Autor Tópico: Sigma 35mm 1.4 ... A Fixa "Assassina"!  (Lida 8251 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #30 Online: 24 de Julho de 2017, 19:00:46
Estou seriamente tentado por uma 35mm art. Para quem também está pesquisando, deixo esse link de um comparativo.  Não sei se já postaram esse vídeo, mas nesses testes a 35 da Canon se mostrou inferior a da Sigma em vários aspectos técnicos. Nunca usei nenhuma delas, por isso não posso dizer se a diferença na prática é tudo isso mesmo. Em todo caso ele também disponibiliza os arquivos das fotos para baixar:

https://www.youtube.com/watch?v=3OuN1ywuufg

Só pra terminar: ontem achei essa foto em um perfil do 500px feita com uma 35 art e uma 6D. Claro, a foto tem uma pós caprichada, com tratamento de pele, etc. Mas a qualidade é espantosa:

https://500px.com/photo/220046063/carla-sonre-by-damian-pi%C3%B3rko?current_page=4744079598235418624ACYABc7DNNo-zw4A&from=following&user_id=13783289
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #31 Online: 24 de Julho de 2017, 22:16:59
Estou seriamente tentado por uma 35mm art. Para quem também está pesquisando, deixo esse link de um comparativo.  Não sei se já postaram esse vídeo, mas nesses testes a 35 da Canon se mostrou inferior a da Sigma em vários aspectos técnicos. Nunca usei nenhuma delas, por isso não posso dizer se a diferença na prática é tudo isso mesmo. Em todo caso ele também disponibiliza os arquivos das fotos para baixar:

https://www.youtube.com/watch?v=3OuN1ywuufg

Só pra terminar: ontem achei essa foto em um perfil do 500px feita com uma 35 art e uma 6D. Claro, a foto tem uma pós caprichada, com tratamento de pele, etc. Mas a qualidade é espantosa:

https://500px.com/photo/220046063/carla-sonre-by-damian-pi%C3%B3rko?current_page=4744079598235418624ACYABc7DNNo-zw4A&from=following&user_id=13783289

Adriano,

ótimo vídeo!!

Realmente a Sigma é incrível. A única coisa que ainda me deixa com um pé atrás é em relação à precisão de foco, ainda mais por minha câmera não ter microajuste.

Inclusive, um outro senão também é o tamanho exageradamente grande  :shock:

Quanto a esse último, conseguiria conviver, mas quanto ao primeiro, não sei.  :(

Estou mais tendencioso à 35 f2 is usm mesmo. É mais modesta, mas acho que é mais confiável.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #32 Online: 25 de Julho de 2017, 23:05:48
Eu tinha a sigma 35mm 1.4 Art e ponto: sigma nunca mais.

Uma vez fiz um evento em uma boate e sofri para conseguir focar com uma 6D, ponto de foco central. Depois disso resolvi vender. Agora aguardando a oportunidade e pegar uma 35mm 1.4 II.

Outro detalhe, como era a minha única sigma no kit, não gostava das cores e contraste....em relação as minhas da Canon.

Vendi e não me arrependi.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #33 Online: 26 de Julho de 2017, 07:41:31
Eu tinha a sigma 35mm 1.4 Art e ponto: sigma nunca mais.

Uma vez fiz um evento em uma boate e sofri para conseguir focar com uma 6D, ponto de foco central. Depois disso resolvi vender. Agora aguardando a oportunidade e pegar uma 35mm 1.4 II.

Outro detalhe, como era a minha única sigma no kit, não gostava das cores e contraste....em relação as minhas da Canon.

Vendi e não me arrependi.

Rafael,

isso é uma constante reclamação.

Que a Sigma é incrível em qualidade de imagem acho que é inegável, mas não é só disso que se vive na fotografia.

Às vezes, ter que esperar ter a sorte da lente focar certo para ter uma fotografia boa deve ser desesperador. E é aí que acho que as lentes Canon nadam de braçada...

Por isso muitas vezes algumas pessoas que não querem gastar muito preferem ficar numa "conservadora" 35 F2 IS USM a uma Sigma 35 1.4 ART.

Caso de outros que já tem muita bala na agulha ou vivem da fotografia, pular para uma 35 1.4 L II USM é o caminho natural. Essa última objetiva da Canon é simplesmente fantástica  :shock:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 26 de Julho de 2017, 07:51:35

Uma vez fiz um evento em uma boate e sofri para conseguir focar com uma 6D, ponto de foco central. Depois disso resolvi vender. Agora aguardando a oportunidade e pegar uma 35mm 1.4 II.


Culpa da 6D então.
O AF da lente é um mero servo da camera, ele pode ser lento, barulhento, impreciso (back front focus) mas acho que focar ou não é culpa do corpo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #35 Online: 26 de Julho de 2017, 08:05:26
Culpa da 6D então.
O AF da lente é um mero servo da camera, ele pode ser lento, barulhento, impreciso (back front focus) mas acho que focar ou não é culpa do corpo.

Acho isso muito difícil, vangelismm.

Acabei de ver um vídeo do vlogdozack que ele fala exatamente isso: a Sigma, em algumas situações se nega a focar, coisa que, segundo ele, nunca aconteceu com a Canon 35L I e II.

Cumprimentos.

PS: Ainda mais se levarmos em conta a engenharia reversa que a Sigma usa.
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 08:06:03 por Levinthal »
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 26 de Julho de 2017, 08:23:19
Acho isso muito difícil, vangelismm.

Acabei de ver um vídeo do vlogdozack que ele fala exatamente isso: a Sigma, em algumas situações se nega a focar, coisa que, segundo ele, nunca aconteceu com a Canon 35L I e II.

Cumprimentos.

PS: Ainda mais se levarmos em conta a engenharia reversa que a Sigma usa.

Pensando no conjunto pode ser mesmo um problema de compatibilidade.
A câmera manda ir para um ponto, a lente não para lá e o foco nunca confirma.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #37 Online: 26 de Julho de 2017, 11:18:16
Culpa da 6D então.
O AF da lente é um mero servo da camera, ele pode ser lento, barulhento, impreciso (back front focus) mas acho que focar ou não é culpa do corpo.

Minha 50 1.2L foca na 6d, em baixa luminosidade, tranquilamente. É a lente sim, ao menos na minha experiência. O ponto central da 6d é muito preciso e "enxerga" muito em baixa luminosidade.
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 11:19:44 por rafael1904 »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #38 Online: 26 de Julho de 2017, 11:32:11
O problema da velocidade do AF das "third party" nas câmeras Canon é uma velha conhecida. As Sigmas e Tamron montadas nas Nikons costumam ter desempenho um pouco melhor.

Pra quem trabalha no escuro, não recomendo. Pra todas as outras situações, é excelente.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #39 Online: 26 de Julho de 2017, 12:19:39
O problema da velocidade do AF das "third party" nas câmeras Canon é uma velha conhecida. As Sigmas e Tamron montadas nas Nikons costumam ter desempenho um pouco melhor.

Pra quem trabalha no escuro, não recomendo. Pra todas as outras situações, é excelente.

E contra luz também, principalmente se a fonte de luz for o sol.  :D

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #40 Online: 26 de Julho de 2017, 12:50:40
E contra luz também, principalmente se a fonte de luz for o sol.  :D

Cumprimentos.

Sim, mais uma situação "extrema" (se bem que neste caso um fotógrafo com mais habilidade resolve facilmente).
Se o profissional procura algo com desempenho bem específico (fotografar no escuro, esportes rápidos, etc), ai tem que gastar mesmo. Não tem milagre.
Aí a culpa é mais da falta de informação do fotógrafo do que do equipamento.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 28 de Julho de 2017, 09:19:33
E contra luz também, principalmente se a fonte de luz for o sol.  :D

Cumprimentos.

Fiz ensaio de gestante contra o Sol, tons perfeitos, foi único momento em que a sigma falhou, não achava o  ponto ou simplesmente não se mexia.  Isso é fato. Mas vai continuar comigo do mesmo jeito,  é boa demais !
Fotógrafo e birdwatching


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #42 Online: 28 de Julho de 2017, 09:22:12
Fiz ensaio de gestante contra o Sol, tons perfeitos, foi único momento em que a sigma falhou, não achava o  ponto ou simplesmente não se mexia.  Isso é fato. Mas vai continuar comigo do mesmo jeito,  é boa demais !

Boa, Douglas.

Como eu ainda não tenho (e nem sei se terei por um bom tempo) microajuste de foco, ficarei na Canon por enquanto por causa da confiabilidade do foco.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 28 de Julho de 2017, 09:23:40
Culpa da 6D então.
O AF da lente é um mero servo da camera, ele pode ser lento, barulhento, impreciso (back front focus) mas acho que focar ou não é culpa do corpo.

6D é umas das melhores cameras Canon de AF , digo ser pau a pau com o central da 1DX, e digo isso por que eu tive as duas, é da lente mesmo, normal com lentes de terceiros.
A Canon tem umas lentes assim também, a EF 300mm f4  L IS USM é a mesma coisa, e digo que até pior, de todas 15 unidades dessa lente que conheço, todos usuários reclamam, pouco contraste e pouca luz, a lente reluta em focar, independente da camera utilizada.

Tenho utilizado a 5D mark III, em cerimonia, festa, a lente não deixa na mão, crava 98% das fotos.
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 28 de Julho de 2017, 09:28:33
Boa, Douglas.

Como eu ainda não tenho (e nem sei se terei por um bom tempo) microajuste de foco, ficarei na Canon por enquanto por causa da confiabilidade do foco.

Cumprimentos.

Canon sempre será melhor, vai oscilar menos, e vai enxergar melhor o assunto em baixa luz e pouco contraste.

Isso sempre será assim, os algaritimos de autofoco das empresas são patenteados, e as empresas de terceiros não podem copiar, então eles tem que fazer funcionar por outros parametros e caminhos mais longos, que é onde fica ligeiramente mais lento e chance de oscilar.

Microajuste ajuda só ficar cravado exato, o problema de oscilar ou não encontrar o assunto, não resolve.
Eu faço em todas lentes a conferencia, antes de usar, e estão configuradas assim:
A minha sigma 35mm 1.4 deu +3     
16-35mm canon.... 16 deu +8... 35mm 0
100-400 modelo 2.... .+3 em todas distancias e todos mm´s
Fotógrafo e birdwatching