Autor Tópico: Edge lighting - como fazer  (Lida 1628 vezes)

YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Online: 25 de Outubro de 2013, 18:22:18
Boa tarde

Alguém pode me explicar como se utiliza a luz para produzir uma fotografia "edge lighting"?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2013, 04:13:19
Vc ja tentou antes de perguntar? Pq se vc tentar na pratica vc descobre bem rapido.

Vc coloca a luz um pouco atras (do lado) do objeto fotografado de maneira a iluminar somente a borda ou limite fisico do objeto (edge). E vai movendo a luz mais, ou menos, para tras ou para frente, ate achar o resultado que deseja.  :ok:

Exemplo:



Essa luz do lado esquerdo da foto, esta do lado esquerdo (obviamente) e atras da modelo. Mais ou menos a 45 graus.

Sobre iluminacao artificial, boa parte vc consegue aprender brincando e praticando, depois comparando resultados. Comece brincando com 1 luz e vai fazendo fotos com ela em diferentes posicoes que vc goste da iluminacao. Depois tenta 2 luzes, uma key e outra como preenchimento, ou para cabelo, ou para rim (edge), ou para luz de fundo. Depois tentra com 3, e depois com 4, e por ai vai...

E depois dessas brincadeiras vc brinca com modificadores de luz como:
Difusor guardachuva (deixa a luz mais sofit e joga a luz para todo o lado). Bom para iluminar modolo e ambiente
Rebatedor guardachuva (deixa a luz mais dura e tambem joga luz para todo lado). Bom para iluminar modelo e ambiente.
Sofitbox (deixa a luz mais macia e a luz fica mais direcionada). Bom para iluminar modelo sem jogar luz no ambiente.
Dish (sao pratos que colocado na frente do flash para jogar a luz para outro prato atras do flash). Eh uma opcao entre softbox e umbrela.
Snoot (faz com que a luz tenha limites bem curtos e fique bem direcionada). Bom para iluminar (destacar com a luz) somente uma parte da modelo ou do objeto fotografado, sem iluminar nada a mais (cabelo, rosto e demais detalhes)
Flag (sao "bandeiras" colocadas ao lado da luz para limitar a abrangencia da luz em um dos lados da luz ou em todos os lados).
Rebatedores (rebate a luz). Se vc nao tiver flash vc pode usar a luz do sol como luz principal e o rebatedor para rebater a luz  para iluminar o lado que o sol nao ilumina (luz de preenchimento, luz para cabelo, edge/rim, etc.). Ou vc pode fotografar dentro de um lugar fechado sem luz mas com janela, e usar o rebatedor para iluminar a modelo. Ou vc pode usar o rebatedor para rebater a luz do flash, igual se faz com a luz do sol.

Esses equipamentos sao caros mas tudo isso vc pode fazer em casa com papel mantega para difundir a luz, papel metalico para rebater a luz, papelao para fazer softbox e flags. Tudo de papelao para fazer snoots, etc... Da mais trabalho mas tambem te da muito mais controle do resultado gastando quase nada de dinheiro.

E brinca bastante ate cansar que vc aprende e entende muito mais.  :ok:


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2013, 22:23:01
Obrigada pela resposta. Realmente não havia tentado ainda, só testei até agora o low key em autoretrato, mas acho muito complicado trabalhar luz em auto retrato, sem tripé.

Sua resposta foi muito detalhista e esclarecedora, já li sobre esses recursos de papel alumínio e tudo mais, mas ainda tinha algumas dúvidas quanto a função exata de cada um, são muitas opções diferentes kkk.

Obrigada.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2013, 04:25:33
Editado: Entendi, vc esta fazendo fotos de vc mesmo. Eh sem tripe fica mais dificil.

Tenta colocar a camera em uma mesa e sobre a mesa caixas e livros ate ficar na altura que vc quer, e sobre tudo isso a acmera. Mas tenha certeza de que sua camera esta segura para nao cair no chao.


Daniel Werneck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
    • http://www.studiow.fot.br
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2013, 13:26:09
Isso se chama de Luz de Recorte, no Português mais verdadeiro, ora!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2013, 14:24:55
Eu nao faco ideia dos termos em portugues. Se nao me falarem eu nunca ficarei sabendo.


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2013, 15:43:54
Eu também não sabia o termo em português, obrigada por informar.

É assim que tenho me virado, mas arranjarei uma modelo pra facilitar os testes, até que eu junte as moedinhas pro tripé.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2013, 21:19:09
É assim que tenho me virado, mas arranjarei uma modelo pra facilitar os testes, até que eu junte as moedinhas pro tripé.

Arranjar modelos tambem eh uma arte. Com o tempo vc desenvolver o olhar para os perfies fotogenicos e pessoas que se expressam naturalmente (emfrente a lente). As vezes, achar a pessoa certa que nunca posou para fotos se saem melhores do que mulheres que querem ser modelos, tem algumas esperiencias mas nao tem aquele "look", aquela expressao, etc.

Por esse motivo eu sempre ando com meu cartao de visitas. Quando acho alguem interessante a ser fotografado eu me apresento e entrego meu cartao.

Essa garota aqui, por exemplo. Ela nao eh modelo. As unicas fotos que ela posou antes dessa foram para fotos de amigos em festas e baladas. Ela trabalhava em uma loja de conveniencia, eu sugeri a ela fazer umas fotos, mostrei meu portfolio e ela gostou. No dia ela se saiu espetacular.

http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/3704928_orig.jpg

Essa daqui tambem. Ela nunca tinha feito ensaios fotograficos. Eh uma garota que pratica varias dancas desde crianca e eu, sabendo o potencial de dancarinas classicas (por ter completa compreencao da composicao do corpo, harmonia, etc) a convidei para fazer essas fotos, e o resultado foi bem positivo da parte dela:

http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/384414_orig.jpg

Entao eh ir comecando com amigos(as) e parentes. E quando vc tiver um bom portifolio (pelo menos bom para as pessoas em geral), pessoas querendo posar para vc nao vai faltar. E ande com cartao de visitas com o endereco para o seu trabalho. Assim que vc ver alguem que gostaria de fotografar vc nao perde a chance de conversar e oferecer a pessoa a ideia de fotografar ela.