Autor Tópico: DSLR vs Mirroless  (Lida 4256 vezes)

Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Novembro de 2013, 11:23:27
Cara, não sou o mais indicado para responder, mas já que o movimento está fraco no tópico vou me arriscar. Peguei uma DSLR duas vezes na vida, mas tenho uma superzoom (que está encostada pois raramente preciso de zoom) e tenho uma mirrorless que uso com mais frequência.
Minhas considerações:
- A DSLR achei bem prática com mais botões que minha Sony NEX (mirrorless);
- A DSLR tem o visor e não preciso me prender a tela LCD que locais com muita claridade fica horrível. Não que a sony NEX não tenha, mas o preço do viewfinder é de matar;
- As lentes para DSLRs (Canon e Nikon) pelo que vejo tem preços inferiores se comparado as lentes para mirrorless. Demais acessórios também apresentam preços inferiores e mais variedades;
- A mirrorless apresenta qualidade de imagem iguais as DSLRs de entrada;
- As mirrorless são menores, facilitando o transporte;
- Para as mirrorless fica mais prático  adaptar lentes antigas adquiridas a preço de banana no ebay.

Sugestão: tente pegar os dois modelos em mãos em alguma loja e fuçar um pouco e ver qual mais te agrada. Também coloque na ponta da caneta os preços das lentes irá investir a curto prazo e compare o valor final.
Em qualidade de imagem estará bem servido em ambas as categorias.

Amigo, obrigado pela resposta bastante esclarecedora.

Algo que tenho observado é que mirrorless com boa quantidade de controles manuais diretamente no corpo e com viewfinder, só as mais tops. E para tê-las, é preciso pagar bem mais que o preço de uma DSLR de entrada!

Apesar de ser uma câmera mais simples, já me acostumei com os controles manuais e com a presença do visor na minha FZ-150, e não quero abrir mão disso na próxima cam...!  :no:

Um abraço
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #16 Online: 13 de Novembro de 2013, 11:47:02
Caro Sergio, obrigado pela atenção em responder. Estou perguntando porque ainda não tenho opinião bem formada sobre os dois sistemas.

Entendo que para quem já utiliza DSLR há tempo, e já experimentou uma mirrorless, essa dúvida entre os dois sistemas pareça boba, óbvia, desnecessária... Mas para mim, que nunca usei nenhum dos dois, não é! ;)


Imagina, não importa se você usou ou não uma DSRL, dúvida nunca é boba ou desnecessária ! :D
Mas me desculpe, oque o cltctba escreveu está cheio de falácia e ideias erradas a respeito do mirrorless.

Como eu disse, Mirrorless ou não mirrorless não significa mais ou menos qualidade.
Não existe essa de mirrorless ter qualidade igual de DSLR de entrada.

Existem Mirrorless com ótimas funções e botões muito acessiveis, como a linha Panasonic G, Olympus OMD etc.
Muitas Mirrorless possuem EVF, tem muita gente que prefere EVF ou OVF, somente as mais compactas não possuem, algumas câmaras da linha NEX também possuem EVF....

Enfim, o pessoal tem que tirar esse pré-conceito de que Mirroless tem qualidade "amadora" e é tão boa quanto "DSLR de Entrada".

Esse é o ponto.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2013, 13:48:59

Imagina, não importa se você usou ou não uma DSRL, dúvida nunca é boba ou desnecessária ! :D
Mas me desculpe, oque o cltctba escreveu está cheio de falácia e ideias erradas a respeito do mirrorless.


Acho que me expressei mal. Minha opinião foi considerando apenas os modelos mais baratos, suponto que para quem vai sair de uma compacta ou SZ e não quer se tornar um profissional da fotografia - não investirá numa Sony Alpha, uma Fuji X, Linhas superiores da NEX, Olympus OM-D e tantas outras.

Quanto a qualidade e funções, as duas categorias estão bem servidas.

Ainda mantenho a opinião referente a preços e disponibilidade de (principalmente) lentes. Mas pelo jeito este cenário está mudando.

Como disse o colega lá atrás: Depois de Canon X Nikon, Filme X Digital, FX X DX, MFT X APS-C; essa é a discussão mais inútil e chata que existe!

César L. T.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #18 Online: 13 de Novembro de 2013, 14:47:30
Acho que me expressei mal. Minha opinião foi considerando apenas os modelos mais baratos, suponto que para quem vai sair de uma compacta ou SZ e não quer se tornar um profissional da fotografia - não investirá numa Sony Alpha, uma Fuji X, Linhas superiores da NEX, Olympus OM-D e tantas outras.

Quanto a qualidade e funções, as duas categorias estão bem servidas.

Ainda mantenho a opinião referente a preços e disponibilidade de (principalmente) lentes. Mas pelo jeito este cenário está mudando.

Como disse o colega lá atrás: Depois de Canon X Nikon, Filme X Digital, FX X DX, MFT X APS-C; essa é a discussão mais inútil e chata que existe!

Opa! Então, não precisa querer ser profissional para pegar uma Nex6, por exemplo, ou OMD ou Pana G/GH.

Essas câmaras servem  muito bem para o qualquer tipo de uso, assim como as Reflex, ou qualquer outra, são super versáteis. Creio que o impeditivo seja mesmo o preço.

Falando em baixo custo, Pana G/H1/2, Oly EP/M/L 1,2 e 3, Pana GX1 e Nex F3 são exemplos de Mirroless de qualidade excelente e preço bem baixo :ok:

A discussão não é chata é chatíssima ! Mas vai continuar existindo enquando insistirem de que um conjunto de espelhos é decisivo para que a câmara tenha mais qualidade ou não.
Quer dizer, nada haver essa coisa de Mirrorless ter qualidade igual a DSLR de Entrada mas é pior do que DSLR Intermediária ou Avançada.
Assim como não significa que é só porque é uma câmara mirrorless que ela é superior a tudo! :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:25:23
O determinante é o tipo de fotograia que quer seguir.

Eu não indico a OMD, por exemplo, pra fotografar Still em estúdio. Ausência de ISO 100, dificuldade de tethering, e o principal,  a não necessidade da grande vantagem do sistema, a portabilidade. O estúdio é um ambiente que exige precisão e equipamentos bem escolhidos fazem a diferença.

Se o sujeito realmente não precisa de portabilidade, mobilidade, leveza, o caminho natural é uma DSLR, podendo ser APS ou FF.



sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #20 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:27:40
Se o sujeito realmente não precisa de portabilidade, mobilidade, leveza, o caminho natural é uma DSLR, podendo ser APS ou FF.

Realmente o tipo de fotografia é determinante.
Agora, porque o caminho natural seria uma Reflex?

O caminho natural está intrinsecamente ligado ao tipo de fotografia e oque mais agrada o fotógrafo.  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:37:58
Realmente o tipo de fotografia é determinante.
Agora, porque o caminho natural seria uma Reflex?

O caminho natural está intrinsecamente ligado ao tipo de fotografia e oque mais agrada o fotógrafo.  :ok:

Porque o natural é a pessoa, quando está iniciando, buscar um produto com mais suporte, maior gama de objetivas, etc. Ainda acho que as M43 são produtos mais específicos, premium, pra quem ja sabe mais o que quer.

Na dúvida a maioria vai na escolha tradicional.

Por mais que eu ache uma ótima escolha uma M43, tenho ressalvas em indicá-la pra quem está iniciando, pois ele pode acabar investindo em um monte de objetivas e depois com a maturidade fotográfica, optar por um estilo de fotografia que o obrigue a trocar de sistema.

Agora, obviamente, quem já sabe o que quer fotografar, já sabe do que precisa, pode optar por uma m43 se for o caso.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #22 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:45:36
Porque o natural é a pessoa, quando está iniciando, buscar um produto com mais suporte, maior gama de objetivas, etc. Ainda acho que as M43 são produtos mais específicos, premium, pra quem ja sabe mais o que quer.

Na dúvida a maioria vai na escolha tradicional.

Por mais que eu ache uma ótima escolha uma M43, tenho ressalvas em indicá-la pra quem está iniciando, pois ele pode acabar investindo em um monte de objetivas e depois com a maturidade fotográfica, optar por um estilo de fotografia que o obrigue a trocar de sistema.

Agora, obviamente, quem já sabe o que quer fotografar, já sabe do que precisa, pode optar por uma m43 se for o caso.

Para mim isso é pré-conceito. Oque se fotografa com uma Reflex, seja APS ou FF, se fotografa com Mirrorless seja MFT, APS ou FF.
Aqui no Brasil lentes e acessórios para Mirrorless ainda são mais caros do que comparados com Reflex, porém, isso não significa que o estilo de fotografia mude de um sistema para outro.

É como dizer que o estilo de fotografia vai mudar ao usar um sensor APS-H ou um APS-C.  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Novembro de 2013, 16:00:42
Já disse isso aqui em outro tópico, muitas pessoas tomam gosto pela fotografia com equipamentos antigos, passados de uma geração a outra, ou pelo menor custo de aquisição por serem usados, e nisso as DSLR ainda são melhores ainda e continuarão por um bom tempo na liderança. Exemplo das Nikon e Pentax, que há mais de 30 anos usam o mesmo mount, Canon desde as primeiras lentes para o sistema EOS e por aí vai.

Ainda mais aqui no Brasil, quem quiser comprar uma mirrorless nova terá que ser através de mercado paralelo ou pagar um preço absurdo de modelos defasados da Panasonic, Fuji ou Nikon. No forum já estão aparecendo câmeras com pouco uso para a venda também, mas a falta de mais objetivas na mesma condição ainda afugenta a grande maioria.

Eu mesmo penso comigo, quando precisar de manutenção na OMD, como farei? Terei que pedir a algum conhecido que mora fora para mandar pra mim, pois aqui as especializadas não devem nem saber como abrir essas câmeras.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2013, 18:48:30
Para mim isso é pré-conceito. Oque se fotografa com uma Reflex, seja APS ou FF, se fotografa com Mirrorless seja MFT, APS ou FF.
Aqui no Brasil lentes e acessórios para Mirrorless ainda são mais caros do que comparados com Reflex, porém, isso não significa que o estilo de fotografia mude de um sistema para outro.

É como dizer que o estilo de fotografia vai mudar ao usar um sensor APS-H ou um APS-C.  :ok:

Não tenho nenhum preconceito com m43.

Mas pro meu trabalho em estúdio a OMD simplesmente não funcionou. Pro resto ela funciona igual à mkIII, com vantagens e desvantagens. Mas sempre que vou trabalhar tento usar a omd junto e esbarro em alguma questão técnica, seja pela falta de objetivas mais específicas, seja pela falta de iso baixo, seja pela imprecisão e desvios de cor do EVF no escuro, seja pela impossibilidade de thetering.

Talvez no futuro, com o lançamento de mais objetivas específicas a coisa melhore.

E sou um grande defensor do m43, acho um dos mais revolucionários  lançamentos da fotografia digital.

Mas outras mirrorless podem funcionar bem melhor no estúdio, não testei todas.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 18:49:30 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Novembro de 2013, 19:12:09
Mas eu mudei de assunto. A discussão é simplesmente sobre o espelho.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 14 de Novembro de 2013, 21:14:19
O melhor sistema é aquele que conhecemos, temos prática e nos agrada!

Pra mim, se uma câmera fornece arquivos raw, permite ajustar exposição, modos de exposição.... Serve.  :fight:

Acho interessantes conhecer os linites de cada sistema. E tentar contorná-los

''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #27 Online: 15 de Novembro de 2013, 07:27:23

Eduardo Retrato by RenatoPope, on Flickr

DSCF1224 by RenatoPope, on Flickr

Uma feita com uma câmera com espelho e a outra sem...
Alguém me ajuda a ver aonde o espelho influenciou cada foto?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #28 Online: 15 de Novembro de 2013, 08:34:13
E o Pope colocando lenha na fogueira de maneira salutar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #29 Online: 15 de Novembro de 2013, 11:35:41

Eduardo Retrato by RenatoPope, on Flickr

DSCF1224 by RenatoPope, on Flickr

Uma feita com uma câmera com espelho e a outra sem...
Alguém me ajuda a ver aonde o espelho influenciou cada foto?

Mas é isso. De onde esse povo tira que a falta ou não desse bendito espelho afeta a qualidade?
Discussão non sense pra caramba :)

Valeu Pope!
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/