Autor Tópico: Onde Errei?  (Lida 2372 vezes)

alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2013, 14:23:50
Canon T3i é uma Refex de entrada APS-C, até ISO 1600 é pra estar limpo, se usou ISO 800 talvez até ISO 800 seja pouco o que também ocasionaria problema devido a sub-exposição ou até mesmo deixar a imagem tremida, lembro de duas vezes que eu estava com uma compacta da Lumix e tive que usar ISO 1600 granulou um monte, na Nikon D300 ISO 3200 mal alguma coisinha de ruído, talvez seja pouco ISO
Na segunda foto o foco parece estar meio estranho!

Outra possibilidade: Talvez a câmera esteja tirando fotos em jpg baixa qualidade, ou, uma opção de controle de distorção, redução de sei lá o que possa estar interferindo diretamente no resultado final da fotografia.

E mais uma possibilidade que pensei agora: Talvez o controle de EV da câmera estava ajustado para algum valor diferente de 0, fazendo com que ele precisasse superexpor (ou até subexpor), para logo depois, a câmera processar a imagem com base no valor EV, aí acabou que ele super expunha a foto na hora do clique, e a câmera ao salvar a foto, aplicava a compensação (ou vice-versa), ocasionando ruídos.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2013, 14:31:08
pessoal,
estou passando o link das imagens originais (RAW, JPEG). A câmera está configurada para gerar os 2 arquivos.


1ª foto postada


1.a) RAW
https://www.dropbox.com/s/nqbuyihp9u3p1s7/IMG_9070.CR2

1.b) JPEG Original
https://www.dropbox.com/s/pa9z24w0v4aoyyp/IMG_9070.JPG



2ª foto postada aqui no tópico:


2.a) RAW
https://www.dropbox.com/s/jgq1nk7603hfwbw/IMG_9066.CR2

2.b) JPEG original
https://www.dropbox.com/s/sorygat31en5hgj/IMG_9066.JPG

agradeço a ajuda


R.Concon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:47:29
Amador, vc não usou a 85 f/1.8 ou a 50mm f/1.8 ? Com a abertura maior dessas lentes vc poderia ter reduzido o ISO e obtido melhor qualidade.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:50:54
Amador, vc não usou a 85 f/1.8 ou a 50mm f/1.8 ? Com a abertura maior dessas lentes vc poderia ter reduzido o ISO e obtido melhor qualidade.

pois é..
uma das falhas foi essa: ter planejado melhor qual equipamento iria utilizar.
Mas como foi um evento sem pretensões e a nível pessoal (não profissional), fui meio no improviso só com o conjunto câmera + 24-105 + flash.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:53:39
Minha t2i com ISO 800 quase não se ve ruído. Se usar flash então.

Agora... To achando que vc subexpos as fotos e quis dar uma puxadinha na pós. Ou rebateu o flash num teto alto e teve que puxar do mesmo jeito.

Não tem nada com seu equipamento. Foi erro de fotometria e ajuste mesmo. Em fereveiro fiz um aniversário com a 18-55mm da Canon e não tive esse tipo de problema de ruído que vc tá falando.

Abcs
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 16:56:00 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2013, 17:13:52
Cara, eu joguei esse RAW no LR só pra ver como ficava:

http://img21.imageshack.us/img21/3584/jf08.jpg

Achei limpinho, não sei o que você fez aí :shock: Será se adicionou muita nitidez, pode ser isso...

Mas vi no exif que você usou f/6.3, por que tão fechado? Talvez o flash tem disparado em 1/1 se estivesse em TTL pra compensar essa abertura e mesmo assim não conseguiu iluminar... EMHO não precisa dessas aberturas em eventos internos, ainda mais em lentes que já são em f/4 como essa.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2013, 20:54:01
Dei uma olhada rapidamente, acho que dá para tirar algumas conclusões:

Primeiro, esta realmente subexposto, e bastante. Na foto dos meninos tive que puxar 2/3 EV, na outra 1,5EV. Puxar digitalmente 2/3EV normalmente é pior, tratando-se de ruído, de usar ISO 1EV superior. 1,5EV então nem se fala. Se tivesse utilizado ISO 1600 provavelmente teria tido resultados melhores, principalmente na T3i que gera pouco ruído neste ISO se bem fotometrado.

Outra coisa que notei é que o foco está aparentemente errado em ambas as fotos, deixando o assunto principal sem nitidez, o que fortalece a sensação de ruído aparente. Na foto dos meninos, o foco está atrás, na escadaria verde do brinquedo. Na outra foto, o foco está na senhora e no brinquedo no primeiro plano.

Fiz um tratamento rápido só para ver como ficava. Recuperei a exposição, corrigi WB, usei o perfil de conversão "Camera Standard" (não gosto do perfil Adobe), tratei um pouco o ruído de Luma (acho até que poderia ter praticamente zerado) e apliquei um pouco de sharp. Aqui é importante ressaltar que em fotos com ruído o ideal é usar sharp com raio grande e um masking grande também para evitar que o ruído fique mais aparente. O default de sharp para retratos do LR (Amount 35, Radius 1.4, Detail 15, Masking 60) é um bom ponto de partida.

Postei as fotos no Photobucket, que redimensiona conforme sua vontade e é um matador de nitidez/plastificador. Mas dá para ter uma idéia.





Essa aqui comparada com a original



Também fiquei pensando o motivo de usar f/6.3, acho que poderia usar f/4 em ambas as fotos, principalmente se estivesse posicionado de forma diferente na foto dos meninos.

Não é grande coisa, mas espero ter ajudado.

Abçs

Alexandre
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 20:56:27 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2013, 21:06:13
obrigado a todos que ajudaram. Vou estudar detalhadamente cada opinião postada e tentar melhorar da próxima vez.
valeu  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 15 de Outubro de 2013, 20:16:00
Aldo, além de estar subexposta, a questão principal é que você pecou no foco. Esse é o principal problema pois foco não se corrige na pós.

Você poderia ter usado abertura máxima da lente (f/4.0) pois essa lente é bem nítida já toda a aberta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #24 Online: 15 de Outubro de 2013, 22:24:03
Amador 47sc dá uma olhadinha nas configurações do teu software e vê se vc não o programou para adicionar ruido (ADD NOISE) ou algum outro tipo de efeito (filtro) que manipule a luminância, nitidez, etc. :ok:. Até a minha XTI tem menos ruido  nesse ISO :D. Lembrando que a velocidade do obturador também pode interferir no ruido de acordo com as condições do ambiente  ;). Abraço.
Rapadura é doce, mas não é mole não!