Autor Tópico: Onde errei nessa foto ?  (Lida 2804 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2013, 09:20:23
Pessoal,

Já fiz fotos da mesma forma antes e não ficou assim. Acho que o problema é outro. Não foi causado pelo uso de flash TTL direcionado para o teto alto.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2013, 11:51:49
affalcao  a lente que vc usou é a do KIT que é bastante escura e vc usou 55mm, ISO 800 e abertura 5.6 e exposição 100... O resultado, nesse caso, é subexposição mesmo. Em MHO o correto seria: ISO 1600 devido a distancia focal ser 55mm e uma exposição em torno de 60 para valorizar um pouco mais a luz ambiente e usar o flash para preenchimento. :ok: .  Na hora vc testou outras configurações como estas? Abraço.
Rapadura é doce, mas não é mole não!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2013, 12:02:27
 :shock: Acho que tem erro de conceito aí:

Até onde EU SEI (me corrijam se eu estiver errado) flash em TTL (thru the lens, ou "pela lente) faz o seguinte:

faz um disparo com uma determinada potência, a câmera capta esse disparo e lê se falta luz ou se sobra, manda informação para o flash aumentar ou diminuir tantos pontos e faz o disparo "da foto", esse sim abrindo obturador e captando a luz.

Assim, pouco importa se a luz está vindo de frente, de lado ou do teto a 15 metros, ele faz a leitura DO QUE ESTÁ SENDO ENQUADRADO e não do caminho que a luz está fazendo...

O que pode ter ocorrido aí:

- o flash fez o disparo de medição, a câmera mediu e disse pro flash: tá escuro pra c$#@$o aumenta 5 pontos.
- o flash bem que tentou, mas em potencia total, só conseguiu aumentar uns 4 pontos e meio... aí disparou em carga máxima, que não foi suficiente pra expor corretamente.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2013, 12:12:34
O althoffj tem razão, o TTL faz exatamente isso, o TTL faz a leitura do objeto que está enquadrado ou o que está vinculado ao ponto de foco, depende do tipo de câmera e modo de focagem. Se está rebatido ou não, não faz diferença.

A única diferença que existe no TTL rebatido é que se vc tiver utilizando determinadas lentes (isso vale para Canon e Nikon), a lente envia a informação da distância do objeto focado à câmera, que repassa essa
informação ao sistema TTL que por sua vez a utiliza como uma forma de apurar ainda mais o cálculo da exposição. Se vc estiver usando o flash rebatido, obviamente esta informação não é utilizada.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2013, 12:18:45
O althoffj tem razão, o TTL faz exatamente isso, o TTL faz a leitura do objeto que está enquadrado ou o que está vinculado ao ponto de foco, depende do tipo de câmera e modo de focagem. Se está rebatido ou não, não faz diferença.

A única diferença que existe no TTL rebatido é que se vc tiver utilizando determinadas lentes (isso vale para Canon e Nikon), a lente envia a informação da distância do objeto focado à câmera, que repassa essa
informação ao sistema TTL que por sua vez a utiliza como uma forma de apurar ainda mais o cálculo da exposição. Se vc estiver usando o flash rebatido, obviamente esta informação não é utilizada.

Essa informação (pelo que sei...) é usada só no primeiro disparo, para que a exposição já fique o mais próxima possível do segundo, fazendo com que a variação de pontos entre o primeiro e o segundo "piscar" do flash tenha menos distância (em pontos).
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2013, 13:07:26
affalcao  a lente que vc usou é a do KIT que é bastante escura e vc usou 55mm, ISO 800 e abertura 5.6 e exposição 100... O resultado, nesse caso, é subexposição mesmo. Em MHO o correto seria: ISO 1600 devido a distancia focal ser 55mm e uma exposição em torno de 60 para valorizar um pouco mais a luz ambiente e usar o flash para preenchimento. :ok: .  Na hora vc testou outras configurações como estas? Abraço.

Cara,

Fotografei a festa toda assim, com prioridade de velocidade entre 100 e 125 com ISO no AUTO  limitado a 800. e a maioria ficou boa.

Pensei em uma coisa agora.  O teto na casa de festa tinha alturas diferentes.  Talvez eu estivesse sob uma parte de teto baixa e o fotografado sob uma área com teto alto e relativamente longe de mim, ou seja, rebati a luz no teto mas a luz não chegou até o objeto fotografado. Veja esquema abaixo.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2013, 13:14:13
Citar
Sim, mas apenas para ajudar um amigo, vou de segundo em casamentos quando posso!

haha massa!