Autor Tópico: Desfoque com lentes não tão claras  (Lida 5883 vezes)

Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Online: 26 de Outubro de 2013, 21:12:56
Olá... Sou nova na arte de fotografar... Adquiri minha primeira câmera esse mês e nem estou com ela ainda, creio que a receberei no inicio de novembro :clap:. A câmera que comprei foi a Canon 60d e a lente 18-200mm. Até o final do ano, quero comprar a 50mm, não comprei ainda pq a pessoa que está trazendo a câmera pra mim, quis comprar uma para ela, nos EUA, e disse que preferia não trazer  item repetido na sua bagagem para não ter de declarar e comprometer o valor que poderia comprar coisas para si.
Pois bem, gostaria de saber se é possibel fazer desforques com a lente 18-200mm ou precisa ser uma lente mais clara como a 50mm e se alguem poderia me passar algum macete, de como fazer.
Dicas, conselhos e opinioes são mto bem vindas para uma iniciante como eu, que tem por objetivo ter a fotografia por hobby, mas precisa aprender tudo ainda. :ok:

Obrigada :D


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2013, 21:21:05
eu nao compraria uma 18-200 por n fatores, mas vamos la..

o desfoque do fundo é perceptivel com algumas variaveis, apenas UMA delas é a abertura da lente...

Abertura da lente, distancia do assunto em primeiro plano, tamanho do assunto principal, distancia do segundo plano a ser desfocado e distancia focal da lente

quanto maior a abertura, maior o desfoque, quanto mais perto do assunto principal voce estiver cravado o foco, maior o desfoque, quando menor o objeto principal em foco(no caso de macro), maior o desfoque, quanto mais longe estiver o segundo plano, maior o desfoque, e quanto mais tele for a lente, maior a compressao de planos e consequentemente maior o desfoque. Pode ter ficado meio confuso, porém na pratica nao é.

Entao respondendo sua pergunta, em abertura maxima dessa lente (5.6 provavelmente) e 200mm, conseguiras um desfoque relativamente grande, na verdade nao seria o desfoque, mas sim a compressao de planos(que é diferente), porém em 5.6 e distancia focal maxima ela certamente apresentará aberraçao cromatica e falta de nitidez(esse é o motivo que eu nao compraria uma)

De uma estudada em abertura de diafragma, compressao de planos e tudo o mais
@jacobfotografiacriativa


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2013, 21:33:34
Resumindo: é possível fazer, só que há um limite maior de condições. Use a maior distância focal possível, a menor abertura, e principalmente, a maior distância possível entre o objeto fotografado e o fundo.

Veja esta foto feita com a 60D em 119 mm e f/5.6:
http://www.flickr.com/photos/susan3032/8581096236/in/photostream

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2013, 22:06:23
eu nao compraria uma 18-200 por n fatores, mas vamos la..

o desfoque do fundo é perceptivel com algumas variaveis, apenas UMA delas é a abertura da lente...

Abertura da lente, distancia do assunto em primeiro plano, tamanho do assunto principal, distancia do segundo plano a ser desfocado e distancia focal da lente

quanto maior a abertura, maior o desfoque, quanto mais perto do assunto principal voce estiver cravado o foco, maior o desfoque, quando menor o objeto principal em foco(no caso de macro), maior o desfoque, quanto mais longe estiver o segundo plano, maior o desfoque, e quanto mais tele for a lente, maior a compressao de planos e consequentemente maior o desfoque. Pode ter ficado meio confuso, porém na pratica nao é.

Entao respondendo sua pergunta, em abertura maxima dessa lente (5.6 provavelmente) e 200mm, conseguiras um desfoque relativamente grande, na verdade nao seria o desfoque, mas sim a compressao de planos(que é diferente), porém em 5.6 e distancia focal maxima ela certamente apresentará aberraçao cromatica e falta de nitidez(esse é o motivo que eu nao compraria uma)

De uma estudada em abertura de diafragma, compressao de planos e tudo o mais

Obrigada pelas orientações, até agora! Creio q com a câmera em mãos eu consiga por em pratica o que vc me falou. Vou ver sobre diafragma e demais coisas q me falaste, dar uma estudada... é q a gente fica ansiosa pra saber as coisas, talvez eu devesse ter  esperado até estar com a câmera em mãos para fazer perguntas, mas, gosto de ter idéas dos assuntos aos quais me interesso...

O motivo de eu ter comprado a 18-200mm é que o valor dela era mais baixo do que com a 18-135mm, tendo em vista o kit q acompanhava a camera e a lente... E como eu não tenho pretenções profissionais, pensei q seria pratica essa lente, e levei em consideração tb que a claridade delas era a mesma (18-135mm vs 19-200mm). Espero nao ter tanta dificuldade...

Obrigada mesmo pelas explicações e desculpe minha ignorancia. Por hora não sei nada mesmo de fotografia, mas gostaria de aprender mto, e vou!... :)

Att,

« Última modificação: 26 de Outubro de 2013, 22:12:51 por Fabiana Eickhoff »


Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2013, 22:08:37
Resumindo: é possível fazer, só que há um limite maior de condições. Use a maior distância focal possível, a menor abertura, e principalmente, a maior distância possível entre o objeto fotografado e o fundo.

Veja esta foto feita com a 60D em 119 mm e f/5.6:
http://www.flickr.com/photos/susan3032/8581096236/in/photostream
Obrigada... Como disse acima, vou por em prática!!! ;)

Legais as fotos :clap:, espero em breve, estar conseguindo fazer algumas tb!!! :)

Att,


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2013, 22:11:36
Boa noite!
parabéns se vc esta iniciando na fotografia com um equipamento desse... excelente lente para usar de dia  ...vc pode fazer misérias com ela ... basta entender bem os conceitos que foi explicado aqui...

o mais importante ; lembre-se ...se quer bastante desfoque...chega o mais proximo do que vai fotograr; puxe o zoom no maximo; se possivel coloque em modo A (de abertura) e coloque em f 5.6 na regulagem ; mas cuidado e observe sempre se sua velocidade nao vai descer menos que 1/300 s ...pois talvez saia tremida as suas fotos ... e aproveita e verifica se o ISO esta em automatico nas configuracoes da camera...pois podera ter que subir um pouco ; se estiver nublado ou na sombra ... mas veja bem... isso que disse é devido a ser de dia e por ser essa lente e tambem por querer  grande desfoque ...

Eu dei apenas um exemplo  falando em linguagem facil de entender pra vc que é iniciante...
mas de noite... sinto muito ...é outra historia...

aproveite e de uma boa busca na net sobre fotografia ; aprender os conceitos como o equipamento funciona e a fotografia é essencial para usar esse equipamento que esta com vc ...

espero que tenha ajudado

abraco e boas fotos
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2013, 00:44:09
Boa noite!
parabéns se vc esta iniciando na fotografia com um equipamento desse... excelente lente para usar de dia  ...vc pode fazer misérias com ela ... basta entender bem os conceitos que foi explicado aqui...

o mais importante ; lembre-se ...se quer bastante desfoque...chega o mais proximo do que vai fotograr; puxe o zoom no maximo; se possivel coloque em modo A (de abertura) e coloque em f 5.6 na regulagem ; mas cuidado e observe sempre se sua velocidade nao vai descer menos que 1/300 s ...pois talvez saia tremida as suas fotos ... e aproveita e verifica se o ISO esta em automatico nas configuracoes da camera...pois podera ter que subir um pouco ; se estiver nublado ou na sombra ... mas veja bem... isso que disse é devido a ser de dia e por ser essa lente e tambem por querer  grande desfoque ...

Eu dei apenas um exemplo  falando em linguagem facil de entender pra vc que é iniciante...
mas de noite... sinto muito ...é outra historia...

aproveite e de uma boa busca na net sobre fotografia ; aprender os conceitos como o equipamento funciona e a fotografia é essencial para usar esse equipamento que esta com vc ...

espero que tenha ajudado

abraco e boas fotos

Obrigada Stalone! Consegui te entender, sim.... :)
Eu mencionei acima q estarei adquirindo a 50mm em seguida, justamente por causa da claridade da 18-200... Provavelmente irei comprar aqui em Porto Alegre mesmo ou pela Internet,  tendo em vista q tem um ótimo custo/benefício. :ok:
Valeu mesmo pela sua atenção!

Att,


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2013, 05:01:36
Para desfocar o segundo plano são os fatores que eles falaram. Só mais uma coisa: se pretende fazer foto de um rosto, quanto mais puxar o zoom, mais a pessoa vai ficar com "cara de bolacha", rosto achatado.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2013, 08:49:51
Para desfocar o segundo plano são os fatores que eles falaram. Só mais uma coisa: se pretende fazer foto de um rosto, quanto mais puxar o zoom, mais a pessoa vai ficar com "cara de bolacha", rosto achatado.

Exatamente, e isso é o desejado. Quanto maior a distância focal, menor a distorção. É melhor "puxar o zoom" para o retrato ficar com aparência mais profissional. Alguns exemplos:


Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2013, 11:38:23
Olá... Sou nova na arte de fotografar... Adquiri minha primeira câmera esse mês e nem estou com ela ainda, creio que a receberei no inicio de novembro :clap:

Não da tempo de trocar a lente? O valor dessa lente equivale a uma Tamron 17-50 F2.8 , infinitamente melhor que a 18-200, em tudo (menos zoom é claro).


Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2013, 12:30:45
Não da tempo de trocar a lente? O valor dessa lente equivale a uma Tamron 17-50 F2.8 , infinitamente melhor que a 18-200, em tudo (menos zoom é claro).


Sério??? Bah, não acredito...!!! :( Eu paguei, mais ou menos U$ 1,300 dolares, a lente com a camera e o kit com case, filtros, bateria extra, controle remoto, memória e não sei o que mais tinha... mas era um super kit, que compensava, pelo valor que eu iria pagar por cada coisa dessas separada e era U$ 100,00 a mais do que comprar a 18-135mm sem nada, tendo que adquirir pelo menos a case e o cartao de memória!!!
Infelizmente, não tem mais como trocar pois a minha amiga, que comprou pra mim, adquiriu logo que chegou em NY, e em seguida, fez um tour por dentro dos EUA já em posse da Camera e está chegando agora no proximo final de semana!!!
Que pena mesmoooo!!!!   :doh:
Com certeza seria mto melhor... Eu gostaria mto de ter comprado a 24-70mm, mas como sou iniciante e quero apenas fotografar por hobby (por hora, vai que eu me apaixono mto, né?!), achei mta pretenção ter uma lente dessas já de cara, pois o preço dela é bem salgado pra quem quer apenas brincar!!!

Ahhhhh, agora fiquei tristeeee!!!

Ela comprou na BH!

Att,


Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2013, 12:34:58
Exatamente, e isso é o desejado. Quanto maior a distância focal, menor a distorção. É melhor "puxar o zoom" para o retrato ficar com aparência mais profissional. Alguns exemplos:



Oi!
Desculpe o tamanho da minha ignorancia, tenho até vergonha de perguntar, mas "puxar o zoom" é dar zoom ou tirar o zoom (rs)??? :ponder:

Att,


Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2013, 12:42:07
Não da tempo de trocar a lente? O valor dessa lente equivale a uma Tamron 17-50 F2.8 , infinitamente melhor que a 18-200, em tudo (menos zoom é claro).

Não acreditoooo! ...Inconformada!!! :no: :doh: :aua:


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2013, 12:55:55
Oi!
Desculpe o tamanho da minha ignorancia, tenho até vergonha de perguntar, mas "puxar o zoom" é dar zoom ou tirar o zoom (rs)??? :ponder:

Att,

Quis dizer dar zoom mesmo. Mas embora o RafaZ tenha dito que isso é o desejado, eu já sou da opinião que tanto pouca como muita distância focal distorcem a imagem se comparado como nossos olhos vêem as coisas. Se a distância focal for pequena a tendência é deixar a cara espichada, com nariz grande e orelhas pequenas (como ele mostrou nas fotos). Se a distância focal for muito grande a tendência é deixar a pessoa com olhos, nariz e boca muito pequenos, concentrados demais no meio do rosto, ficando esse muito grande (cara de Trakinas mesmo). rs

A foto do link mostra como o rosto muda conforme aumenta o zoom:
http://2.bp.blogspot.com/-K2DS8rKDQxQ/UdbNBTYVbaI/AAAAAAAADZc/4M6b8uaBanE/s1600/distor%C3%A7%C3%A3o2.jpg
« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 13:23:54 por Márcio A.A. »
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2013, 13:33:23
nao concordo cara... GA só é utilizada em retratos quando se quer obter um efeito diferenciado mesmo, fora disso é extremamente desaconselhado pois deforma e MUITO a imagem final, é rarissimo eu fazer um retrato abaixo de 85mm(só em estúdio mesmo), normalmente faço em 135 ou 200, o problema dos exemplos aparesentados é a forma que o rosto esta e a distancia do foco, até em GA se nao estiver com foco tao proximo nao distorce tanto... quando o assunto esta em um plano muito proximo ao foco minimo notamos essa distorçao grande, porém se esta mais longe do foco minimo, nao temos tanta distorçao assim nem em GA nem em Tele

Exemplo de foto minha em GA

18mm


Nesse caso eu vi a justificativa, o GA alongou a imagem, parece que o sofá é menor e esta longe, consegui enquadrar tudo em uma unica imagem o painel ao fundo, o assunto principal, tudo... e só com GA eu teria esse drama da foto

Ja essa, padrao de foto de estúdio, foi em 70mm e note que nao tem nada achatado


essa foi em 85mm


e essa foi em 200mm



Entao Fabiana, com todo o range de distancia focal que terás consegues trabalhar MUITO bem! Nenhuma dessas fotos que postei é impossivel de ser reproduzidas com a lente que você vai estar em posse!

Abraços
www.andrejacobfotografia.com
« Última modificação: 27 de Outubro de 2013, 13:37:46 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa