Autor Tópico: DSLR vs Mirroless  (Lida 4248 vezes)

carlossilvapb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Outubro de 2013, 22:24:15
Olá a todos!

Bom, sou um fotógrafo amador, mas em vias se me tornar profissional. Está chegando a hora de fazer um upgrade no equipamento. Tenho uma Nikon D90, uma D3100, com lentes 50mm, 70-300mm, 18-105mm e 85mm. Também possuo uma Canon G15, pois gosto de andar na rua com uma câmera que não chame muita atenção.
Analisando a qualidade de imagem das Nikon e da G15, não vi quase nenhuma diferença, inclusive na impressão. Acho a G15 muito cômoda de usar. As reflex, principalmente com o flash e as lentes mais pesadas são bem incômodas. Estava pensando então nas mirroless, como a Fuji XPro 1 por exemplo.
A pergunta é: Será que uma mirroless aguenta o tranco profissional? (fotografo eventos como solenidades de inauguração e cubro a jornada de alguns políticos da cidade, o que me toma uma ou duas horas por dia e na maioria das vezes, uso luz natural). Já levei a G15 como câmera backup e gostei muito dos resultados. Testei outro dia uma Sony NEX 7, e gostei muito também, principalmente do peso.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2013, 22:57:29
Acho que se não for sofrer preconceito por parte dos clientes, e julga que a g15 te atende satisfatoriamente, as mirrorless vão te atender plenamente.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


marciomendonsa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2013, 08:41:48
Só que com uma mirrorless vc não terá a comodidade de  colocá-la no bolso como uma G15 por causa da lente.


Daniel Werneck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
    • http://www.studiow.fot.br
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2013, 14:22:05
tenho as duas modalidades...Dslr é much better!!!!!


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2013, 09:16:21
nâo conheço as mirrorless, acredito que assim como eu, a grande maioria das pessoas, que não estão envolvidas ou se envolvendo mais profundamente com a fotografia (que é o meu caso, estou me apaixonando agora pela fotografia) acham a mirrorless apenas uma câmera tipo sony cibershot que troca as lentes... a alguns meses atrás eu não confiaria uma festa de aniversário dos meus filhos para um fotógrafo com uma mirrorless... eu pensaria, se for para fazer fotos com esta câmera eu mesmo faço.....é apenas uma opinião pessoal minha....


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:13:31
Depois de Canon X Nikon, Filme X Digital, FX X DX, MFT X APS-C; essa é a discussão mais inútil e chata que existe!
Se você se sente confortável e o teu resultado é bom, não importa! Compra uma D1 para mostrar para cliente e fotografa com o eu te da melhor resultado! O que importa é a foto e não a máquina!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2013, 10:24:15
Profissional é o fotógrafo, não a câmera que ele usa.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2013, 11:13:36
Profissional é o fotógrafo, não a câmera que ele usa.

Depois de Canon X Nikon, Filme X Digital, FX X DX, MFT X APS-C; essa é a discussão mais inútil e chata que existe!
Se você se sente confortável e o teu resultado é bom, não importa! Compra uma D1 para mostrar para cliente e fotografa com o eu te da melhor resultado! O que importa é a foto e não a máquina!

2x  :ok:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2013, 15:00:38
Pegando carona no tópico para pedir ajuda sobre uma dúvida:

Estou há quase 2 anos fotografando mais "à sério", com a Superzoom FZ-150. Após ter aprendido um bocado, estava na iminência de comprar uma DSLR, provavelmente a D7000.

Agora vendo estas discussões DSLR x Mirrorless, fiquei em dúvida sobre o que fazer...., pois a maior portabilidade e discrição das Mirrorless é muito interessante, principalmente para viagens!

Minha pergunta é: Para quem até agora só usou Superzoom, em termos de experiência/aprendizado/traquejo fotográfico (deu pra entender?? :)), seria interessante passar primeiro pelo "mundo DSLR" ou partir logo pra Mirrorless daria no mesmo? Seria um caminho mais natural para a curva de aprendizagem, ter primeiro uma DSLR?

Obs.: Não sou, nem pretendo me tornar profissional. Fotografo por hobby, mas com intenção de melhorar cada vez mais.
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2013, 15:55:01
Pegando carona no tópico para pedir ajuda sobre uma dúvida:

Estou há quase 2 anos fotografando mais "à sério", com a Superzoom FZ-150. Após ter aprendido um bocado, estava na iminência de comprar uma DSLR, provavelmente a D7000.

Agora vendo estas discussões DSLR x Mirrorless, fiquei em dúvida sobre o que fazer...., pois a maior portabilidade e discrição das Mirrorless é muito interessante, principalmente para viagens!

Minha pergunta é: Para quem até agora só usou Superzoom, em termos de experiência/aprendizado/traquejo fotográfico (deu pra entender?? :)), seria interessante passar primeiro pelo "mundo DSLR" ou partir logo pra Mirrorless daria no mesmo? Seria um caminho mais natural para a curva de aprendizagem, ter primeiro uma DSLR?

Obs.: Não sou, nem pretendo me tornar profissional. Fotografo por hobby, mas com intenção de melhorar cada vez mais.


Pode ir de Mirrorless sem medo!   :ok:

Se tiveres facilidade de trazer equipo do exterior, recomendo Olympus. Se não, vá de Sony mesmo, o único senão é a pouca oferta de lentes pra mesma!

Alexandre Paradela


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2013, 16:46:12
Caraca ainda tem gente que acha que uma DSLR é melhor do que uma Mirrless em termos de qualidade e vice - versa?!

Eu hein....
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2013, 13:47:29
Pegando carona no tópico para pedir ajuda sobre uma dúvida:

Estou há quase 2 anos fotografando mais "à sério", com a Superzoom FZ-150. Após ter aprendido um bocado, estava na iminência de comprar uma DSLR, provavelmente a D7000.

Agora vendo estas discussões DSLR x Mirrorless, fiquei em dúvida sobre o que fazer...., pois a maior portabilidade e discrição das Mirrorless é muito interessante, principalmente para viagens!

Minha pergunta é: Para quem até agora só usou Superzoom, em termos de experiência/aprendizado/traquejo fotográfico (deu pra entender?? :)), seria interessante passar primeiro pelo "mundo DSLR" ou partir logo pra Mirrorless daria no mesmo? Seria um caminho mais natural para a curva de aprendizagem, ter primeiro uma DSLR?

Obs.: Não sou, nem pretendo me tornar profissional. Fotografo por hobby, mas com intenção de melhorar cada vez mais.

Mais alguém poderia opinar?  :ok:
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2013, 14:06:39
Mais alguém poderia opinar?  :ok:

O modus operandis das Mirrorless é exatamente o mesmo do que o de uma reflex.
Claro, a diferenças no uso do OVF / EVF, modo live view , prévia do do etc. Mas a grosso modo é a mesma coisa.

Eu não sei o porque desse pré-conceito com uma tecnologia que existe desde a década de 20 !
Nessas discussões sempre parece que as pessoas acham que mirrorless é coisa super nova de qualidade ruim..


Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2013, 14:22:14
Mais alguém poderia opinar?  :ok:
Cara, não sou o mais indicado para responder, mas já que o movimento está fraco no tópico vou me arriscar. Peguei uma DSLR duas vezes na vida, mas tenho uma superzoom (que está encostada pois raramente preciso de zoom) e tenho uma mirrorless que uso com mais frequência.
Minhas considerações:
- A DSLR achei bem prática com mais botões que minha Sony NEX (mirrorless);
- A DSLR tem o visor e não preciso me prender a tela LCD que locais com muita claridade fica horrível. Não que a sony NEX não tenha, mas o preço do viewfinder é de matar;
- As lentes para DSLRs (Canon e Nikon) pelo que vejo tem preços inferiores se comparado as lentes para mirrorless. Demais acessórios também apresentam preços inferiores e mais variedades;
- A mirrorless apresenta qualidade de imagem iguais as DSLRs de entrada;
- As mirrorless são menores, facilitando o transporte;
- Para as mirrorless fica mais prático  adaptar lentes antigas adquiridas a preço de banana no ebay.

Sugestão: tente pegar os dois modelos em mãos em alguma loja e fuçar um pouco e ver qual mais te agrada. Também coloque na ponta da caneta os preços das lentes irá investir a curto prazo e compare o valor final.
Em qualidade de imagem estará bem servido em ambas as categorias.
César L. T.


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2013, 11:15:30
O modus operandis das Mirrorless é exatamente o mesmo do que o de uma reflex.
Claro, a diferenças no uso do OVF / EVF, modo live view , prévia do do etc. Mas a grosso modo é a mesma coisa.

Eu não sei o porque desse pré-conceito com uma tecnologia que existe desde a década de 20 !
Nessas discussões sempre parece que as pessoas acham que mirrorless é coisa super nova de qualidade ruim..

Caro Sergio, obrigado pela atenção em responder. Estou perguntando porque ainda não tenho opinião bem formada sobre os dois sistemas.

Entendo que para quem já utiliza DSLR há tempo, e já experimentou uma mirrorless, essa dúvida entre os dois sistemas pareça boba, óbvia, desnecessária... Mas para mim, que nunca usei nenhum dos dois, não é! ;)
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/