Autor Tópico: Câmeras Nikon com AF  (Lida 2726 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Outubro de 2013, 15:19:54
Buenas, povo!

Tenho Nikon digital e algumas objetivas AF-S e AF-D, então pensei em um corpo Nikon de filme que suportasse essas objetivas (atualmente tenho Canon FD e a falta de AF me proíbe de usar as grandes aberturas da 50mm f/1.4 e 135mm f/2.8).

Qual o mapa da mina? "Aquela câmera tal não compra que é difícil de encontrar manutenção quando quebra". "Aquela outra que tem muito o probleminha X depois de Y anos..." enfim, vocês entenderam.

Braga, AFShalders e demais dinossauros, cuspam aí! :)


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:37:46
  • Nikon F100
  • Nikon F5

Excelentes opções. Mas deve haver mais, sei lá.

---------------------------

Editando o post pra dizer também que, eu acho!, a N80 pode entrar nessa lista com medalha de honra. Ela não faz feio, não.

A Nikon F5 é um monstro, eu sei: pesada a grandona. Mas é uma puta câmera. Sou suspeito pra opinar porque tenho uma, mas...
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 15:43:31 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:45:47
Outra que já foi um sonho pra mim é a Nikon F6: http://www.kenrockwell.com/nikon/f6.htm

Disse "já foi", pois a realidade de preço dela está absurdamente fora do meu alcance e intenção de gasto. Engraçado é saber que ainda hoje ela é fabricada.
-22.352971,-48.775582


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:53:00
Outra que já foi um sonho pra mim é a Nikon F6: http://www.kenrockwell.com/nikon/f6.htm

Disse "já foi", pois a realidade de preço dela está absurdamente fora do meu alcance e intenção de gasto. Engraçado é saber que ainda hoje ela é fabricada.

Lindona mesmo, mas muita grana.

Duzentas pratas me parece estar valendo por essa aqui: http://www.ebay.com/itm/Nikon-F100-35mm-SLR-Film-Camera-Body-Made-in-Japan-From-Japan-/171149655972


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:59:41
Lindona mesmo, mas muita grana.

Duzentas pratas me parece estar valendo por essa aqui: http://www.ebay.com/itm/Nikon-F100-35mm-SLR-Film-Camera-Body-Made-in-Japan-From-Japan-/171149655972

Sim, essa F100 é uma baita câmera. Essa aí deve chegar no Brasil por uns R$ 770,00. Não sei falar se tá bom ou ruim, tô por fora. Mas em termos de equipamento, pode ir de olho fechado.

O valor acima considera que ela possa ser tributada. Se passar batido, coisa que eu faço muito difícil por estar vindo do Japão, então sairia por R$ 490,00. Mas repito, acho bem difícil entrar no Brasil sem imposto.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
-22.352971,-48.775582


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:03:50
Tenho a impressão que a F5 é melhor que a F6... outra opção é a F4 que tem a vantagem de permitir o uso do anel de diafragmas (para os antigos). Infelizmente a Nikon não fez a F5 pensando nisso. Nem a D2x (digital). Depois mais tarde mudou de opinião e na D3 (digital) voltou a permitir o uso do anel de diafragmas (há que configurar nos menus para ativar essa opção). A F5 é muito igual às Nikons profissionais digitais (D2X D3 D3S etc). Acho que é a câmera mais avançada da Nikon para 135. Há duas a venda aqui no fórum. Uma delas está reservada. Sobra uma outra mais nova (e mais cara) com caixa completa!!!


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:08:31
A F100 é a irmãzinha da F5. É mais lenta (menos disparos por segundo), tem o auto-foco mais lento também e menos autonomia da bateria (pilhas). A F5 ainda têm um sistema de baterias de melhor performance como acessório. E deve ter alguma vantagem a mais como tracking para auto-foco etc, mas não sei detalhar. É basicamente a mesma comparação da D700 com a D3.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:08:51
Tenho uma Nikon U, esse é o nome no Japão da N65/F65.

Quanto ao AF, funciona com as AF-D (usei minha 50mm 1.8D), e funciona com as AF G(sem o anel de seleção de abertura).

Testei tb (mas sem filme) e funcionou (fez foco automático), a AF-S 18-55mm DX. Não sei qual seria o resultado no filme, mas acho que teria uma bela borda arredondada!! Portanto acredito que a AF-S que seja FX funciona perfeitamente nela.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:15:15
Já ouvi falar que a Nikon F5 tem um único, mas grave defeito.

O tal defeito pode ser descrito assim: SE VOCÊ PEGAR NAS MÃOS, CERTAMENTE VAI QUERER COMPRAR UMA. Mesmo que não possa ($$$) ou não precise de uma, assim mesmo você vai querer comprar essa danada.

E, confesso, isso aconteceu comigo.   :assobi:

 :hysterical: :hysterical:
-22.352971,-48.775582


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:39:08
Já ouvi falar que a Nikon F5 tem um único, mas grave defeito.

O tal defeito pode ser descrito assim: SE VOCÊ PEGAR NAS MÃOS, CERTAMENTE VAI QUERER COMPRAR UMA. Mesmo que não possa ($$$) ou não precise de uma, assim mesmo você vai querer comprar essa danada.

E, confesso, isso aconteceu comigo.   :assobi:

 :hysterical: :hysterical:

Droga, Braga! Tu tem tudo que é câmera de filme que eu já ouvi falar na vida! A D3 de filme ali achei linda, mas é muita grana.

E sim, Japão é complicado de não tributar. Comprei objetiva de lá e tributou. O que eu havia pago 600 reais saiu por 1.000 no fim das contas.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:47:06
A F100 é a irmãzinha da F5. É mais lenta (menos disparos por segundo), tem o auto-foco mais lento também e menos autonomia da bateria (pilhas). A F5 ainda têm um sistema de baterias de melhor performance como acessório. E deve ter alguma vantagem a mais como tracking para auto-foco etc, mas não sei detalhar. É basicamente a mesma comparação da D700 com a D3.

Rapaiz, 5 FPS em filme eu acho uma loucura! Imagina, 7 segundos e torrou os cartuchos! :shock:

Tenho uma Nikon U, esse é o nome no Japão da N65/F65.

Quanto ao AF, funciona com as AF-D (usei minha 50mm 1.8D), e funciona com as AF G(sem o anel de seleção de abertura).

Testei tb (mas sem filme) e funcionou (fez foco automático), a AF-S 18-55mm DX. Não sei qual seria o resultado no filme, mas acho que teria uma bela borda arredondada!! Portanto acredito que a AF-S que seja FX funciona perfeitamente nela.

Aí sim, hein! Com 50 pratas se compra uma em bom estado. Gostei! :)


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:52:44
Tenho uma Nikon U, esse é o nome no Japão da N65/F65.

Quanto ao AF, funciona com as AF-D (usei minha 50mm 1.8D), e funciona com as AF G(sem o anel de seleção de abertura).

Testei tb (mas sem filme) e funcionou (fez foco automático), a AF-S 18-55mm DX. Não sei qual seria o resultado no filme, mas acho que teria uma bela borda arredondada!! Portanto acredito que a AF-S que seja FX funciona perfeitamente nela.

Me fale mais sobre a diferença dos nomes N65 e F65. Pelo que vi, a N65 não existe na cor preta, enquanto a F existe. Uma é mais antiga que outra ou algo do tipo?


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2013, 08:27:14
Me fale mais sobre a diferença dos nomes N65 e F65. Pelo que vi, a N65 não existe na cor preta, enquanto a F existe. Uma é mais antiga que outra ou algo do tipo?

A diferença de nome, até onde eu sei, é apenas mercadológica. É chamada N65 nos EUA e F65 no restante do mundo (exceto o Japão, onde é chamada de U). A N65 também existe na versão preta.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2013, 10:14:44
A diferença de nome, até onde eu sei, é apenas mercadológica. É chamada N65 nos EUA e F65 no restante do mundo (exceto o Japão, onde é chamada de U). A N65 também existe na versão preta.

Obrigado, FMSalles! :ok: