Autor Tópico: Ensaio Gestante  (Lida 1508 vezes)

andyuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Outubro de 2013, 23:40:41
Ola pessoal, após 05 meses neste maravilhoso mundo de descobertas que é a fotografia, gostaria de ler opniões e críticas (todas serão benvindas) e saber se estou no caminho certo.. obrigado

1)


2)


3)


4)


5)


6)
« Última modificação: 21 de Outubro de 2013, 23:42:39 por andyuss »


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2013, 10:57:04
gostei das fotos parabéns

só o que me incomodou um pouco
é o sorriso forçado da modelo,
a que eu mais gostei foi da 6.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2013, 14:22:58
Tirando a foto 5, acredito que vc esta mais retratando ela no ambiente do que ela em si. Ao meu ver faltou colocar ela mais em cena, em destaque, em contato com aquele que vai ver a foto. E nesse sentido a 5 eh um exemplo que acho que serve um pouco como orientacao.

Se fosse um quarto de bebe decorado, ou um ambiente que retratasse a maternidade eu ate entenderia, mas nesse ambiente nao vejo motivo de querer retratar ela no espaco, que nesse caso fica menos pessoal e mais generico.

Em outras palavras colocar a gestante mais em cena, mais presente.

A luz da 1 e da 3 estao um tanto quanto agressiva para o tema. Na tres o contrate com a luz ambiente nao eh favoravel. O ideal seria usar a luz artificial para simular a luz natural, apenas como um preenchimento, no lugar de fazer o flash como a luz principal e a luz natural ignorada.

:)


andyuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:21:16
gostei das fotos parabéns

só o que me incomodou um pouco
é o sorriso forçado da modelo,
a que eu mais gostei foi da 6.

Ola Rafael obrigado, é verdade a parte de direção de modelo tenho que melhorar ainda neste sentido, vlw pelo comentário


Tirando a foto 5, acredito que vc esta mais retratando ela no ambiente do que ela em si. Ao meu ver faltou colocar ela mais em cena, em destaque, em contato com aquele que vai ver a foto. E nesse sentido a 5 eh um exemplo que acho que serve um pouco como orientacao.

Se fosse um quarto de bebe decorado, ou um ambiente que retratasse a maternidade eu ate entenderia, mas nesse ambiente nao vejo motivo de querer retratar ela no espaco, que nesse caso fica menos pessoal e mais generico.

Em outras palavras colocar a gestante mais em cena, mais presente.

A luz da 1 e da 3 estao um tanto quanto agressiva para o tema. Na tres o contrate com a luz ambiente nao eh favoravel. O ideal seria usar a luz artificial para simular a luz natural, apenas como um preenchimento, no lugar de fazer o flash como a luz principal e a luz natural ignorada.

:)

Ola Croix, obrigado pela observação, na 1 e 3 usei flash fora, porém tive dois problemas, primeiro foi o softbox , aquele portátil, uma merd....  não suavisou nada a luz ficou dura, outro problema que tive também foi a leitura ttl que estorou um pouco, mais vou estudar mais esta técnica e melhorar neste sentido, agradeço pelo comentário, nas outras fotos do restante do ensaio deixei a modelo mais em destaque, mais obrigado pelas observações


Caravana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:54:30
Cara,
Não é muito a minha praia, mais na minha opnião você está no caminho certo, as fotos não estão ruins e a tendência é só melhorar!!  ;)
Na nº01 o que me incomodou foram as sombras duras e a sombra da própria modelo, mais o lugar é interessante, quem sabe um PB. :ponder:.
A minha preferida é a nº05 :ok:
Que lugar lindo! Onde fica? :D
« Última modificação: 22 de Outubro de 2013, 16:01:37 por Caravana »


Fred Sacco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2013, 16:44:50
Gostei da fotos, parabéns !!!

E se eu ainda sou um bom localizador... fotos tiradas no Solo Sagrado... procede ?   lugar lindo!


andyuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2013, 19:48:22
Cara,
Não é muito a minha praia, mais na minha opnião você está no caminho certo, as fotos não estão ruins e a tendência é só melhorar!!  ;)
Na nº01 o que me incomodou foram as sombras duras e a sombra da própria modelo, mais o lugar é interessante, quem sabe um PB. :ponder:.
A minha preferida é a nº05 :ok:
Que lugar lindo! Onde fica? :D

Ola Caravana, obrigado pelo comentário, concordo sobre a sombra dura, foi aquele bendito softbox que não deixou nada suave a luz, algumas da série fiz p/b ficou legal, sobre o lugar foi no Solo Sagrado mesmo, Fred acertou em cheio


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2013, 20:59:21
Achei as fotos ótimas! Gostei de todas inclusive da luz em quase todas... Apenas na 1 achei mto dura, mas pensei que fosse intencional a sombra... Pensei até, que pelo jeito do conjunto das fotos fosse seu estilo usar o flash como usou... que fosse sua identidade... E se isso se tornar sua identidade, provavelmente as pessoas irão te procurar por esta identidade, caso vc engate profissionalmente na área... (ou caso já esteja!)
Eu, particularmente, acho que independente de dar ou não destaque à gestante, se vc criar a sua identidade assim, as pessoas iriam te procurar por isso... Acho legal ter uma identidade... como as fotos de muitos aqui tem... as fotos de X são sempre tratadas daquela maneira... as fotos de Y a luz é sempre usada daquela maneira... o tratamento de Z é sempre mais pesado... E as pessoas acabam procurando-os exatamente por isso... queria eu criar uma identidade... ainda não me encontrei amadoramente!!!

Sobre o sorriso forçado da modelo ficou mesmo, mas se ela sorriu forçado você não tinha muito o que fazer... no máximo contar uma piada... rsrsrs... mas talvez se ela era timida, nem isso resolvesse... ou então usar apenas fotos dela séria...
Sobre o local, honestamente, vejo milhões de grávidas, inclusive que fotografam com os fotógrafos que considero muito tops no Brasil em relação a fotografia infantil que escolhem fotografar num parque ao invés de fotografar em quarto de criança, com milhões de roupas... Cada gestante decide onde quer fotografar... cabe, na minha opinião, ao fotógrafo dar sugestões e dizer se é um bom lugar ou não...
E pelo jeito das poses e tal, como disse la em cima, achei que fosse sua identidade.... E gosti!  :wub:

Pra mim, a 3 e a 5 são as melhores!!!
Parabéns pelas fotos!!!

« Última modificação: 22 de Outubro de 2013, 21:00:14 por nildes »


andyuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2013, 10:18:39
Achei as fotos ótimas! Gostei de todas inclusive da luz em quase todas... Apenas na 1 achei mto dura, mas pensei que fosse intencional a sombra... Pensei até, que pelo jeito do conjunto das fotos fosse seu estilo usar o flash como usou... que fosse sua identidade... E se isso se tornar sua identidade, provavelmente as pessoas irão te procurar por esta identidade, caso vc engate profissionalmente na área... (ou caso já esteja!)
Eu, particularmente, acho que independente de dar ou não destaque à gestante, se vc criar a sua identidade assim, as pessoas iriam te procurar por isso... Acho legal ter uma identidade... como as fotos de muitos aqui tem... as fotos de X são sempre tratadas daquela maneira... as fotos de Y a luz é sempre usada daquela maneira... o tratamento de Z é sempre mais pesado... E as pessoas acabam procurando-os exatamente por isso... queria eu criar uma identidade... ainda não me encontrei amadoramente!!!

Sobre o sorriso forçado da modelo ficou mesmo, mas se ela sorriu forçado você não tinha muito o que fazer... no máximo contar uma piada... rsrsrs... mas talvez se ela era timida, nem isso resolvesse... ou então usar apenas fotos dela séria...
Sobre o local, honestamente, vejo milhões de grávidas, inclusive que fotografam com os fotógrafos que considero muito tops no Brasil em relação a fotografia infantil que escolhem fotografar num parque ao invés de fotografar em quarto de criança, com milhões de roupas... Cada gestante decide onde quer fotografar... cabe, na minha opinião, ao fotógrafo dar sugestões e dizer se é um bom lugar ou não...
E pelo jeito das poses e tal, como disse la em cima, achei que fosse sua identidade.... E gosti!  :wub:

Pra mim, a 3 e a 5 são as melhores!!!
Parabéns pelas fotos!!!





muito obrigado nildes, pelos comentários, quero aprender ainda mais sobre a técnica de strobist, estou estudando mais o assunto afim de melhorar a luz, na foto 1, realmente a sombra ficou dura, mais pode ter certeza que o softbox ruizinho já foi pro lixo, dinheiro perdido, mais enfim, gosto da luz mais difusa, com o tempo vou melhorando essas questões e criando minha identidade, acredito muito nisso, e o que disse assino embaixo,

muito obrigado pelo comentário


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:05:18
Olá.
Vamos às minhas observações, considerando o que já foi ponderado.
- As fotos estão bem executadas... para um ensaio "normal" de gestante. Entenda como "normal" aquele em que a mulher quer ser fotografada com uma técnica mais apurada para ter de recordação.
Como já dito (e imagino que é isso mesmo) - você ainda está em busca do seu "estilo"... quando encontrá-lo terá condições de fazer imagens em outro patamar.
E este "estilo" que me refiro não é simplesmente relacionado à iluminação, mas em direção também... por isso o sorriso ter ficado "forçado" em todas as fotos... pois a meu ver a modelo estava preocupada em "fotografar" e não em "registrar" a gravidez... ficou uma sensação de que o importante eram as poses e não a relação mãe/mulher/bebê.

MASSSSS... tudo depende do objetivo seu e da cliente... se ele foi cumprido, então, do ponto de vista comercial/mercadológico está ok.

Uma última observação: sou melhor "crítico" do que fotógrafo... então quando digo o que ACHO não quer dizer que eu faria melhor nem que seria a opção certa... é só MEU ponto de vista.
Vi potencial em suas fotos... agora é só encontrar seu estilo.
Abs e boas fotos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:35:51
Ja que estao falando de estilo por aqui...

Eu nao aconselharia a ninguem "buscar" seu estilo ou sua identidade. Isso nao se "busca" mas sim simplesmente acontece quando vc eh sincero com sua propria expressao (diz o que vc quer e no lugar de imitar o que outros dizem ou ate mesmo imitar a si proprio estabelecendo um estilo).

Estilo ou identidade aparece de duas formas. Vc fotografa com muita frequencia e uma hora (depois de alguns anos) vc repara que as sus fotos tem algo em comum. E ao reparar isso, de maneira casual, vc descobre algo sobre sua propria expressao ou forma de comunicacao que faz com que essa repeticao apareca em suas fotos.

A outra maneira eh vc descobrir que gosta de uma abordagem, tecnica, linguagem, expressao especifica e naturalmente vc aplica tais expressoes nas suas fotos e naturalmente tem a tendencia de preferir fotografar temas e cenas onde tais abordagens, tecnica, linguagens ou/e expressoes se encaixam.

E mesmo que vc descubra que tem um estilo vc tambem vai ver que nenhum estilo serve para todos os tipos de fotos, todos os temas e todas as epocas. Vc tera uma epoca com determinada forma de se expressar e outra de forma diferente. Um tema com determinada abordagem e outro com abordagem diferente, etc.

Ja se vc "buscar o seu estilo" vc tendera a fazer escolhas aleatorias que nao tem nada a ver com nada e limitar suas fotos naquilo que vc estabeleceu, tudo para poder dizer que tem um estilo.

E finalmente, vc nao pode "buscar seu estilo" pq ao ficar estabelecendo qual eh seu estilo vc acaba ignorando se a tecnica, expressao, abordagem ou linguagem do seu estilo realmente esta de acordo com o que vc esta fotografando, com o tema, com a cena, com a mensagem. Justificar o que nao se incaixa chamando de estilo nao faz com que o fotografo evolua e nem com que as fotos aperfeicoem pq basta fincar o que foi estabelecido como estilo em tudo.

Ja quando vc tem seu estilo natural vc vai ver que ele so aparecera nas fotos em que ele agrega aimagem ou a sua expressao.

Exemplo 1: Eu escrevo errado. Falar que meu erro ortografico e gramatical eh meu estilo de escrita nao faz com que seja mais agradavel de ler o que eu escrevo, como tambem nao agrega nada a minha comunicacao. Apenas expoem que eu tenho problemas de gramatica e ortografia e que preciso melhorar. Se eu me convencer que meus erros gramaticais eh meu estilo eu nao terei motivos para melhorar isso, apenas continuo repetindo meus erros feliz por ter uma "identidade" nas minhas escritas.

Exemplo 2: Vcs ja devem ter visto pessoas que se vestem de maneira e se comportam de maneira que nao combinam com elas. Pior eh quando elas tem esse mesmo comportamento em qualquer situacao. Em algumas pessoas da para ver isso claramente e em algumas outras nem tanto. Mas o fato eh que por elas terem estabelecido um estilo elas na verdade ficam teatrando a identidade que querem ter, pq querem ter uma identidade e nao se sente parte de uma ainda. E essa teatracao nao eh natural, nao eh conveniente em muitos casos e soa ate como superficial pq no fundo nao tem identidade nenhuma. Diferente das pessoas que conquistaram a sua identidade e singularidade sendo o que sao e aprendendo com as experiencias. Nessas pessoas vc sabe que as escolhas, gostos e opinioes tem um singificado verdadeiro e que revelam muito sobre a riqueza da pessoa.

Se quer usar uma luz agressiva em um tema nao agressivo vc pode, claro. Mas eh preciso ter um significado ou razao muito maior alem de mera identidade. Identidade deve ser a consequencia e nao a causa.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:52:14
Croix... muito boa sua colocação.
Quando me refiro a "buscar seu estilo" parto do senso comum de que é buscar conhecimento, autoconhecimento e aperfeiçoamento da técnica fotográfica e do aperfeiçoamento da técnica fotográfica própria do indivíduo, da sua linguagem. Isso leva um grande período de tempo para alguns, e nem tanto para outros. Além das questões técnicas, há as questões humanas envolvidas, de sentimento, percepção, cultura, conhecimento, meio ambiente, entre outros. Só quis simplificar a coisa...rss
Abs.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2013, 11:59:48
 :ok:


andyuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Outubro de 2013, 10:46:11
gostei muito do cometário C R O I X, parabéns