Autor Tópico: Ensaios de Gestantes... Qual é o caminho?  (Lida 5711 vezes)

andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Online: 31 de Outubro de 2013, 12:23:07
Pessoal !

Quero começar a oferecer ensaios para gestantes, gostaria de algumas dicas de vocês que já trabalham na área.

Como é oferecido a questão sobre quantidade de fotos que serão entregues/tratadas?

As gestantes costumam pedir álbum ou só algumas revelações? Caso seja álbum, quantas fotos em média vão para ele?

É mais solicitado ensaio externo ou estúdio?


Desde já agradeço pela ajuda de vocês!






btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2013, 12:41:27
 :snack: acompanhando
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2013, 14:27:21
Eu tenho realizado ensaios externos, tudo começou quando resolvi presentear uma amiga de trabalho com um ensaio gestante, que me rendeu mais um contrato e mais outro e mais outro......e por ai está indo.

Costumo entregar 20 a 30 fotos em alta - DVD.(as vezes passa, e entrego de boa)
Ofereço fotolivro e quadro, se a cliente quiser outra coisa eu dou uma pesquisada.Normalmente acabam indo todas para o fotolivro,rs.

Sempre tento fazer 2 ou 3 fotos mais "tops", nem que eu rode a região apenas por aquela foto, mais é ela que ira fazer fechar com mais clientes.

Acaba se tornando um desafio constante, porque preciso ter ideia e não repetir da outra gestante (tá, se ela quiser, faço também, mais procuro não dar ênfase na divulgação).

Sempre de 25 a 35 semanas é o ideal, porém , tem grávidas e grávidas.Vale um bate papo com a gestante antes.Se estiver muito próximo, ela estará inchada, não conseguirá caminhar direito.Perguntar se está tudo OK a gravidez e etc.

No meu caso, vendo a fotografia externa mesmo, fora do estúdio.Levo make, assistente e etc.

Me empolguei e coloquei algumas info a +

Bem, é isso :P

Forte Abraço
« Última modificação: 31 de Outubro de 2013, 14:29:06 por everton.enrico »


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2013, 17:03:20
Eu tenho realizado ensaios externos, tudo começou quando resolvi presentear uma amiga de trabalho com um ensaio gestante, que me rendeu mais um contrato e mais outro e mais outro......e por ai está indo.

Costumo entregar 20 a 30 fotos em alta - DVD.(as vezes passa, e entrego de boa)
Ofereço fotolivro e quadro, se a cliente quiser outra coisa eu dou uma pesquisada.Normalmente acabam indo todas para o fotolivro,rs.

Sempre tento fazer 2 ou 3 fotos mais "tops", nem que eu rode a região apenas por aquela foto, mais é ela que ira fazer fechar com mais clientes.

Acaba se tornando um desafio constante, porque preciso ter ideia e não repetir da outra gestante (tá, se ela quiser, faço também, mais procuro não dar ênfase na divulgação).

Sempre de 25 a 35 semanas é o ideal, porém , tem grávidas e grávidas.Vale um bate papo com a gestante antes.Se estiver muito próximo, ela estará inchada, não conseguirá caminhar direito.Perguntar se está tudo OK a gravidez e etc.

No meu caso, vendo a fotografia externa mesmo, fora do estúdio.Levo make, assistente e etc.

Me empolguei e coloquei algumas info a +

Bem, é isso :P

Forte Abraço

Boas informações. Onde você costuma fazer teus fotolivros?


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2013, 18:55:07
Boas informações. Onde você costuma fazer teus fotolivros?

Eu faço na Digipix mesmo, uso o Timbler e Flat.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2013, 20:29:56
 :snack: :snack: :snack:


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2013, 20:44:44
????

kkkkk

 :snack: :snack: :snack: = acompanhando.... 

sem o que contribuir no momento... só acompanhando... :ok:
« Última modificação: 31 de Outubro de 2013, 20:45:55 por Paulo Arruda »


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2013, 20:50:26
Kkkkk, entendi,  achei que tivesse respondido outra coisa,  rs


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2013, 22:22:31
Eu ainda não fotografei uma gravida, mas tive uma lição ao vivo do que "nao fazer". O estudio de uma amiga foi locado por uma fotografa e sua cliente, uma gestante. É um amplo espaço com poucas divisões e eu estava lá nesse dia.
A fotografa não ajudou a gestante em nenhum momento, só dava as ordens. Senta! Levanta! Deita! Mao na cabeça! Ali e o camarim, troca de roupa agora! Claro, era não era "rude" no tom de voz, como podem parecer as palavras, mas usava essas palavras, era fria e não ajudou fisicamante em nenhum instante.

Porra! Vc nao manda uma gestante deitar, vc a ajuda a deitar e a levantar...

 Nesse dia aprendi a primeira lição: Seja gentil, cavalheiro e prestativo

Em relação a parte tecnica, alguém ai vai lhe dar as dicas!

Abraço,
M  Rezende


everton.enrico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Muita saúde e sucesso, sempre!
    • Everton Gonçalves Fotografia
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2013, 22:31:40
Eu ainda não fotografei uma gravida, mas tive uma lição ao vivo do que "nao fazer". O estudio de uma amiga foi locado por uma fotografa e sua cliente, uma gestante. É um amplo espaço com poucas divisões e eu estava lá nesse dia.
A fotografa não ajudou a gestante em nenhum momento, só dava as ordens. Senta! Levanta! Deita! Mao na cabeça! Ali e o camarim, troca de roupa agora! Claro, era não era "rude" no tom de voz, como podem parecer as palavras, mas usava essas palavras, era fria e não ajudou fisicamante em nenhum instante.

Porra! Vc nao manda uma gestante deitar, vc a ajuda a deitar e a levantar...

 Nesse dia aprendi a primeira lição: Seja gentil, cavalheiro e prestativo

Em relação a parte tecnica, alguém ai vai lhe dar as dicas!

Abraço,
M  Rezende

Corretíssimo amigo, isso é algo que jamais pode ser feito.

Sempre pergunto se esta tudo bem,  como faço externo, dou umas voltinhas,  mais nada que canse.Por isso é bom o período ideal.

Outra premissa, gosto de fotos que vendam, não trabalho com limite de tempo,  então,  sem pressas,  rs. Já oriento a gestante no contrato.

Uma me respondeu esses dias " se meu marido tiver pressa ele vai embora e eu quero ficar o dia todo se der". Normalmente os homens são mais " chatos" para participar,  mais sempre fico amigo e se soltam tanto quanto a gestante quando veem o resultado,  kkkk.

Acho que esta havendo um crescimento nestes ensaios,  e por ser um momento tão importante há o maior interesse em registrar. E vale lembrar,  um bom trabalho sempre rende mais trabalhos,  por mais que seja um ensaio gestante,  as mães ficam mais emotivas e vão te indicar mesmoooooo, mais se pisar na bola e estragar um momento tão especial,  tu ta frito.

:p


Mhr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2013, 22:41:22
Fiz recentemente um ensaio para gestante,entreguei as fotos sem revelação alguma e com alta resolução...


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2013, 10:11:39
O tempo da gestação tbm é importante. Evite ensaios com gestante já no oitavo mês. Elas ficam mais pesadas, o espaço do pulmão diminui, com isso a respiração fica mais ofegante e elas se cansam muito mais facilmente. Dê preferência entre o sexto mês, beirando o sétimo.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2013, 10:54:39
As dicas são ótimas. Vou fazer o meu primeiro ensaio de gestante amanhã. Não vou cobrar nada, é um presente que estou dando. Tô é ansioso! kkkk.

Meu equipamento é o da assinatura. Acho que dá pra fazer um trabalho bonito, né? :D

Edit: Vai ser externo, as 16h.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2013, 10:58:19 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2013, 01:56:54
Amigo !!

Eu fiz vários ensaios com gestante,  junto com marido e tambem com outro filho do casal ...e todas elas fiz em externa , eu acho mais bonito e tento convencer o casal que a luz natural é bem melhor , além de facilitar pra nós fotógrafos é claro ..rs ... e além disso todos os que fiz até hoje , eu apenas entreguei dois DVDs com capas personalizadas com a Gestante ou o casal juntos ...sempre gostaram ...

Não sei qual o grau em nível fotográfico seu amigo , não sei quantas vezes fotografou esse tipo de ensaio , mas uma dica que posso te dar se caso nunca fez ... é ::


Sempre leve agua pra vc e para a cliente , pois elas começam a cansar , de tanto fazer poses e tal , converse bastante a respeito que o ensaio é um pouco longo , devido a gestante não poder ficar fazendo movimentos rápidos, deixe bem informados quanto a isso , pois aí eles ja estarão cientes que o ensaio é demorado ...

Outra coisa é sobre horarios do ensaio , geralmente comece depois das 15 hrs ..é uma boa na parte da tarde devido a iluminaçao ou de manha ali pelas 8 : 30 ... mas prefiro a tarde , pois a tendencia é a temperatura ir caindo e não como acontece de manha , onde vai esquentando e o depois fica muito incomodo para a gestante com um calor enorme ...

Outro cuidado tambem é sobre os homens sempre não terem paciencia de fazer poses , ou acompanhar a vontade da gestante , pois elas gostam de fotografar , mas os maridos não ...então sendo assim, quando perceber o marido irritado , diga que agora vai fazer umas somente com a gestante e peça que ele fique a vontade , pois aí ele descansa e depois vc chama ele de volta ...assim ele fica mais relaxado e as imagens ficam melhores ...

Além de tudo isso , lembre-se daquelas velhas coisas ...sempre levar bichinhos de pelucia , carrinhos , roupinhas , ter criatividade em fotografar , paciencia , pois isso é essencial para esse tipo de foto , a educação no máximo pra tratar a gestante dizendo que esta ficando linda as fotos , etc ... aquele lenga lenga de sempre ..

Espero que tenha ajudado em algo amigo ...espero boas imagens suas ...coloque algumas fotos aqui no fórum pra gente ver também ...

grande abraço e sucesso !!! :ok:

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900