Autor Tópico: Nikon P520, Canon SX50, Fujifilm SL1000, Sony HX300 ou Nex F3?  (Lida 22023 vezes)

marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2013, 20:26:13
Obrigado Helena.  :ok:

Fiz a opção pela compra da SX50 ....  :clap:

Bem vindo ao time, sempre que precisar, use fórums como esse, tanto pra mostrar suas fotos e avaliar sua evolução, quanto para exclarecimentos.
Parabéns pela aquisição, com certeza fez uma boa escolha!

Vão algumas dicas de quem comprou pra aprender a Fotografar melhor:

Primeiro de tudo, antes de qualquer outra coisa, LEIA O MANUAL!
Parece até clichê...
Mas leia mesmo, vai descobrir que com ele, você vai sofrer menos, quando pensar '— poderia ter feito melhor'...
Então faça! E para isso, deve conhecer sua ferramenta! E ninguém melhor que a própria fabricante pra lhe apresentar o equipamento.

Utilize o máximo das configurações e recursos da sua Águia...  Abuse dos modos manuais e, claro, poste suas fotos. Agora é partir pra ação!
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Gabri298

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2013, 21:14:47
Esqueceram da sony alpha3000 :D :D :D
D90 com uma 55-300mm +18x55mm

Fótografo de aeronaves :p


marcelodias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2013, 00:51:29
Olá pessoal!

Sou novo no fórum e também iniciante no mundo da fotografia de boa qualidade (rsrs). Pretendo fazer uma viagem ao exterior no ano que vem e já estou me preparando pra tirar boas fotos. Como não pretendo seguir profissionalmente na área da fotografia, acho que para mim compensa mais comprar uma compacta de boa qualidade do que uma DSLR. Quero tirar fotos de paisagens, retratos em diversos ambientes, fotos com zoom. Pesquisei um pouco e estou entre a Canon SX50, Fujifilm SL1000 e Nikon P520. Gostaria de saber qual vocês me indicam, lembrando que quero uma câmera que produza fotos de boa qualidade (dentro das possibilidades desse segmento). O preço não é muito relevante por enquanto. Existem opções melhores que essas?

Abs!

Marcelo.


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Dezembro de 2013, 15:13:57
Olá pessoal!

Sou novo no fórum e também iniciante no mundo da fotografia de boa qualidade (rsrs). Pretendo fazer uma viagem ao exterior no ano que vem e já estou me preparando pra tirar boas fotos. Como não pretendo seguir profissionalmente na área da fotografia, acho que para mim compensa mais comprar uma compacta de boa qualidade do que uma DSLR. Quero tirar fotos de paisagens, retratos em diversos ambientes, fotos com zoom. Pesquisei um pouco e estou entre a Canon SX50, Fujifilm SL1000 e Nikon P520. Gostaria de saber qual vocês me indicam, lembrando que quero uma câmera que produza fotos de boa qualidade (dentro das possibilidades desse segmento). O preço não é muito relevante por enquanto. Existem opções melhores que essas?

Abs!

Marcelo.

Nesse mundo (Bridge) as coisas são um pouco diferentes em termos de Marca X Qualidade, a exemplo da nikon, que apesar de ter o grande trunfo em sua marca nas DSLRs, nas superzoons ela não equiparou às gigantes do zoom (leia-se Canon, Panasonic e Fuji).
Logo, nessa comparação, visando fotos com qualidade e zoom alto, eu descartaria a Nikon P520 da lista e incluiria a Panasonic FZ200. No mais, as câmeras, cada uma com um público alvo, são as melhores no que se propõem.
Ou seja:
Canon SX50
Ponto forte: Equilíbrio em megapixels/sensor, tamanho/peso e versatilidade (afinal, são 50x ópticos numa lente Canon!)
Ponto fraco: Abertura máxima da lente (que, conhecendo os recursos e dominando algumas técnicas, é bem contornável!)

Panasonic FZ200
Ponto forte: Abertura f/2.8 em todo range do zoom - Qdizer que ela vai captar mais luz em zoom máximo que qualquer outra superzoom. Isso a coloca em um patamar acima das outras no quisito Claridade de imagem em superzoom. (ótima para fotos em ambientes fechados ou mau iluminados a médio alcance)
Ponto fraco: Preço um pouco maior que as citadas e, dentro da proposta, menor zoom.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


marcelodias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Dezembro de 2013, 15:28:52
Obrigado pela clareza na resposta! Então, como vc disse que o problema da abertura, que na FZ200 é o ponto forte, é contornável na SX50, acho que é melhor pegar a Canon mesmo e aprender as técnicas para contornar seu ponto fraco. Além do que a SX50 tem o ponto forte de ter o dobro do zoom.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 15:30:09 por marcelodias »


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Dezembro de 2013, 18:25:42
Como você disse:
...Além do que a SX50 tem o ponto forte de ter o dobro do zoom.

Esse foi um dos motivos que me fez optar por ela. Pra contornar a abertura máxima, são variáveis que só mesmo na hora de efetuar o disparo é que você vai escolher qual a melhor técnica, por isso que digo que o melhor amigo é mesmo o Manual de instruções. Daí é só praticando mesmo.

*Dicas para compor uma foto mal iluminada e contornar a abertura máxima quando ela for insuficiente:
01 - Se tiver usando um tripé e o assunto for estático (sem movimento), pode aumentar exposição e manter iso baixo.

02 - Se não tiver com tripé e o assunto for estático, pode usar a compensação de exposição e regular a velocidade até o ponto mais adequado.

03 - 3-Se não tiver tripé e o assunto for móvel, aí precisa aumentar o ISO e usar a menor velocidade possível, nesse caso, depende da velocidade da cena.
03.2 - Nessa mesma situação, pode regular o seletor em modo 'Tv', travar o ISO automático em no máximo 1000 e regular apenas a velocidade de acordo com o assunto. (Travando o ISO máximo em 1000, você garante que a imagem terá uma qualidade bem aproveitável.)

04 - Essa é mais elaborada um pouco: Efetuar o disparo em modo RAW (ao invés de Jpeg) e corrigir via software de edição de arquivos RAW.

Essas são algumas dicas que eu utilizo pra compor uma imagem quando a abertura máxima não é suficiente. Inclusive, se alguém ainda tiver mais algumas dicas, deixem registrado para melhorar nosso conhecimento.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 18:33:41 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


marcelodias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2013, 18:32:58
Ótimas dicas, principalmente porque sou iniciante. Já vou anotar todas. Quanto a câmera, já decidi pela SX50 mesmo. Agora vou começar a pesquisar preços. Alguém tem alguma dica de site bom ou algum vendedor confiável do ML?


kronex

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2013, 14:04:36
Olá sou totalmente leigo no assunto de fotografia, mas gosto muito e estou pensando em iniciar como um hobby. Estou com algumas dúvidas...
É o seguinte: meu pai comprou a algum tempo uma nikon p510 e eu achei o máximooo. Muito boas as fotos e o que é aquele zoom?... então mexendo um pouco, lendo um pouco, tirando algumas fotos resolvi comprar uma câmera p mim tb. Só que estava em dúvidas entre a p520 da nikon e a sx50 da canon. Lendo um pouco mais vi pessoas dizendo que se arrependeram de ter comprado essas bridges e que deveriam ter entrado direto numa dlsr, como disse sou leigo no assunto e gostaria que me ajudassem. Por isso estou em dúvidas entre a nikon p520, e canon sx50 e a nikon p5100 - mas a grande dúvida é a seguinte, será que com alguma tele e com a nikon p5100 alcançarei o zoom da sx50? Se sim com qual tipo de lente?? será que as 55x250mm ou 70x300mm chegam lá?
Desde já agradeço a ajuda de todos...


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2013, 15:10:58
Olá sou totalmente leigo no assunto de fotografia, mas gosto muito e estou pensando em iniciar como um hobby. Estou com algumas dúvidas...
É o seguinte: meu pai comprou a algum tempo uma nikon p510 e eu achei o máximooo. Muito boas as fotos e o que é aquele zoom?... então mexendo um pouco, lendo um pouco, tirando algumas fotos resolvi comprar uma câmera p mim tb. Só que estava em dúvidas entre a p520 da nikon e a sx50 da canon. Lendo um pouco mais vi pessoas dizendo que se arrependeram de ter comprado essas bridges e que deveriam ter entrado direto numa dlsr, como disse sou leigo no assunto e gostaria que me ajudassem. Por isso estou em dúvidas entre a nikon p520, e canon sx50 e a nikon p5100 - mas a grande dúvida é a seguinte, será que com alguma tele e com a nikon p5100 alcançarei o zoom da sx50? Se sim com qual tipo de lente?? será que as 55x250mm ou 70x300mm chegam lá?
Desde já agradeço a ajuda de todos...
Olha, a resposta a uma pergunta dessas é até meio polêmica, pois são câmeras com objetivos completamente diferentes as duas últimas que citou.

Mas, como diria a famosa frase: "vamos por partes"...

1º - As Superzoons (ou bridge, como queiram): Sem desmerecer a marca Nikon, acho que se pensa em comprar o que há de melhor nessa área (superzoom), acho melhor focar na Canon SX50 ou até mesmo na Panasonic Fz60 que, hoje, são o melhor dos mundos quando se fala em ZOOM e qualidade com sensores pequenos (1/2.33") que alcancem acima de 1000mm (nesse caso, 1200).

Claro que muitos vão questionar:
" — e a Panasonic FZ200?..."
" — e a Sony HX300?..."
" — e a Fuji SL1000?..."
" — e a Fuji HS50?..."


Pois bem. São câmeras boas, mas se ver a questão de zoom/qualidade/preço e colocarem na balança a densidade de pixels, aí a coisa começa a ficar apertadas pra elas. Pois, uma não 'vê' tão longe (Fz200), outra tem muitos megapixels pro tamanho do sensor (HX300, SL1000, Nikon P520), outra, apesar do sensor levemente maior (Fuji HS50), é muito pesada (quase 1KG  :shock:) e ainda é um pouco cara.

Então, fazendo o filtro de equilíbrio entre zoom/qualidade/densidade de pixels/preço, a escolha fica entre as que citei (Canon SX50 e Panasonic Fz60). Claro que vou tender um pouco pro lado da Canon (afinal, minha escolha foi essa!).

Agora, estamos falando de câmeras bridge, ou seja, fazem uma ponte entre as compactas e as DSLRs, por ter porte de uma, os controles manuais, recursos, etc. Mas não podemos fazer comparações além dessas entre elas quando queremos escolher entre uma e outra. Até porque, aqui estamos falando de câmeras com corpos musculosos mas na essência ainda é uma compacta (sensor bem menor que 1")!

São câmeras muito distintas. Superzoom é mais lenta que uma DSLR, tem o corpo mais frágil, não permite que se troque a lente, tem o sensor de imagem muuito menor (essa é a principal separação que torna o rio ainda mais largo pra se atravessar a 'ponte') e é bem mais barata no conjunto geral da obra.

Quando estamos pensando em comprar uma Superzoom como a SX50, queremos o que ela pode oferecer de melhor: Fotos uma qualidade boa (mas não excelentes) e, claro, O ZOOM! E nisso, a Canon SX50 nada de braçada!

Vamos à próxima categoria:

2º - As DSLR's (Digital Single Lens Reflex) - ou apenas Reflex, para os íntimos! ;)
Aqui, começamos uma nova categoria de sensores, qualidade de construção de corpo, preços...
Essas câmeras são feitas para quem quer estudar mais sobre fotografia, ou quer se profissionalizar no ramo, para quem tem condições para investir em lentes, enfim, é realmente outra categoria.

O que acontece hoje em dia é que as grandes marcas montaram suas câmeras de entrada nesse universo. Que servem justamente pra quem quer ingressar nele, mas ainda não tem tanta experiência (mas, que ainda assim precisam ter noção de fotografia).
Então surgiram as DSLRs de entrada.

Só pra ter uma idéia, uma lente com um zoom parecido com o da SX50 custa muitos milhares de dólares. Então, pense bem, será que vale o investimento para o que você quer? Ou pode começar com uma superzoom e depois, quando tiver domínio sobre controles manuais, modos de exposição, controles de iluminação, pode evoluir pra uma DSLR até com melhor qualidade que a D5100 (não é p5100) que citou!

Sei que o texto é meio longo, mas é uma reflexão minha a respeito da sua pergunta.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2013, 15:13:53 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


marcelodias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2013, 16:23:41
Ótima colocação marotomt! É justamente isso que pretendo fazer. Como sou iniciante e não sei quase nada sobre fotografia ainda, vou comprar a SX50 para aprender a manipular os controles manuais, aí quando tiver prática e tomar gosto pela coisa mesmo pode até ser que invista em uma DSLR. Estou ansioso pela compra da minha SX50... pretendo comprá-la em janeiro.


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2013, 17:16:51
Ótima colocação marotomt! É justamente isso que pretendo fazer. Como sou iniciante e não sei quase nada sobre fotografia ainda, vou comprar a SX50 para aprender a manipular os controles manuais, aí quando tiver prática e tomar gosto pela coisa mesmo pode até ser que invista em uma DSLR. Estou ansioso pela compra da minha SX50... pretendo comprá-la em janeiro.

É... pra mim, ela está valendo cada centavo que investi (1400 já com cartão 32GB Classe 10 sony). Até aprendo muito com ela.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


kronex

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #26 Online: 20 de Dezembro de 2013, 20:12:11
Obrigado marotomt.. :ok:

Já estava meio caido pela sx50, mas a duvida pendia mais pela reflex e como VC disse que teria que gastar muito p ter um zoom igual a sx50 p mim não da não, achei q eu fosse gastar uns 1500 no maximo na tele. Já decidido. Vou d sx50... :D

Mas só em janeiro ou fevereiro... :(


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Dezembro de 2013, 11:44:41
Que bom saber que estou sendo útil..  :D

Peço lhes que assim que adquirirem vossas câmeras, postem a impressão que tiveram e as experiências de compra.

É muito legal compartilhar as informações e deixar registrado em fórum aos que visitarem essas páginas.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Pyke

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #28 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:03:51
Concordo que a HX300 tem MP demais pra um sensor pequeno, mas ela tem algumas vantagens sobre a SX50 que me fizeram optar por ela, o corpo dela é bem melhor que o da SX50, que é muito frágil e passa pouca resistência.  O corpo da HX300 tem la seus pontos fracos, mas ainda sim é um dos melhores dessa categoria de superzoom, só perdendo pros da fuji.....E  uma  coisa muito boa dela é ter o anel de zoom/foco. Alem disso  a lente dela tem uma abertura maior que a SX50, e só por isso é possivel voce utilizar ISOS mais baixos do que a SX50 pra nao ter problemas com ruido....No geral a qualidade de imagem da HX300 é muito boa sim.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 16:22:43 por Pyke »


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 09 de Janeiro de 2014, 19:39:07
Concordo que a HX300 tem MP demais pra um sensor pequeno, mas ela tem algumas vantagens sobre a SX50 que me fizeram optar por ela, o corpo dela é bem melhor que o da SX50, que é muito frágil e passa pouca resistência.  O corpo da HX300 tem la seus pontos fracos, mas ainda sim é um dos melhores dessa categoria de superzoom, só perdendo pros da fuji.....E  uma  coisa muito boa dela é ter o anel de zoom/foco. Alem disso  a lente dela tem uma abertura maior que a SX50, e só por isso é possivel voce utilizar ISOS mais baixos do que a SX50 pra nao ter problemas com ruido....No geral a qualidade de imagem da HX300 é muito boa sim.

Então, não quero polemizar a coisa, mas quando comprou a HX300 você chegou a pegar a SX50? É que já ví muitos comentários a respeito falando q a SX50 'parece' ter um corpo frágil e tal. Mas essa impressão eu não tive. A impressão de firmeza eu tive mesmo foi com a Fuji (essa sim dá segurança na pegada), mas quando senti o peso dela, pra mim não deu, pois já pensava em uma câmera leve pra carregar pra lá e pra cá.

Inclusive, quando fui comprar a minha, peguei a HX300 na mão pra comparar e, logo de cara, o primeiro teste que fiz foi justamente o que muita gente diz que nela é uma vantagem. Puxar o zoom pelo anel. Até que gostei disso, só que em alto zoom, ela fica perdendo muito o foco e não consegui estabilizar fácil com os 1200mm (algo que quando peguei na SX50, apertei o botão de auxiliar de foco e estabiliza na hora).

Pode até ser que pelo fato de eu não ter pegado o jeito de estabilizar na hora, mas o vendedor também não sabia e, quando me entregou a Canon pra testar, a primeira coisa que falou é justamente o 'botãozinho mágico que estabiliza a foto'.

Claro que a compra de cada um se dá por 'N' motivos, por exemplo, se eu quisesse uma câmera mais pra filmar, até penderia um pouco mais pra HX300 que, nesse quesito, ganha da SX50, pois não usa os 20 Megapixels pra filmar, e sim 2 Megapixels (vide: FullHD 1920x1080).

Enfim, são só algumas considerações.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."