Autor Tópico: Desfoque com lentes não tão claras  (Lida 5923 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2013, 13:41:56
ai vai outro exemplo, essa foto eu fiz a alguns dias e foi em 18mm



eu estava a mais ou menos uns 7 ou talvez até 10 metros do jogador, ou seja, o foco nao estava no primeiro plano, mas chegando perto de ser foco no infinito, e nao houve distorçao...

felizmente tudo varia muito nessas coisas hehe

abraços
www.andrejacobfotografia.com

P.S.: Criou outra pagina, meu outro post está la na primeira!
« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 13:43:09 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2013, 14:02:31
Concordo contigo, André, quando fala que a distância do objeto influencia na distorção. Mas eu me referia a retrato de rosto no mesmo enquadramento dos exemplos. Mas longe de gerar polêmica, eu só queria dar um toque, no caso dela pensar, "já que minha lente não é tão clara, vou por 200mm, me afastar até o rosto da pessoa encher o visor e vai desfocar o fundo". Foi só uma dica do que isso pode acarretar.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2013, 14:12:03
Concordo contigo, André, quando fala que a distância do objeto influencia na distorção. Mas eu me referia a retrato de rosto no mesmo enquadramento dos exemplos. Mas longe de gerar polêmica, eu só queria dar um toque, no caso dela pensar, "já que minha lente não é tão clara, vou por 200mm, me afastar até o rosto da pessoa encher o visor e vai desfocar o fundo". Foi só uma dica do que isso pode acarretar.

sim sim, se o assunto estiver em primeiro plano no foco acontecerá essa distorçao... e provavelmente na 18-200 será mais evidente ainda, tem esse fator, uma lente com um range TAO grande(de GA até super-tele) consequentemente tera muitos problemas de distorçao em ambos os ranges...

Nunca usei uma, mas provavelmente uma Nikkor AF-S G 200mm f2 nao terá tanta distorçao assim em primeiro plano hehe
@jacobfotografiacriativa


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2013, 14:29:45
Identificado outro fator que reduz a distorção: $$$$  :hysterical:
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2013, 14:45:34
Identificado outro fator que reduz a distorção: $$$$  :hysterical:

haha, é um fato, uma lente de 6 mil dolares apresentar aberraçao cromatica, distorçao e o escambau é feio...

Mas nao precisa de tanto, a diferença de uma 18-200 para uma 70-200 ja é absurda

em tempo, para curiosidade geral, segue um link em full-res de uma foto feita pelo Jared Polin(ele tem um canal de videos no YT e usa muito Nikon, vale a pena assistir) em 200mm com a Nikkor AF-S 200mm f2 VRII

http://www.flickr.com/photos/jaredpolin/5118013881/sizes/o/in/set-72157625123027195/
« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 14:54:36 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2013, 14:56:23
Obrigada gente, pelos esclarecimentos... Como eu estou sem a câmera, fico tentando entender, mas creio que ficará bem mais fácil testando.
Decidi que vou encomendar já a 50mm, achei uma por 330,00 no ML, o vendedor é aqui de Porto Alegre mesmo, então posso pegar pessoalmente e "garantir a garantia" (rsrs!), e, de posse das 2 lentes, vou me inscrever em um curso de fotografia básico, pois creio que deve ter um grande valor didático o olhar do professor numa foto sua, que as vezes, pela inexperiência, pensa-se que está mto boa, mas alguém mais maduro, pode ver os defeitos e ensinar a corrigir. Isso tb é legal aqui no forum :clap: !
Gostaria de continuar recebendo dicas, fiquei mto feliz com a colaboração de todos até agora, mto prestativos, atenciosos e parceiros... Tenho certeza que na proxima semana, ou daqui a um mês, tudo o que escreveram vai estar fazendo mto mais sentido e eu tb tenha até uma própria opinião baseada em dados práticos.
Tem um curso aqui, que andei pesquisando, q custa R$ 300,00/30h é na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), acho que o preço está bom e tenho a impressão de que deve ser um bom curso, pois ele tem certificação pelo MEC. Após fazer este, que é básico mesmo, com os conceitos da camera e forma de uso e um pouco de prática, tb quero fazer um básico de lightroom, pois tenho pra mim q a fotografia depende mto do tratamento tb pra ficar legal (claro que a boa foto de verdade é aquela que precisa apenas de algum retoque, mais ainda assim lança mão desse recurso!). E a partir daí, começarei a engatinhar... :)
Vi um video no youtube que o cara faz um dia ficar noite no lightroom!!! :o
Mas por mais que eu vá comprar a 50mm, eu quero saber fazer desfoques com a lente 18-200mm e usá-la não apenas para paisagens... vi mtas fotos desse tema com ela. Gostaria de poder estar aproveitando bem o que eu comprei, sugando cada centavo de cada lente... entendem?! Quero entendê-las bem e lançar mão de tudo o que podem oferecer, mesmo que não seja "fácil"! Bom, pelo menos é o que eu penso, agora!

Abraços,

Att.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2013, 15:08:13
mesmo estando longe de ser uma das melhores lentes Nikon, ela ainda assim é uma lente muito boa e versatil, pra ser bem sincero com voce eu até gostaria de uma lente assim pra deixar plugada na camera para situaçoes gerais...

Vai com tudo nela que conseguiras muito aprendizado, na minha opiniao o mais importante na fotografia além da vontade de aprender e de ser melhor que voce mesmo é a autocritica, se critique, veja defeitos nos seus trabalhos, tente melhorar na proxima, ouça as criticas nao como pessoais, mas como profissionais... se voce acha legal um curso, va com tudo tambem, será muito util pra voce e ganharas bastante tempo de aprendizado, quanto a critica dos outros, é bom sim, aqui no forum temos a area do corredor polones, quando tiver duvidas sobre uma foto que voce acha que ela é boa ou nao, poste la que receberas as criticas necessarias, com o tempo nao postaras tanto pois VOCE mesma aprenderá a critica-la

Boa sorte e bons estudos a partir de agora, parabens pelo equipamento adquirido! :D

www.andrejacobfotografia.com
@jacobfotografiacriativa


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2013, 15:14:47
mesmo estando longe de ser uma das melhores lentes Nikon, ela ainda assim é uma lente muito boa e versatil...

Rapaz ... ela tá falando de Canon  :assobi: :assobi: :assobi:

E acredite, a 18-200 da Canon é ruim ... :shock: :shock:


Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2013, 15:18:05
Obrigada pela força André e pelos sábios conselhos, me lembrarei deles!! :) :ok:
Não sei se há diferenças qualitativas entre a 18-200 canon e nikon, mas a que eu comprei é canon... só pra constar! :D

Ps- Ainda estou triste por não ter comprado a Tamron 17-50 F2.8 pelo mesmo valor q paguei pela 18-200, mas agora já eras!!!  :(

Abraços...
« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 15:18:43 por Fabiana Eickhoff »


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2013, 17:01:13
Não da tempo de trocar a lente? O valor dessa lente equivale a uma Tamron 17-50 F2.8 , infinitamente melhor que a 18-200, em tudo (menos zoom é claro).


Eu tenho uma dessas, e de longe um dos melhores custo/benefício entre todas as lentes.


Fabiana, uma dica "simplista" para quem está começando, quanto maior o range (distância entre a menor e a maior distância focal), pior será a lente (em questões óticas, de qualidade de imagem), não a toa, as melhores qualidades são das lentes fixas.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #25 Online: 27 de Outubro de 2013, 18:45:30
ah, pensei que era a Nikon..

Complementando o amigo, as lentes zoom de qualidade normalmente tem um zoom de "4x", nao sei como se faz a conta, porem ja li isso por ai, mas basicamente é isso, se for procurar lentes zoom, veja se essa lente tem disponibilidade da abertura 2.8 fixa, normalmente as que possuem essa abertura sao melhores que as outras e poderas fechar a abertura pra f4 ou 5.6 que teras uma qualidade de nitidez muito boa

exemplos de ranges que normalmente tem boa qualidade ótica(em geral, há excessoes)

10-20mm
14-24mm
17-50mm
24-70mm
70-200mm


note que nestes ranges de lente eles nao sao tao absurdos, a 70-200 é um exemplo, começa em tele e vai até super tele, ao contrario da 18-200 que começa em grande angular, passa por tele e chega a super tele
« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 18:46:12 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #26 Online: 27 de Outubro de 2013, 19:25:33
ah, pensei que era a Nikon..

Complementando o amigo, as lentes zoom de qualidade normalmente tem um zoom de "4x", nao sei como se faz a conta, porem ja li isso por ai, mas basicamente é isso, se for procurar lentes zoom, veja se essa lente tem disponibilidade da abertura 2.8 fixa, normalmente as que possuem essa abertura sao melhores que as outras e poderas fechar a abertura pra f4 ou 5.6 que teras uma qualidade de nitidez muito boa

exemplos de ranges que normalmente tem boa qualidade ótica(em geral, há excessoes)

10-20mm
14-24mm
17-50mm
24-70mm
70-200mm


note que nestes ranges de lente eles nao sao tao absurdos, a 70-200 é um exemplo, começa em tele e vai até super tele, ao contrario da 18-200 que começa em grande angular, passa por tele e chega a super tele

Complementando o complemento... rsrs

A conta se faz dividindo a maior distância focal pela menor. No exemplo da lente dela, o zoom é de mais ou menos 11x.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Daniel Werneck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
    • http://www.studiow.fot.br
Resposta #27 Online: 28 de Outubro de 2013, 13:28:20
Confesso que não entendi esse calculo...


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #28 Online: 28 de Outubro de 2013, 14:03:11
Confesso que não entendi esse calculo...

Na lente 18-200 mm, fica 200/18 = 11,11, logo é uma lente com zoom de 11x.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #29 Online: 28 de Outubro de 2013, 14:05:33
Opa .. o Fernando foi mais rápido ...

 :assobi: :assobi: :assobi:
« Última modificação: 28 de Outubro de 2013, 14:06:30 por Roberto Dellano »