Autor Tópico: Compacta boa para macro. Ajuda!  (Lida 8581 vezes)

Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #15 Online: 17 de Outubro de 2013, 10:12:12
Uma lente macro real, como a que listei, te permite fazer fotos 1:1. Não é importante a distãncia do objeto para a lente, mas o fator de ampliação da lente. A 100mm chega a 1:1 a cerca de 30cm de distãncia, a 50mm chega aos mesmos 1:1 a uma distância menor. Se o que desejas fotografar não se assusta com a proximidade (i.e. flores, alianças, produtos em geral) a 50mm funciona bem. Se desejas fotografar insetos aí 50mm pode ser perto demais para deixá-los á vontade. Se for inseto voador então aí mesmo a 100mm por vezes ainda é erto demais. Para estes o ideal é a 180L Macro, com um TC para aumentar a distãncia ainda mais. Entretanto, como buscavas uma câmera compacta que fizesse fotos a poucos cm de distância... Estarás mais bem servidor com a 50mm f2.5 Compact Macro.

Jauvane,

Li aqui no fórum que a 50mm, 2.5, não faz macro 1:1...sendo necessário mais um equipamento.
Confere?

Abraço!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 17 de Outubro de 2013, 10:42:11
Foks, já viu outras soluções para macro, como tubos de extensão, anel de inversão de lente e filtro close up? Vai gastar bem menos que uma lente macro, e com bons resultados (o resultado mais fraquinho virá do filtro close up).
Lembrando que com uma compacta, vc tbém não vai fazer macro, e sim, close up.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 10:43:05 por Helena Bsb »


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #17 Online: 17 de Outubro de 2013, 10:59:06
Milagre com compacta barata não existe. Você pode até compensar com edição e truques, mas, se quer resultado, tem que abrir a carteira.


Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #18 Online: 17 de Outubro de 2013, 11:54:01
Foks, já viu outras soluções para macro, como tubos de extensão, anel de inversão de lente e filtro close up? Vai gastar bem menos que uma lente macro, e com bons resultados (o resultado mais fraquinho virá do filtro close up).
Lembrando que com uma compacta, vc tbém não vai fazer macro, e sim, close up.

Helena,

Acho que agora você definiu corretamente. Acredito que estou usando o termo "macro" de forma equivocada. Não quero o macro usado em fotos de insetos, por exemplo. Aquele macro que mostra até detalhes das estruturas dos mesmos...

Estou mais no "closeup" pelo trabalho que faço...

Nunca pesquisei os equipamentos que você citou...vou procurar algo, mas agradeço se puder me indicar algo para começar.

Toc83,

Com certeza...como disse, não preciso de algo totalmente profissional. Preciso de uma qualidade de razoável para boa.

Veja o review que eu fiz deste set de figuras em escala 1/35:
http://www.plasticompras.com.br/review-master-box-135-ww2-german-servicemen/

As fotos foram feitas na Sony DSC-W35.

A cabeça das figuras é do tamanho aproximado de uma moeda de 10 centavos...

É nítida a perda de nitidez e de formas com o crop e ampliação...

Creio que o "closeup", como disse Helena, seja o mais indicado para este trabalho.

Estou seriamente pensando na hipótese de gastar mais...e pegar uma Canon SX50.
Por quê? Porquê terei uma câmera com função macro de 0cm e com bom range para uso geral, atendendo também minha necessidade de algo portátil e rápido para o uso diário.

Difícil determinar e definir o que comprar...ou eu estou fazendo muita confusão! rs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 17 de Outubro de 2013, 11:57:29
é, vc precisa saber exatamente o que quer, hehe.
se quer só função macro ou close up, pode manter sua câmera utilizando um dos métodos que citei. Pesquisa aqui no fórum que tem bastante informação.
Se quer uma câmera um pouco menor para ter uma segunda câmera mais discreta, aí tem que pegar uma compacta mesmo. As SX2xx da vida (canon) são excelentes opções por terem bastante zoom e serem pequenas. Mas se quiser mais alcance ainda, aí já parte para uma superzoom, e então não terá mais uma opção de câmera mais discreta.
tem mesmo que definir o que é prioridade para poder pensar no que adquirir.


Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #20 Online: 17 de Outubro de 2013, 12:22:29
Helena,

Pois é...não dá para ter apenas um único equipamento.

Preciso dessa função macro/closeup...mas quer um upgrade portátil. Minha DSC-W35 já fez seu milagre.
Após começar a estudar um pouco de fotografia...comecei a perceber falhas e problemas que passavam despercebidos.
Não adianta, estudou, pesquisou...o feeling muda, você nota problemas e se incomoda com eles. rs

Vou refletir se fico na SX240/270...ou se gasto mesmo e vou pra SX50. Ando tentado com as possibilidades da SuperZoom...

Voltando ao tópico...

Achei o anel aqui:
http://www.macrofotografia.com.br/classificados/anel.shtml

Conhecem a loja?

Pode me mostrar/indicar links com imagens usando este acessório?

Obrigado!



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 17 de Outubro de 2013, 12:31:38
Helena,

Pois é...não dá para ter apenas um único equipamento.

Preciso dessa função macro/closeup...mas quer um upgrade portátil. Minha DSC-W35 já fez seu milagre.
Após começar a estudar um pouco de fotografia...comecei a perceber falhas e problemas que passavam despercebidos.
Não adianta, estudou, pesquisou...o feeling muda, você nota problemas e se incomoda com eles. rs

Vou refletir se fico na SX240/270...ou se gasto mesmo e vou pra SX50. Ando tentado com as possibilidades da SuperZoom...

Voltando ao tópico...

Achei o anel aqui:
http://www.macrofotografia.com.br/classificados/anel.shtml

Conhecem a loja?

Pode me mostrar/indicar links com imagens usando este acessório?

Obrigado!

se procurar no youtube, deve achar inclusive vídeos mostrando isso. Procure por "macro com lente invertida".
Esse site que vc achou é super confiável sim, e tem muuuuuuuuuita informação sobre macrofotografia. Deve falar tbém dos tubos de extensão filtros close up.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 12:32:17 por Helena Bsb »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Outubro de 2013, 12:36:07
Jauvane,

Li aqui no fórum que a 50mm, 2.5, não faz macro 1:1...sendo necessário mais um equipamento.
Confere?

Abraço!

De fato. Ela faz 1:0,5
http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/ef_lens_lineup/ef_50mm_f_2_5_compact_macro

A 60mm macro de pessoa física pode ainda ficar no teu limite. De qq modo acho que metade de lifesize é melhor que alguma compacta...
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Outubro de 2013, 12:38:04
Helena,

Acho que agora você definiu corretamente. Acredito que estou usando o termo "macro" de forma equivocada. Não quero o macro usado em fotos de insetos, por exemplo. Aquele macro que mostra até detalhes das estruturas dos mesmos...

Estou mais no "closeup" pelo trabalho que faço...

Nunca pesquisei os equipamentos que você citou...vou procurar algo, mas agradeço se puder me indicar algo para começar.

Toc83,

Com certeza...como disse, não preciso de algo totalmente profissional. Preciso de uma qualidade de razoável para boa.

Veja o review que eu fiz deste set de figuras em escala 1/35:
http://www.plasticompras.com.br/review-master-box-135-ww2-german-servicemen/

As fotos foram feitas na Sony DSC-W35.

A cabeça das figuras é do tamanho aproximado de uma moeda de 10 centavos...

É nítida a perda de nitidez e de formas com o crop e ampliação...

Creio que o "closeup", como disse Helena, seja o mais indicado para este trabalho.

Estou seriamente pensando na hipótese de gastar mais...e pegar uma Canon SX50.
Por quê? Porquê terei uma câmera com função macro de 0cm e com bom range para uso geral, atendendo também minha necessidade de algo portátil e rápido para o uso diário.

Difícil determinar e definir o que comprar...ou eu estou fazendo muita confusão! rs

Dá uma lida no livro do Tácio Phillip... Assim poderás ver as opções e escolher adequadamente...
Www.macrofotografia.com.br
JVc.


Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #24 Online: 17 de Outubro de 2013, 13:48:39
Vendo as coisas rapidamente, creio que o filtro "closeup" seja o mais indicado para o meu trabalho.
Acredito que com 2 filtros 4+ sobrepostos, eu chegue no resultado que preciso.

A lente invertida me assusta um pouco, pelo fato da exposição de partes sensíveis da lente...ainda que o resultado macro seja melhor.

Além da loja que eu postei, há outras lojas onde eu possa pesquisar marcas e preços desses filtros?

Apenas confirmem uma coisa: Minha lente é a Canon 18-55mm...a medida da lente é a indicada na capa, ou seja, 58mm?

Abraço!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Outubro de 2013, 14:41:22
Www.macrofotografia.com.br
Tubos de extensão são uma boa. Filtros close-up em geral resultam em area de foco bastante restrita. Aneis inversores podem ser usados com uma lente grande angular antiga. Compra uma analógica por $100 e usa em um anel inversor. O livro que falei explica tudo e mostra as opções. O site indicado tem várias das opções com preço e tudo. Agora é sua vez de fazer a sua parte e fazer o dever de casa...
JVc.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #26 Online: 17 de Outubro de 2013, 19:00:48
Milagre com compacta barata não existe. Você pode até compensar com edição e truques, mas, se quer resultado, tem que abrir a carteira.

Bom, não vamos querer ver um olho de mosca com a câmera, mas postei fotos neste tópico feitas com Lumix F5 e Olympus X775, são duas supercompactas, são limitadas quanto a abertura e tal, mas existem ótimas câmeras compactas pra Macro, a Lumix é um mercado amador, mas tem algumas câmeras ótimas pra Macro, não paguei 400 Reais nela, se quiseres me envie teu email por Mensagem Pessoal que eu t enviarei umas fotos Macro feitas com compactas e sem nada de edição
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #27 Online: 21 de Janeiro de 2014, 20:53:58
Fala pessoal!

Quero agradecer pela ajuda de todos.

Acabei optando por comprar filtros "close up".

Comprei um jogo genérico do Deal Extreme e está me atendendo muito bem.

Postei um review dele no meu site:

http://www.plasticompras.com.br/review-filtro-close-up-do-deal-extreme/

Não sou profissional, portanto, se alguém quiser mais informações, basta entrar em contato!

Abraço e obrigado!


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #28 Online: 21 de Janeiro de 2014, 21:53:59
Eu andei comprando uma lente com um Macro falso, uma Nikkor AF 28-80 f/3.3-5.6G, mas estes filtros closeup são bem interessantes, acho que vou comprar pras lentes que eu tiver além dos filtros UV
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 22:01:28 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #29 Online: 21 de Janeiro de 2014, 23:03:29
Caro Vincent,

Como eu disse no review, são interessantes para o preço cobrado.
Cumpriram muito bem a função e para meu uso e necessidade, está sendo suficiente.

Abraço!