Autor Tópico: Preto e Branco  (Lida 4844 vezes)

ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #15 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:40:20

Sobre a sua foto "lavada", ela me parece mais subexposta do que lavada propriamente dita.

 :no: :no:

Te mando o RAW. Fiz ficar assim  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #16 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:43:56
Se for fotografar com filme, depende do que deseja realçar. Se for com digital, não faz sentido usar filtros nas lentes... filtros coloridos... polarizador e nd são outra história. Nos editores de foto, tem os efeitos de filtros coloridos. Se usar um filtro em digital, não terá como trabalhar a cor filtrada na edição. O que acham sobre isso, amigos?

O filtro ótico é aquilo e não tem volta. Para fotografia digital há inúmeras possibilidades com um bom arquivo RAW na mão. :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:49:34
:no: :no:

Te mando o RAW. Fiz ficar assim  :ok:

então ótimo.. se é o que vc quis tá certo! não me agrada, mas aí são outros 500.. rs..
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 17:49:54 por Luciano.Queiroz »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #18 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:55:50
então ótimo.. se é o que vc quis tá certo! não me agrada, mas aí são outros 500.. rs..

Está longe ainda do resultado esperado. As lavadas ficam bem abaixo das outras....  :(
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #19 Online: 17 de Outubro de 2013, 18:09:42
Filme e digital sao duas midias diferentes e que por isso tem potenciais de expressoes e linguagens diferentes. A midia digital tem uma linguagem fria, direta, limpa, demasiadamente realista que se o artista quiser tornar irrealista tem que se esforcar para alterar. Se for para usar a midia digital use o potencial dela.

Acredito serem Mídias iguais, com nuances tecnológicas que podem distanciá-las ou, ainda,  torná-las até mais próximas.

O potencial do preto e branco eh justamente o oporto de representacao da realidade, mas sim da imaginacao, sonho, atemporalidade, etc. Entao, se o seu trabalho eh com muita frequencia em preto e branco, use a midia mais apropriada, que melhor carregue e transmita a linguagem, principalmente se vc fica tentando copiar efeito do filme em fotos digitais. Para que rolar um quadrado fazendo de conta que eh uma bola? Se for assim, pega logo uma bola para brincar.

Esta é uma visão sobre fotografia em P&B. Gosto dela exatamente pelo surreal e imaginário possíveis. Mas não a única, lembremos o realismo absurdo e maravilho de nossos fotojornalistas do século XX.

Ainda tenho uma Trip 35 bem guardada, mas filme não rola mais. Questão de ritmo, prioridades etc...
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #20 Online: 17 de Outubro de 2013, 19:56:45
Acredito serem Mídias iguais, com nuances tecnológicas que podem distanciá-las ou, ainda,  torná-las até mais próximas.

Ihhhh Alex. Num outro fórum pensei que um frequentador ia vir em casa pra me dar umas bordoadas referente a revelação com platinum. A discussão foi pela passagem da media digital para o papel fotossensível  através de uma impressão em giclée,  imprimindo um grande negativo. Num processo "acorrentado" você tem qualidade igual a fase mais baixa e até agora não sei qual a vantagem de todo este processo





Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #21 Online: 17 de Outubro de 2013, 21:09:42
Ihhhh Alex. Num outro fórum pensei que um frequentador ia vir em casa pra me dar umas bordoadas referente a revelação com platinum. A discussão foi pela passagem da media digital para o papel fotossensível  através de uma impressão em giclée,  imprimindo um grande negativo. Num processo "acorrentado" você tem qualidade igual a fase mais baixa e até agora não sei qual a vantagem de todo este processo

Acompanhei esse tópico. Acho que a vantagem é o suporte. Tem artista que usa litografia, qual a vantagem? O suporte! Só isso.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 17 de Outubro de 2013, 22:17:17

Acompanhei esse tópico. Acho que a vantagem é o suporte. Tem artista que usa litografia, qual a vantagem? O suporte! Só isso.

O que vi de vantagem foi a retirada do ampliador do processo e no caso o SS que mudou no meio do Gênesis de película (não gosto do termo "analógico") para digital e  conseguiu dar o mesmo padrão de revelação  mantendo o mesmo suporte. Indiscutível neste caso.
Porém o que foi citado foram os cinzas obtidos pelo platinum e isso gerou uma grande interrogação para mim, referente a propagação de desvio gerado pelo complexo processo.

Obrigado por esclarecer. :ok:

Marcio


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #23 Online: 17 de Outubro de 2013, 23:35:59
Eu quero :)
É algo bem simples.
Na verdade o que o lightroom faz não é ajustar cada canal, mas sim cada cor....

Observe que no menu de controle de Matriz/Saturação/Luminância (HSL) tem a opção de transformação para P&B:



Se você clicar nessa opção, o lightroom vai gerar uma mistura automática das cores.



Essa mistura automática gera uma mistura mediana, sem muito contraste.
Agora observe o que acontece quando aplicamos o preset "filtro vermelho"



Olhando para os slides, percebemos o efeito do "filtro" (preset).
Ele reduz a quantidade de azul em relação ao vermelho/laranja/amarelo.

Olhando para a imagem, percebemos que o contrastes nos rostos, que antes eram acinzentados, aumentou bastante.
Isso acontece pois a pele é composta das cores realçadas pelo "filtro".

Você pode brincar com os sliders à vontade. É um bom modo de conseguir um contraste bacana.
Aqui fiz um ajuste rápido:



Diminuí a quantidade de vermelho, para realçar os detalhes do prédio no fundo.
Fiz o mesmo com o azul para escurecer o céu.
E aumentei o laranja para realçar os rostos.

Mas tome cuidado com ajustes muito grandes em áreas de muito contraste, pois podem gerar problemas de "halos", como nesse caso:



Bom, espero ter sido claro.
Esse não é o único modo de fazer, claro.
Mas creio que seja um dos mais fácil.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Outubro de 2013, 23:41:32

Sem buscar polêmica, aqui neste espaço o ambiente é outro (espero que todos entendam isso  :ok: ), gostaria também da opinião de vocês sobre este post abaixo. Optei para ocultar o nome do autor, apenas para manter o foco na ideia, mas se ele optar por se manifestar será bem vindo também.

Acompanhei esse tópico, as fotos não estavam boas mesmo EMHO.
O problema foi generalizar.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 23:42:27 por fuca66 »
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #25 Online: 18 de Outubro de 2013, 00:59:15
Tem um livro do Scott Kelby que fala bastante coisa sobre conversão PB. Na verdade acho que ele aborda isso em mais de um livro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2013, 03:18:13
Acredito serem Mídias iguais, com nuances tecnológicas que podem distanciá-las ou, ainda,  torná-las até mais próximas.

Sao duas midias completamente diferentes. Sao duas midias usadas para um mesmo proposito que eh a fotografia. Mao sao duas midias com potencial de comunicacao e expressao distintas.

Esta é uma visão sobre fotografia em P&B. Gosto dela exatamente pelo surreal e imaginário possíveis. Mas não a única, lembremos o realismo absurdo e maravilho de nossos fotojornalistas do século XX.
As classicas fotos jornalisticas pretas e brancas sao mais do que "realismos" ou simples copias da realidade. Sao expressoes visuais.

Ainda tenho uma Trip 35 bem guardada, mas filme não rola mais. Questão de ritmo, prioridades etc...
A qualidade da arte esta na qualidade de sua expressao e comunicacao. Essa deveria ser a principal prioridade para quem busca qualidade e gostaria de mostrar qualidade de sua expressao as demais pessoas (pedindo opiniao em forums por exemplo).

Muitos profissionais falam da banalizacao da qualidade da fotografia e dos profissional apontando o dedo para os recem chegados no mercado. Mas a maior banalizacao eh a falta de compreencao sobre a maioria dos profissionais sobre as midias e comunicacao, que consideram Digital um mero subistituro da fotografia tradicional. Ou a mesma coisa so que mais rapido. E nao eh.

Quando se troca de midia se troca a linguagem e o potencial da expressao. A qualidade da comunicacao eh deteriorada quando usa uma midia tentando copiar outra, a qualidade de outra midia e a expressao de outra midia.

Fazendo referencia a Neil Postman, tecnologias sao as maiores ideologias acima de tudo. E tecnologias midiaticas nao sao diferentes. A influencia de cada midia (ou sua tecnologia) influencia o olhar, percepcao e ate comportamento das pessoas, como tambem interpresatao sobre a comunicao transmitida.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #27 Online: 18 de Outubro de 2013, 08:53:17
Verdade é que existem várias regras... mas para que servem? para serem quebradas, este negócio de dizer que fotos estão muito ruins ou muito boas, quem é que pode afirmar? só quem as tirou! pois tem fotos que tiro e digo que está uma porcaria, porém amigos que vê diz estarem boas, vai entender, então gosto é igual nariz, cada um tem o seu e o coloca onde quiser  :hysterical: mas foi interessante ver as opiniões de todos.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 18 de Outubro de 2013, 14:39:52
Verdade é que existem várias regras... mas para que servem? para serem quebradas, este negócio de dizer que fotos estão muito ruins ou muito boas, quem é que pode afirmar? só quem as tirou! pois tem fotos que tiro e digo que está uma porcaria, porém amigos que vê diz estarem boas, vai entender, então gosto é igual nariz, cada um tem o seu e o coloca onde quiser  :hysterical: mas foi interessante ver as opiniões de todos.

Desculpe o comentário, mas acho este papo tão clichê quanto foto de pôr do Sol... se regras são inúteis, por que tantos livros sobre composição, linhas, pontos, contrastes de cor, falando sobre o que atrai mais o olhar, o que incluir no frame, etc? Se servem só para serem quebradas, pra que então falar sobre elas? Com sinceridade, acho isto uma forma de justificar que qq foto é boa e não interessa o que outros pensam, então não critique minha foto! Se posso aprender sobre como minha foto pode ficar mais harmônica, interessante, por que não fazê-lo? Críticos de arte são então... desnecessários... profissão inútil...? Reavalie seus conceitos, Claudio e poderá melhorar a qualidade de suas fotos, as quais ainda não vi pois não postou nenhuma...  :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #29 Online: 18 de Outubro de 2013, 21:43:56


Bom, espero ter sido claro.
Esse não é o único modo de fazer, claro.
Mas creio que seja um dos mais fácil.

Valeu  :ok: É uma forma interessante sim.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI