Autor Tópico: Foco e balanço de branco automáticos na gravação  (Lida 4479 vezes)

Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Online: 17 de Outubro de 2013, 22:26:43
Fala galera!! Me tirem uma dúvida. A 60D tem foco e balanço de branco automáticos no modo de gravação? Acabei de ver um vídeo gravado de uma 60D onde os ajustes pareciam estar sendo feitos automaticamente.. Eu não possuo uma 60D, tenho uma T3i, mas queria saber se a 60D tem esse recurso.

Segue o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=girI3rKKDiM&list=UUBGrnSOlI37d_yXTOx6f88A


itorelli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2013, 16:39:46
Tento filmar com a T2i e o foco fica sempre uma merda, como ficam os seus filmes?
Ajustar manualmente é praticamente impossível em filmagens em que a distância do assunto muda constantemente e usar o botão de disparo para isso fica pior ainda.
- Canon T2i
- Tamron 17-50mm f/2.8 VC
- Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 is ii
- Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS II


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2013, 17:54:18
A 60D não tem foco automático para filmagem, este deve ser feito manualmente ou pelo botão AF-ON/obturador. Já o WB pode ser configurado em auto ou fixo, nos mesmos presets já conhecidos para foto.

Também achei interessante no vídeo o fato de que quase tudo estava em foco, mas sem saber que lente, abertura e comprimento focal foi usado, fica complicado dar qualquer palpite.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


itorelli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2013, 15:57:55
A 60D não tem foco automático para filmagem, este deve ser feito manualmente ou pelo botão AF-ON/obturador. Já o WB pode ser configurado em auto ou fixo, nos mesmos presets já conhecidos para foto.

Também achei interessante no vídeo o fato de que quase tudo estava em foco, mas sem saber que lente, abertura e comprimento focal foi usado, fica complicado dar qualquer palpite.

DMZ, o foco via botão AF-on é influenciado pela lente?
Uso a T2i com a lente do kit e com frequencia quando tento focar com o botão a lente "zera" o foco para depois ajustá-lo. Isso pode ser pela baixa qualidade da lente do kit? 18-55mm
- Canon T2i
- Tamron 17-50mm f/2.8 VC
- Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 is ii
- Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS II


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2013, 16:15:17
DMZ, o foco via botão AF-on é influenciado pela lente?
Uso a T2i com a lente do kit e com frequencia quando tento focar com o botão a lente "zera" o foco para depois ajustá-lo. Isso pode ser pela baixa qualidade da lente do kit? 18-55mm

A única coisa que varia com a lente é a velocidade do foco. Infelizmente o problema da lente ficar buscando o foco para o lado errado, chegar no limite e somente depois partir na direção certa (hunting), é característica do sistema de detecção de foco por contraste, obrigatoriamente usado no modo Live View. É onde o novo sistema de foco híbrido da Canon brilha, durante a filmagem ele usa detecção por fase (que é muito rápida, é o modo "padrão" de detecção de foco das SLRs) para saber em que direção e distância focar, e então detecção por contraste para fazer apenas um rápido "ajuste fino" no foco.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2013, 16:16:58 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


itorelli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2013, 09:52:14
A única coisa que varia com a lente é a velocidade do foco. Infelizmente o problema da lente ficar buscando o foco para o lado errado, chegar no limite e somente depois partir na direção certa (hunting), é característica do sistema de detecção de foco por contraste, obrigatoriamente usado no modo Live View. É onde o novo sistema de foco híbrido da Canon brilha, durante a filmagem ele usa detecção por fase (que é muito rápida, é o modo "padrão" de detecção de foco das SLRs) para saber em que direção e distância focar, e então detecção por contraste para fazer apenas um rápido "ajuste fino" no foco.

Não entendo qual a dificuldade de fazer algo mais rápido, minha primeira cam foi uma Sony HX1, aquelas que dizem ser semi-profissionais, ela filmava com foco automático que era uma beleza!!!
Na verdade qualquer compacta meia boca faz filmes com foco automático rápido!
- Canon T2i
- Tamron 17-50mm f/2.8 VC
- Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 is ii
- Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS II


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2013, 12:28:07
Não entendo qual a dificuldade de fazer algo mais rápido, minha primeira cam foi uma Sony HX1, aquelas que dizem ser semi-profissionais, ela filmava com foco automático que era uma beleza!!!
Na verdade qualquer compacta meia boca faz filmes com foco automático rápido!

Quando a 60D foi lançada ainda não estava disponível o Hybrid AF nem as lentes STM, que são virtualmente silenciosas quando focam. E, de qualquer forma, em filmagens mais "sérias" habitualmente não se usa foco automático.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


itorelli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2013, 09:15:38
Quando a 60D foi lançada ainda não estava disponível o Hybrid AF nem as lentes STM, que são virtualmente silenciosas quando focam. E, de qualquer forma, em filmagens mais "sérias" habitualmente não se usa foco automático.

O maior problema é que pelo LCD da cam eu não consigo ter certeza se o foco está correto no ponto onde quero. Só percebo a cagada depois quando estou assistindo o vídeo!  :assobi:
- Canon T2i
- Tamron 17-50mm f/2.8 VC
- Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 is ii
- Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS II


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2013, 11:09:08
a 60d tem um zoom que voce pode dar onde quer q fique focado facilitando mto o foco manual pra vídeo.

O maior problema é que pelo LCD da cam eu não consigo ter certeza se o foco está correto no ponto onde quero. Só percebo a cagada depois quando estou assistindo o vídeo!  :assobi:
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2013, 15:14:30
a 60d tem um zoom que voce pode dar onde quer q fique focado facilitando mto o foco manual pra vídeo.

Exato. E além disso, quem prioriza filmagem normalmente usa algum tipo de monitor externo, como esse:

Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


itorelli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2013, 16:51:42
A 60D está muito, mas muito fora do orçamento!!  :hysterical:

Essa tela até que interessou!

No momento estou atrás de uma filmadora usada, de qualidade para que eu possa filmar uma viagem que farei. Vou ver o que compensa, uma filmadora ou esta tela para a minha cam.
- Canon T2i
- Tamron 17-50mm f/2.8 VC
- Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 is ii
- Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS II


itorelli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2013, 16:57:59
Exato. E além disso, quem prioriza filmagem normalmente usa algum tipo de monitor externo, como esse:



Está difícil de encontrar esta tela, sabe onde encontro?
- Canon T2i
- Tamron 17-50mm f/2.8 VC
- Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 is ii
- Canon EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS II


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2013, 21:55:26
Instala o Magic Lantern, que tem, focus peaking, isso ajuda muito.

Coloca um ampliador de LCD, como o "GGS Perfect Foldable LCD Viewfinder - 3X Magnification", pois é quase impossível focar olhando só pra telinha.

Esses monitores externos se conectam pela HDMI, tem de 5 e 7 pol que normalmente pode-se acoplar à câmera, no parafuso da base, ou na sapata do flash. Os bons custam caro, um monitor bom tem que ter angulo de visão amplo, boa luminosidade, boa reprodução de cores, ou seja, normalmente são os IPS. A maioria deles fazem redução do sinal full HD, os mais modernos atualmente estão caindo para 1280x800. Os antigos de 800x480 não vale a pena (muito ruim).

No Magic Lantern, com o modo "exposure override" ativado, o controle de abertura fica todo manual. Quando se deixa no automático, normalmente o sftw da camera prioriza as maiores aberturas, o que prejudica bastante a nitidez/foco da cena, devido ao DOF curto.

Procure usar lentes que caem para o infinito na menor distancia possível, como exemplo eu cito as zoons GA da Canon, como a 17-40 f/4.0 e a 16-35 f/2,8, essas ai, a partir de 1,5 metros de distancia ja ta caindo pra foco infinito.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, 22:03:14 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 20:30:09

Instala o Magic Lantern, que tem, focus peaking, isso ajuda muito.

Coloca um ampliador de LCD, como o "GGS Perfect Foldable LCD Viewfinder - 3X Magnification", pois é quase impossível focar olhando só pra telinha.

Esses monitores externos se conectam pela HDMI, tem de 5 e 7 pol que normalmente pode-se acoplar à câmera, no parafuso da base, ou na sapata do flash. Os bons custam caro, um monitor bom tem que ter angulo de visão amplo, boa luminosidade, boa reprodução de cores, ou seja, normalmente são os IPS. A maioria deles fazem redução do sinal full HD, os mais modernos atualmente estão caindo para 1280x800. Os antigos de 800x480 não vale a pena (muito ruim).

No Magic Lantern, com o modo "exposure override" ativado, o controle de abertura fica todo manual. Quando se deixa no automático, normalmente o sftw da camera prioriza as maiores aberturas, o que prejudica bastante a nitidez/foco da cena, devido ao DOF curto.

Procure usar lentes que caem para o infinito na menor distancia possível, como exemplo eu cito as zoons GA da Canon, como a 17-40 f/4.0 e a 16-35 f/2,8, essas ai, a partir de 1,5 metros de distancia ja ta caindo pra foco infinito.

Obrigada Lindsay! Vou tentar essas dicas nessa semana e posto aqui o resultado! ✌️


UPDaniel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 08:55:52
Qual o modelo do monitor citado acima ???
Eu comprei um, mas achei muito desengonçado pro tipo de trabalho que realizo, pra min teria que ser algo mais leve e compacto, e bastante firme ...