Autor Tópico: Onde errei nessa foto ?  (Lida 2784 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Outubro de 2013, 03:12:48
Pessoal,

Onde errei na foto abaixo ? Está totalmente sem contraste. Foi tirada com flash rebatido no teto. Na segunda foto, direcionei o flash para frente e já ficou bem melhor ( falando somente do contraste, ok ?)

Várias outras ficaram assim.



Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2013, 03:26:35
tinha alguma fumaça no ar?
@jacobfotografiacriativa


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2013, 03:29:02
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2013, 08:19:30
Parece que perdeu muita luz, isso pode ser pela qualidade do rebatimento; primeira pergunta: tinha teto, baixo, branco que possa ser rebatido.
Esse pode ser um, o outro é rebater em TTL
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2013, 13:36:30
Parece que perdeu muita luz, isso pode ser pela qualidade do rebatimento; primeira pergunta: tinha teto, baixo, branco que possa ser rebatido.
Esse pode ser um, o outro é rebater em TTL

Teto branco, mas bem alto. Usei flash em TTL.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2013, 14:49:06
Teto branco, mas bem alto. Usei flash em TTL.
Então o erro está aí... Para rebater é preciso saber operar o flash no manual e a máquina também. Quando você rebate em TTL a máquina vai te dar a potencia de flash para expor a imagem, sem rebater, como você perde potência rebatendo - lei do quadrado da distância - e o teto era alto e o flash dando potência para iluminar diretamente; tudo ficou subexposto.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2013, 19:43:42
Então o erro está aí... Para rebater é preciso saber operar o flash no manual e a máquina também. Quando você rebate em TTL a máquina vai te dar a potencia de flash para expor a imagem, sem rebater, como você perde potência rebatendo - lei do quadrado da distância - e o teto era alto e o flash dando potência para iluminar diretamente; tudo ficou subexposto.
Cara,

Há um tempo atrás abri um tópico (vou procurar depois) questionando justamente isso, o fato de rebater o flash no teto se haveria perda de potência, pois eu pensava como você e me disseram que meu questionamento não procedia.

Pensei agora em outra possibilidade. O flash estava no zoom automático. Se a foto tiver sido tirada em 18mm por exemplo e com o teto alto, a luz ficaria excessivamente difundida. Talvez ficasse melhor se eu tivesse ajustado o zoom manual para algo próximo a 90mm ao invés dos 24mm que o flash ajustou automaticamente.  :ponder:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2013, 19:58:22
Cara,

Há um tempo atrás abri um tópico (vou procurar depois) questionando justamente isso, o fato de rebater o flash no teto se haveria perda de potência, pois eu pensava como você e me disseram que meu questionamento não procedia.

Pensei agora em outra possibilidade. O flash estava no zoom automático. Se a foto tiver sido tirada em 18mm por exemplo e com o teto alto, a luz ficaria excessivamente difundida. Talvez ficasse melhor se eu tivesse ajustado o zoom manual para algo próximo a 90mm ao invés dos 24mm que o flash ajustou automaticamente.  :ponder:
Lamento informar, mas te ensinaram errado. Para cada 2 metros de distância do objeto, perde-se 4 metros de distância no Flash, se for 3 metros, perde-se 9m. É a famosa leio do Inverso do Quadrado; ou Inverse Square Law.
Você vai resolver esse problema abaixando o teto ou aumentando a potência do flash. Ou pode-se usar o flash angulado 45 graus e usando um rebatedor.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2013, 20:08:56
Teto branco, mas bem alto.

Ia te perguntar exatamente isso como era o teto!!!
Realmente, o teto muito alto você não consegue rebater com eficiencia em TTL...
Uma opção seria colocar aquele rebatedor no flash Tipo esse aqui, oh



ou aumentar a potencia do flash pra bem mais mas ai vc tem q testar no manual... mas ai ia comer toda sua bateria...




Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2013, 21:49:02
Mas o flash não faz uma pequena compensação quando vc manda a luz pra cima ou para os lados? Tanto que o zoom dele mexe bastante quando vc coloca a cabeça do flash virada pra frente.

Eu sempre uso em TTL, com compensação de flash. Consigo trabalhar bem assim.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2013, 21:58:15
Mas o flash não faz uma pequena compensação quando vc manda a luz pra cima ou para os lados? Tanto que o zoom dele mexe bastante quando vc coloca a cabeça do flash virada pra frente.

Eu sempre uso em TTL, com compensação de flash. Consigo trabalhar bem assim.
Isso eu só consigo responder testando, só fotografo em Manual.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2013, 23:44:18
Citar
Isso eu só consigo responder testando, só fotografo em Manual.

vc faz eventos pope?


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2013, 01:07:51
Isso eu só consigo responder testando, só fotografo em Manual.

Parece que os flashs originais compensam a direção que o flash está apontado, os yongnuo não. Perdi alguns clicks até entender essa diferença, mas se trabalhar full em manual dá pra compensar certinho.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2013, 08:32:43
Parece que os flashs originais compensam a direção que o flash está apontado, os yongnuo não. Perdi alguns clicks até entender essa diferença, mas se trabalhar full em manual dá pra compensar certinho.

Complicado fazer uma festa infantil em manual.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2013, 09:13:14
vc faz eventos pope?
Sim, mas apenas para ajudar um amigo, vou de segundo em casamentos quando posso!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr