Autor Tópico: DSLR vs Mirroless  (Lida 4253 vezes)

pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 15 de Novembro de 2013, 13:09:57
Pensando que i sensor utilizado nas mirrorless eh o mesmo que o de uma dslr, em termos de qualidade de imagem, não tem o que se discutir. Eu tive uma d90 e a achava muito mais inacessível do que minha nex f3 de agora.. Apesar de saber de suas facilidades, para o meu tipo de uso, a agilidade nos controles não era o fator primordial (coo faço mais registros de cabes urbanas e paisagens). Não sou fotografo de eventos e pessoas que preciso ficar adaptando as configurações rapidamente para cada ambiente, logo, creio que vá muito  do uso que ira realizar.. Alem disso a minha nex f3 tem de melhor que a d90 e sua mente do kit eh mais  nítida que a d90.. Possui uma qualidade melhor em usos elevados... Se gostava mais de tirar foto com o VF, tive que me adaptar também ao Live view (que também eh ótimo) da compacta.. Inclusive para algumas fotos consigo uma discrição que não conseguia com as dslr (seja pelo tamanho,  seja pela possibilidade de não ter que ficar fazendo poses extremamente estranhas ao fotografar de certos ângulos..)... E o principal para mim, a diferença de preço de uma câmera de 750 reais para uma de 2000...(já que não tenho a possibilidade de ficar investindo muito dinheiro nisso, ainda)


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 15 de Novembro de 2013, 14:14:37
Cada um pensa de um jeito, e há os que discordam totalmente da minha linha de pensamento.

Mas pra mim gira tudo em função de uma coisa, a linha de objetivas.

Foi levando em conta a linha de objetivas que escolhi a minha Reflex, e foi a imbativel linha de objetivas m43 que me fez optar pela omd como sistema mais compacto.

Os corpos são todos muito interessantes, uns mais bonitos, outros mais pesados, mais ergonômicos, etc., mas são as objetivas que me possibilitam fazer a foto que eu preciso fazer.

Obviamente podemos adaptar objetivas, mas nem sempre obtemos sucesso absoluto na adaptação. Então antes de escolher um sistema, é bom pesquisar o sistema completo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #32 Online: 15 de Novembro de 2013, 14:41:29
Hoje com a evolução dos sensores, entre APS-C ou M4/3 a coisa é muito parelha, por isso que o Cláudio tem toda razão. As lentes fazem toda a diferença e hoje as melhores lentes em termos de custo benefício são as Olympus e Panasonic. Tem o mount M da Canon mas que tem duas lentes (onde a 22 2.0 é ótima) e as Fujinon (mas ainda com uma disponibilidade que deixa a desejar).

Ano que vem devo sossegar em equipamento e lentes para juntar grana para outras coisas mas, se pintar uma viagem de trabalho para os EUA que tem uma boa chance de acontecer, vendo meu equipamento M4/3 e experimento a Sony A7 (essa, depois da OMD E-M5, foi a máquina que mais despertou a vontade de se ter um equipamento novo e diferente).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 15 de Novembro de 2013, 16:12:19
A Canon não deu muita bola pra essa EOS M, com um pouco de investimento em objetivas, um outro corpo com EVF, seria outra história.

Quanto maior o sensor, maior as objetivas, e consequentemente, menor o ganho em portabilidade com a retirada do espelho. Por exemplo, não seria grande vantagem uma médio formato mirrorless, o ganho em portabilidade não compensaria muito, pois o conjunto ainda ficaria relativamente monstruoso.

Em "fullframe" o ganho é um pouco maior, mas não muito eficiente. Já em uma APS temos mais vantagens e o sistema começa a ficar prático. Mas nada se compara ao m43 nesse sentido, as objetivas são realmente portáteis.

Então acho que estas mirrorless são interessantes quando usamos fixas não muito luminosas. A exemplo disso a nova nex7r não veio com nenhuma objetiva realmente clara, pois ficariam gigantes.


RLB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
    • Flickr: Grupo Micro Four Thirds Brasil
Resposta #34 Online: 17 de Novembro de 2013, 18:56:47
A M.Zuiko 45mm1.8 é muito pequena e não é escura.
Mas existem outras objetivado com essas mesmas características.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 17 de Novembro de 2013, 20:03:21
A M.Zuiko 45mm1.8 é muito pequena e não é escura.
Mas existem outras objetivado com essas mesmas características.

Na linha m43 consegue-se objetivas luminosas e ainda compactas, a 45mm é um exemplo.

Já nas FF Mirrorless, qualquer 1.8 já fica monumental.



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 25 de Novembro de 2013, 12:51:50
Olá,

Tenho uma DSLR Canon T4i com lente pancake, zoom tele e macro fixa, e uma Mirrorless Sony NEX-6 com a zoom wide e a zoom tele. Para viajar o mais importante para mim é tamanho/peso e qualidade de imagem aceitável, coisa de hobby mesmo, e a Sony com as duas zooms pesa, o conjunto completo, quase o mesmo que a T4i só com a zoom tele, para uma qualidade de imagem absolutamente comparável para o tipo de foto que gosto de fazer.

Tinha M4/3 e me desfiz pela qualidade de imagem inferior à do sensor APSC na época, mas hoje essa diferença praticamente não existe.

Aliás, para o tipo de foto que faço, não tem diferença alguma FF, APSC ou M4/3 atualmente. Não em desfaço da Canon pq não tem macro com ringflash específico nas opções da Sony NEX e do M4/3 (conjunto macro+ringflash perfeitamente integrado, claro, pois as 60 e 45 M4/3 macro Oly e Pana são excelentes...).





Abraço