Autor Tópico: Fotos estouradas - como reduzir a super-exposição?  (Lida 9334 vezes)

santanasampaio1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • "A felicidade só é completa quando compartilhada."
Online: 18 de Outubro de 2013, 21:24:58
Pessoal, hoje foi a primeira vez q tirei fotos no sol usando a lente do kit da t3i que é a 18 - 55mm.

Quando eu usava a abertura máxima que é f/3.5 para deixar a fotometria em "0", e com ISO 100 a velocidade máxima de 4000 não era o suficiente, isso a deixava superexposta, muito branca. (será q eu errei muito em alguma coisa?)

Cheguei no limite de minha camera ou tem como fazer alguma coisa para reduzir isso, como diminuir a abertura?

Comprei uma lente 50mm 1.8, (mas ainda não chegou da china hehe)vou conseguir tirar fotos com ela na abertura máxima de dia?

outra duvida grande q estou tendo é como regular o fotometro de maneira rapida. Nossa como tem que ser rápido para não perder a foto! Toda foto manual tem que regular abertura e velocidade o tempo todo ou tem um padrão que se faz para poder ajustar somente um ou outro?

Peço desculpas por fazer perguntas tão simples, mas estou aprendendo a usar o modo manual sozinho, apenas vendo esse forum e videos no youtube.
"A felicidade só é completa quando é compartilhada."

http://www.flickr.com/photos/32297570@N05/


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2013, 21:34:55
Use uma abertura menor ou um filtro ND. Também dá para recuperar na pós se você estiver fotografando em RAW.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2013, 21:46:39
Pessoal, hoje foi a primeira vez q tirei fotos no sol usando a lente do kit da t3i que é a 18 - 55mm.

Quando eu usava a abertura máxima que é f/3.5 para deixar a fotometria em "0", e com ISO 100 a velocidade máxima de 4000 não era o suficiente, isso a deixava superexposta, muito branca. (será q eu errei muito em alguma coisa?)

Cheguei no limite de minha camera ou tem como fazer alguma coisa para reduzir isso, como diminuir a abertura?

Comprei uma lente 50mm 1.8, (mas ainda não chegou da china hehe)vou conseguir tirar fotos com ela na abertura máxima de dia?

outra duvida grande q estou tendo é como regular o fotometro de maneira rapida. Nossa como tem que ser rápido para não perder a foto! Toda foto manual tem que regular abertura e velocidade o tempo todo ou tem um padrão que se faz para poder ajustar somente um ou outro?

Peço desculpas por fazer perguntas tão simples, mas estou aprendendo a usar o modo manual sozinho, apenas vendo esse forum e videos no youtube.

Quando usas uma abertura com numero pequeno f3.5, na verdade estás deixando mais luz entrar. Para diminuir a super-exposição podes fechar a abertura, digamos para f/16 ou mesmo f/22. Tenta de novo assim que verás uma grande diferença,
JVc.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2013, 21:55:53
Abertura máxima, de dia, é muito difícil. Só se usar filtro ND mesmo.
D600 - E-M10


santanasampaio1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • "A felicidade só é completa quando compartilhada."
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2013, 22:35:37
uma abertura maior do diafragma nao torna a foto mais nitida, ou nao tem muita relação entre abertura grande = maior nitidez?

e se eu quiser pequena profundidade de campo, tem como conseguir com pequena abertura?
"A felicidade só é completa quando é compartilhada."

http://www.flickr.com/photos/32297570@N05/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2013, 22:47:52
O que a abertura da lente faz é controlar quanto da cena ficará em foco. Quanto mais aberta a lente (números menores) menos área estará em foco, enquanto que quanto mais fechada a objetiva (números maiores) maior a área em foco, chegando a ficar praticamente tudo em foco. Secundariamente, a abertura controla também quanto de luz sensibiliza o sensor (ou filme) da câmera. Entretanto, como a abertura modifica o modo como a imagem é gravada (área de foco - o que chemamos de "profundidade de campo"), o ideal é que se escolha a abertura de acordo com a composição desejada, e se utilize o tempo de exposição (outra variável que controla quanto de luz sensibiliza o sensor) ou mesmo o ISO para controlar a exposição. Quando se está no extremo de ambos o tempo de exposição e ISO, é hora de modificar a abertura (mudando a composição e, por vezes, a história sendo contada). Ao invés disso pode-se recorrer a filtros ND (que funcionam como óculos escuros para a câmera), para não comprometer a seleção de abertura que a composição solicita.

Te recomendo fazer um curso básico de fotografia. Em geral são cursos chamados de Básico I e Básico II (ou um único módulo um pouco mais longo). Assim poderás extrair o máximo do equipamento que tens em mãos.
JVc.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2013, 22:58:17
uma abertura maior do diafragma nao torna a foto mais nitida, ou nao tem muita relação entre abertura grande = maior nitidez?

Ao contrário, reza a lenda que o melhor ponto de nitidez de qualquer lente está entre 2 pontos a baixo de sua máxima abertura. A máxima abertura é sempre o ponto menos nítido da lente.

Faça um teste, fotografe em F7.1 - 9 e confira a nitidez.


e se eu quiser pequena profundidade de campo, tem como conseguir com pequena abertura?

Via de regra não tem como, mas depende da abertura e da distancia do objeto focado.


Lembrando que passando de F16 a lente do kit começa a perder nitidez devido a distorção gerada pelo fechamento do diafragma.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, 23:02:43 por Roberto Dellano »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2013, 03:32:14
Para acertar a exposicao e quantidade de luz adequada de maneira rapida, para nao perder o momento de fazer a foto. Ao chegar no local em que vc espera fazer fotos, faca uma medicao gerao da luz ambiente para ja ficar sabendo antes de fazer as fotos. E com pratica, ao fazer as fotos vc olha o quanto de mais ou menos luz a cena tem comparado com a luz que vc fez a medicao geral, e tendo assim uma ideia de quantos f-stops a mais ou a menos vc precisa, semprecisar ficar fotometrando a cada foto que for fazer.

No Comeco pode ser dificil e vc vai querer averiguar, se sua estimativa, esta correta ou nao antes de fazer a foto.

Com com a pratica, apos fazer a primeira fotometria geral do ambiente vc fica seguro em fazer as fotos, confiando na sua extimativa de quantos f-stops alterar, sem medo de errar e acertando na maioria delas. E quando mudar de ambiente que tem uma diferenca de luz muito grande, faz uma fotometria geral de novo.

E depois de bastante pratica vc consegue acertar, ou chegar muito proximo, da fotometria adequada em qualquer ambiente de luz natural, lampada normal ou luz do flash (depende do que vc praticar mais) sem precisar olhar nenhuma vez o fotometro da camera. Vc simplesmente sabe de olho.

O problema das cameras digitais eh que muitas delas tem muitas opcoes de 1/2 stop, 1/4 stop, etc, o que atrapalha quando vc tem que fazer alteracoes rapidas. E por isso, eh melhor estabelecer um tempo de exposicao que deseja e controlar a abertura da lente (intensidade de luz) pela lente e nao pela camera.

Trabalhar com a lente manualmente (e nao digitalmente) faz com que vc tenha que focar manualmente tambem. E se o viewfinder de sua camera nao for claro, principalmente em sensores menores, focar manualmente fica mais dificil (pq as camera digitais, em geral, mesmo tendo a opcao de usar manualmente, muitas dessas funcoes maniais nao foram feitas para serem realmente usadas na pratica ou com qualidade).

Outras opcao eh usar os modos de prioridades, onde vc pode usar a abertura da lente manualmente (ou shutter speed) e os resto se ajusta automaticamente. Mas ai nao tem graca. Eh que nem chutar a bola para qualquer direcao e ela automaticamente vai para o gol. Vc pode ate ficar feliz em poder ter a opcao de chutar e sempre marcar pontos nao importa para onde chute. Mas isso nao faz com que vc tenha um bom chute de verdade e seja um bom pontuador de verdade.

Lembre-se que para chegar a fazer mais pontos que todo mundo, vc precisa errar mais que todo mundo antes. O cara que fotometra com auxilio automaticos a cada foto que faz, pode ficar se gabando de que nunca errou. Mas vc errando muito ao praticar manualmente e desenvolvendo seu olhar. Um dia vc vai poder se gabar de estar preparado para qualquer foto sem medo de errar e sem perder tempo lendo medicoes.


santanasampaio1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • "A felicidade só é completa quando compartilhada."
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2013, 07:34:48
Obrigado amigos, eu já desconfiava que eu preciso praticar muito.
Eu já venho lendo muito sobre isso há algum tempo, mas na prática eu sinto a dificuldade de zerar o fotometro, mas como vcs disseram, treinando eu já vou saber como vai ser a configuração.

Vcs recomendam algum curso pela net ou livro que possa ser lido no pc mesmo?

Obrigado a todos!
"A felicidade só é completa quando é compartilhada."

http://www.flickr.com/photos/32297570@N05/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2013, 07:54:03
Aqui mesmo (banner acima) tem o http://www.teiadoconhecimento.com que pertence a gente do MF. Não conheço o curso em si, mas li elogios sobre ele em outro tópico.

Um bom livro:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2863089
JVc.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2013, 08:10:14
Tem a vela e basica Sunny 16 rule. Vc acha em todo lugar. E eh com ela que vc deve comecar.

Vc coloca a velocidade do obturador igual ou mais proxima possivel do ISO. E assim ajusta o a abertura da lente, ou intensidade da luz a entrar na camera, de acordo com a intensidade da luz do dia.









Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2013, 12:40:11
A coisa é mais simples q andar pra frente... maior o buraco, mais luz entra; menor o buraco, menso luz entra; maior o tempo q o buraco fica aberto, mais luz entra; menor o tempo q o buraco fica aberto, menos luz entra; Maior o ISo, mais luz é captada e etc...
Se mais luz é captada mais clara vai ficar a foto, menos luz captada mais escura...
Pergunta: Qual a dificuldade de entender conceito tão simples? Para isso não é preciso fazer curso. Lógica simples, simples, simples... Basta apenas do Tico e do Teco....
Se está com dificuldade para isso, espere as demais variáveis....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2013, 12:45:59
Aliás, nem é preciso LER MUITO a ALGUM TEMPO...

Desculpem

Dá para entender pq ficam achando sujeira no sensor das D600 toda hora...
Maldita democratização da tecnologia....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2013, 13:09:42
A coisa é mais simples q andar pra frente... maior o buraco, mais luz entra; menor o buraco, menso luz entra; maior o tempo q o buraco fica aberto, mais luz entra; menor o tempo q o buraco fica aberto, menos luz entra; Maior o ISo, mais luz é captada e etc...
Se mais luz é captada mais clara vai ficar a foto, menos luz captada mais escura...
Pergunta: Qual a dificuldade de entender conceito tão simples? Para isso não é preciso fazer curso. Lógica simples, simples, simples... Basta apenas do Tico e do Teco....
Se está com dificuldade para isso, espere as demais variáveis....

Em um bom curso não é só isso que é ensinado...
JVc.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2013, 14:28:46
Mas não foi isso q eu disse....
Toc, Toc, Toc...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.