Autor Tópico: Estúdio Fotográfico  (Lida 6735 vezes)

Karina Gómez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 29 de Outubro de 2013, 00:39:17
Boa noite!

Há uns 8 meses atrás, comprei uma D5-100, uma lente 55-200 e um flash SB-700 (todos Nikon) por pura paixão e vontade de aprender a fotografar. Comecei a ler tudo sobre fotografia, sobre as técnicas, assistir vídeo-aulas de vários canais no Youtube, conversar com amigos fotógrafos... enfim, curiosa. Passei a clicar tudo que era possível. Venho fotografando bastante coisa e já evoluí bastante. Fora isso, eu tinha um projeto de abrir um estúdio de tatuagem no mês que vem. Mas a paixão está tão grande, que eu decidi abrir um estúdio de fotografia. Tá, eu sei... preciso aprender coisa pra caramba! Sei que não é tão simples assim... mas decidi montar o estúdio. Acredito eu que, com o decorrer do tempo, aprenderei com a prática, tendo já o meu estúdio.

Por isso, se puderem me dar umas dicas de equipamentos e qualquer outra coisa, eu agradeço demais!  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2013, 01:10:27
Oi Karina, bem vinda ao MF!

Então, você tá começando no caminho certo. Ler, estudar, ver videos, isso é muito importante. Talvez mais até do que comprar o melhor equipamento.
Faça muitos Workshops, cursos, palestras, enfim, seja uma esponja de conhecimento, e pratique. Muito. Vc vai errar, muitas vezes, fotos fáceis de fazer e vão ficar ruins, kkkk É normal.

Sobre o estudio, euzinho aqui acho um pouco cedo, mas.... Vc que manda. Se vc tem bastante $$ pra botar no estudio, é mais fácil. Com pouco dindim o negócio vai, mas demora mais, hehehehe...

Além disso, o que você gosta de fotografar? Eventos? Retratos? Publicidade? Produtos?
Veja o que vc mais gosta, quanto $$ tem pra gastar e poste, a galera já vai ter uma noção melhor pra te ajudar!

Abraço.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2013, 01:10:54
Mas me explica uma coisa Karina, não entendi se vc quer ganhar dinheiro trabalhando com fotografia e para isso gostaria de montar o estúdio, ou se o estúdio é para um projeto pessoal pela paixão de fotografar e vc gostaria de desenvolver um trabalho autoral dentro do estúdio.
Tão pouco entendi que tipo de fotografia vc gostaria de fazer no estúdio, se vc ja tem o local, e se tiver qual o tamanho, etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Karina Gómez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2013, 01:32:19
Exatamente isso: esponja! Estou nesse processo, sugando todo o tipo de conhecimento que eu consigo alcançar!

Então... eu estou com uma grana boa. Fiz umas economias e quero montar meu próprio negócio. Sei que vou demorar um tempo para ter retorno, mas em relação à grana, estou bem preparada para esperar. Inclusive, seria assim com o estúdio de tatuagem da mesma forma.

De tudo o que eu já fotografei, o que eu mais amei foi fotografar foi pessoas, em qualquer situação. Gosto de ir em festas e fotografar pessoas sorrindo, mas sem saberem que estou clicando, pessoas bebendo, expressões faciais engraçadas, pessoas cantando ou qualquer outro tipo de situação que não seja muito óbvia: fazendo pose. Na verdade, eu gosto de coisas inusitadas. Até acho bacana fotografar com alguém fazendo pose pra foto, mas desde que esteja com uma roupa diferente, uma pose diferente... alguma coisa que seja impactante, sabe? Inclusive, tirei várias fotos nesses protestos do Rio de Janeiro, que foi um prato cheio pra mim. Não sou muito fã de fotografar paisagens, apesar de ter tirado bastante foto nas florestas daqui do Rio. Ficaram bacanas, mas, levando em conta o meu gosto, foi muito mais interessante tirar a foto do meu esposo urinando no cantinho do que as árvores maravilhosas da Floresta da Tijuca!rs

O que eu quero mesmo é montar o estúdio. Além da paixão, quero trabalhar com isso.


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2013, 13:13:47
Exatamente isso: esponja! Estou nesse processo, sugando todo o tipo de conhecimento que eu consigo alcançar!

Então... eu estou com uma grana boa. Fiz umas economias e quero montar meu próprio negócio. Sei que vou demorar um tempo para ter retorno, mas em relação à grana, estou bem preparada para esperar. Inclusive, seria assim com o estúdio de tatuagem da mesma forma.

De tudo o que eu já fotografei, o que eu mais amei foi fotografar foi pessoas, em qualquer situação. Gosto de ir em festas e fotografar pessoas sorrindo, mas sem saberem que estou clicando, pessoas bebendo, expressões faciais engraçadas, pessoas cantando ou qualquer outro tipo de situação que não seja muito óbvia: fazendo pose. Na verdade, eu gosto de coisas inusitadas. Até acho bacana fotografar com alguém fazendo pose pra foto, mas desde que esteja com uma roupa diferente, uma pose diferente... alguma coisa que seja impactante, sabe? Inclusive, tirei várias fotos nesses protestos do Rio de Janeiro, que foi um prato cheio pra mim. Não sou muito fã de fotografar paisagens, apesar de ter tirado bastante foto nas florestas daqui do Rio. Ficaram bacanas, mas, levando em conta o meu gosto, foi muito mais interessante tirar a foto do meu esposo urinando no cantinho do que as árvores maravilhosas da Floresta da Tijuca!rs

O que eu quero mesmo é montar o estúdio. Além da paixão, quero trabalhar com isso.

Karina,

Vish... Será que você precisa de um estúdio mesmo?

Todas as situações que você colocou são contextualizadas na rua e na minha visão (de leigo diga-se de passagem) dificilmente seriam replicadas em um estúdio.

Bom... Apenas pensando alto aqui... hehehe...

De qualquer forma um sonho é um sonho, se irá te satisfazer, bola para frente!!!

 :ok:



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2013, 13:58:38
Então Karina, vc tem um amor muito grande pela fotografia, ficou claro isso ai pra mim. Se quiser montar um estúdio sem a expectativa de retorno, afinal vc tem a grana e talvez ela não va fazer falta pra vc, e se tbm ja tem um local que não gera custos para isso, tudo bem, procure identificar melhor o que vc quer realmente fazer no estúdio e compra os equipamentos.

Mas se quer explorar profissionalmente, eu digo pra vc que o custo de se manter uma sala com aluguel, investimento em equipamentos, infra estrutura para receber as pessoas, é alto, e só compensa se vc tiver mercado ou clientela para isso. Penso que a melhor alternativa no inicio é alugar um estúdio de terceiros, atualmente o custo de locação de espaços prontos e com ótima estrutura é muito baixo, o custo horario chega a ser ridículo em muitos estúdios que vemos por ai.

Paralelamente, o ambiente de estúdio é sempre limitado, e com um set de equipamentos portatil vc consegue atender os seus clientes em externas, tendo várias alternativas para fazer os ensaios em várias locações externas, ao ar livre ou em locais alugados. Pense nisso!!!

Boa sorte e abraços!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2013, 14:54:51
Concordo com os colegas, o melhor é ir aprendendo e comprando os equipamentos que for precisando usar.

Assumo que nesse estúdio a Karina vai querer fotografar pessoas, então para responder mais diretamente a pergunta, há pouco tempo atrás também tive vontade de montar um estúdio em casa para uso estritamente pessoal (fotos de família/bebês). Depois de muito pesquisar, cheguei a uma lista de equipamentos que me atenderia, que compartilho aqui, mas que de maneira alguma é a "lista definitiva" do que um estúdio deve ter, mas é um ponde de partida.

- Fundo infinito (branco, preto e cinza mesclado)
- 2 flashes de estúdio (300 W cada é suficiente para um espaço não muito grande)
- 2 softbox
- 1 sombrinha branca
- 1 sombrinha prateada e/ou refletor "beauty dish"
- suportes para cada equipamento
- acionador do flash via rádio ("radio flash")
- 1 câmera fotográfica
- 1 fotógrafo (pode ser substituído por um curioso com tempo sobrando)
:D

Com o tempo, conforme for aprendendo, pode ser que queira adicionar mais luzes (cabelo, fundo, recorte), gel nos flashes, fundos mil, modificadores mil, o céu é o limite.

MAAAS... depois de fazer essa lista, e ler muito, mudei de ideia. Como não sou fotógrafo expert, vi que ia ter que aprender muita coisa antes de conseguir usar o potencial da parafernalha do estúdio, então achei melhor aprender bem mais antes de partir pra compração. Comprei a câmera, e depois de uns 6 meses comprei um flash portátil (daquele que encaixa na câmera mesmo, não de estúdio) e uma sombrinha branca com suporte, e pronto. Quando eu conseguir tirar alguma foto com esse equipamento que eu realmente goste, aí vou começar a pensar em comprar mais coisas.

Claro que se for para fotografar produtos, o conjunto é diferente. Se for para ter portabilidade, também muda. Tudo vai da necessiadade da pessoa.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2013, 15:52:14
Karina,

Se gosta de fotografar pessoas, ir a festas e eventos...talvez não precide de um estudio nesse momento. Tente se firmar com profissional da fotografia primeiro, fazendo eventos, ensaios externos e afins...(quando precisar de estudio para esses clientes alugue um). Essa etapa realizada, ai vc terá noção da real necessidade, aliada a sua vontade e experiencia para decedir se precisa/vale a pena abrir um estudio.

Uma história que já contei aqui no forum: Um amigo que fotografava casamentos po hobby, mas muito bem resolveu abrir um estudio. Alugou uma casa sobrado em bairro de classe media alta, reformou, comprou equipamentos, estação de tratamento MAC (3x) montou recepção e tudo...LINDO! super estrutura. Não durou um ano... :( Segundo ele os eventos que ele fazia (casamentos) não pagavam os custos dessa estrutura. O estudio no segundo andar, com camarim e tudo, só usava para os casais que iam casar...muito pouco uso. em poucos meses sem conseguir vender bem, e pronto, não tinha como manter a estrutura.

Enfim, claro que muitos são bem sucedidos, eu mesmo gostaria de abrir um tb, acho que todos "gostariam"...mas optei por me firmar primeiro como fotografo, depois como fotografo e dono de estudio, quem sabe.. ;)

O site ficou no ar...http://www.i2studio.com.br/studio-fotografico

Fiquei triste pra caramba por ele, mas me alertou para as dificuldades

Se vc tem uma boa reserva de grana, melhor ainda!!! Invista em cursos com profissionais de ponta, em um site LINDO, em equipamentos para externas...e fique tranquila.

Abraço!
M Rezende
« Última modificação: 29 de Outubro de 2013, 15:58:08 por Rezende_SP »


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2013, 20:51:47
aproveitando o gancho, hj fui levar minha filha em uma casting e lá no hotel onde ocorreu o evento havia um estudio montado, eu como todos iniciantes fiquei observando o fotografo e reparando nos equipamentos.... para o estudio havia um fundo branco, duas sombrinhas brancas (apontadas para a modelo) e os flashs (acho que era flash) ficava apontado para dentro da sombrinha.... fora isso não tinha mais nada, isso seria um estudio compacto e móvel? apenas duas sombrinhas, um fundo branco e dois flash?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2013, 21:44:35
aproveitando o gancho, hj fui levar minha filha em uma casting e lá no hotel onde ocorreu o evento havia um estudio montado, eu como todos iniciantes fiquei observando o fotografo e reparando nos equipamentos.... para o estudio havia um fundo branco, duas sombrinhas brancas (apontadas para a modelo) e os flashs (acho que era flash) ficava apontado para dentro da sombrinha.... fora isso não tinha mais nada, isso seria um estudio compacto e móvel? apenas duas sombrinhas, um fundo branco e dois flash?
As sombrinhas sao difusores de luz que joga luz para todo lado (e nao de maneira mais direcionada como o softbox) e pelo o que vc descreve esse setting com duas sombrinhas de cada lado foi montado para ter luz uniforme dos dois lados. Nao eh questao de ser movel mas sim sobre o resultado que querem das fotos do casting. Se quisessem tambem usariam softbox que eh facil e leve de carregar, dishes, rebatedores, etc, etc.



----


Sobre equipamentos e ser profissional:

Eu notei aqui que tem muita gente que mesmo sem nenhuma experiencia pratica ja quer abrir o proprio negocio, fotografar casamento, etc. Tambem percebi pessoas dizendo que fotografam casamentos, ou querem fotografar, apenas com 1 camera na mala, somente 1 flash, somente 1 lente, etc (isso nao se faz nunca).

Vcs podem notar que as pessoas que querem fazer isso sem experiencia alguma sao justamente as que perguntam qual equipamento usar.

Na minha opiniao (e experiencia) se vc nao sabe qual equipamento vc precisa vc nao esta preparado para oferecer servicos. Pq isso demonstra desconhecer como os equipamentos funcionam, a funcao deles, as possibilidades, a diferenca de resultados, etc. Nao ser dito o que a pessoa precisa sem ela ter bastante pratica com tais equipamentos.

O correto a se fazer nao eh decidir a abrir um negocio (principalmente se eh vc que sera o fotografo(a) ) e sair perguntando que material vc precisa e como fazer. Mas o contrario, ir atras de experiencias sendo assistente de fotografos (carregando malas, equipamentos, etc), ver como o negocio funciona, ganhar olhar sobre qualidade de imagem, artes visuais, etc, ganhar experiencia sobre possiveis imprevistos e conhecimento para se sair dos imprevistos, ver como eh o relacionamento profissional e resultado profissional e ganhar conhecimentos sobre funcao, uso e resultado de equipamentos. E depois de meses ou alguns anos, quando estiver preparado, ai sim abrir o estudio ou fotografar casamentos, ja sabendo do que precisa, como fazer, etc.

Por isso, sem querer ser chato, no lugar de dizer qual equipamento vc precisa eu preferiria dizer como ganhar conhecimentos e experiencias para vc poder saber e decidir por si so qual equipamento precisa. Pq no momento vc precisa de todos os equipamentos para conhecer e praticar. E somente quando vc souber como vc fotografa, que resultados vc gosta e seus clientes preferem, qual quipamento vc se sente mais confortavel de trabalhar, vc podera decidir o que vc precisa. E nao os outros.


----


Sobre gostar de fotografar e gostar de prestar servicos:

Bom, eu tambem amo fotografar pessoas. Se eu fico muito tempo sem fazer fotos de pessoas eu me sinto vazio, sozinho, triste, etc. Mas apesar disso eu gosto de fotografar para mim e nao para os outros. Prestar servicos, serguir uma preferencia de mercado, agradar clientes, etc, sempre foi algo que me atrapalha e eu sempre gosto menos dos resultados.

Eu sempre preferi fotografar sem ser profissionalmente. Para mim, a unica vantagem de fotografar para terceiros eh poder ganhar dinheiro. Mas mesmo assim, eu prefiro ganhar dinheiro fazendo o que eu gosto completamente e com 100% de liberdade de expressao e novas experiencias, do que me limitar as exigencias profissionais.

Por isso, a minha sugestao (eh so uma sugestao) eh comecar igual todo mundo comeca. No lugar de ja investir dinheiro em um espaco comercial, mosta seu estudio em casa, na sala, na garagem, em um quarto desocupado, no quintal de casa. Assim vc nao tem gasto nenhum com aluguel e demais contas extras, e nem precisa se locomover de sua casa ate seu estudio.
E se vc ver que a demanda exige um ambiente comercial que pode se auto sustentar, ai sim vc move seu estudio para um outro lugar.

Muitos fotografos (a maioria) fotografaram a vida inteira e se aposentaram sem nunca precisar de um endereco comercial. Muitos outros se especializaram em retratos sem nunca fotografar em estudio.

E se vc nao sabe nem qual equipamento vc precisa, nao acho que tambem saiba se realmente precise de um endereco comercial so para um estudio.

Eu sei que nao preciso de uma lente com zoom para fotografar o que eu fotografo. Se eu sair perguntando a maioria das pessoas vao me indicar uma lente com zoom. Mas eu sei que eu apenas preciso de uma lente prime, que eh a que me saio melhor, que me estimula mais e que me rende melhores resultados. Eu sei, por exemplo, que eu nao preciso de uma lente top e nem uma camera top para fotografar editoriais. A qualidade da imagem nao eh tao importante assim. O que importa eh o conceito e resultado do conceito trabalhado. Eu sei que quando eu preciso de qualidade de imagem de verdade para serem imprimidos eu tenho melhores resultados com cameras e lentes de formatos maiores e nao 35mm. E seja o que eu escolher eh baseado no resultado que ja sei o que sera. E eu acho isso importante.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2013, 22:10:05
Karina, não me leve a mal, estou curioso para ver as fotos que vc produz.

Que tal postar umas fotos aqui no fórum ou indicar onde hospeda elas? :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2013, 00:19:40

Na minha opiniao (e experiencia) se vc nao sabe qual equipamento vc precisa vc nao esta preparado para oferecer servicos. Pq isso demonstra desconhecer como os equipamentos funcionam, a função deles, as possibilidades, a diferença de resultados, etc. Nao ser dito o que a pessoa precisa sem ela ter bastante pratica com tais equipamentos.

O correto a se fazer nao eh decidir a abrir um negocio (principalmente se eh vc que sera o fotografo(a) ) e sair perguntando que material vc precisa e como fazer. Mas o contrario, ir atras de experiencias sendo assistente de fotografos (carregando malas, equipamentos, etc), ver como o negocio funciona, ganhar olhar sobre qualidade de imagem, artes visuais, etc, ganhar experiencia sobre possiveis imprevistos e conhecimento para se sair dos imprevistos, ver como eh o relacionamento profissional e resultado profissional e ganhar conhecimentos sobre funcao, uso e resultado de equipamentos. E depois de meses ou alguns anos, quando estiver preparado, ai sim abrir o estudio ou fotografar casamentos, ja sabendo do que precisa, como fazer, etc.


É isso mesmo C R O I X, ótima explicação!!!

Karina, me desculpe a franqueza, talvez vc odeie a minha opinião ou então agradeça no futuro, mas existe é um glamour enorme associado à fotografia. E um ter um estúdio, para muitos pode parecer uma realização. Mas a realidade é dura e crua.

Se for para exploração profissional, com a obrigação de ganhar dinheiro para recuperar o investimento, sustentar os custos mensais e ainda levantar uma grana para remuneração pessoal, começar por uma sala fixa para montar um estúdio é colocar o carro na frente dos bois. O melhor caminho é o inverso, deixando a sala, o local fixo para o estúdio como as ultimas conquistas da lista.

Alem disso, para fotografar pessoas, eu considero o estúdio como um lugar muito frio, sem graça, um ensaio em um parque, no meio da rua, na piscina do condomínio, no sofá da casa do cliente, em um boteco, em uma fábrica abandonada, em um hotel de luxo, à beira do mar, etc... etc... etc..., enfim, eu prefiro uma locação, é muito mais bacana, as pessoas ficam mais a vontade, e proporciona fotos incríveis, seja o ensaio para moda, família, crianças, casais etc...

Se vc tiver apenas um kit com fundo móvel, 2 ou 3 flashes e alguns modificadores, consegue montar uma estrutura rapidamente em alguns minutos e fotografar o seu cliente em qualquer lugar.


Vou te dar alguns exemplos práticos dessa questão da mobilidade, alguns trabalhos recentes:

1) Precisei fotografar a diretoria de uma empresa, mais precisamente 9 pessoas, todas elas super ocupadas, elas foram no meu estúdio??? Claro que não!!! Primeiramente porque essas pessoas são super ocupadas, e não vão ficar se locomovendo até o meu estúdio só pra fazer algumas fotos. Então levei o fundo móvel, flashes e um assistente, eles me emprestaram uma sala de reuniões por meio período, tiramos as mesas e fotografamos todo mundo. Mas alem das fotos com fundo infinito, eu produzi várias outras dessas pessoas nas salas onde eles trabalham, no saguão da empresa, perto da janela, junto da área de produção, etc... O resultado é que não tomei mais que meia hora do tempo de cada um, e essa questão de tempo perdido e locomoção é super importante para eles.

2) Fui fotografar 200 looks para uma loja que vende moda por um website, fotos simples, o basicão com fundo infinito só pra mostrar o modelo de algumas roupas em algumas posições no site de vendas. Bom, eu tenho lá em meu estúdio toda a infra-estrutura para receber modelos, tenho araras para acomodar essa quantidade de roupas, tenho mesas e espaço para ir organizando os looks da coleção, tenho local para troca das modelos, maquiagem, etc... mas vc acha que o cliente pegou uma vam, e colocou dentro as roupas e o pessoal que entende da coleção, os acessórios e a costureira que vai dar o suporte para ajustes, passar, etc.... claro que não!!! Muito mais fácil eu ir até lá, fui eu o assistente e meu kit móvel, e fotografamos tudo em 3 dias dentro do galpão. Muto mais fácil, se acontecer algum problema com algum modelo da coleção, a galera que resolve esta toda la a disposição pra resolver!!!

3) Um lojista de Moema queria fazer fotos da coleção verão 2014, para publicidade, levei uma modelo, maquiador o assistente e os equipamentos, e fizemos fotos maravilhosas no meio da rua. Na frente de prédios, de restaurantes, na praça, na esquina, no posto de gasolina, enfim eu considero a rua o melhor e mais inusitado local para se fotografar, é um estúdio pronto decorado com locações maravilhosas pra gente explorar!!! Fiz tudo nas redondezas da loja, foi assim, a modelo se vestia na loja e a gente saia pra rua fazer as fotos, depois voltávamos ela trocava o look e saiamos novamente, e voltava, e de novo, outra vez!!! Imagine a trabalheira se o cliente tivesse que embalar tudo e transportar para o meu estúdio... não....



Bom, eu poderia te citar muitos outros exemplos, estou me esforçando aqui para ajudar vc nesta decisão. Olha só, recomendo pra vc pensar assim, acima de tudo, um estúdio são alguns equipamentos, para vc controlar a luz, com modificadores, rebatedores algumas opções de fundo, mas vc não precisa arcar com os custos uma sala com estrutura adjacente auxiliar fixa. Principalmente no começo, se precisar, aluga.



Mas..... se por outro lado, se vc não tem compromisso com o retorno financeiro, com o tempo investido, e vai ter facilidade de levar os seus clientes para o local, ai tudo bem, siga em frente encontre uma sala e sucesso!!!!


Abs
Lindsay
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 00:27:23 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2013, 15:06:05

Sobre equipamentos e ser profissional:

Eu notei aqui que tem muita gente que mesmo sem nenhuma experiencia pratica ja quer abrir o proprio negocio, fotografar casamento, etc. Tambem percebi pessoas dizendo que fotografam casamentos, ou querem fotografar, apenas com 1 camera na mala, somente 1 flash, somente 1 lente, etc (isso nao se faz nunca).

Vcs podem notar que as pessoas que querem fazer isso sem experiencia alguma sao justamente as que perguntam qual equipamento usar.

Na minha opiniao (e experiencia) se vc nao sabe qual equipamento vc precisa vc nao esta preparado para oferecer servicos. Pq isso demonstra desconhecer como os equipamentos funcionam, a funcao deles, as possibilidades, a diferenca de resultados, etc. Nao ser dito o que a pessoa precisa sem ela ter bastante pratica com tais equipamentos.

O correto a se fazer nao eh decidir a abrir um negocio (principalmente se eh vc que sera o fotografo(a) ) e sair perguntando que material vc precisa e como fazer. Mas o contrario, ir atras de experiencias sendo assistente de fotografos (carregando malas, equipamentos, etc), ver como o negocio funciona, ganhar olhar sobre qualidade de imagem, artes visuais, etc, ganhar experiencia sobre possiveis imprevistos e conhecimento para se sair dos imprevistos, ver como eh o relacionamento profissional e resultado profissional e ganhar conhecimentos sobre funcao, uso e resultado de equipamentos. E depois de meses ou alguns anos, quando estiver preparado, ai sim abrir o estudio ou fotografar casamentos, ja sabendo do que precisa, como fazer, etc.

Por isso, sem querer ser chato, no lugar de dizer qual equipamento vc precisa eu preferiria dizer como ganhar conhecimentos e experiencias para vc poder saber e decidir por si so qual equipamento precisa. Pq no momento vc precisa de todos os equipamentos para conhecer e praticar. E somente quando vc souber como vc fotografa, que resultados vc gosta e seus clientes preferem, qual quipamento vc se sente mais confortavel de trabalhar, vc podera decidir o que vc precisa. E nao os outros.


Concordo inteiramente e inclusive ja bati muito nessa tecla com amigos recem iniciados na fotografia que vinham perguntar para mim "que lente em compro cara?"

Se voce nao sabe ainda o que é capaz de fazer com a lente que voce tem e qual lente te faz falta para ser melhor ainda nos seus resultados, acho que nao esta na hora de abrir um negocio!

E outra, fotografar pessoas em eventos, sem compromisso com o cliente, sem prazos, sem quantidade de fotos envolvidas, sem tratamento envolvido, sem contrato, sem recebimento... é OUTRA historia!

Eu tenho estudio montado e trabalho somente com fotografia e vou te falar, você vai ter um cliente que é totalmente despreparado, nada fotogenico, e esse cliente nao vai saber dar um sorriso ou fazer uma expressao bonita sem voce saber dirigi-lo, saber controla-lo, saber como deixa-lo a vontade e aproveitar os momentos... e se ele nao gostar das fotos, voce acabou de se queimar pra mais 5 clientes, porque é RARISSIMO um cliente sair falando pra todo mundo que amou seu trabalho(ja aconteceu comigo, mas é raro), a maioria gosta e fica quieto, agora se nao gostou... estudio é complicado, eu recomendaria a voce fazer uma compra na Mako ou em outra de sua preferencia, montar seu set e convidar uns amigos, parentes, colegas... testar luzes, fazer ensaios, montar seu portfolio inicial e depois se tudo der certo e quando voce descobrir exatamente o que voce gosta e como voce fotografa ai sim abrir seu próprio negocio! Vais estar mais preparada, mais confiante, com um trabalho melhor pra mostrar ao seu cliente e ja vais ter o seu equipamento, só alugar uma sala, decorar e correr pro abraço

Bom, essa é minha dica ;)



www.andrejacobfotografia.com
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 15:07:26 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2013, 14:42:28

Sobre equipamentos e ser profissional:

Eu notei aqui que tem muita gente que mesmo sem nenhuma experiencia pratica ja quer abrir o proprio negocio, fotografar casamento, etc. Tambem percebi pessoas dizendo que fotografam casamentos, ou querem fotografar, apenas com 1 camera na mala, somente 1 flash, somente 1 lente, etc (isso nao se faz nunca).

Vcs podem notar que as pessoas que querem fazer isso sem experiencia alguma sao justamente as que perguntam qual equipamento usar.

Na minha opiniao (e experiencia) se vc nao sabe qual equipamento vc precisa vc nao esta preparado para oferecer servicos. Pq isso demonstra desconhecer como os equipamentos funcionam, a funcao deles, as possibilidades, a diferenca de resultados, etc. Nao ser dito o que a pessoa precisa sem ela ter bastante pratica com tais equipamentos.

O correto a se fazer nao eh decidir a abrir um negocio (principalmente se eh vc que sera o fotografo(a) ) e sair perguntando que material vc precisa e como fazer. Mas o contrario, ir atras de experiencias sendo assistente de fotografos (carregando malas, equipamentos, etc), ver como o negocio funciona, ganhar olhar sobre qualidade de imagem, artes visuais, etc, ganhar experiencia sobre possiveis imprevistos e conhecimento para se sair dos imprevistos, ver como eh o relacionamento profissional e resultado profissional e ganhar conhecimentos sobre funcao, uso e resultado de equipamentos. E depois de meses ou alguns anos, quando estiver preparado, ai sim abrir o estudio ou fotografar casamentos, ja sabendo do que precisa, como fazer, etc.

Por isso, sem querer ser chato, no lugar de dizer qual equipamento vc precisa eu preferiria dizer como ganhar conhecimentos e experiencias para vc poder saber e decidir por si so qual equipamento precisa. Pq no momento vc precisa de todos os equipamentos para conhecer e praticar. E somente quando vc souber como vc fotografa, que resultados vc gosta e seus clientes preferem, qual quipamento vc se sente mais confortavel de trabalhar, vc podera decidir o que vc precisa. E nao os outros.


Amigo, sou iniciante e tenho muita curiosidade, as vezes vou em alguns eventos e vejo os fotografos, fico vendo qual camera, lente, equipamento que estão usando...etc.
mas nesta citação, vc falou tudo!!! concordo plenamente com vc.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2013, 14:58:14
A Karina postou e nunca mais entrou no fórum. Vamos dar o benefício da dúvida e acreditar que está ocupada montando o estúdio de tatuagem, e não teve tmpo de entrar de novo para ver as respostas do pessoal que dedicou um tempinho do seu dia para ajudar um iniciante.

E se ela não voltar, fica o registro para ser consultado por outros que tenham as mesmas dúvidas.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube