Autor Tópico: Dúvida sobre filtro polarizador  (Lida 2229 vezes)

fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Online: 15 de Outubro de 2013, 13:39:07
Pessoal, eu, como a maioria dos inciantes e não tendo muita verba, possuo uma T2i com a lente 18-135 e uma 50mm 1.8.

Estou pesquisando para comprar um filtro polarizador. Muitas oportunidades que tenho de fotografar são em momentos com muito sol, muito reflexo...enfim...o CPL me ajudaria a evitar reflexos e também a diminuir uns 2 pontos de luz.

Em qual lente seria o melhor? A pergunta pode ser meio boba, mas a questão é que, ao comprar para a 18-135, estaria com um filtro para uma gama maior de distancias focais. No entanto, a qualidade da lente é inferior e assim que eu migrar para uma FF, essa lente será vendida (pois é EF-S).

O que vocês recomendam? E em quais lojas além da AngelFoto eu poderia encontrar tais filtros? Em relação a marca, a Hoya é a melhor mesmo?

Muito obrigado.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:54:32
assim que eu migrar para uma FF, essa lente será vendida (pois é EF-S).
Se você está com essa preocupação, então compra um filtro 77mm ou 82mm e usa adaptador...

Se é a melhor eu não sei, mas tenho um Hoya e é muito bom.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2013, 14:07:15
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2013, 19:48:40
Pessoal, eu, como a maioria dos inciantes e não tendo muita verba, possuo uma T2i com a lente 18-135 e uma 50mm 1.8.

Estou pesquisando para comprar um filtro polarizador. Muitas oportunidades que tenho de fotografar são em momentos com muito sol, muito reflexo...enfim...o CPL me ajudaria a evitar reflexos e também a diminuir uns 2 pontos de luz.

Em qual lente seria o melhor? A pergunta pode ser meio boba, mas a questão é que, ao comprar para a 18-135, estaria com um filtro para uma gama maior de distancias focais. No entanto, a qualidade da lente é inferior e assim que eu migrar para uma FF, essa lente será vendida (pois é EF-S).

O que vocês recomendam? E em quais lojas além da AngelFoto eu poderia encontrar tais filtros? Em relação a marca, a Hoya é a melhor mesmo?

Muito obrigado.

Compra para a 18-135. Ofiltro de 67mm é útil em MUITAs lentes Canon (exemplos seriam a 70-200 F4L, 100 f2.8L. Ademais, podes comprar um adaptador 52mm->67mm e usar o filtro 67mm na 50mm f1.8.
JVc.


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2013, 12:54:27
Obrigado pessoal!

Eu não sabia da existência de um adaptador. Sendo assim, acho que o certo mesmo é comprar o de 67mm. Agora, outra dúvida que me surgiu, é em relação aos preços.

Na Angel Photo, 2 CPL de 67mm da mesma marca (Hoya ou Kenko), custam até 60 reais a mais. O que muda? É para algum uso especial?

Agradeço novamente.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2013, 15:27:51
Em relação a marca, a Hoya é a melhor mesmo?

"O melhor" é bem relativo, mas existem outras marcas top nessa área, melhor reconhecidas até que Hoya. Hoya tem um bom custo x benefício em termos de preço x qualidade.

Uma das mais faladas em qualidade é a alemã B+W. O preço é mais salgado também. Para o seu uso, o Hoya mais barato (tenho um) dá e sobra.

Na Angel Photo, 2 CPL de 67mm da mesma marca (Hoya ou Kenko), custam até 60 reais a mais. O que muda? É para algum uso especial?

Alguns filtros são de uma linha superior. Têm mais e melhores camadas de coating. Normalmente a regra do "mais caro = melhor" é válida a filtros.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 15:30:54 por lestevaos »


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2013, 08:27:40
Obrigado pelas respostas! :D

Em realação aos filtros com mais "coating"...andei vendo algumas linhas de filtro da Hoya, e existe problema, no filtros mais baratos com reflexos? Criando aquele ponto branco na foto, como em filtros UV de má qualidade...

Agradeço novamente.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2013, 09:51:37
Obrigado pelas respostas! :D

Em realação aos filtros com mais "coating"...andei vendo algumas linhas de filtro da Hoya, e existe problema, no filtros mais baratos com reflexos? Criando aquele ponto branco na foto, como em filtros UV de má qualidade...

Agradeço novamente.

Polarizadores servem também para tirar reflexos, então não entendi muito bem a sua questão.

Fora ela, voltando ao assunto geral, eu gostaria de te indicar estudar um pouco mais sobre filtros antes de gastar dinheiro, para não aprender sobre eles e depois descobrir que fez a escolha errada (embora eu acho que isso dificilmente vai acontecer se comprar o CPL Hoya comum).

Do jeito que está indo, está querendo comprar um Porsche, um Audi ou uma Ferrari antes mesmo de saber dirigir.


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2013, 11:57:50
Tenho estudado um pouco de filtros, principalmente o CPL e seu funcionamento. Minha duvida dos reflexos não é em relação ao reflexo de objetos não metálicos, e sim o reflexo semelhante ao que alguns filtros UV sem qualidade geram entre o filtro e o elemento frontal da lente.

O raio entra pelo filtro, rebate no elemento frontal e reflete no interior do filtro, causando uma mancha branca na imagem.


Mas pelo que você respondeu, acredito que não há problemas...foi só um estranhamento em relação a grande diferença de preço entre filtros CPL de mesma marca e mesmo diâmetro.

Muito obrigado pela atenção!
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2013, 12:07:32
Tenho estudado um pouco de filtros, principalmente o CPL e seu funcionamento. Minha duvida dos reflexos não é em relação ao reflexo de objetos não metálicos, e sim o reflexo semelhante ao que alguns filtros UV sem qualidade geram entre o filtro e o elemento frontal da lente.

O raio entra pelo filtro, rebate no elemento frontal e reflete no interior do filtro, causando uma mancha branca na imagem.


Mas pelo que você respondeu, acredito que não há problemas...foi só um estranhamento em relação a grande diferença de preço entre filtros CPL de mesma marca e mesmo diâmetro.

Muito obrigado pela atenção!

Entendi. Realmente não dá pra comparar esses filtros de baixa qualidade com algo do nível Hoya.

Enfim, como falei, tenho o mais simples Hoya CPL (ND e UV também) e nunca me causou problemas. Indico comprar o mais simples. Mais tarde, caso descubra que ele não te atende, você parte pra um de linha superior e vende o primeiro aqui no fórum mesmo. Pra 95% das pessoas te digo que ele serve muito bem.

A foto abaixo, por exemplo, foi feita usando esse CPL pra escurecer o céu e dar velocidade de sincronia com o flash. Visto que ele baixa uns 2,3 stops da exposição, serve como multiuso pra essas situações.



fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2013, 12:12:08
Primeiramente, parabéns pela imagem. Muito bem executada!

Obrigado pelas respostas, realmente, agora, a melhor opção será um filtro mais barato até para aprender a usar o mesmo, e o de 67mm por ser possível utilizar o adaptador e experimentá-lo em várias distâncias focais.

Gosto também da solução de filtros Cokin, mas agora não será necessário.

Agradeço novamente a atenção!

Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2013, 14:33:18
Primeiramente, parabéns pela imagem. Muito bem executada!

Obrigado pelas respostas, realmente, agora, a melhor opção será um filtro mais barato até para aprender a usar o mesmo, e o de 67mm por ser possível utilizar o adaptador e experimentá-lo em várias distâncias focais.

Gosto também da solução de filtros Cokin, mas agora não será necessário.

Agradeço novamente a atenção!

Obrigado! :)

Também acho legais, porém os Cokin originais são difíceis de se achar e caros. Acho mais prático pra quem fotografa apenas paisagem.

Qualquer dúvida, prende o grito! :ok:


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2013, 08:19:58
Obrigado! :)

Também acho legais, porém os Cokin originais são difíceis de se achar e caros. Acho mais prático pra quem fotografa apenas paisagem.

Qualquer dúvida, prende o grito! :ok:

Obrigado pela ajuda! Pode deixar que sempre vou estar me informando por aqui, e ajudo também dentro dos meus conhecimentos :D

Realmente, vejo muitos videos de fotógrafos de paisagens na internet e a grande maioria utilizam o sistema Cokin, realmente deve ser uma facilidade e talvez saia até mais barato no final das contas, para quem utiliza muitas primes.

Abraços.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2013, 10:30:52
O sistema cokin sai muito mais barato que comprar filtros de cada diâmetro de filtro... Compras um set ND outro ND Gradual e até um infravermelho. Existe também polarizador circular, mas este acho menos prático... Eu tinha comprado um kit ND Gradual a algum tempo e acabo de receber um kit ND e um filtro infravermelho tb. O kit serve em todas as lentes (dsde que tenhas um adaptador para cada diâmetro, mas o adaptador é muito barato). COkin é uma marca francesa, de tal modo que na França eles tem um preço ligeiramente melhor que nos EUA. Um colega francês trouxe os últimos :)  O equivalente ND sozinho para pelo menos 67 e 77mm seria já bem mais caro... Quanto ao ND Gradual, o sistema de filtro rosqueável não funciona bem, pois a linha de graduação está fixa em uma proporção de 50% do filtro. Com o cokiin dá para deslocar os filtros para cima/baixo, deixando mais ou menos área para o céu. É uma pena que no Brasil não dê para encontrar o sistema ORIGINAL em lojas do ramo. No ML em geral são cópias, que não valem a pena...
JVc.