Autor Tópico: Simplicidade e a rua  (Lida 2304 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2013, 03:04:39
Putz ... você está escaneando com EPSON ????? Rapaz, busca algo profissional de ocasião. Eu já vi em ebay.de leilão de scanner cilíndrico terminar a 1 EUR !!!!! Busca:

Dainippon Screen Agfascan Crosfield Heidelberg Scitex Howtek Imacon ...
As fotos scaneadasnao sao para impressao mas apenas para compartilhar na internet. Nao tenho intencao de jogar na internet fotos de alta qualidade.

O resultado final eh a impressao tradicional. Por isso, se alguem realmente quiser ver o melhor da qualidade e do resultado reta que ver minhas fotos impressas tradicionalmente.


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2013, 12:48:10
O meu comentário era somente sobre a disponibilidade de material, seja filmes, papéis, química, ampliadores ou scanners, coisas que não se encontra no Brasil. Não falava de atitude fotográfica.

Por exemplo: em Barcelona eu tenho um AGFASCAN XY-15 (Lanovia C550) que me custou 100 EUR (300 Reais) e um ampliador Durst G139 que também me custou o mesmo.

São equipamentos que não existem no Brasil. E para quem gosta da fotografia analógica são equipamentos incríveis.

Boas fotos!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:02:18
O meu comentário era somente sobre a disponibilidade de material, seja filmes, papéis, química, ampliadores ou scanners, coisas que não se encontra no Brasil. Não falava de atitude fotográfica.

Por exemplo: em Barcelona eu tenho um AGFASCAN XY-15 (Lanovia C550) que me custou 100 EUR (300 Reais) e um ampliador Durst G139 que também me custou o mesmo.

São equipamentos que não existem no Brasil. E para quem gosta da fotografia analógica são equipamentos incríveis.

Boas fotos!
AH ta, entendi.

Eu ouvi dizer uma vez que no suldeste da Asia existem muitos fotografos e cineastas ainda trabalhando com filmes. Mais do que digital ate. Diferente do ocidente onde od fotografos e producoes cinematograficas digitais dominaram o mercado todo. Existem tambem muitas empresas no oriente que fabricam filmes modernos e quimicas. Eu nao sei quanto a qualidade mas acredito que muitas sejam boas.

Isso sao coisas que ouvi dizer pq eu nunca estive la para confirmar. Mas eu conheco 2 indianos que estao no meu Facebook que colocaram online fotos do casamento e de familia feitas por um profissional. Eu nem precisei perguntar para saber que foram feitas com filmes. Estava obvio. E a qualidade excelente.

Eu acredito que se as lojas brasileiras fossem atras desses filmes indianos, etc, conseguiriam filmes de qualidade bem mais baratos do que os fabricantes Japoneses, Europeus e Americanos.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:12:16
Fotos de rua são fotos de rua em qualquer lugar do mundo.

Essas, em particular, não gostei muito. Não tem alguma coisa que me prenda, que me faça reparar em algum detalhe específico.

Sobre o scan: o V500 é um bom scanner se usado corretamente. Já tentou usá-lo com o VueScan?

Ah... aquela mancha de avanço nas primeiras fotos matou hein?

Outra coisa: 8 euros num HP5? É o equivalente a 25 reais, mais ou menos! Aqui nego vende HP5 a 40 reais! E em lugar barato ainda!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:22:34
Eu não vejo vantagem comprar no comercio local. Ainda mais tendo à disposição os melhores correios do Mundo (Alemanha) !!! Na Europa eu compro tudo por Internet e em geral recebo dois dias depois. Barbada. E o frete intranacional é muito barato.

O Epson com VUESCAN ou com SILVERFAST continua sendo um hardware medíocre (apesar do software ser bom). E com tanto equipamento barato e muito superior à venda vejo um pouco desperdício seguir trabalhando com epson. Um scanner profissional usado por aí pode custar menos que um epson novo !!!


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:28:15
O comentário que fiz sobre o trabalho do "C R O I X" era mais sobre as fotos que vi no site, não necessariamente as três aqui postadas, se bem que a terceira foto agrada bastante.

Também ouvi falar sobre esse renascimento da fotografia analógica em países orientais, sobretudo na fotografia de rua. Há gente muito fera por lá e a disponibilidade de filmes, papéis e química parece ser abundante. Eu estou comprando filmes da Tailândia agora. Em pequenas quantidades para não dar problema com a RF.

=)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:38:23
Eu nao tenho preocupacao com a qualidade do scan. Eu teria se o ojetivo fosse imprimir fortos scaneadas ou sei la. A intencao do scan eh so para dar uma ideia da imagem ate mesmo pq nao importa o quanto bom seja o scaneamento, ao digitalizar mais ou menos da qualidade eh sempre perdida. O meu investimento no melhor esta nas impressoes tradicionais que faco.

@Dimigobbo,
Essa mancha nas primeiras fotos sao do calcio da agua. Eu gosto das manchas nas minhas fotos de rua. Algumas fotos eu uso filtro sujo para denegrir mais a imagem, outras eu arranho o filme. Quando eu quero filme (imagem) limpinha eu uso agua destilada na revelacao e lavagem.

Eu nao sei se vc chegou a ver as fotos desse topico : http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93641.0

Todas arranhadas e sujas. Eu adoro.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:41:35
Não tinha visto não.

Achei que a mancha ali era mesmo de avanço.
Eu, particularmente, prefiro fotos mais limpas. Mesmo as de rua.

Quando faço, tento deixaá-las o mais limpas possível. Nâo controlo o processo todo de revelação e scan, por isso nunca ficam 100%, mas não curto sujeita não. Parece desleixo. Sei lá. Coisa minha mesmo.

Não tinha visto esse outro tópico.

Que mal lhe pergunte: que parte da europa vc mora?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:44:32
Moro proximo de Freiburg, Suldoeste da alemanha.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #24 Online: 15 de Outubro de 2013, 14:19:48
Eu acho que tem diferenca onde se faz a foto de rua sim.
Tem lugares que as pessoas nao estao acustumadas a serem fotografadas e sao menos simpaticas, outros que quando veem uma camera nao conseguem nao notar-la e ate fazem pose, ja no Brasil acho a fotografia de rua super complicada, talvez pq sou mulher e pequena ainda, fico numa paranoia total com camera na rua no Brasil, medo mesmo, eh horrivel a experiencia (sozinha, como posso fazer nos outros lugares, tranquila). Acho a europa e todos outros paises de 1 mundo milhoes de vezes mais facil e tranquilo por todos motivos citados acima.
So minha opiniao. :)

Ah, e as fotos achei lindas todas e dos outros topicos tb, principalmente aquele sr no cafe.
abcs
« Última modificação: 15 de Outubro de 2013, 14:20:57 por carolinaacastro »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 15 de Outubro de 2013, 22:28:41
Quando eu comecei com fotos de rua eu achava dificil fazer fotos em qualquer lugar. Mas tive que mudar minha atitude para ficar facil fazer fotos em qualquer lugar.

Para fazer fotos de passos, pernas, bicicletas e pessoas andando, com frequencia eu sento em algum lugar na rua e fico esperando alguma perna interessante passar, ou alguma bicicleta legal. O fato eh que as pessoas que estao em volta ao me ver fotografar comecar a me olhar com suspeitas. Muitas vezes passam mulheres com mini saia e eu fotografando as penas delas e elas pensando que eu sou um tarado tentando fotografar o que esta de baixo da saia delas (o que nao eh o caso). As vezes quando peco a alguem se posso fazer um retrato delas eu ouco um "nao" e vejo a cara feia deles, ou sou ignorado. O fato eh que, para poder fazer minhas fotos eu tenho que ignorar todos esses julgamentos, caras feias e rejeicoes. O meu objetivo nao eh ser aceito, nao eh provar nada a ninguem e nem agradar ninguem, mas sim ir atras das minhas fotos, registrar cenas, locais, cultura, a identidade da rua, etc.


Faz difereca se a pessoa usa uma camera gigante e umatele lente e fica desfilando com ela na rua e apontando para as pessoas. Isso chama a atencao mesmo.

Mas com uma camera apropriada para fotografar na rua e uma 50mm ou wide, ninguem ninguem esta te vendo com uma camera, ela esta dentro da sua jaqueta e vc eh so mais um no meio darua. Quando vc ve uma cena perto de vc "paw" vc faz a foto.

Existem diferentes reacoes de diferentes culturas, mas tudo depende de como vc se aproxima. Nao importa onde vc fotografe sempre vai ter pessoas que vao fiar incomodadas, sempre vao ter pessoas que vao reclamar, e sempre vao ter pessoas que vao posar para a foto.

Com o tempo vc aprende a ver se o momento, a cena e a pessoa sao favoraveis para fazer a foto. Na Aalemanha as pessoas se sentem muito incomodadas em serem fotografadas. Sao Muito fechadas, etc. De certa forma eh ate ilegal. Mas na pratica nao vejo diferenca nenhuma de qualquer outro lugar.

Como eu disse, as fotos que postei aqui e nos demais topicos poderiam ter sido feitas em qualquer lugar do mundo. Eu tambem sou pequeno e sou fracote.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 16 de Outubro de 2013, 09:26:55
Concordo com vc Croix.
Quando faço fotos na rua tbm não ligo muito pro que os outros pensam. Só fico esperto com nego reclamando.
Mas, tem sim diferença de reação entre o pessoal aqui no Brasil e fora. Ano passado dei uma volta em Madrid e andei com a câmera o tempo todo. O pessoal nem viu. E não fiquei só nos pontos turísticos. Metrô, ônibus, restaurantes, cafés. Todos os lugares. Aqui, ao andar com uma câmera maior que um celular, nego já olha torto.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #27 Online: 16 de Outubro de 2013, 10:53:50
O meu medo no Brasil nao eh que das pessoas fotografadas e sim dos ladroes. Se vc nao sabe disso, deve fazer muito tempo que nao vem ao Brasil.
O pior nao eh so levarem o equipamento e sim te machucarem ou pior. Eh uma coisa bem real aqui.
E quanto a lugares diferentes, me refiro a lugares diferentes de verdade, nao lugares com a cultura europeia como padrao (como eh a maioria do mundo hoje infelizmente) me refiro a  ilhas da oceania ou partes remotas da Asia (verdade que nesses lugares que me refiro as "ruas" nao sao bem ruas.  :D, mas mesmo assim ainda mantenho minha posicao, fazer foto de rua na europa, states, australia eh bem diferente do que varios outros lugares mais suspeitos.
Mas usarei algumas dicas p tirar retratos na cara dura em lugares colonizados ou propria europa. Isso de sentar na rua e esperar eu tambem faco.  :assobi: :D
Mas confesso que ainda me falta perder um pouco a vergonha em lugares com espaco limitado ex. denovo aquela foto do tio no cafe, adorei muito ela.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 10:54:23 por carolinaacastro »


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #28 Online: 18 de Outubro de 2013, 19:15:13
belos registros.