Autor Tópico: equivalência de desfoque  (Lida 7186 vezes)

dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:10:10
Ficou bem parecido, mas...

EU ACHO, que a segunda foi com a 5D.

Tem uma compressão de planos um pouco mais evidente que a primeira.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:27:23
Ficou bem parecido, mas...

EU ACHO, que a segunda foi com a 5D.

Tem uma compressão de planos um pouco mais evidente que a primeira.

Abcs

O que ocorre é que ficou dificílimo de colocar ambas as cameras na mesma posição, pois os corpos são muito diferentes, e objetivas idem. Então na tentativa de posicionar, pode ter ocorrido uma pequena rotaçao, o que sugere que os botões do amplificador estejam mais alinhados em uma foto do que na outra.

Se ambas as objetivas apresentam o mesmo angulo de visão, a compressão é idêntica, absolutamente idêntica, idependente de distância focal, uma vez que sejam posicionadas no mesmo ponto de entrada.

Mais uma vez, perspectiva e compressão de planos não são características de objetivas, e sim de posicão, de ponto de vista apenas. Objetiva só cropa.

O que acontece é que pra enquadrar a mesma coisa com duas objetivas diferentes a gente muda de posição e isso faz mudar perspectiva.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:31:21
O que ocorre é que ficou dificílimo de colocar ambas as cameras na mesma posição, pois os corpos são muito diferentes, e objetivas idem. Então na tentativa de posicionar, pode ter ocorrido uma pequena rotaçao, o que sugere que os botões do amplificador estejam mais alinhados em uma foto do que na outra.

Se ambas as objetivas apresentam o mesmo angulo de visão, a compressão é idêntica, absolutamente idêntica, idependente de distância focal, uma vez que sejam posicionadas no mesmo ponto de entrada.

Mais uma vez, perspectiva e compressão de planos não são características de objetivas, e sim de posicão, de ponto de vista apenas. Objetiva só cropa.

O que acontece é que pra enquadrar a mesma coisa com duas objetivas diferentes a gente muda de posição e isso faz mudar perspectiva.

Foi aí que eu chutei. Chegou mais perto a OMD e mudou a perspectiva.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:36:44
Foi aí que eu chutei. Chegou mais perto a OMD e mudou a perspectiva.

Abcs

Ou a 5D mais perto...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:39:53
Ou a 5D mais perto...

 :ponder:

Então falei merda...
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:44:09
:ponder:

Então falei merda...

Eu digo sinceramente, eu jamais adivinharia qual é qual, não tem como.

Aliás, só tem um macetinho pra se levar em conta, é o fato da 50mm usada na OMD ser 1.4 e apresentar um pouco de aberração... isso pode ter confundido com o desfoque.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:49:24
Não, pelo que li a diferença é bem mais que 1 stop, é o dobro do f, por exemplo, pra minha full frame ter a mesma profundidade de campo da m43 a f22 eu precisaria de f44.

A compressão de planos da minha 50mm na MFT é idêntica à da 100mm na fullframe, pois isso depende apenas de ponto de vista, uma vez que estas objetivas apresentam praticamente o mesmo ângulo de visao nos corpos em que estão instaladas, a compressão equivale.

Se alguém tem alguma dúvida, me comprometo a fazer qualquer teste, já que vou tirar uns dias de férias.

Claudio, eu falei 1 stop com relação ao 1.5x da Nikon (DX) em relação a full frame (FX), não sobre micro 4/3.

Se em micro 4/3 o fator é de 2x para o f/stop (você está afirmando isso), então podemos afirmar que pro APS-C da Canon é 1.6x o fator do f/stop de equivalência?

Ou seja, f/2 numa APS-C de 1.6x tem o mesmo DoF de f/3.2 numa full frame?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 22 de Outubro de 2013, 16:07:24
Claudio, eu falei 1 stop com relação ao 1.5x da Nikon (DX) em relação a full frame (FX), não sobre micro 4/3.

Se em micro 4/3 o fator é de 2x para o f/stop (você está afirmando isso), então podemos afirmar que pro APS-C da Canon é 1.6x o fator do f/stop de equivalência?

Ou seja, f/2 numa APS-C de 1.6x tem o mesmo DoF de f/3.2 numa full frame?

Acredito que sim, mas não tenho certeza absoluta. Não me dou bem com fórmulas.

Observe que parece pouca diferença de f3.2 pra f2.0, mas uma objetiva 85mm de 1,2 pra 1,8 já muda muita coisa.

Aparentemente, no meu testezinho tabajara, o desfoque parece ter sido equivalente.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2013, 17:34:47
Tentar acertar qual é a lente utilizada é relativamente fácil: 1) 50mm; 2)100mm.

O que me intriga realmente é a sensação que me deu de um DOF um tiquinho maior na 2, como se os 100mm sobre o sensor FF ofertasse um DOF mais longo que os 50mm sobre um sensor MFT, estando ambas as objetivas abertas com aberturas relativas iguais (f/2.8 em FF e f/1.4 em MFT).

Talvez, Claudio, a resposta esteja em testes e testes e testes... Faça os testes necessários, reduza, amplie, imprima, etc... simule todas as situações possíveis necessárias para teu trabalho e uso de teus clientes e veja se a MFT atente. Atendendo, fique em paz!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 22 de Outubro de 2013, 17:40:24
Já pensou em fazer a equivalência do diâmetro do diafragma simplesmente?

Por favor, ignore o meu comentário, agora que eu vi que você fez exatamente isso...
À primeira lida eu achei que você tinha usado a 100mm em f/2.0...  :aua:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #25 Online: 22 de Outubro de 2013, 17:56:28
... perspectiva e compressão de planos não são características de objetivas, e sim de posicão, de ponto de vista apenas. Objetiva só cropa.

O que acontece é que pra enquadrar a mesma coisa com duas objetivas diferentes a gente muda de posição e isso faz mudar perspectiva.

Me fez ficar uns 10 min refletindo... Nunca tinha pensado nisso, mas faz todo sentido.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Outubro de 2013, 20:26:42
Tentar acertar qual é a lente utilizada é relativamente fácil: 1) 50mm; 2)100mm.

Hyde, porque você acha isso?


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Outubro de 2013, 21:48:54
Eu fico. Lendo essa discussão e nao consigo aceitar que nao tenha algo de errado no teu teste. Nao vejo logica nele.
DIRETAMENTE so existem dois fatores que alteram a profundidade de campo, sao a distancia ate o objeto e a abertura da lente.
Se usar mesmo enquadramento na hora de tirar a foto, ou seja, NAO CROPAR DEPOIS, tirar fotos com mesmo tamanho (pixel) e mesmo f, voce nunca deveria ter diferenca de dof. Pra usar mesmo enquadramento em distancia focal e tamanho de sensor diferentes, vc altera a distancia ate o objeto, e é esse o fator que muda o dof.
Sei la, depois de estudar muuuuuito isso, é a minha conclusao.



Deve ter algo errado nesse teste.
OMD EM1


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 23 de Outubro de 2013, 21:54:08
Se usar mesmo enquadramento na hora de tirar a foto, ou seja, NAO CROPAR DEPOIS, tirar fotos com mesmo tamanho (pixel) e mesmo f, voce nunca deveria ter diferenca de dof.


Isso é algo que vem sendo dito em diversos outros tópicos por aqui. Não se trata de usar o mesmo número f, mas sim de usar o mesmo diâmetro do diafragma. Uma 50mm em f/1.4 tem o mesmo diâmtro do diafragma que uma 100mm em f/2.8, então esse ponto do teste está correto.


Abraços


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Outubro de 2013, 22:12:47

Isso é algo que vem sendo dito em diversos outros tópicos por aqui. Não se trata de usar o mesmo número f, mas sim de usar o mesmo diâmetro do diafragma. Uma 50mm em f/1.4 tem o mesmo diâmtro do diafragma que uma 100mm em f/2.8, então esse ponto do teste está correto.


Abraços

O f diz respeito à quantidade de luz que passa efetivamente ao sensor. Sou sincero em dizer que nunca encontrei na literatura da otica que a abertura fisica da camera muda o dof. Em tudo que li o fator é o f. Se voce tem essa literatura eu agradeço
OMD EM1