Autor Tópico: Tamanho do sensor ou processador  (Lida 2029 vezes)

wscrio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 18 de Outubro de 2013, 14:25:57
Olá a todos.
Pesquisei em vários lugares e não achei nada de concreto mesmo e gostaria de uma ajuda aqui.
Primeiramente não quero entrar em debates Canon x Nikon porque isso já está saturado.

Minha dúvida é:

Até que ponto o sensor influencia na qualidade final da sua foto?

Por exemplo. Tenho uma D5100 e estou satisfeito com a qualidade e nitidez mesmo com a lente do kit. Não sou profissional, estou me especializando e fazendo cursos na área. Mas eu peguei na loja para testar a T3i e gostei muito dela, pela ergonomia, menus e tal e estava seriamente pensando em trocar a D5100 pela T3i.
O sensor da t3i e da maioria das Canon, são menores que os da nikon e por isso que gostaria de saber sobre o processamento e até que ponto isso influencia.
Obrigado


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2013, 14:38:09
A diferença de tamanho entre os sensores das câmeras que vc citou é muito pequena, pois ambas são APS-C, a T3i tem 22,30 x 14,90 e a D5100, 23,60 x 15,60, acredito que não influencie tanto a qualidade da imagem - é uma diferença de menos de 1mm tanto na vertical como na horizontal.

A T3i tem 18Mpixels, contra 16,2Mpixels da D5100, o que favorece a Nikon - menos pixels em um espaço semelhante.

Acredito que a diferença seja o processamento entre as duas, não se esquecendo tbm das lentes utilizadas.

Fonte da comparação dos sensores:

http://cameraimagesensor.com/size/#20,29,22,11,a

(comparei tbm com as duas full frame da Nikon e Canon, note que não há diferença de tamanho entre as FF da Nikon e Canon)

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


wscrio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2013, 14:48:31
Blz alexandreranieri

Obrigado
abraço


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2013, 15:48:14
Até que ponto o sensor influencia na qualidade final da sua foto?

Minha opinião: Neste caso específico não influencia em nada. As diferenças podem até aparecer em testes especializados, mas no mundo real, principalmente para os hobbistas, eu diria que o resultado final depende muito mais de: (por ordem de importância)

1º - técnica do fotógrafo
2º - tratamento
3º - lente

Resumindo: Se está contente com a qualidade da D5100, fique tranquilo para trocar para a T3i caso você se sinta mais confortável com ela. Não vai sentir diferença nenhuma em termos de qualidade de imagem.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2013, 19:41:08
Em qualquer review que voce for ler ou assitir na internet todos são categoricos em falar

Quer fotografar? compre a Nikon
Quer filmar, vá de Canon.

Aí um exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=ISSO_a57Gqs e tantos outros.