Autor Tópico: Retoque na fotografia com spotone  (Lida 1401 vezes)

Enio Soares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Outubro de 2013, 10:01:28
Bom dia, amigos.

Desde o meu último post, no início desse mês sobre a manutenção do ampliador ( muito obrigado RSalles  :worship: ), acredito ter evoluído um pouquinho. As fotos P&B estão saindo bem próximas do jeito que eu planejo e naturalmente passei a "pensar" mais a foto, não somente no momento do clique, mas, também, em todas as variáveis que influenciam na revelação, ou seja... tudo!!! Até o entendimento da latitude do filme usado (Ilford Delta Pro 100, que me pareceu o bicho!!!  :D ). Essa espécie de comprometimento com a imagem capturada é algo que o digital tira um pouco da gente. Senti que estou fotografando menos, mas com mais prazer e qualidade. Bom.. acho que estou chovendo no molhado para quem gosta desse cantinho do forum... :)

Ok... Voltando ao problema.... A maioria das fotos ficam legais, mas algumas (e muitas vezes as mais bacanas) ficam com alguns risquinhos, pontos claros, etc... Estou revendo a forma de manuseio dos filmes e papeis durante as revelações e intensificando a limpeza das lentes. Isso reduziu a incidência de falhas, mas ainda existem.

Fiz umas pesquisas e encontrei um tal de spotone que é usado para fazer o "verdadeiro" Retouch na fotografia... (Putz.. ai a gente entende aquele monte de ícone o PS).

O lance é onde posso encontrar um tutorial sobre retoque em fotografia ampliada, pois só tem coisa para PS nessa internet (e no forum tbm). Gostaria de saber como funciona a diluição e mistura das tintas? Quais tipos de pinceis comprar? Tem algum processo antes/depois com a fotografia? O que consigo fazer com o spotone e que não consigo com ele?

Sei que estou remando contra a maré, pois bastava digitalizar a foto e corrigir no PS, mas se é pra fazer... vamos fazer direito  :fight: . Como trata-se de um hobby não há (muito) problema com custo ou tempo.

Se alguem puder me dar uma luz, agradeço.




« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, 10:02:07 por Enio Soares »
Enio Soares - Rio de JaneiroFlickr
Nikkon D5100 / AF-S 18-55mm / AF-S 55-300mm / AF-S 35mm 1.8G / Sigma 150mm 2.8 EX / 3 SB-600 / SB-700 / RadioFlash DSLRKit / Sekonic L-358


Enio Soares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2013, 11:11:55
 :D :D

Bom.. tive a dica de um amigo e repasso para quem trilhar o mesmo caminho.

http://www.waybeyondmonochrome.com/WBM2/TOC_files/PrintSpottingEd2.pdf

Um abraço.
Enio Soares - Rio de JaneiroFlickr
Nikkon D5100 / AF-S 18-55mm / AF-S 55-300mm / AF-S 35mm 1.8G / Sigma 150mm 2.8 EX / 3 SB-600 / SB-700 / RadioFlash DSLRKit / Sekonic L-358


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2013, 21:12:19
Um dos caras mais feras nessas técnicas é o muito conhecido fotógrafo José Albano. Ele dava muita oficina de retoque. Não sei se ele estará ainda na ativa (já deve ter uma certa idade). Mas haverá discípulos dele por aí…

E senão há uns laboratoristas feras que trabalham no SESC Pompeia. Seguro podem te dar uma orientação a respeito.