Autor Tópico: Perdendo minha cliente...  (Lida 4463 vezes)

Leo_Castro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
    • Aumente as suas vendas de Fotografia
Resposta #30 Online: 25 de Outubro de 2013, 15:18:10
Vou contar um história que aconteceu com a gente há alguns anos e que nos fez aprendermos muito.

Em 2011, fomos contratados para fotografar a festa de 1 ano de um casal famoso aqui no Rio. Porém eles só fechariam fotografia e filmagem juntos. Fechamos o contrato e terceirizamos a filmagem. Entregamos as fotos e o vídeo.

A edição do vídeo ficou uma porcaria. Quando exibido em bluray a imagem falhava e o som estourava.
Pedi desculpas a cliente e me comprometi a refazer em 30 dias.

Voltei ao cinegrafista que também fazia a edição e pedi as correções. Ele não mudou muita coisa e disse que 'Vídeo funcionava assim". Agradeci os serviços dele, pedi todos os arquivos gravados e levei para casa.


O que fazer, procurar uma produtora ou editor?

Não pensei duas vezes, me matriculei em um curso de edição de vídeo online e em 7 dias já sabia o suficiente para uma edição infantil.

Fiz toda a edição com o auxílio das excelentes ideias da minha esposa que é publicitária.

Acabado o trabalho, tínhamos uma linda edição. Dinâmica, nada massante, sem precisar avançar o filme, pois cortamos todas as partes chatas. De quebra fiz um clipe de fotos e um clipe emocionante com os melhores momentos da criança com os pais.

Novo filme entregue. E no dia seguinte recebemos uma ligação dos pais em viva-voz, emocionados com o nosso trabalho e muito agradecidos.

Desde então fizemos as festas de 2 e 3 anos e muitas outras indicações.

Hoje continuamos a terceirizar serviços de filmagem e edição, porém todo o serviço de acordo com o nosso gosto e nossas parametrizações.

Tiramos uma grande lição dessa história, todo o serviço oferecido deve ser rigorosamente controlado.

Rezende, acredito em um final feliz para você, pois desde o início tem sido muito correto com a cliente.

Abs
Leo Castro
Marketing para Fotógrafos



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #31 Online: 26 de Outubro de 2013, 01:10:47
Não entendo uma coisa nesta história: Se o Marcelo tem (ao q parece) uma relação, quase de amizade, e bons serviços prestados sem reclamações e com qualidade, se oferece para contornar a situação, o clip é de bom gosto, bem feito e com qualidade de imagem...Se tudo isso é verdadeiro, eu se fosse o Marcelo faria o seguinte: Senhora (nem chamaria mais pelo nome), toma a aqui o dinheiro da filmagem, toma aqui mais um qualquer e de hoje em diante me esqueça. Nunca mais me procure ou sequer olhe para mim. Quando estiver na mesma calçada eu mudarei para a outra....

Porra! Que coisa estranha!
Eu tenho lá meu orgulho. Hoje mesmo deixei uma falando sozinha. Ficou de estrelismo e passou vergonha me chamando, pois larguei ela na cara dura, sem dar nenhuma explicação...Nunca mais falo com ela....kkkkk
Já aturei muita gente perversa na minha profissão (mas a esmagadora maioria se lascou, diga-se). Chega...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


menina_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Feminino
Resposta #32 Online: 28 de Outubro de 2013, 01:21:46
Não entendo uma coisa nesta história: Se o Marcelo tem (ao q parece) uma relação, quase de amizade, e bons serviços prestados sem reclamações e com qualidade, se oferece para contornar a situação, o clip é de bom gosto, bem feito e com qualidade de imagem...Se tudo isso é verdadeiro, eu se fosse o Marcelo faria o seguinte: Senhora (nem chamaria mais pelo nome), toma a aqui o dinheiro da filmagem, toma aqui mais um qualquer e de hoje em diante me esqueça. Nunca mais me procure ou sequer olhe para mim. Quando estiver na mesma calçada eu mudarei para a outra....

Porra! Que coisa estranha!
Eu tenho lá meu orgulho. Hoje mesmo deixei uma falando sozinha. Ficou de estrelismo e passou vergonha me chamando, pois larguei ela na cara dura, sem dar nenhuma explicação...Nunca mais falo com ela....kkkkk
Já aturei muita gente perversa na minha profissão (mas a esmagadora maioria se lascou, diga-se). Chega...

Lúzio, se ele adotar um comportamento negativo e radical semelhante ao seu além de perder a cliente, irá perder as futuras clientes, a propaganda boca a boca e ainda será conhecido como uma pessoa grossa e mal educada.

Você realmente acha justo ele mudar de calçada ao ver a cliente, devolver o dinheiro e ainda ficar com raiva da moça quando na verdade ele que causou todo o dano?

Se a resposta for "Sim", é melhor você CRESCER, pois isso não é comportamento de uma pessoa adulta.



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #33 Online: 28 de Outubro de 2013, 09:02:24
Não entendo uma coisa nesta história: Se o Marcelo tem (ao q parece) uma relação, quase de amizade, e bons serviços prestados sem reclamações e com qualidade, se oferece para contornar a situação, o clip é de bom gosto, bem feito e com qualidade de imagem...Se tudo isso é verdadeiro, eu se fosse o Marcelo faria o seguinte: Senhora (nem chamaria mais pelo nome), toma a aqui o dinheiro da filmagem, toma aqui mais um qualquer e de hoje em diante me esqueça. Nunca mais me procure ou sequer olhe para mim. Quando estiver na mesma calçada eu mudarei para a outra....

Porra! Que coisa estranha!
Eu tenho lá meu orgulho. Hoje mesmo deixei uma falando sozinha. Ficou de estrelismo e passou vergonha me chamando, pois larguei ela na cara dura, sem dar nenhuma explicação...Nunca mais falo com ela....kkkkk
Já aturei muita gente perversa na minha profissão (mas a esmagadora maioria se lascou, diga-se). Chega...

Luzio,

Quanto mais essa cliente tiver pensamentos, sensações, lembranças e experiencias negativas em relação à meu trabalho ou a minha pessoa, pior será para meu trabalho e para minha pessoa.

Abraço,
M Rezende


smarx

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 28 de Outubro de 2013, 10:42:15
Mas e ai Rezende, conseguiu contornar a situação?
Canon T3i + 17-55 2.8 + 50mm 1.8 + 70-300 4-5.6 Sigma DG Macro + Flash YN-565 EX.



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #35 Online: 28 de Outubro de 2013, 10:47:33
O ramo da fotografia de eventos é de venda de serviços. As fotos/DVD/álbum são apenas o resultado desse serviço, e não o produto que o fotógrafo deve vender. O cliente compra (e paga) antes de ver o resultado final. Pode até ver uma amostra do trabalho do fotógrafo, mas sem nenhuma garantia que o resultado sairá parecido, que as fotos sairão bem enquadradas e focadas, que os momentos mais importantes de um evento serão devidamente registrados etc.

Desta forma, o fotógrafo, além de precisar dominar a técnica e a arte da fotografia, precisa saber vender um serviço, uma promessa, um sonho (se preferirem de uma forma mais poética).

E como ele faz isso? Alguns imaginam que basta um portfólio de qualidade. Claro que não. Um portfólio precisa ser bem apresentado também. Se for em um website, precisa ser de bom gosto, fácil de navegar. Precisa ter informações de como o serviço é realizado, de como o fotógrafo pode ser contatado, enfim, precisa facilitar e passar confiança para o cliente (ou mais frequentemente, a cliente).

No contato pessoal, a apresentação é ainda mais importante. O profissional deve transmitir confiança e segurança, além de mostrar um trabalho primoroso. Deve lembrar que não está só apresentando seu trabalho, mas principalmente, vendendo seu serviço!

Os clientes não vão comprar o álbum, vão comprar VOCÊ! Vista-se bem, fale bem, receba o cliente em um lugar confortável e com decoração de bom gosto, e você já estará na frente do concorrente desleixado que poderia entregar um álbum tão bom quanto o seu.

Como fotógrafo profissional, qual seu maior patrimônio? Seu equipamento? Seu estúdio? Não, nada tão material. Seria seu conhecimento, seu talento, as horas e dias gastos em cursos, workshops e praticando por conta própria? Quase, faz parte mas ainda não é isso. Seu maior patrimônio é sua credibilidade. Que é o conjunto de qualidades percebidas pelo cliente que o farão escolher você em vez do concorrente. E dependendo do caso, que o farão aceitar pagar mais pelo seu serviço do que pagariam pelo do concorrente.

Por isso discordo respeitosamente do colega Lúzio. Acredito que por mais mal educado que seja o cliente (e alguns são estúpidos mesmo), tratando todos sempre com respeito e profissionalismo você sempre terá sua credibilidade em alta.

Pra finalizar, um ótimo vídeo para refletir sobre como criar valor para seu trabalho, pra começarmos bem a semana.
http://www.youtube.com/watch?v=hkPuY13VwIc

Abraços!

"Um cliente satisfeito fala bem de você para dez conhecidos. Um cliente insatisfeito fala mal de você para CEM conhecidos!" (fora facebook, ReclameAqui, etc.)
RafaZ
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #36 Online: 28 de Outubro de 2013, 11:25:35
Concordo com tudo que  o Rafaz disse. Às vezes deve dar vontade de mandar muito cliente para aquele lugar mesmo, mas a grande questão é que fotógrafos dependem dele. Ainda mais no caso do Rezende, que disse que algumas amigas da cliente podem fazer trabalhos com ele por indicação. É aquele negócio... Corre-se um grande risco de se perder não apenas um cliente chato, mas dezenas de clientes em razão daquilo que este cliente pode divulgar a seu respeito no mercado. Então muito cautela, paciência e sensatez nesses casos são necessários.


Daniel Werneck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
    • http://www.studiow.fot.br
Resposta #37 Online: 28 de Outubro de 2013, 14:02:51
Sinistro hein amigo!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 31 de Outubro de 2013, 16:41:39
E aí, o que ficou resolvido com a cliente?



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #39 Online: 31 de Outubro de 2013, 16:46:32
E aí, o que ficou resolvido com a cliente?

Nada definido ainda Mike...ofereci a devolução do valor referente ao cinegrafista ou um ensaio da famila com um fotolivro. Ela nao respondeu ainda...liguei no escritório e ela foi viajar...Tô aguardando minha sentença  :doh:


Abraço
M Rezende
« Última modificação: 31 de Outubro de 2013, 16:47:13 por Rezende_SP »


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 31 de Outubro de 2013, 16:51:54
 :snack: :snack: :snack:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 31 de Outubro de 2013, 17:18:35
Nada definido ainda Mike...ofereci a devolução do valor referente ao cinegrafista ou um ensaio da famila com um fotolivro. Ela nao respondeu ainda...liguei no escritório e ela foi viajar...Tô aguardando minha sentença  :doh:


Abraço
M Rezende

Que zica, hein!
Boa sorte aí!!

OFF: Desculpa a zuera no outro tópico, bele? Espero não tê-lo ofendido.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 05 de Novembro de 2013, 10:29:41
 :snack:
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Mhr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #43 Online: 05 de Novembro de 2013, 19:27:30
O ramo da fotografia de eventos é de venda de serviços. As fotos/DVD/álbum são apenas o resultado desse serviço, e não o produto que o fotógrafo deve vender. O cliente compra (e paga) antes de ver o resultado final. Pode até ver uma amostra do trabalho do fotógrafo, mas sem nenhuma garantia que o resultado sairá parecido, que as fotos sairão bem enquadradas e focadas, que os momentos mais importantes de um evento serão devidamente registrados etc.

Amigo,parabéns pelo senso ético e profissional.Sou apenas fotógrafo por Hobby,mas também sou empresário.Tenho certeza que ótimos profissionais como vc sempre estarão à frente neste mercado.Abraço!

Desta forma, o fotógrafo, além de precisar dominar a técnica e a arte da fotografia, precisa saber vender um serviço, uma promessa, um sonho (se preferirem de uma forma mais poética).

E como ele faz isso? Alguns imaginam que basta um portfólio de qualidade. Claro que não. Um portfólio precisa ser bem apresentado também. Se for em um website, precisa ser de bom gosto, fácil de navegar. Precisa ter informações de como o serviço é realizado, de como o fotógrafo pode ser contatado, enfim, precisa facilitar e passar confiança para o cliente (ou mais frequentemente, a cliente).

No contato pessoal, a apresentação é ainda mais importante. O profissional deve transmitir confiança e segurança, além de mostrar um trabalho primoroso. Deve lembrar que não está só apresentando seu trabalho, mas principalmente, vendendo seu serviço!

Os clientes não vão comprar o álbum, vão comprar VOCÊ! Vista-se bem, fale bem, receba o cliente em um lugar confortável e com decoração de bom gosto, e você já estará na frente do concorrente desleixado que poderia entregar um álbum tão bom quanto o seu.

Como fotógrafo profissional, qual seu maior patrimônio? Seu equipamento? Seu estúdio? Não, nada tão material. Seria seu conhecimento, seu talento, as horas e dias gastos em cursos, workshops e praticando por conta própria? Quase, faz parte mas ainda não é isso. Seu maior patrimônio é sua credibilidade. Que é o conjunto de qualidades percebidas pelo cliente que o farão escolher você em vez do concorrente. E dependendo do caso, que o farão aceitar pagar mais pelo seu serviço do que pagariam pelo do concorrente.

Por isso discordo respeitosamente do colega Lúzio. Acredito que por mais mal educado que seja o cliente (e alguns são estúpidos mesmo), tratando todos sempre com respeito e profissionalismo você sempre terá sua credibilidade em alta.

Pra finalizar, um ótimo vídeo para refletir sobre como criar valor para seu trabalho, pra começarmos bem a semana.
http://www.youtube.com/watch?v=hkPuY13VwIc

Abraços!

"Um cliente satisfeito fala bem de você para dez conhecidos. Um cliente insatisfeito fala mal de você para CEM conhecidos!" (fora facebook, ReclameAqui, etc.)
RafaZ


Mhr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #44 Online: 05 de Novembro de 2013, 19:30:11
Corrigindo a situação anterior:
Amigo,parabéns pelo senso ético e profissional.Sou apenas fotógrafo por Hobby,mas também sou empresário.Tenho certeza que ótimos profissionais como vc sempre estarão à frente neste mercado.Abraço!

O ramo da fotografia de eventos é de venda de serviços. As fotos/DVD/álbum são apenas o resultado desse serviço, e não o produto que o fotógrafo deve vender. O cliente compra (e paga) antes de ver o resultado final. Pode até ver uma amostra do trabalho do fotógrafo, mas sem nenhuma garantia que o resultado sairá parecido, que as fotos sairão bem enquadradas e focadas, que os momentos mais importantes de um evento serão devidamente registrados etc.

Desta forma, o fotógrafo, além de precisar dominar a técnica e a arte da fotografia, precisa saber vender um serviço, uma promessa, um sonho (se preferirem de uma forma mais poética).

E como ele faz isso? Alguns imaginam que basta um portfólio de qualidade. Claro que não. Um portfólio precisa ser bem apresentado também. Se for em um website, precisa ser de bom gosto, fácil de navegar. Precisa ter informações de como o serviço é realizado, de como o fotógrafo pode ser contatado, enfim, precisa facilitar e passar confiança para o cliente (ou mais frequentemente, a cliente).

No contato pessoal, a apresentação é ainda mais importante. O profissional deve transmitir confiança e segurança, além de mostrar um trabalho primoroso. Deve lembrar que não está só apresentando seu trabalho, mas principalmente, vendendo seu serviço!

Os clientes não vão comprar o álbum, vão comprar VOCÊ! Vista-se bem, fale bem, receba o cliente em um lugar confortável e com decoração de bom gosto, e você já estará na frente do concorrente desleixado que poderia entregar um álbum tão bom quanto o seu.

Como fotógrafo profissional, qual seu maior patrimônio? Seu equipamento? Seu estúdio? Não, nada tão material. Seria seu conhecimento, seu talento, as horas e dias gastos em cursos, workshops e praticando por conta própria? Quase, faz parte mas ainda não é isso. Seu maior patrimônio é sua credibilidade. Que é o conjunto de qualidades percebidas pelo cliente que o farão escolher você em vez do concorrente. E dependendo do caso, que o farão aceitar pagar mais pelo seu serviço do que pagariam pelo do concorrente.

Por isso discordo respeitosamente do colega Lúzio. Acredito que por mais mal educado que seja o cliente (e alguns são estúpidos mesmo), tratando todos sempre com respeito e profissionalismo você sempre terá sua credibilidade em alta.

Pra finalizar, um ótimo vídeo para refletir sobre como criar valor para seu trabalho, pra começarmos bem a semana.
http://www.youtube.com/watch?v=hkPuY13VwIc

Abraços!

"Um cliente satisfeito fala bem de você para dez conhecidos. Um cliente insatisfeito fala mal de você para CEM conhecidos!" (fora facebook, ReclameAqui, etc.)
RafaZ