Autor Tópico: aventura macro  (Lida 1026 vezes)

Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Online: 16 de Outubro de 2013, 02:42:31
Galera eu queria fazer 2 testes aqui : da minha lente Helios 44-2 e do anel reverso baioneta K / rosca 49 mm.
Essas fotos foram feitas com a lente Helios ao contrário na máquina , foi muito dificil para mim acertar o foco. Queria saber o que vcs acham e se tem alguma dica p/ melhorar a técnica.

vlw !



« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 02:43:55 por Herik »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2013, 06:15:23
Eu gostei do ar de abistracidade da primeira foto que foi reforcado pela falta de nitidez. Acredito eu que se trabalhasse melhor a composicao ficaria uma foto interessante no aspecto "abistrato" da coisa.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2013, 06:19:53
Amigo, acho que ainda não acertou o foco... Mas macro é isso aí mesmo, complicado demais... Está usando um tripé? vai te facilitar bastante a vida...

Abração
Tecpix + motorola do guga


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2013, 09:02:02
foi na unha mesmo sem tripé ..mas eu tenho tripé(s) sei lá pq não usei rssss  :doh:
bom... foi a primeira foto macro que eu fiz,  com a objeticva ao contrario na câmera e foi mesmo bem dificil acertar o foco ( se é que tem algum foco rsss )
quando ao desfocado , isso não é chique também... tipo um bokeh da foto ? eu estava usando uma helios 44-2  :hysterical:


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2013, 09:22:48
Cara, comprei um tubo extensor e dias atrás fui testar. Não sei porque mas não estava conseguindo regular a abertura da lente pra manter mais fechada. Qualquer abertura que eu colocava dava o mesmo resultado. Tudo muito soft. Ontem resolvi testar de novo. Deixei a câmera apoiada na mesa (não tenho tripé) e usei o temporizador pra não ter risco de dar nenhuma tremida. Abertura em f/11. Melhorou muuuito. Tenta fazer os testes de novo. Trava a abertura no mais fechado que puder para as condições nas quais for fotografar, tripé e temporizador. Comigo ontem deu certo . Mas te falar uma coisa... A coisa não é fácil não.. Rs


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2013, 09:41:18
Tripé não funciona na prática por vários motivos:
- Se for flor, o próprio galho da planta se move com o vento, logo o tripé não adianta muito.
- Se for inseto, ele tb se move. Se ele posar estático para ti, aproveita! Mas não esquece de agradecê-lo pela gentileza.

Em geral o que ajuda REALMENTE em foto macro é um flash dedicado especializado, pois aí o tempo de exposição pode ser muito pequeno e o que congelará a cena é o curto espaço de tempo que o flash está aceso. Com o flash dedicado o tripé deixa de ser necessário e os resultados são mais consistentes. Enquanto não há flash dedicado (e os de LED não servem, por ser muito fracos), um tripé ajuda se o objeto a ser fotografado está absolutamente estático (precisarás prender o galho da planta para que ele não se mova durante a exposição). Cso contrário, até colocares o tripé na posição adequada, o objeto já pode ter ido embora...
JVc.


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2013, 10:09:19
Bom, eu testei com uma plantinha que estava dentro de casa e absolutamente imóvel. Rs Então pra mim até que funcionou. Agora, se for insetos realmente ficaria quase impossível, a não ser que o bicho estivesse morto. Rs Eu, como já disse, não tenho maiores pretensões com macro. Como comprei o extensor só estou brincando mesmo pra ver no que dá. :) Quem sabe um dia resolvo investir nisso?? Uma coisa eu sei... Foto macro, quando bem feita, é um show a parte.


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2013, 19:18:20
realmente estava ventando um pouquinho e o galho balançando e isso foi uma das dificuldades.
acho que deveria ter fechado mais a abertura da lente tb ... acho que não fiz isso ... até pq operar ela ao contrario me confundiu um pouco .
o melhor seria testar com tripé e disparador remoto e indoor .
flash dedicado mim não ter $$$$$ agora ... mas não tenho grandes pretensões com  foto macro. isso foi apenas um teste desse adaptador reverso que comprei por engano e da lente helios.
obrigado pelas dicas !
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 19:20:43 por Herik »


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2013, 19:33:35
Faz isso Herik! Tenta dentro de casa com o tripé, já que tem, e o temporizador. Comigo, nestas condições, melhorou bastante. Não ficou soft como as primeiras. Espero que dê certo pra você também. :) O problema é quando formos tentar fazer o negócio do lado de fora e sem o flash dedicado. Vai ser um pouquinho complicado. Rs Mas faz parte da diversão.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2013, 23:57:22
Prende o galho da planta no tripé com fita crepe, imobilizando-o, mas por favor, não o corta fora :). Assim podes conseguir um resultado melhor, mesmo se houver um pouco de vento :)  usando uma abertura menor exigiria mais tempo de exposição, trazendo mais problemas de tempo longo de exposição com luz natural, mas se o objeto e cãmera estiverem bem estáticas funciona legal.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 23:58:05 por jauvane »
JVc.