Autor Tópico: Panasonic GH4, G7 e G85  (Lida 2130 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 17 de Outubro de 2016, 10:30:42
Caros amigos, tudo bem?  :ok:

Vou adentrar no mundo mirrorless, o foco será vídeo em 4K, manterei meu atual set DSLR Canon.

Já li bastante, assisti 1000 reviews... mas conto com a experiência dos amigos que já possuem estes modelos!

Se fosse apenas pela qualidade 4K a opção seria facilmente a Sony A6300, mas o preço das lentes me assustou, além do aquecimento constante e mil maracutaias para conseguir gravar por mais tempo! rsrs

Estou tendendo para a G7, talvez esperar a G85 com um valor mais baixo, a estabilização no sensor deste último modelo me chamou a atenção.

De praxe a GH4 entrega uma imagem com pouco mais de ruído e menos nitidez na gravação interna, a G7 e G85, esta ainda sem filtro AA, se sobressaem.

Bem, vamos lá meus caros:

1 - Set de lentes Panasonic com bom custo benefício? f/4 já me ajuda bem, será sob luz controlada.
2 - Adaptador para lentes manuais e Canon, qual indicam? Tenho uma 50mm f/1.8 STM (100mm que poderiam ser usados externamente)
3 - Qual sistema de alimentação contínua costumam usar? Dummy battery ou outro?

Descartei os modelos menores e Super Zoom, como a FZ300, FZ1000.

Para mim é um mundo novo, levantando uma "lebre", o custo Sony APS-C é bem mais caro mesmo?

Se ficou confuso vou desenrolando depois! rsrsrs

Abraço e boa semana!


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2016, 15:28:22
Olá Armando. Não sei se já achou as respostas, mas vamos a elas.

1) Fora a novíssima Olympus 12-100/4 e a zoom angular Panasonic 7-14/4, o sistema não possui outras zooms com essa abertura fixa (f/4), que eu me lembre. Com abertura constante você tem as f/2.8. Dê uma pesquisada neste tópico onde tem todas as listas de lentes disponíveis. Falar em custo-benefício é relativo, mas o ideal seria você montar o kit com as lentes da Panasonic 7-14/4, 12-35/2.8 e 35-100/2.8. Tenho esse conjunto e acho excelente. Lente zoom boa e barata tem a Panasonic 14-45mm f/3.5-5.6 (melhor que a 14-42mm) mas a abertura é variável. E lembre-se que dependendo da camera você deve considerar a estabilização, lente versus corpo.

2) Adaptador simples e barato não possui contato eletrônico (exemplo), então no caso a abertura da lente EOS deve ser pré-ajustada num corpo Canon e permanecerá fixa no corpo m4/3. Aqui você poderia adicionar um filtro de densidade neutra variável na frente da lente para controlar a luminosidade, que dá certo mas esses filtros têm seus problemas. Adaptadores que controlam a abertura, tem os redutores focais da Metabones, os Speed Boosters, excelentes mas com preços salgados, também por serem de alta qualidade ótica. Recentemente começaram a aparecer adaptadores simples (não redutor focal) chineses e com contatos, como este. Devem existir outros, mas não conheço bem, nunca usei lentes EOS. Tem que pesquisar. E eu fugiria daquele adaptador que tem uma íris mecânica nele próprio, como este.

3) As cameras da Panasonic precisam de um adaptador de AC que é vendido separadamente, para alimentá-las externamente. É composto por duas partes, uma que vai no lugar da bateria na camera e tem um rabichinho de fio (cada bateria tem o seu correspondente, no caso da G7 e GH2 que usam a mesma bateria, o modelo é o DMW-DCC8; na GX7 é o DMW-DCC11), e a outra é a fonte (comum à todos, modelo DMW-AC8) que liga esse rabicho na tomada. Você encontra genéricos no ebay também, bem mais em conta, como este.

Sobre o filtro AA, que eu saiba a G7 tem sim. E a GH4 apresenta pouca coisa a mais de ruído, mas menor nitidez não me lembro de ter visto. Mas a GH4 tem suas vantagens: selada, outras opções de codec de video, bateria que dura mais, conexão para fone de ouvido, sinal sempre ativo via HDMI são algumas que me lembro agora.

Boa sorte.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2016, 15:47:35 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta