Autor Tópico: Curiosidade ! (?) - Revelação analógica da foto digital, como ?  (Lida 3331 vezes)

Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Vendo algumas entrevista do Sebastião Salgado, diz ele, que em meados do projeto "Gênesis" passou a usar a maquina fotográfica digital deixando bem claro a revelação era exatamente como era antes (da época analógica), inclusive os ajustes e controle do preto e branco são feitos pelo laboratorista e não em processo digital e ainda diz que a qualidade (entrevista do programa (Roda Viva e Jô Soares) dessa captação digital / revelação analógica e melhor que antes!

Eu gostaria muito de saber, ao menos, ter uma noção, de como registro digital vira negativo ?

Grato desde já!
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2013, 23:17:40
Welbi

Discuti isto num outro fórum com alguns colegas.... o que ele fez foi manter o mesmo suporte, ou seja palladium platinum.

Simplificando o processo....

Trata o digital para P&B
Imprime o P&B em filme através de uma giclée
Ai faz o processo de revelação em palladium platinum que tem tons de cinzas melhores que o nitrato de prata porém mais caro

O processo acaba sendo amarrado pela menor qualidade, seja ela quem for mas existe um ganho ótico dispensando o ampliador, segundo o SS melhorou

Abs

Marcio






Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2013, 14:23:54
Tanto por contato direto, como pelo processo tradicional usando ampliador. A ideia é capturar a imagem pelo digital e depois num editor de imagem (Photoshop, por exemplo), inverte-se a imagem para negativo. Em seguida, dá-se saída dessa imagem negativa de modo a se obter a película; preferencialmente por contato e, nesse caso, no tamanho 1:1.

O Ken Lee (ou Mr. Kenneth Lee: http://www.kenleegallery.com/index.php ) fala algo parecido com isso: "Devemos aproveitar o melhor dos dois mundos: captura digital e impressão analógica". Não são estas exatamente as palavras dele, mas o contexto, o raciocínio é esse aí.

http://www.youtube.com/watch?v=sDsUv4qPt6o

http://www.youtube.com/watch?v=SVTfoUrMTmA








-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2013, 14:29:34
Esse vídeo aqui também é bem legal. E convém lembrar que ao invés de Platinum Palladium, também é possível imprimir em papel com gelatina de prata (o papel fotográfico que conhecemos). Só muda o tipo de suporte (papel) e a química usada.

http://www.youtube.com/watch?v=EAaOCkO2lYw
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2013, 15:20:57
Prometo parar de encher o saco. Este é o último:

http://www.youtube.com/watch?v=S8HroH1Leio
-22.352971,-48.775582


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2013, 12:03:07
Prometo parar de encher o saco. Este é o último:

http://www.youtube.com/watch?v=S8HroH1Leio

Braga: gostei muito do seus vídeos, para mim, foram muito esclarecedores! hahahah!!!!!
 :worship:
Hyde: grato pelo link! :)
spositom: obrigado por sua esclarecer a minha dúvida inicial.  :D

Braga, mais uma coisa, penso que, quando se trata de receber bons materiais, somos, pelo menos eu sou, todos Papais Noéis !!!! ou seja pode encher o saco a vontade!!! Hou Hou Hou!  :hysterical:
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2013, 12:17:06
Ele não usou Platinum Palladium para tudo. As do vídeo foram grandes ampliações.

Para livros o processo dele está descrito aqui: http://esquinadafoto.com.br/topic/19063-um-pouco-de-detalhes-sobre-o-processo-de-fotografiaampliacao-de-genesis-ssalgado/

Basicamente ele usou o DXO Film Pack para manter uma uniformidade com o negativo película.

Para gerar o negativo final aqui está o processo

"Cuando Sebastião Salgado vuelve de un reportaje, las tarjetas de memoria cargadas de ficheros Raw son descargadas en una computadora de trabajo y en un disco de respaldo con la ayuda de Lightroom. Las imágenes son codificadas y luego impresas en planchas de contacto con Adobe Bridge. Todas estas etapas son supervisadas por Marcia Mariano. Sebastião Salgado no quiere elegir sobre el monitor sino que lo hace en planchas de contacto, que recuerda los contactos analógicos  (una película 220 precisa dos planchas de 16 fotogramas del formato 4,4 x 6).  Las planchas son impresas con una Epson 9900 en resolución de impresión máxima 2880 dpi, para una mejor restitución de detalles.
Cuando la selección sobre la plancha de contacto está terminada, son realizadas copias de lectura en 13 x 18 cm. por Adrien Bouillon, que pasó de la ampliadora a la computadora Mac. Las anotaciones de las tomas son impresas en el borde la imagen, metadatos insertos gracias a Adobe Lightoom.  Encontramos aquí todavía un tamaño analógico. A partir de la copias de lectura se realiza una segunda selección que se denomina juego maestro. Las copias, de este juego, serán impresa en 24 x 30 cm. sobre un papel que tiene un rendimiento parecido al de plata: IlfordGold Fibre Silo. Esta vez la impresión es realizada sobre una Epson 4800, con un perfil específico creado por la combinación impresora/papel. Sebastião Salgado examina cada copia y solicita eventualmente ajustes de interpretación  de igual manera que lo hacía con el papel baritado. Hará lo mismo con las copias realizadas a partir de negativos 4 x 5 por el impresor Dominique Granier. Sebastião Salgada no presta ni un instante atención a los monitores de laboratorio digital. Sólo cuenta la fuerza de la imagen sobre el papel. En Amazonas, la evolución digital recuerda lo que escribía Lampedusa en el Gatopardo: “Es necesario que todo cambie para que todo siga como está”."


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2013, 13:07:20
Ele não usou Platinum Palladium para tudo. As do vídeo foram grandes ampliações.

Para livros o processo dele está descrito aqui: http://esquinadafoto.com.br/topic/19063-um-pouco-de-detalhes-sobre-o-processo-de-fotografiaampliacao-de-genesis-ssalgado/

Basicamente ele usou o DXO Film Pack para manter uma uniformidade com o negativo película.

Para gerar o negativo final aqui está o processo

"Cuando Sebastião Salgado vuelve de un reportaje, las tarjetas de memoria cargadas de ficheros Raw son descargadas en una computadora de trabajo y en un disco de respaldo con la ayuda de Lightroom. Las imágenes son codificadas y luego impresas en planchas de contacto con Adobe Bridge. Todas estas etapas son supervisadas por Marcia Mariano. Sebastião Salgado no quiere elegir sobre el monitor sino que lo hace en planchas de contacto, que recuerda los contactos analógicos  (una película 220 precisa dos planchas de 16 fotogramas del formato 4,4 x 6).  Las planchas son impresas con una Epson 9900 en resolución de impresión máxima 2880 dpi, para una mejor restitución de detalles.
Cuando la selección sobre la plancha de contacto está terminada, son realizadas copias de lectura en 13 x 18 cm. por Adrien Bouillon, que pasó de la ampliadora a la computadora Mac. Las anotaciones de las tomas son impresas en el borde la imagen, metadatos insertos gracias a Adobe Lightoom.  Encontramos aquí todavía un tamaño analógico. A partir de la copias de lectura se realiza una segunda selección que se denomina juego maestro. Las copias, de este juego, serán impresa en 24 x 30 cm. sobre un papel que tiene un rendimiento parecido al de plata: IlfordGold Fibre Silo. Esta vez la impresión es realizada sobre una Epson 4800, con un perfil específico creado por la combinación impresora/papel. Sebastião Salgado examina cada copia y solicita eventualmente ajustes de interpretación  de igual manera que lo hacía con el papel baritado. Hará lo mismo con las copias realizadas a partir de negativos 4 x 5 por el impresor Dominique Granier. Sebastião Salgada no presta ni un instante atención a los monitores de laboratorio digital. Sólo cuenta la fuerza de la imagen sobre el papel. En Amazonas, la evolución digital recuerda lo que escribía Lampedusa en el Gatopardo: “Es necesario que todo cambie para que todo siga como está”."


Obrigado pela contribuição, muuuittto boa!  :ok:
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 13:08:08 por Welbi »
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?