Autor Tópico: Fotografia para você: Qual seu projeto pessoal?  (Lida 5986 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2013, 16:23:02
Ele se aproximou deles, meses de visitas, conversas, muito ouvido, muito cigarro hehehe se tornou um frequentador da cracolandia. Depois de um tempo começou com uma camera compacta, e até um dia em que poderia fazer quase que um ensaio com os caras....tb é importante saber destinguir os viciados dos traficantes, pois esses ultimos talvez não gostem de vc quando vc sacar a maquina. Enfim, com isso ele conseguiu fotos relamente diferentes, verdadeiras, retratos, situações explicitas de perigo...imagens chocantes. Hj ele busca maneira de expor essas fotos...
Show de bola, aí sim!  :clap:

Não tenho projetos pessoais, faz um bom tempo que desisti disso, pois vi que não tenho a disciplina necessária pra tocar um projeto até o final. Ao invés disso, o que eu faço são pequenos estudos para praticar alguma técnica específica da fotografia. Pego algum ponto onde tenho alguma fraqueza e passo alguns meses martelando no assunto.

Já fiz estudos de flare (o que me deu mais trabalho até hoje!), silhueta, contra-luz, luz de recorte, reflexos, etc. Enfim, longe de ser um projeto artístico bacana como o pessoal relatou aqui, mas acho bem válido também.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2013, 16:28:49
Meu projeto (ou devo dizer pretensão?) é bem mais simples que a dos colegas: registrar a vida da minha princesinha de 4 meses. Posso dizer sem falsa modéstia que é o bebê mais lindo do universo, sem exagero!  :D
Não tenho pretensão de produzir nada artístico, ficarei contente quando puder produzir de forma consistente fotos com foco perfeito, exposição correta, um bom enquadramento e uma iluminação que diferencie a minha foto da foto que minha prima de 12 anos tira com a Câmera da Barbie.

Quem sabe um dia eu me aventure a fazer umas fotos de rua, que acho um tema interessante, e admiro quem faz bem. Um tema em que já pensei muito e que pode servir de inspiração para os colegas com interresse em documentários é tirar foto do lixo que as pessoas jogam na rua, mas colocado fora de contexto, por exemplo uma embalagem de picolé suja e amassada em uma caixinha de joias. Penso nisso porque moro em uma região com bastante comércio, e não tem um dia em que eu não fque indignado com a desfaçatez com que alguns (muitos) maleducados jogam seu lixo no chão.
E não tem diferença, aqui é perto do metrô então tem rico, pobre, classe média, branco, preto, índio, gay, hétero, indeciso, velho, moço, homem, mulher... a falta de civilidade não tem barreiras!

Já pensei também em seguir discretamente algumas pessoas com uma filmadora, e quando ela jogar o lixo, recolher, analisar e quem sabe contar uma história fictícia sobre aquela pessoa, com base em um pedacinho de sua vida que ficou pelo caminho.

Enfim, devaneios. O projeto principal ainda é garantir o futuro da petiz.


... um barrigudo, barbudo com boné encardido de boteco...

Não uso boné, mas de resto, se precisar de um modelo, essa é a descrição exata da minha pessoa!
:eek:
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Urbano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
    • Viajante Urbano
a
Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2013, 22:09:01
Tenho um projeto que comecei que é o trabalho rural de cortadores de cana ainda na antiga Pratika MTL3 com Ilford 50; comecei a uns 10 anos atrás e creio que não termino em função da modernização. :no:
____________________________________________
[ ]`s Urbano
Sony Nex f3 • GoPro 3+Black
SEL 18-55/F3.5 • SEL 55-210/F4.5 • Minolta MD 50/1.7


carlosfim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 30 de Outubro de 2013, 11:58:44
Comecei a estudar fotografia a uns três meses, mas já tive várias ideias de projeto. Penso que para nós iniciantes ter um projeto pode ajudar a desenvolver uma determinada técnica e também servir como forma de incentivo: já que as fotos não terão uma qualidade técnica perfeita, por que não dar a elas um significado?  :assobi:

Atualmente tenho um blog de gastronomia, então tenho estudado bastante sobre o assunto (fotografia de comida e Food Styling). A vantagem desse projeto é que, mesmo que a foto não dê certo, posso comer o resultado.  :D

Outro projeto que tenho é retratar as cores e texturas da minha cidade, para praticar esse tipo de fotografia (texturas, fachadas, fotos urbanas, etc). Para esse falta tempo, mas estou muito empolgado com os possíveis resultados.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #19 Online: 30 de Outubro de 2013, 12:27:59
carlosfim disse:

Atualmente tenho um blog de gastronomia, então tenho estudado bastante sobre o assunto (fotografia de comida e Food Styling). A vantagem desse projeto é que, mesmo que a foto não dê certo, posso comer o resultado.  :D

Sabe,é uma boa idéia pra fotografia de moda, langerie...

 :D

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Outubro de 2013, 12:33:08
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


carlosfim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 30 de Outubro de 2013, 12:47:51
Citar
Sabe,é uma boa idéia pra fotografia de moda, langerie...

Acho que vou começar um novo projeto  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 30 de Outubro de 2013, 14:34:15
Atualmente tenho um blog de gastronomia, então tenho estudado bastante sobre o assunto (fotografia de comida e Food Styling). A vantagem desse projeto é que, mesmo que a foto não dê certo, posso comer o resultado.  :D

Existem fotografos com o mesmo proposito fotografando mulheres nuas ou em poses sugestivas. Mais conhecidos como GWC (Guys with cameras).


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2013, 23:37:01
Um ex professor fez um trabalho assim. Mas o caminho é diferente de simplesmente perder o medo de andar com camera. Fotos de longe, e mesmo de perto mas escondido, muitos fazem. Ele se aproximou deles, meses de visitas, conversas, muito ouvido, muito cigarro hehehe se tornou um frequentador da cracolandia. Depois de um tempo começou com uma camera compacta, e até um dia em que poderia fazer quase que um ensaio com os caras....tb é importante saber destinguir os viciados dos traficantes, pois esses ultimos talvez não gostem de vc quando vc sacar a maquina. Enfim, com isso ele conseguiu fotos relamente diferentes, verdadeiras, retratos, situações explicitas de perigo...imagens chocantes. Hj ele busca maneira de expor essas fotos...

Abraço
M Rezende

Boa dica, hoje já fui almoçar com a camera, tirei umas fotos da rua, mas to num bairro muito tranquilo. Vou me acostumando.

Essa ideia dele foi muito boa, vo tentar sábado dar umas voltas.
Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2013, 23:50:17
carlosfim disse:

Atualmente tenho um blog de gastronomia, então tenho estudado bastante sobre o assunto (fotografia de comida e Food Styling). A vantagem desse projeto é que, mesmo que a foto não dê certo, posso comer o resultado.  :D

Sabe,é uma boa idéia pra fotografia de moda, langerie...

 :D

[]s,

RSalles



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 31 de Outubro de 2013, 04:05:11
Existem fotografos com o mesmo proposito fotografando mulheres nuas ou em poses sugestivas. Mais conhecidos como GWC (Guys with cameras).
Tem até fotografo reconhecido fazendo isso, né?

http://jezebel.com/5495699/exclusive-more-models-come-forward-with-allegations-against-fashion-photographer

http://jezebel.com/5494634/meet-terry-richardson-the-worlds-most-fked-up-fashion-photographer


Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 31 de Outubro de 2013, 04:21:19
Tem até fotografo reconhecido fazendo isso, né?

http://jezebel.com/5495699/exclusive-more-models-come-forward-with-allegations-against-fashion-photographer

http://jezebel.com/5494634/meet-terry-richardson-the-worlds-most-fked-up-fashion-photographer
Sim, Richardson tem duas famas. A de assediar modelos e a de ser reconhecido usando tecnica de iluminacao simples e direta (tambem conhecido como iluminacao amadora, ou chapada).

Meses as tras a assessoria de imprensa dele anunciou que o faturamento anual dele era de milhoes. Obviamente eh uma mentira, ou uma estrategia de marketing, para vender a ideia de que ele eh muito requisitado (o que eh verdade) e que estao pagando fortunas para o servico dele (o que nao eh tao verdade.)

O cara eh uma figura.