Autor Tópico: Fotografos chatos.  (Lida 10743 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 23 de Outubro de 2013, 22:14:50
Bom, topicos que falam de fotografos problematicos sao sempre mais interessantes do que topicos que falam de convidados de eventos com cameras.  :D

Quem aqui nunca recebeu aquele olhar desconfiado ou ameacador, de um fotografo de casamento ou de evento, so pq vc esta na sua com sua camera?

Depois eu conto os relatos que mais gosto. :)


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2013, 22:38:26
Em casamentos e eventos não me recordo não.

Tenho problemas seguidos e frequentes, com fotógrafos que fazem ensaios com os noivos, em Parques e áreas verdes aqui da cidade. Acontece que estes locais são excelentes para fotografar pássaros, flores e natureza em geral. Eles querem ocupar os melhores locais com exclusividade e com toda a parafernália de iluminação e assistentes. Fora o mal gosto de ver os trajes de igreja completos debaixo de um sol de rachar. Noivas maquiadas se derretendo.... :no:
Brega. Brega.
Os problemas são com todos os frequentadores, que querem apenas relaxar, passear etc...
Tem fotógrafo que manda os assistentes na frente para "guardar" os bons locais. :no:
« Última modificação: 23 de Outubro de 2013, 22:39:07 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2013, 22:49:10
O pior fotógrafo é o que se julga melhor do que os outros, o que se julga acima do bem e do mal, o bastião da técnica e do conhecimento e o que despreza quem não tem o equipamento que ele tem. Enfim, o que se acha. Desses tem de montão.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2013, 03:12:44
Pessoas que se acham e pensam serem melhores que todos tem em todo lugar e em qualquer atividade. E fotografos que fazem fotos em parques estao apenas fazendo o trabalho deles. Nao demora 2 minutos para fazer as fotos por local.

Fotografo chato eh esse aqui:

Em um evento o fotografo queria proibir um cara de tirar fotos. Entao o cara perguntou pq ele nao podia tirar fotos, afinal todo mundo estava tirando fotos. E o fotografo respondeu que se aqueles que o contrataram chegassem a ver as fotos do convidado eles poderiam preferir a foto do convidado e nao a do fotografo contratado. E o cara ainda falou para o fotografo que ele nao estava la para competir nem nada, mas apenas fazendo fotos para ele mesmo. Mas o fotografo ficou dando broncas e escolheu encher o saco do cara so pq o equipamento dele era tecnologicamente mais novo do que a do fotografo.  8-)


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2013, 07:45:14
um caso que passei..

Um parente ia se casar e obviamente por economia de grana surgiu o convite pra eu fotografar. E claro, ia fazer de graça pra ajudar..
Mas minha consciência pedia pra contratar um segundo fotógrafo já que moro a 500km do local e só tenho uma câmera, então não queria ter um problema por falhar nas fotos com ela.
Convenci os noivos a contratarem um fotógrafo na cidade pra garantir as fotos, e aí eu poderia me movimentar mais tranquilo e fazer as fotos que me pediram. Na minha inocência, quis ajudar os noivos que estavam com pouca grana porque pra eu contratar aqui e levar na viagem comigo o custo ia ser alto.

Só que no dia da festa, o fotógrafo que EU pedi pra contratar, que EU aprovei o portfolio que mostrou, levou mais um assistente, e me boicotaram o evento todo fechando meus ângulos pra mostrar serviço. A ponto de não me deixarem nem chegar perto do altar. Pra não acabar com a festa da família fiquei tranquilo e trabalhei dentro do possível, deixando pra conversar com os noivos somente depois da festa.

2 lições aprendidas:

1º - De graça, nem pra parente!
2º - Se for pra contratar assistente, eu mesmo contrato e levo quem eu conheço e confio.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 07:49:21 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2013, 07:48:51
...em Parques e áreas verdes aqui da cidade. Acontece que estes locais são excelentes para fotografar pássaros, flores e natureza em geral. Eles querem ocupar os melhores locais com exclusividade e com toda a parafernália de iluminação e assistentes.
Os problemas são com todos os frequentadores, que querem apenas relaxar, passear etc...
Tem fotógrafo que manda os assistentes na frente para "guardar" os bons locais. :no:

depois acham ruim quando a prefeitura ou a administração do parque proíbe esse tipo de uso!!! Me irrito quando vou num lugar e é proibido fotografar, mas se pararmos pra pensar talvez seja melhor assim.. infelizmente..


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2013, 08:19:39
depois acham ruim quando a prefeitura ou a administração do parque proíbe esse tipo de uso!!! Me irrito quando vou num lugar e é proibido fotografar, mas se pararmos pra pensar talvez seja melhor assim.. infelizmente..

Mas ai eh so pegar a permisao para fotografar que esta liberado. Dependendo da lei do local vc paga uma taxa (dinheiro que eh cobrado do cliente). Entao, no final nao faz diferenca nenhuma, so eh mais burocratico.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2013, 08:25:31
um caso que passei..

Um parente ia se casar e obviamente por economia de grana surgiu o convite pra eu fotografar. E claro, ia fazer de graça pra ajudar..
Mas minha consciência pedia pra contratar um segundo fotógrafo já que moro a 500km do local e só tenho uma câmera, então não queria ter um problema por falhar nas fotos com ela.
Convenci os noivos a contratarem um fotógrafo na cidade pra garantir as fotos, e aí eu poderia me movimentar mais tranquilo e fazer as fotos que me pediram. Na minha inocência, quis ajudar os noivos que estavam com pouca grana porque pra eu contratar aqui e levar na viagem comigo o custo ia ser alto.

Só que no dia da festa, o fotógrafo que EU pedi pra contratar, que EU aprovei o portfolio que mostrou, levou mais um assistente, e me boicotaram o evento todo fechando meus ângulos pra mostrar serviço. A ponto de não me deixarem nem chegar perto do altar. Pra não acabar com a festa da família fiquei tranquilo e trabalhei dentro do possível, deixando pra conversar com os noivos somente depois da festa.

2 lições aprendidas:

1º - De graça, nem pra parente!
2º - Se for pra contratar assistente, eu mesmo contrato e levo quem eu conheço e confio.

Tem fotografos que sao meio inseguros e que quando sabem que alguem vai fotografar para tambem mostrar as fotos aos noivos, eles ficam com medo de que os noivos prefiram a foto do amigo/parente e nao as deles, e consequentemente com medo de que os noivos nao comprem o livro de casamento, nao pague as demais parcelas, etc.

Mas eu nao entendi pq vc ainda teria que ajudar se foi contratado um profissional.
E pela maneira que vc esta dizendo parece que nada foi dito ao fotografo. Ou foi? Os noivos podiam, por exemplo, dizer que so o contratariam se ele permitisse que vc fosse o segundo fotografo (de graca). Eu acho que o fotografo iria ate preferir no lugar de pagar um assistente.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2013, 08:34:43
Nunca recebi um olhar assim em lugar nenhum.
O único relato que tenho é no casamento de um amigo fotógrafo que ele deixou a máquina comigo e avisou o fotógrafo oficial. Esse so veio me pedir para não atrapalhar nas fotos "oficiais" (aliança, primeiro beijo, entrada da noiva)  e falei pra ele que não estava lá pra atrapalhar ngm a trabalhar. Estava me divertindo e ele poderia falar cmg a qualquer momento pra sair de. Algum lugar não muito legal.

Esqueci de dizer : nesse msm casamento, o noivo escreveu game over na sola dos sapatos e eu sabia, o fotógrafo não. Eu tirei uma foto. O fotógrafo não. Hahahahahahaha...

Agora... Em outros eventos eu nem levo minha câmera. Já tem gente contratada pra isso. Prefiro curtir do que fotografar. A minha memória foto nenhuma substitui.
;D

Abcs
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 08:35:55 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2013, 08:49:19

Em um evento o fotografo queria proibir um cara de tirar fotos. Entao o cara perguntou pq ele nao podia tirar fotos, afinal todo mundo estava tirando fotos. E o fotografo respondeu que se aqueles que o contrataram chegassem a ver as fotos do convidado eles poderiam preferir a foto do convidado e nao a do fotografo contratado. E o cara ainda falou para o fotografo que ele nao estava la para competir nem nada, mas apenas fazendo fotos para ele mesmo. Mas o fotografo ficou dando broncas e escolheu encher o saco do cara so pq o equipamento dele era tecnologicamente mais novo do que a do fotografo.  8-)
se um fotógrafo fala isso pra mim eu digo que isso só aconteceria se ele fosse muito incompetente.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2013, 09:59:03
Mas eu nao entendi pq vc ainda teria que ajudar se foi contratado um profissional.
E pela maneira que vc esta dizendo parece que nada foi dito ao fotografo. Ou foi? Os noivos podiam, por exemplo, dizer que so o contratariam se ele permitisse que vc fosse o segundo fotografo (de graca). Eu acho que o fotografo iria ate preferir no lugar de pagar um assistente.

o cara foi contratado pra ser meu "assistente" (não no sentido puro da palavra, mas era pra trabalharmos juntos, e aí ele levou um terceiro)..... pelo menos é o que foi passado pra mim.. não sei o que aconteceu que a coisa virou depois...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 10:01:17 por Luciano.Queiroz »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2013, 10:53:47
Fiz um casamento (pago e relativamente bem) para o qual fui contratado pela madrinha da Noiva. O álbum seria seu presente. Na casa de festa o Noivo foi entubado a força por um pacote completo no qual não "Podia" ser dispensado o fotógrafo da casa. Avisei q daria M. Não deu outra. Foi o pior trabalho q fiz. O Cara e seu assistente fizeram tudo para atrapalhar e os mesmos já tinha um arsenal de coisas montadas no salão. Para completar, parecia q não havia real interesse do noivo em dispensar os fotógrafos "Da Casa". Fiz devido a grana, mas foi frustrante.
Teve uma hora que perdi todo o tesão de tentar fazer fotos bonitas e/ou direcionadas a diagramação do álbum. E aí, quando o tesão vai embora, não tem jeito de fazer um bom trabalho. Ao menos eu..
« Última modificação: 24 de Outubro de 2013, 10:58:14 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2013, 11:26:00
Comigo aconteceu um fato inusitado tb...
Moro a 600 km de alguns parentes e haveria um batizado... Como tenho a câmera e sei tirar algumas fotinhas, a mãe da criança me perguntou se eu poderia tirar as fotos, mas eu iria  qualificar no doutorado na semana anterior e caso não fosse aprovada não poderia ir... e só saberia na quarta feira (às vesperas do evento) e expliquei isso pra ela.
A mãe da criança, no medo de que eu não pudesse ir, contratou uma fotografa para fazer as fotos... E eu nem sabia... cheguei la com minha câmera e quando descobri que tinha sido contratada uma pessoa, fiquei na minha e tirei fotos somente enquanto todos estavam aguardando a cerimonia começar... Até porque era batizado e tinha umas 6 pessoas já fotografando... um cara fotografando todas crianças e uns outros 4 ou 5 fotografando cada um uma criança.
Eu fotografava sempre de longe, sem nem chegar perto... e do banco da igreja...
Após o evento houve um almoço...
E eu cheguei lá, e ficava sempre longe e tirando fotos de ângulos que não atrapalhariam a fotografa e sempre sem flash (primeiro pq não gosto mto de luz artificial, e nao achava necessário, e depois pra nao atrapalhar a tal moça.
Na realidade, tava tudo mto bem decoradinho, mto bonito e na hora que cheguei, vi que ela tava tirando fotos das pessoas, fui para os locais onde ela não estava e comecei a tirar fotos da decoração das mesas, da mesa com o bolo e tal... E parece que ela não tinha tirado foto da decoração...
Eu lá tirando foto da mesa do bolo, ela chegou perto e começou a tirar foto quase em cima de mim... Ai eu parei e fui ficar na minha, óbvio, pra ela poder fazer o trabalho dela, pq noção eu tenho!!!  :hysterical: :hysterical:
Ai sempre eu esperava ela se posicionar pra tirar as fotos e me posicionava em um local onde eu não iria atrapalhá-la... Ai muitas vezes ela via que eu estava tirando foto de outro lugar e ia pro meu lado pra tirar fotos dali... Ai eu saia... Óbvio, não queria atrapalhar a fotografa que haviam contratado... Afinal quem tava trabalhando era ela...
Continuei la na minha e tal... e num certo ponto ela chegou perto de mim e me pediu desculpas se tinha me atrapalhado!  :eek: Pedindo desculpas por ter ido pra perto de mim hora que eu tava fotografando pq ela precisava pegar os ângulos (que não eram tão bons quanto o que ela estava e quanto outros que estavam próximos a ela! Na realidade eram quase péssimos!!! :eek: :eek:)
Ai eu respondi: imagina, tudo bem... eu que tenho que te pedir desculpas, afinal, eu é quem estava te atrapalhando pq vc que foi contratada, vc que é a fotógrafa... Eu só sou a tia da criança bisbilhotando...
Achei bem inusitado...

E detalhe: acho que ela entregou as fotos todas (umas 200 a 300 ou mais!) todas no mesmo dia, em CD pra mãe, sem nem ajuste de balanço de brancos!
 
 :o


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 24 de Outubro de 2013, 11:36:53
Eu acho que nunca trombei com algum fotógrafo chato não. Eu raramente levo a câmera aos casamentos que vou como convidado, mas das poucas vezes que levei, o fotógrafo principal até veio conversar comigo no final da festa. Sei que tem muita gente chata, muito estrelinha, mas ainda bem que eu nunca trombei com um desses.

Uma coisa que temos que prestar atenção é para que nós mesmos não nos tornemos os fotógrafos chatos. Mesmo quando eu encaro um casamento com aquele convidado inconveniente que fica tirando fotos quase no altar, eu sempre sou o mais educado e bem-humorado possível com a pessoa. Dou um sorriso, faço uma piadinha.
As pessoas colaboram bem mais quando o fotógrafo é simpático com elas.  ;)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 24 de Outubro de 2013, 11:54:47
Fiz um casamento (pago e relativamente bem) para o qual fui contratado pela madrinha da Noiva. O álbum seria seu presente. Na casa de festa o Noivo foi entubado a força por um pacote completo no qual não "Podia" ser dispensado o fotógrafo da casa. Avisei q daria M. Não deu outra. Foi o pior trabalho q fiz. O Cara e seu assistente fizeram tudo para atrapalhar e os mesmos já tinha um arsenal de coisas montadas no salão. Para completar, parecia q não havia real interesse do noivo em dispensar os fotógrafos "Da Casa". Fiz devido a grana, mas foi frustrante.
Teve uma hora que perdi todo o tesão de tentar fazer fotos bonitas e/ou direcionadas a diagramação do álbum. E aí, quando o tesão vai embora, não tem jeito de fazer um bom trabalho. Ao menos eu..
Isso eh muito comum quando tem dois fotografos distintos trabalhando no mesmo evento (casamento, aniversario, etc). Fotografos tendem a considerar uns aos outros competidores. Entao fica aquela briga de quem consegue a melhor cena, o melhor angulo, os melhores momentos e meio que pisar no pe do outro para nao conseguir o mesmo.

Dificilmente fotografos contratados distintamente conseguem trabalhar de maneira a cooperar um com o outro.

Se fotografo ja eh desconfiado e se sente ameacado por aqueles que estao comecando na carreira, por convidados que tem cameras fulframe, etc. Imagina quando tem outro fotografo sendo pago no mesmo evento.

Tinha um video antigo no YouTube de dois casais que nao se conheciam indo fazer fotos em uma fonte publica, e os fotografos apareceram no logal na mesma hora. E comecaram a brigar e um querer quebrar o equipamento do outro. Um deles teve a camera arremessada no chao e ate os assistentes levaram porrada. No final, que se ferra mesmo sao os clientes.