Autor Tópico: Fotos esportivas  (Lida 2494 vezes)

Silvia Mortais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 23 de Outubro de 2013, 11:40:50
Sou uma apaixonada por fotos, profissionalmente trabalho com design gráfico, então foto é um hobby. Adoro esportes marciais, porem tenho dificuldades de registrar fotos nítidas devido a velocidades dos movimentos. Estou para comprar minha primeira profissional depois de tentar muitas outras semi. Gostaria de pedir a ajuda de vcs já muito experientes para me indicar um lente correta para fotos de esportes rápidos.
 Agradeço desde já pelo apoio.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2013, 12:24:15
Lentes fixas,

28mm f1.8
50mm f1.8
85mm f1.8

Tu faz qualquer cobertura, de qualquer evento, e com muita qualidade.

Para câmera, uma Nikon D7000 ou Canon 70D

Se tiver mais grana pra investir, Nikon D610 ou Canon 6D.


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2013, 14:56:45
Silvia,

Fotografo esportes, mas estou longe de me achar "muito experiente". Contudo, gostaria de compartilhar um pouco do que vivenciei ao longo desse tempo.
No esporte eu fotografo basicamente Ginástica Rítmica, Artísitica e de Trampolim. Antes de partir para o quesito equipamento, é necessário dar um passo atrás. Que passo? Conhecer o esporte que pretende fotografar. A fotografia esportiva tem muita carga de intuição. Mas você pode dar uma mãozinha à sorte, conhecendo mais a fundo sobre a modalidade. Nunca a máxima "o corpo fala" foi tão importante. No meu caso, os ginastas fazem gestos característicos para realizar determinados movimentos. Conhece-los faz com que eu me adiante ao que acontecerá e o resultado disso é que aumentamos as chances de obter boas fotos. Invista tempo nisso, assista vídeos, assista competições ao vivo (sem fotografar nada, a não ser fazendo fotos mentais).

Agora vamos a questão de equipamento.

Lamento dizer, mas a fotografia esportiva está entre as áreas mais dispendiosas (se não for a mais de todas). Isso porque muitos esportes são praticados em condições severas de luminosidade. Parece ser o seu caso, pois artes marciais são desenvolvidas (via de regra), dentro de ginásios, muitas vezes pessimamente iluminados. Some-se a velocidade dos movimentos, resultando em uma cruel combinação. Além disso, na ginástica, como em outros esportes, o uso do flash é proibido. Tiramos leite de pedra, quase sempre. Desta maneira, basicamente você precisará de câmeras com boa quantidade de fps, que suportem ISOs mais altos e lentes luminosas (grandes aberturas).

- Lentes fixas -
Uso bastante! São úteis por conta da luminosidade considerável! Quanto ao range, discordo um pouco do amigo C.Ferrari. Eu iria de 85, 105 e 135mm (daí para mais). Com a maior abertura que seu bolso suportar. Você, muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes, não poderá estar próxima à ação. As teles serão suas amigas, principalmente para aqueles closes em que a emoção do momento falará por si só. Contudo, a distância focal fixa te restringe um pouco, principalmente quando você não tem livre trânsito na área de competição.

- Lentes zoom -
A versatilidade delas ajuda demais. Contudo, zooms com grandes aberturas são extremamente caras. Eu mesmo estou torcendo o meu porquinho há um tempo pra ver se ele me dá uma 70-200 f2.8.

-Câmera-
Se seu bolso permitir, vá de full frame. Elas suportam muito melhor os ISOs elevados. Esteja atenta para a quantidade de fps (fotos por segundo) que a câmera pode fazer. Comecei fotografando com uma cropada e quando migrei para FX, senti a absurda diferença. Na fotografia esportiva, a Canon ainda predomina, mas por questão de gosto pessoal uso Nikon (não vou entrar na discussão de qual é melhor). Só não caia no clichê de que fotografia esportiva é Canon e ponto. Vejo muitas lentes branquinhas, mas as Nikons já se fazem presente em considerável quantidade. Basta olhar a cobertura da última Olimpíada. Outra coisa, dizem que a Canon é mais barata. Isso é relativo. No que diz respeito a lentes e câmeras top, os preços são muito similares.

Quanto a iluminação dos eventos, é claro que conforme vamos mostrando nosso trabalho, as portas vão se abrindo para campeonatos maiores. E nesses campeonatos, a luz é outra história. Já fotografei em Campeonatos Brasileiros e aí dá pra trabalhar mais tranquilo. Outra coisa, nos eventos menores, com pouca luz, as vezes é bacana usar velocidades mais baixas, trabalhando artisticamente os borrões, principalmente para dar alguma sensação de movimento.

Bom, era mais ou menos isso. Espero ter contribuído.

Abraço!
« Última modificação: 23 de Outubro de 2013, 14:59:31 por vmarins »
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2013, 16:14:18
Devido ao fator de corte uma câmera APS-C justamente ajuda na distância focal, pois uma lente 200 vira 320 (ou 300). Algumas câmeras APS-C tem excelente desempenho em ISO alto, como a 70D da Canon (e a equivalente da NIkon). Em geral estas tem maior taxa de imagens por segundo tb (a 70D faz 7  por segundo, a 7D faz 8, enquanto a FF 5D faz apenas 5.5fps). Para cada Canon que especifico (conheço melhor os modelos Canon) existe uma NIkon equivalente.
JVc.


Silvia Mortais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2013, 17:09:38
Quero deixar meus sinceros agradecimentos pelas excelentes dicas que vcs se dispuseram as passar.
A maquina que estou cotando é uma Canon 70D. A lente que vem é uma 18-135 mm, estava mesmo na duvida se deveria adquirir uma lente extra fixa de 50mm f1.8 por exemplo.
vmarins  acredito que vc esta perfeito na sua instrução de conhecer o esporte que deseja fotografa pois realmente o corpo da seus sinais e se vc conhece bem a coreografia, fica ainda melhor. Sou entusiasta da arte marcial a aproximadamente 6 anos. Eu comprei no passado uma câmera da Casio que registra até 40fps, é possível registrar movimentos mínimos, porem a fator luminosidade e o grande problema. Pouca iluminação as fotos ficam péssimas. Em fim agradeço mesmo as informações