Autor Tópico: Lentes : a 50mm 1.8 substitui a 18-55 do kit ?  (Lida 12374 vezes)

mafemy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • Flickr
Resposta #30 Online: 28 de Janeiro de 2014, 01:27:43
Acho que a 18-55 é essencial para qualquer um que esteja inciando no mundo da fotografia
 com ela se aprende muita coisa , tirei muitas fotos boas com uma 18-55 , só saiu do corpo quando comprei uma TAMRON 17-50 2.8 que tambem nunca sai do corpo agr :D
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, 01:28:30 por mafemy »


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #31 Online: 29 de Janeiro de 2014, 08:04:31
estou com uma 18-55 , minha pretensão é uma 50mm depois

agora estou em duvida do que pego primeiro

um flash
ou uma Cinquentinha
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #32 Online: 29 de Janeiro de 2014, 08:12:23
Comecei justamente com essas duas: a 18-55 do kit e a cinquentinha. Ao meu ver, não tem como substituir, ainda mais num corpo com sensor APS-C. O fator de corte deixa a cinquentinha como uma 80mm equivalente, o que dificulta bastante para boa parte das fotos. A menos que uso seja em sua grande maioria retratos ou algum ambiente controlado que permita esse distanciamento, ela vai dificultar bastante em boa parte das fotos num "walkaround". Talvez uma fixa substituta para a lente do kit em cropada, seja uma 24mm, ou uma 28mm, ou no mais fechado dos cenários, uma 35mm.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Ricksphard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • rparmigianifotografia
Resposta #33 Online: 29 de Janeiro de 2014, 11:33:19
Citar
um flash
ou uma Cinquentinha

Um flash, sem dúvida. Tenho o YN-468II.
Estou começando a achar a 50 meio dispensável, dependendo do que se fotografa.

Abçs


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #34 Online: 30 de Janeiro de 2014, 06:38:52
Um flash, sem dúvida. Tenho o YN-468II.
Estou começando a achar a 50 meio dispensável, dependendo do que se fotografa.

Abçs

é que estou achando a 18-55 muito limitada pela questão de ela ser muito escura, e como to sem grana pra pegar uma 17-50 f2.8 Tamron
o jeito é partir pra uma 50mm, agora não sei se esta é uma boa estratégia a ser seguida.
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 30 de Janeiro de 2014, 09:00:23
é que estou achando a 18-55 muito limitada pela questão de ela ser muito escura, e como to sem grana pra pegar uma 17-50 f2.8 Tamron
o jeito é partir pra uma 50mm, agora não sei se esta é uma boa estratégia a ser seguida.

Cara, eu optei pela 40mm. A abertura máxima é 2.8, então a 50mm faz mais nesse quesito, porém a 40 me dá um angulo melhor. Mas como vc eu já tô pensando no flash...


Ramses

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 367
  • Sexo: Masculino
    • http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia
Resposta #36 Online: 30 de Janeiro de 2014, 10:56:49

Na minha opinião a cinquentinha é melhor que a 18-55, abertura, nitidez, desfoque, claridade e etc.
Entrentanto, só a cinquentinha na minha opinião não irá te suprir, pois apesar de não gostar do zoom que no caso seria o inverso na 18-55 para a ciquentinha e explico:
A cinquentinha em cameras cropadas é muito fechada, então em determinado momento você não consegirá fotografar em ambientes que não tenha o controle, então seria necessário ter uma angular, por exemplo ambientes fechados.

O ideal seria pegar a 17-50 2.8 ai vc teria o equivalente as duas lentes em uma só.
Acabei de incomendar a minha e to esperando chegar... he he he...

Com ela pretendo andar com uma só lente para estas distâncias focais.  :ok:
Canon T3i | Canon EF-S 18-135 IS │ Canon EF 50mm 1.8  │Canon EF-S 55-250 IS │Canon 75-300 usm | Tamron 17-50 F2.8 |YONGNUO YN-565EX ETTL Speedlight
http://www.flickr.com/photos/ramsespinheiro/
http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #37 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:49:12
Pesquisando na net descobri uma tabela que faz calculo da profundidade de campo, o usuário informa alguns dados e no final ele entrega uns números que me deixou numa dúvida brutal; sempre achei que uma 50mm numa abertura só focava algo de muito perto numa abertura grande, algo como 2.8.

Veja o que me informou a tal tabela de calculo:

Câmera cropada 1.6 (Canon)

Distancia focal 50mm
Abertura         f/ 2.8
Distancia foco - Pessoa a 20 metros

Resultado do calculo:

a - Menor distancia de nitidez aceitável 13.69 metros
b - Maior distancia de nitidez aceitável  37,05 metros
c - Profundidade de campo total           23,36 metros

Moral da história, é possível isso (focar uma pessoa a uma distancia de 20 metros, numa abertura grande assim ?) ou não entendi nada dessa tabelinha.

Espero bastante informação, tem muita aqui que entende pra caramba. :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #38 Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:13:06
Você está confundindo um pouco os conceitos. A 50mm (e a enorme maioria das lentes), consegue focar até o infinito, em qualquer abertura.

O foco real é sempre em um plano paralelo ao sensor, ou seja, no seu exemplo, qualquer objeto a 20 m da câmera estaria em foco. E poderia ser 30 m, 100 m ou 100 km, independente da abertura.

A profundidade de campo é a distância, antes e após o plano de foco, que possui nitidez aceitável, ou seja, que nossos olhos considerariam em foco. E isso sim varia com a abertura (na verdade com a abertura relativa, o famoso número f)

Tente fazer o mesmo teste com outras aberturas, verá que uma abertura maior diminui a profundidade de campo, e vice-versa.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #39 Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:21:17

Peço desculpa se fugi um pouco do tópico.

Dando uma lida vi que  coloquei de forma muito confusa o meu questionamento que tento melhorar agora, quanto a tabela permanece o que estar acima.

Pesquisando na net descobri uma tabela que faz calculo de profundidade de campo, o usuário informa alguns dados e no final ele entrega uns números que me deixou numa dúvida brutal; sempre achei que uma 50mm numa abertura grande como f/2.8 focava algo no máximo de uns 3,00 ou 4,00 metros.

Obg a todos.


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #40 Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:27:45
Ok, muito obg Rafa Z, sua resposta não deixa margem pra qualquer dúvida, muito obrigado mesmo, valeu. E quanto essa tabela ela pode ajudar mesmo ? pode confiar nesses resultados que ela apresenta ?


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #41 Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:34:33
Veja este exemplo



O plano de foco é o definido pela linha vermelha. Tudo que estiver na frente ou atrás desse plano, estará teoricamente fora de foco. Mas nosso olho, e os meios de registro (sensor/filme) têm um limite de definição, então quando o desfoque é muito pequeno percebemos a área como focada.

As linhas brancas definem a profundidade de campo. Note no desenho e na sua simulação que ela é sempre maior atrás do que na frente do plano de foco.

No seu exemplo, a profundidade de campo total corresponde à distância entre as linhas brancas no desenho.

Espero que tenha dado pra entender.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #42 Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:38:35
Ok, muito obg Rafa Z, sua resposta não deixa margem pra qualquer dúvida, muito obrigado mesmo, valeu. E quanto essa tabela ela pode ajudar mesmo ? pode confiar nesses resultados que ela apresenta ?

Se pode confiar aí já não sei, mas imagino que sim, com alguma margem de erro.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #43 Online: 30 de Janeiro de 2014, 17:08:27
Obrigado mais uma vez RafaZ, o gráfico é perfeito para o entendimento, me ajudou bastante.