Autor Tópico: Sincronização do Flash  (Lida 9432 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2013, 18:06:43
Pode. Usa a opção 2 acima :)

Exato. Com mais um ND de boa qualidade ganha uns 3, 4 stops e não precisa usar o fim da lente (f/16 ou 22 da vida, que não apresenta boa qualidade - a não ser numa macro).
f/11 + ND 4 stops, ISO 100 ou 50, 1/200 deve conseguir algo, mas não querendo ser chato, acredito que não vai funcionar pra situação que quer. Dificilmente vai conseguir subexpor a ponto de apenas o flash marcar a imagem no ambiente onde um pássaro aparece. Normalmente é na rua e está bastante claro, então mesmo em f/22 com um ND na frente, 1/200 em ISO 100 ainda vai te dar bastante luz ambiente, o que vai gerar o borrão no pássaro.

Auto FP seria a única coisa pra isso aí.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2013, 19:42:26
Pode. Usa a opção 2 acima :)

Sério, às vezes tenho a nítida impressão que gastamos nossos dedos à tôa por aqui... o caras não lêem as respostas :P
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2013, 20:32:57
Quando estou com o flash externo, evito usar velocidades maiores do que 1/100, ainda mais se estiver em um ambiente escuro pois quanto maior a velocidade, menos luz ambiente (no background principalmente) você registrará o que dará uma maior impressão no uso do flash.
Portanto, não vejo necessidade de velocidades de sincronização maiores do que 1/200.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2013, 21:36:51
Sério, às vezes tenho a nítida impressão que gastamos nossos dedos à tôa por aqui... o caras não lêem as respostas :P

De fato... Ainda não desisti, mas com o tempo a gente cansa...
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 21:37:07 por jauvane »
JVc.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2013, 22:28:13
Quando estou com o flash externo, evito usar velocidades maiores do que 1/100, ainda mais se estiver em um ambiente escuro pois quanto maior a velocidade, menos luz ambiente (no background principalmente) você registrará o que dará uma maior impressão no uso do flash.
Portanto, não vejo necessidade de velocidades de sincronização maiores do que 1/200.

tsouto, deve ter deixado passar a necessidade específica do colega, então vou resumir. Ele quer congelar o movimento das asas de um beija-flor.

1/200 não chega nem perto disso, já que o bichinho bate muito rápido. Aqui o caso é muito diferente de uma situação convencional. A ideia que o colega jauvane deu é a mais plausível com base no equipamento atual do forista, porém meus comentários seguintes falam sobre o meu pensamento à respeito da situação.

Se, durante o dia eu estivesse com minha câmera faria um teste no quintal, com a luz "normal" de um céu aberto pra confirmar, mas acho que realmente f/16, ISO 100 e 1/200 não deixam a cena completamente escura para que a única coisa a marcar a foto seja um flash, que pisca acima de 1/4000 (a duração da piscada depende muito do modelo do flash). Ah, e precisaria de um SB-900 ou 910 da vida em full power pra fazer isso, ainda mais se estiver a uma boa distância (isso se ele der conta, se não vai precisar de dois ou mais SBs).


Gustavo Rangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #20 Online: 18 de Outubro de 2013, 08:42:48
Obrigado a todos pelos comentários. Fiquei totalmente decepcionado com o equipamento que comprei por causa desta limitação. Conseguia fazer fotos tranquilamente com uma sony hx1, me empolguei e comprei a Nikon D5200, pensando que poderia tirar a mesma foto com mais qualidade por causa do sensor maior . Pena. Mas os comentários somaram-me conhecimento, de qualquer forma a gratidão fica a atenção imediata do forum.
Aos amigos que postaram que não respondi, não se sintam desprestigiados, eu viajei e fiquei sem poder acessar aqui. Muito obrigado mesmo.   :clap:


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Outubro de 2013, 10:00:00
Obrigado a todos pelos comentários. Fiquei totalmente decepcionado com o equipamento que comprei por causa desta limitação. Conseguia fazer fotos tranquilamente com uma sony hx1, me empolguei e comprei a Nikon D5200, pensando que poderia tirar a mesma foto com mais qualidade por causa do sensor maior . Pena. Mas os comentários somaram-me conhecimento, de qualquer forma a gratidão fica a atenção imediata do forum.
Aos amigos que postaram que não respondi, não se sintam desprestigiados, eu viajei e fiquei sem poder acessar aqui. Muito obrigado mesmo.   :clap:

Faz parte. É a clássica compra compulsiva pela câmera mais recentemente lançada ao invés daquela meio sem graça que já tá no mercado há algum tempo e que os profissionais usam e aprovam.

Diversos tópicos aqui indicam a compra de uma D7000 ao invés das D5X00 (eu, particularmente, sou totalmente contra essas câmeras de entrada por causa dessas decepções como a tua), mas o pessoal se apega a detalhes que não serão visíveis na imagem final como "sensor 1 ano mais novo que o da D7000", e não a recursos uteis no dia a dia como Auto FP, AF Fine Tune dentre outros.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Outubro de 2013, 12:01:25
O que não entendo é a D5200 não ter a capacidade de fazer High Speed Sync (Auto FP), até minha Rebel XSi tinha  :shock:
« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, 12:01:57 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Outubro de 2013, 12:24:27
É estranho... Depende mais do flash que da câmera em si... Cheira a restrição por motivo comercial e não técnico...
JVc.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 18 de Outubro de 2013, 14:45:59
Cheira a restrição por motivo comercial e não técnico...

Com certeza! Todas essas de entrada têm funções capadas pra não concorrer com as mid range. O mesmo que a D600, com o shutter de 1/200, 39 AF points e a ausência de botões dedicados. Se melhorar essas coisas, vira uma D800.


Licléia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #25 Online: 19 de Abril de 2016, 11:28:54
Estou exatamente com o mesmo problema! Comprei a D5200 e o SB 910 para fotografar beija-flores, sem saber do sincronismo com o Flash. Às vezes precisamos só de um pouquinho do flash e na velocidade 1/200 a asa não congela. A D7100 tem sincronismo de flash em alta velocidade certo?
« Última modificação: 19 de Abril de 2016, 11:51:26 por Licléia »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #26 Online: 19 de Abril de 2016, 12:37:25
Sério, às vezes tenho a nítida impressão que gastamos nossos dedos à tôa por aqui... o caras não lêem as respostas :P
eu ja penso diferente,tem gente que insiste em queimar etapas!!!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II