Autor Tópico: Foto de alimentos - Em treinamento....!  (Lida 1258 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Outubro de 2013, 22:54:26
Olá....faz tanto tempo que eu não apareço que o site está até meio diferente...hehehe...mas enfim!

Ano passado, eu fotografei pela primeira vez um prato com comida. Infelizmente eu não tenho mais a foto para comparar, mas enfim...

Daí eu postei aqui, e o pessoal me deu algumas dicas para melhorar a qualidade da foto para tornar ela mais atrativa aos olhos. Duas das dicas, foram para buscar luz solar e fotografar num angulo como se fosse a pessoa olhando para o prato.

Hoje eu fiz um teste com umas bolachas (a ideia era fazer com as Trakinas) mas sabe como é né? Daí eu gostaria de saber o que acharam, para mim poder desenvolver mais na área. Eu coloquei a mesa ao lado da porta e usei uma pequena luz TTL para compensar as sombras...




Apenas por teste, a foto 1 usei o tripé e a 2 fiz no ângulo como eu estivesse olhando para o prato. Sem o zoom achei que tinha ficado meio sem graça, então selecionei a 2 como a melhor :)

Outro detalhe: a 1 eu fiz com o tripé porque foi assim que fotografei aquele prato do ano passado :)


wanderelsen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 318
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2013, 09:02:32
Olá....faz tanto tempo que eu não apareço que o site está até meio diferente...hehehe...mas enfim!

Ano passado, eu fotografei pela primeira vez um prato com comida. Infelizmente eu não tenho mais a foto para comparar, mas enfim...

Daí eu postei aqui, e o pessoal me deu algumas dicas para melhorar a qualidade da foto para tornar ela mais atrativa aos olhos. Duas das dicas, foram para buscar luz solar e fotografar num angulo como se fosse a pessoa olhando para o prato.

Hoje eu fiz um teste com umas bolachas (a ideia era fazer com as Trakinas) mas sabe como é né? Daí eu gostaria de saber o que acharam, para mim poder desenvolver mais na área. Eu coloquei a mesa ao lado da porta e usei uma pequena luz TTL para compensar as sombras...




Apenas por teste, a foto 1 usei o tripé e a 2 fiz no ângulo como eu estivesse olhando para o prato. Sem o zoom achei que tinha ficado meio sem graça, então selecionei a 2 como a melhor :)

Outro detalhe: a 1 eu fiz com o tripé porque foi assim que fotografei aquele prato do ano passado :)

Danilo
Sou fotógrafo gastronômico há algum tempo e posso te dizer, que essa coisa de "como se estivesse olhando para o prato" não existe....
Vamos para as obs.... da foto:
O prato aonde estão os biscoitos está errado está com a a bordas muito alta, com isso você tem que angular muito para fugir aborda sem falar no reflexo que cria....
Aqueles pequenos pedacinhos de biscoito "farinha" do lado direito da foto é erro mortal.




Visita Interiorem Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem
http://www.flickr.com/photos/wanderelsen/
http://s1045.photobucket.com/user/marcoswanderley/profile/


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2013, 11:58:54
Ola Wanderelsen!

Obrigado por suas dicas. Eu não entendi bem a parte do ângulo.

Descartando a foto 1, no caso tem que escolher uma posição mais por cima do prato, ou mais para o lado?


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2013, 12:02:42
Danilo, não existe um "tem que ser". A base da fotografia é igual, seja alimentos, moda ou arquitetura: você precisa escolher um enquadramento que te dê a melhor composição. Mas o primeiro passo é fora da câmera: deixar os alimentos atrativos. Um prato bem montado, esteticamente bonito vai ser muito mais fotogênico do que algumas bolachas soltas num prato.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2013, 12:04:00 por Fabio Azzo »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2013, 12:34:15
É né?

É verdade! Dessa vez eu só tentei aplicar aquela questão de posição e iluminação. Cheguei até pensar em fazer algo mais para compor a foto.

Na próxima eu vou tentar fazer isso. (y)

Obrigado por mais essas dicas....


wanderelsen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 318
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2013, 10:47:33
Ola Wanderelsen!

Obrigado por suas dicas. Eu não entendi bem a parte do ângulo.

Descartando a foto 1, no caso tem que escolher uma posição mais por cima do prato, ou mais para o lado?

Danilo

Dê uma olhada nesta foto para ter um exemplo do ângulo da câmera, a altura do prato, o contra- luz, o foco e a preparação da foto.
Visita Interiorem Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem
http://www.flickr.com/photos/wanderelsen/
http://s1045.photobucket.com/user/marcoswanderley/profile/


suco_de_maça

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Feminino
  • Sobre advocacia, fotografia e suco de maçã.
    • Flico
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2013, 16:40:37
Gostei muito das duas, mas achei que a segunda ficaria mais legal com a bolacha da frente toda em foco.

Agora, pelo amor do santo cristo, onde você achou essas bolachas? Nunca mais vi pra vender e procuro desesperadamente, visto que são as minhas preferidas! HSAOIUSHOASHOISAH
Nem minha mãe gosta das minhas fotos.
http://www.flickr.com/photos/copodesuco/


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2013, 16:49:45
Sou leigo no assunto, mas pude perceber que nas fotos a enfase ficou maior no prato do que nas bolachas... O prato é muito grande e empobreceu a bolacha.

Acredito que um prato raso e branco, sendo mais discreto seria mais eficaz...e a bolacha teria que ocupar mais espaço no prato pra não parecer que é só um restinho que sobrou ...rs


Chinaski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2013, 17:16:52
Não sei se é impressão minha, mas o próprio "modelo" de prato não favoreceu muito o enquadramento / composição. Algum que tivesse bordas mais baixas talvez iria favorecer.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2013, 19:09:00
Cara, como já foi dito por aqui, os "modelos" não ajudaram muito... Esse prato não destaca o principal, no caso as bolachas. Acho que neste segmento tem que dar uma boa estudada, olhar e olhar muitas fotos, ver o que é bacana, o que te agrada, estudar este tipo de composição, cores e etc... Mas foi um bom teste  :)

Suco de maçã, pelo menos aqui no sul essa bolacha tem sempre na maioria dos supermercados, e sim, é muito boa mesmo  :D Jogo contigo que se tu pedir terá algum cavalheiro (leia-se desesperado que frequenta o EU - Coletivo) que te enviará um pacote. hIEUhEIUehuEHiueH
Tecpix + motorola do guga