Autor Tópico: Como aumentar o número de DPIS de uma imagem  (Lida 54254 vezes)

bjvsm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 08 de Agosto de 2006, 14:53:06
Gente por favor estou mt nervosa, preciso enviar uma arte minha pra uma empresa só que me informaram que a imagem precisaria estar com no mínimo 300dpis pra impressão quando fui conferir o número de DPIS da minha imagem só tinha 96, por isso preciso da ajuda de vcs por favor me ajudem. Como faço para transformar  uma imagem de 96 DPIS para 300? Já perguntei para tds os meus amigos e ninguem soube me responder por recorri ao forum, por favor me ajudem estou desesperada.


invasor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
    • http://www.inva.com.br
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2006, 15:47:26
Vou te repassar exatamente o que os caras que faziam fotolito pra mim me passaram.

Você usa o corel?

Se for o corel, melhor ainda! O Corel tem uma opção no menu [BITMAP]->[RESAMPLE]

selecione sua foto no corel, e clique em Bitmap->Resample

Agora escolha os dpi`s que deseja. Sua arte terá os dpis necessários sem problemas.


Você usa o Photoshop? (deve usar)

Só ir em image-> Image Size: colocar os dpis que te pediram para ter como mínimo (provavelmente 260 ou 300 dpis)

Se usar outro programa, mude no photoshop antes de importá-las no seu programa.

Ou, se isso não ajudou de forma alguma, leia o e-book que o Pictus vai te passar no tópico abaixo..

heuehueh

Espero ter ajudado!
By Invasor

msn/email: inva@realmidia.com.br
site: www.inva.com.br


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2006, 17:53:02
Que empresa e essa que não sabe ajustar os DPI para o valor correto do sistema de impressão deles?

Uma imagem digital (foto) NÃO tem DPI.

DPI (Pontos por Polegada) e uma caracteristica do dispositivo de impressão, monitor, impressora, imageseter, mini lab, etc.

O que a empresa deveria alegar (se for o caso) e que a imagem envidada não tem pontos suficentes para imprimir no tamanho desejado a 300DPI sem que ocorra perda de qualidade.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2006, 18:28:28
Meu conselho: se for possível, procure outra empresa :)

 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2006, 03:35:40
Empresa fajuta... Acho que deram a pior resposta possível pro cliente. Que dissessem que a resolução é insuficiente pra aquele tamanho, ou que a qualidade será sacrificada (caso interpolem portanto), se realmente é o caso. Mas daí a dizer que "a imagem tem DPIs insuficientes", é uma afirmação no mínimo incorreta, e que só vai causar confusão mesmo.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2006, 09:56:26
Citar
imagem precisaria estar com no mínimo 300dpis pra impressão quando fui conferir o número de DPIS da minha imagem só tinha 96

Para impressão gráfica é necessário os 300dpi e a empresa pode pedir que venha pronta sim.
Faz o seguinte no PS., abra a imagem vá em image/image size, no pop-up que abre desmarque resample image e coloque 300 em resolution.
A imagem será convertida para os 300 dpi, no entanto o tamanho físico diminui bastante.
Agora vc tem que fazer o seguinte: abra de novo o image size, marque Bicubic Smooter em resolution e Percent em Pixel Dimensions. Aumente em 10%, ou seja, coloque width em 110, dê OK.
A imagem interpola em 10%, vá repetindo até chegar no tamanho desejado sabendo que quanto mais fizer este procedimento, a imagem vai degradando.
Quando chegar em um tamanho satisfatório a imagem pode estar desfocada, então vá em filtro e aplique Unsharp Mask com um valor que melhore o resultado sem criar halos nos contornos.

 


Léo Guimarães

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 791
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2006, 11:00:28
Bom,

Partindo da suposição que você vai fazer um "rezize" de uma foto
digital:

- No Photoshop, vá em imagem > tamanho da imagem
- Nessa janela, na parte tamanho do documento você fará o
seguinte: divide a medida de um dos lados da foto por 3 e
reduz a foto proporcionalmente já colocando os 300dpi na
resolução.

Ex: Temos uma foto 30x60cm com 72dpi

Divide 30cm por 3 = 10cm, então a foto vai ficar com 10x20cm
Você deve colocar esse valor no espaço correspondente na janela
e no espaço do dpi colocar 300. Depois é só aplicar.

Agora sua foto está pronta para ser impressa em qualquer tipo
de peça gráfica. Espero ter sido claro e ajuda-la.

Abração.
Léo Guimarães
Belo Horizonte - MG
leoguimaraes.com