Autor Tópico: Fotos Fora de Foco  (Lida 1274 vezes)

João Luís

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Sou um louco por fotografia de eventos!!!!...
Online: 02 de Novembro de 2013, 16:30:27
Boa Tarde Pessoal...

Bom tenho uma canon 50D, lente Tamron 17-50 e um flash YN 465... bom fiz um casamento em uma igreja grande e com pouca iluminação!!..Na entrada tinha uma marquise aonde eu conseguia utilizar flash para teto e saia perfeitamente mass na parte aonde tinha que utiliza o flash pra frente perdi varias fotos por falta de foco,, bom tirei algumas fotos em distancia de 2, 3 metros perdi varias e em distâncias pequenas saiu normalmente.. bom ai que está minha duvida é culpa do flash que utilizei pela primeira vez em um evento pois usava um canon 550ex que está em conserto ou é problema da lente que tb estou utilizando pela primeira vez em um evento pois usava 50mm e a 18-55 que vem com o kit ou ultima opção de ser erro mesmo????( a lente e o flash já utilizei em um ensaio de um bebê e saiu mto bom mas não como esperava de nitidez).. bom pelo que pesquisei bastante esse Flash YN apresentou alguns problemas na leitura mas não sei se interfere no foco da lente... Obrigado João


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2013, 00:57:42
Essas fotos fora de foco foram tiradas com abertura máxima muito próximo do objeto ?  Usou a lente na distância focal mínima ou perto dela ( 17mm) ?

Não acho que seja por causa do flash, visto que uso um YN 568 e não tenho tido esses problemas.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2013, 19:54:01
Nunca me acertei com a 50D em ambiente com pouca iluminação, para mim essa câmera é que deu a Fama de foco meia boca para a Canon.

Tive uma que comprei usada para backup da 7D que eu usava na época, fiz um casamento com ela, quando olhei o resultado levei um susto, a sorte que era um freela para o fotógrafo que a vendeu para mim, ele nunca falou nada das fotos.

Um amigo aqui pegou uma também a um tempo atrás e achou um absurdo o tanto de foto que saia fora de foco.


Com luz ela ia bem.


bernardosardinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • The 35mm Blog
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2013, 19:26:17
Nunca me acertei com a 50D em ambiente com pouca iluminação, para mim essa câmera é que deu a Fama de foco meia boca para a Canon.

Tive uma que comprei usada para backup da 7D que eu usava na época, fiz um casamento com ela, quando olhei o resultado levei um susto, a sorte que era um freela para o fotógrafo que a vendeu para mim, ele nunca falou nada das fotos.

Um amigo aqui pegou uma também a um tempo atrás e achou um absurdo o tanto de foto que saia fora de foco.


Com luz ela ia bem.

Comparar o sistema AF da 50D e da 7D é sacanagem, Roberto. hehehe

João, não existe um único "culpado" nessa história. Em ambientes mal iluminados, o sensor AF de nove pontos da Canon costuma titubear e as vezes confirmar o foco um pouco fora do ponto exato. O flash só contribui em relação ao foco com a Luz de Assistência de foco, mas não influencia no resultado final. Há a hipótese também que sua lente esteja descalibrada, com os famosos "front focusing"e "back focusing", mas isso você só pode atestar fazendo um teste controlado, e se o comportamento for recorrente, presente em todas as fotos.  Mas esquece o Flash, ele não tem culpa nenhuma. :)
The 35mm Blog - Informações e dicas sobre fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2013, 23:15:20
Comparar o sistema AF da 50D e da 7D é sacanagem, Roberto. hehehe

Em relação a 7D que citei, não foi uma comparação, pois já fiz casamento com T1i e 40D e nenhuma perdia tanta foto por foco como a 50D. Ninguém me tira da cabeça que a 50D tem problema de foco.