nao para a banda celebrar um dia unico na vida deles, que nesse caso esta trabalhando. Se o evento nao tiver espaco para fotografos e demais profissionais e vc tiver que fotografar no meio do publico vc vai ter que aguentar o publico sem reclamar. Se alguem quiser entrar na sua frente e fotografar com um celular vc pode ate tentar pedir licenca mas se a pessoa nao quiser te dar espaco vc nao pode ficar reclamando com a pessoa que pagou para curtir o evento e que tambem nao quer fotografar e nao quer perder as cenas.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 16 de Outubro de 2013, 13:43:05
Olha o que eu achei no face:
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1378433_602461663144087_1542605332_n.jpg
Tá no perfil de um rapaz chamado Jivago Sales.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #44 Online: 16 de Outubro de 2013, 13:45:51
Olha o que eu achei no face:
Tá no perfil de um rapaz chamado Jivago Sales.

 :no: :no: :no:

Totalmente sem noção!!
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 13:46:20 por alexandreranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________