Autor Tópico: Vida longa ao Filme  (Lida 4872 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 20 de Outubro de 2013, 03:35:20
Logo um novo documentario sera lancado:

http://www.youtube.com/watch?v=MkMzV0fakAM

Eu estou curioso para ver.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2013, 12:56:17
A volta ao filme me parece uma tendencia. Acho que graças a alguns desses fotografos "comerciais" que estão mostrando ao mundo que ainda é possivel realizar trabalhos com filme. Nos EUA já há muitos laboratórios que fazem um excelente trabalho de revelação e scan. Aqui no Brasil ainda é bastante dificil de encontrar algum que faça um serviço decente. Creio que esse nivel de qualidade pode subir a partir do momento em que os fotógrafos brasileiros passarem a demandar mais por esse tipo de serviço e, além disso, se tornem mais exigentes com os resultados apresentados. Não creio que o filme passará a ser mais utilizado do que o digital, mas acredito que haverá uma crescente do filme nos anos que virão.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2013, 14:44:50
Ja fazem alguns anos (principalmente nos ultimos 2 ou 3 anos) que fotografia de filme esta se popularizando bastante. E eu acho que eh gracas a internet, com pessoas mostrando e falando sobre. O que atica a curiosidade e ao experimentar as pessoas podem sentir que eh diferente.

Eu lembro de vc spiderman gracas a suas fotos. Lembro de vc em outro forum que participei por uns 2 ou 3 meses eu acho. E naquele forum alguem abriu um topico perguntando que camera as pessoas dariam a seus filhos para aprender a fotografar. Eu respondi que daria qualquer camera de filme ou uma lomo camera com a justificatica de forcar a pessoa a pensar a foto, o funcionamento, etc. Foi entao que uma galera comecou a dizer que eu estava insinuando que filme era melhor que digital, disseram que eu me achava melhor do que eles pq eu fotografava com filme. Disseram para eu nao falar mais sobre fotografia de filme naquele forum. E disseram ate mesmo que filme ja morreu e que os conhecimentos da fotografia de filme tambem morreram. Entre mil e outros absurdos de inumeras pessoas que se dizem fotografos entusiastas e profissionais. E por esse motivo eu nunca mais voltei la. Parece que por causa de uma coisa atoa a galera pegou raiva de mim.

Eu nao sei se vc chegou a ver esse topico mas foi ao mesmo tempo hilario e absurdo ao estremo.  :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2013, 15:42:30
Olhei agora o seu site e estou lembrado de voce sim, Marcio. Era no brfoto, né? Não lembro exatamente desse tópico, mas acho uma idiotice achar que uma mídia com tanta personalidade irá acabar. E eu nem tô falando de qualidade pois me parece um conceito um tanto relativo. Tem também quem acredite que a própria fotografia irá acabar. O próprio Salgado, em sua entrevista recente ao roda viva, pareceu duvidar um pouco da eternidade da fotografia. Me parece realmente inviável prever a evolução do consumo de massa, mas não me parece lógico acreditar no fim de algo que foi e ainda é tão significativo para a vida das pessoas. Pelo menos não a curto e médio prazo. Haverá sempre uma pequena parcela de adeptos. O uso mais amplo do filme depende de alguns fatores que são relevantes hoje em dia como a praticidade, confiabilidade, etc. Mas acho que o filme ainda é capaz de conquistar muita gente com sua magia e personalidade. O mercado também está sempre observando os nichos e o potencial do produtos. Se hoje ele está focado na tecnologia digital, amanhã ele pode facilmente voltar a focar no analógico. Provavelmente será algo mais adaptado a realidade do momento. A própria polaroid já voltou com outra roupagem. Alguns filmes estão desaparecendo mas novos estão surgindo. Então, o cara que diz que o filme acabou não tá falando nada com nada :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2013, 20:54:39
Ainda hoje tem gente fabricando câmeras de filme, seja 35mm, seja Médio Formato, seja em Grande Formato. Mas não só, como já foi dito aqui mesmo, há empresas fabricando e vendendo filmes. E como se explica isso?!

Esse papo de... "ah! tal filme deixou de existir". Sim, é verdade, mas isso é assim desde sempre. A indústria automobilística também não trabalha assim, encerrando o ciclo de vida de um determinado modelo para por outro em seu lugar? Quem já não ouviu falar, por exemplo, do Ektar da Kodak? Essa película chegou e se tornar um defunto e, pasmem!, esse filme foi ressuscitado e está aí firme e forte. É até engraçado o próprio Ektar como exemplo porque justamente ele, antes ISO 25, foi "redesenhado" como ISO 100 para a era digital. Sim, isso mesmo, é um filme feito para ser escaneado, para ser digitalizado.

As pessoas e/ou empresas que ainda investem na fotografia química (não gosto do termo "analógico" porque, penso, não cabe nesse contexto) o fazem esperando retorno financeiro. Lucro; essa é a palavra mágica. Ou será que são todos uns pobres idiotas e ingênuos que não sabem onde estão aplicando seu capital?
-22.352971,-48.775582


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2013, 21:34:53
Eu aprendi com filme, e até hoje ainda fotografo com filme! Mas, é uma Vibe diferente, tem uma velocidade diferente, você foca muito mais na composição e etc. Mas, discutir isso em uma sala onde só quem fotografa com filme vem é chover no molhado!
É o que eu digo para um amigo meu, quem curte moto se diverte até com Mobillete, que gosta só de japonesa de 200CV é Hipster!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2013, 00:43:30
Bom, não tenho certeza, mas parece que a Annie Leibovitz, na minha opinião a melhor fotógrafa do mundo ainda usa filme fotográfico, o que eu andei lendo em uma matéria é que ele seria mais "limpo" principalmente pelo Digial simular muita coisa como por exemplo simular um ISO 200, ou um ISO 1600 assim como o preto e branco ou o sépia, além da questão do tamanho dos frame de um filme 35mm, em uma Olympus TRIP 35 ele é reduzido pela máquina, o motivo do tamanho dos Frame de um filme fotográfico 35mm e as vantagens de ser analógico me fizeram comprar uma câmera de filme

a matéria que citei é esta http://www.dicasdefotografia.com.br/quando-filme-e-melhor-que-digital
« Última modificação: 21 de Outubro de 2013, 00:44:37 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2013, 02:13:26
Esta semana mesmo comprei duas cameras de filme haha, uma Oly XA2 e uma Fujica ST701


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2013, 04:06:46
O filme e o Digital para a fotografia sao que nem a tinta acrilica e a watercolour para apintura, ou madeira e marmore para a escultura. Cada uma tem suas caractieisticas, resultados e experiencia de se trabalhar. Um nao subbistitui o outro.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2013, 09:15:57
O filme e o Digital para a fotografia sao que nem a tinta acrilica e a watercolour para apintura, ou madeira e marmore para a escultura. Cada uma tem suas caractieisticas, resultados e experiencia de se trabalhar. Um nao subbistitui o outro.
Achei excelente essa citação!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2013, 09:40:36
não só a volta do filme, mas a volta do "analógico" como um todo é uma tendência! Finalmente!

outro exemplo é o funcionamento da Polysom que volta a fazer discos em Vinil no Brasil! Já tem vários artistas lançando seus trabalhos em Vinil novamente. Espero lançar o meu em breve!

Não existe nada mais chato que o mundo digital.. é prático, mas é chato pra caramba!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2013, 09:41:04 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2013, 10:12:24
O "analógico", o antigo virou hipster, cool.

E tudo o que é cool, na era da Internet, se populariza fácil.

É bom que o filme não morra e que fotógrafos comerciais voltem a utilizá-lo. Assim as grandes fabricantes continuam a fazê-los.

Resta o preço diminuir.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2013, 11:02:55
A fotografia com filme não vai acabar, assim como não acabaram o vinil, a pintura de retratos, a escrita cursiva, a prensa de tipos móveis, o barco a vela, o relógio de ponteiro, o amplificador valvulado...

Mas, assim como estes outros produtos, certamente jamais voltará a ter a popularidade quejá teve um dia, pois há novas tecnologias mais práticas e/ou mais baratas (e não necessariamente melhores). Não veremos mais o tradicional Kodak ASA 100 vermelhinho e o ASA 400 azul que eram vendidos aos montes em qualquer padaria.


E isso é bom para todos.

Para quem só queria registrar as férias com uma câmera compacta, comprar filme, mandar revelar e ampliar era só um estorvo, um mal necessário, e para estes agora existe uma solução extremamente mais prática e barata.
Para quem realmente sabe utilizar o potencial do filme, sabe apreciar a diferença das possibilidades que ele proporciona, sempre haverá este produto como nicho. A fotografia química já está sendo basicamente usada só por quem faz dela uma ARTE, e acredito que estárá plenamente disponível por muitos e muitos anos ainda, complementando a fotografia digital (que obviamente também se presta muito bem a trabalhos artísticos).

Fica aqui então o parabéns aos amigos fotógrafos que usam filme, pois uma coisa não se pode negar: esta técnica exige muito mais estudo e dedicação (e $$$  :D).

PS.: Esta sim é uma tecnologia que já morreu e ninguém sente falta:

:hysterical:
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2013, 11:14:03
Se nem o processo por Collodion morreu ainda e ate tem surgido mais fotografos usando collodion em vidro, e nem mesmo a fotografia daguerreotipa morreu ainda, sao rasos os fotografos que usam mas ainda tem tanto para fins artisticos como comerciais, um processo altamente trabalhoso, altamente toxico e que leva dias para se obter uma unica foto, o filme moderno que eh o processo mais rapido, facil e pratico entre as midias sociais nao teria como morrer tambem.

Outro documentario que indico:

https://www.youtube.com/watch?v=gI3WAEXJXDk


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2013, 11:21:15
E eu acho que o CD morre antes do vinil.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube