Autor Tópico: Traço escuro nas fotos da D3100  (Lida 1807 vezes)

rafaelfcn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 23 de Outubro de 2013, 14:30:33
Boa tarde

Tenho uma Nikon D3100 desde Janeiro de 2011 e ela sempre me foi muito útil, nunca deu problemas, até que este ano, em uma viagem a Europa em Maio, me dei conta de que aparecia em algumas fotos um traço escuro na parte superior.
O estranho é que não são em todas as fotos e a intensidade varia. O que pude observar ao longo dos dias de viagem é que a mancha aparece quando a foto é tirada ao ar livre em locais com muito sol e aparentemente quando a câmera já está sendo usada a algum tempo ininterruptamente.

Vejam que as duas fotos tiradas em Roma em um dia de muitas fotos estão com manchas grandes, já a tirada em Londres, dias depois, porem no começo do dia e com menos sol, não aparece quase nada.
Como só uso a câmera em ocasiões especiais como viagens, não sei se ela persiste com esse problema com essas características, tirei essa foto do edifício em construção há algumas semanas e não tinha mancha nenhum.

Liguei pra Nikon e ele pediram que eu enviasse a câmera para análise, mas moro em João Pessoa e a assistência é em SP, não quero gastar com o envio sem nem ter uma ideia do que pode ser.

Desde já agradeço a ajuda.







Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2013, 14:46:10
Deve ser o cartão.....penso eu....


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2013, 16:45:35
a mancha tem uma leve curvatura que acompanha a imagem...me parece ser problema com a lente...você já experimentou trocar de lente pra testar?


Se fosse sensor ou cartão, ficaria escuro em uma área reta e não curva...pelo menos penso assim...


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2013, 17:19:42
Bem observado! :ok:


rafaelfcn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2013, 18:55:14
Não tenho outra lente para testar, alguma ideia de como verificar se é isso mesmo?

E não sei se influencia, mas as vezes o traço ta mais escuro, outras mais claro.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2013, 19:49:03
Mas como que lente vai fazer uma marca tão bem definida?

Eu acho que é o sensor, e a curvatura é resultado do tratamento de distorção.  :ponder:
D600 - E-M10


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2013, 20:14:14
EMHO é sensor... talvez algum defeito nele que quando esquenta pelo uso constante aparece
@jacobfotografiacriativa


rafaelfcn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2013, 20:51:07
Xiiii, será que tem conserto fácil? Ou só trocando? Se for o sensor, difícil vai ser encontrar um novo :/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2013, 19:55:34
Eu também acho que é o sensor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales